O 'milagre'cadastrar no sportingbetque alemães e britânicos saíram das trincheiras para cantar juntoscadastrar no sportingbetplena guerra:cadastrar no sportingbet

Soldados alemães e britânicos

Crédito, Arquivo BBC

Legenda da foto, Soldados britânicos e alemães fizeram trégua espontânea: 'Achei aquilo uma coisa extraordinária'

A Primeira Guerra Mundial foi um dos conflitos mais mortíferos da história. Muitascadastrar no sportingbetsuas batalhas mais longas e violentas foram travadascadastrar no sportingbettrincheiras abertascadastrar no sportingbetcampos da França e da Bélgica, onde milhõescadastrar no sportingbetsoldados perderam suas vidas. Estima-se que, entre militares e civis, maiscadastrar no sportingbet22 milhõescadastrar no sportingbetpessoas foram mortas nos confrontos. Mas no Natalcadastrar no sportingbet1914, ocorreu um pequeno milagre. Soldados alemães e britânicos interromperam os combates, e juntos, cantaram cançõescadastrar no sportingbetNatal, trocaram presentes e jogaram futebol.

A trégua espontânea no diacadastrar no sportingbetNatalcadastrar no sportingbet1914 foi observadacadastrar no sportingbetvários pontos das frentescadastrar no sportingbetbatalha, mas durou pouco, e logo os violentos combates foram retomados. Mas ela se tornou um poderoso símbolo da boa vontade entre os povos e do idealcadastrar no sportingbetconvivência pacífica.

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoscadastrar no sportingbetautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticacadastrar no sportingbetusocadastrar no sportingbetcookies e os termoscadastrar no sportingbetprivacidade do Google YouTube antescadastrar no sportingbetconcordar. Para acessar o conteúdo cliquecadastrar no sportingbet"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdocadastrar no sportingbetterceiros pode conter publicidade

Finalcadastrar no sportingbetYouTube post, 1

O emocionante caso é relatado atravéscadastrar no sportingbettestemunhoscadastrar no sportingbetsoldados britânicos e alemães no podcast Que História!, da BBC News Brasil, apresentado por Thomas Pappon.

Frente Ocidental

A Primeira Guerra Mundial começoucadastrar no sportingbetjulhocadastrar no sportingbet1914, um mês após o assassinato do arquiduque Franz Ferdinand, herdeiro do Império Austro-Húngaro,cadastrar no sportingbetSarajevo (hoje na Bósnia-Herzegovina), por um membrocadastrar no sportingbetum grupo nacionalista sérvio.

O assassinato gerou uma crise entre o Império Austro-Húngaro e o principado da Sérvia, e dividiu a Europa. De um lado, ficou a aliança entre o Império Austro-Húngaro, Alemanha e Itália. Do outro, a Tríplice Entente,cadastrar no sportingbetReino Unido, França e Rússia, aliada da Sérvia.

Soldados britânicoscadastrar no sportingbettrincheira
Legenda da foto, Soldados britânicoscadastrar no sportingbettrincheiras: 'a gente passa o dia com água e lama até o pescoço'

O começo do conflito foi marcado pela chamada "guerracadastrar no sportingbettrincheiras". Ambos os lados construíram uma sériecadastrar no sportingbettrincheiras fortificadascadastrar no sportingbetburacoscadastrar no sportingbetmais ou menos 3 mcadastrar no sportingbetprofundidade por até 2 metroscadastrar no sportingbetlargura, com posiçõescadastrar no sportingbetmetralhadoras e armas leves, protegidos por arame farpado, minas e outros obstáculos, como formacadastrar no sportingbetbloquear o avanço das tropas inimigas. Não existem registros precisos do númerocadastrar no sportingbetmortescadastrar no sportingbetcombates entre trincheiras mas algumas estimativascadastrar no sportingbethistoriadores falamcadastrar no sportingbetmaiscadastrar no sportingbetoito milhõescadastrar no sportingbetsoldados vítimas desses sangrentos confrontos.

Na Frente Ocidental, soldados franceses e britânicos tentavam impedir o avanço alemão postados ao longocadastrar no sportingbetuma linha que começava no Mar do Norte e ia até a fronteira da França com a Suíça.

Na véspera do Natal,cadastrar no sportingbetuma noite fria e enluarada, aconteceu algo inesperadocadastrar no sportingbetuma dessas trincheiras, perto da cidade francesacadastrar no sportingbetArmentiéres, próxima da fronteira com a Bélgica, como recordou, anos mais tarde, no programa Witness History, da BBC, o então jovem soldado britânico Graham Williams.

"Eu estavacadastrar no sportingbetsentinela nesta noite, olhando para as linhas alemãs do outro lado. E fiquei pensandocadastrar no sportingbetcomo esse Natal seria diferente dos anteriores. A essa altura, lácadastrar no sportingbetcasa, a gente teria preparado a árvorecadastrar no sportingbetNatal e as decorações típicas. Meu pai teria terminadocadastrar no sportingbetpreparar o ponchecadastrar no sportingbetrum, como ele sempre fazia. E eu até pensei que não seria nada mal tomar um gole desse ponche. De repente, apareceram luzes nas trincheiras alemãs. Eu pensei, que coisa engraçada... Aí os alemães começaram a cantar Noite Feliz, Noitecadastrar no sportingbetPaz. Eu acordei os outros sentinelas, eles acordaram outros soldados. Todos queriam ver o que estava acontecendo."

Soldados se aproximamcadastrar no sportingbetnoitecadastrar no sportingbetNatal

Crédito, Ilustração anônima/BBC

Legenda da foto, 'Alguém, disse 'será que vão atirar hoje?'. 'Acho que hoje não''

"Eles terminaram a canção natalina. A gente aplaudiu e pensou 'precisamos retaliarcadastrar no sportingbetalgum jeito'. E respondemos cantando The First Noel."

"Quando terminamos, eles bateram palmas", conta Williams. "E começaram a cantar a músicacadastrar no sportingbetNatal favorita deles, O Tannenbaum. A gente cantava nossas canções, e eles respondiam cantando as deles. Até a gente cantar Come o Ye Faithful, quando os alemães imediatamente começaram a cantar junto a mesma música com a letracadastrar no sportingbetlatim, Adeste Fidelis. Achei aquilo uma coisa extraordinária. Duas nações cantando junto a mesma canção natalina no meio da guerra.

Essa "coisa extraordinária" se espalhou pela frentecadastrar no sportingbetbatalha, com soldados dos dois Exércitos trocando as hostilidades,cadastrar no sportingbetforma espontânea, por gestoscadastrar no sportingbetaproximação. Um fuzileiro do Paíscadastrar no sportingbetGales, cabo Frank Richards, recorda como os soldadoscadastrar no sportingbetsua trincheira fizeram contato com ajudacadastrar no sportingbetuma mensagemcadastrar no sportingbetNatal escritacadastrar no sportingbetuma lousa.

Soldados alemães e britânicos se cumprimentam

Crédito, Ilustração anônima/BBC

Legenda da foto, 'De repente, apareceu um alemão com as mãos levantadas, caminhando pela margem do riocadastrar no sportingbetnossa direção. Um dos nossos jogou seu equipamento no chão e foi a seu encontro. Eles se cumprimentaram, então todos nós começamos a sair da trincheira'

"A gente escreveu 'Feliz Natal' na lousa. Eles responderam com gritoscadastrar no sportingbet'Feliz Natal!'. Alguém, disse 'será que vão atirar hoje?'. 'Acho que hoje não'. Ecadastrar no sportingbetrepente apareceu um alemão com as mãos levantadas, caminhando pela margem do riocadastrar no sportingbetnossa direção. Um dos nossos jogou seu equipamento no chão e foi a seu encontro. Eles se cumprimentaram, então todos nós começamos a sair da trincheira. Mas o comandante da companhia veio correndo dizer que iria atirarcadastrar no sportingbettodo aquele que deixasse seu posto. Até que uns rapazes do posto mais avançado disseram a ele que era tarde demais."

"Todos nós saímos. Passamos o dia juntos. Ficamos conversando. Um dos alemães disse para mim,cadastrar no sportingbetinglês excelente, 'Quanto tempo você acha que essa maldita guerra vai durar? Estoucadastrar no sportingbetsaco cheio dela'. Eu disse 'Você não é o único, a gente passa o dia com água e lama até o pescoço'. Ele disse: 'Conosco é a mesma coisa'".

"Os oficiais também acabaram saindo. E começaram a beber juntos", continua Richards. "O comandante da companhia deu a um oficial um plum pudding (bolo típicocadastrar no sportingbetameixa). E esse perguntou se podia oferecer aos soldados do batalhão dois barriscadastrar no sportingbetcerveja. 'A gente tem um monte'. 'Mas vocês não estão querendo deixar nossos soldados bêbados?'. Então dois alemães trouxeram dois barris num carrinho e a gente rolou esses barris até nossa trincheira."

Cenas como essas descrita pelo cabo Richards e o soldado Williams foram vistascadastrar no sportingbetvários pontos da frentecadastrar no sportingbetbatalha. Homens que por meses tentaram matar um ao outro emergiram cautelosamentecadastrar no sportingbetsuas posições, apertaram as mãos, começaram a conversar, dividiram rações e beberam juntos. Em algumas partes da "Terracadastrar no sportingbetNinguém", como era chamado o território entre as trincheiras, houve até partidascadastrar no sportingbetfutebol. Uma delas terminou Alemanha 3, Inglaterra 2.

Britânicos e alemães jogam futebol

Crédito, Ilustração anônima/BBC

Legenda da foto, Em algumas partes da 'Terracadastrar no sportingbetNinguém', como era chamado o território entre as trincheiras, houve até partidascadastrar no sportingbetfutebol

'Jamais esquecerei'

Anos depois do conflito, um major alemão não identificado descreveu,cadastrar no sportingbetuma carta, seu encontro, na "Terracadastrar no sportingbet Ninguém" com um oficial inglês.

"A iniciativa da trégua não veiocadastrar no sportingbetnós, veio dos ingleses", diz a carta. "No Diacadastrar no sportingbetNatal, por volta das 11 da manhã, vimos uma bandeira branca sendo acenada na trincheira inglesa, que ficava a uns 140 metros da nossa. Alguns deles saíram da trincheira e caminharamcadastrar no sportingbetnossa direção, fazendo sinais. Meu comandante, o major barão von Blomberg, me ordenou que eu fosse descobrir o que eles queriam. Acompanhado por um voluntário, eu saí para me encontrar com o inglês. Sob o olhar surpreso dos homens nas duas trincheiras, a troca preliminarcadastrar no sportingbetcumprimentos foi um pouco embaraçosa. Ouvimos do inglês que eles desejavam, no diacadastrar no sportingbetNatal, enterrar seus mortos, que estavam caídos no fronte. Eles pediram que nós suspendêssemos a ação inimiga por um período adequado. Não havia tempo para consultar instâncias superiores. O major von Blomberg decidiu então que haveria um armistício local até uma da tarde, dizendo aos ingleses que seus mortos tinhamcadastrar no sportingbetestar enterrados até essa hora."

Soldados alemães e britânicos

Crédito, Arquivo BBC

Legenda da foto, Soldados alemães e britânicos trocaram as hostilidades,cadastrar no sportingbetforma espontânea, por gestoscadastrar no sportingbetaproximação

"Enquanto os soldados ingleses realizavam a triste tarefa, eu conversei com o tenente inglês, Edward Hulse, e entreguei a ele uma medalha e cartas que pertenceram a um capitão inglês que morreu na nossa trincheira, no ataquecadastrar no sportingbet18cadastrar no sportingbetdezembro. Tocado pelo tratamento respeitoso dado aos pertencescadastrar no sportingbetumcadastrar no sportingbetseus companheiros, Edward Hulse tirou o seu cachecolcadastrar no sportingbetseda e deu para mim, como uma recordação desse diacadastrar no sportingbetNatal. Eu fiquei tão emocionado por esse gesto, que mandei ao tenente, na mesma tarde, um parcadastrar no sportingbetluvas. Só no diacadastrar no sportingbetAno Novo, quando um tiro disparado pelos ingleses matou um sentinela nosso, é que essa tréguacadastrar no sportingbetNatal, que eu jamais esquecerei, chegou ao fim."

Oficiais e soldados alemães e britânicos

Crédito, Ilustração anônima/BBC

Legenda da foto, 'Só no diacadastrar no sportingbetAno Novo, quando um tiro disparado pelos ingleses matou um sentinela nosso, é que essa tréguacadastrar no sportingbetNatal, que eu jamais esquecerei, chegou ao fim'

Essa trégua durou apenas alguns dias. Generais alemães e britânicos ficaram chocados com os relatoscadastrar no sportingbetcamaradagem entre soldados dos dois lados da "Terracadastrar no sportingbetNinguém", e emitiram ordens expressascadastrar no sportingbetque não haveria mais confraternização nos camposcadastrar no sportingbetbatalha nem tréguas informais, sob ameaçacadastrar no sportingbetcorte marcial.

Gradualmente, os sonscadastrar no sportingbetcanhões e tiros voltaram a ecoar ao longo da frente ocidental, e a guerra retomou seu ritmocadastrar no sportingbetviolência e morte. Ela duraria por mais quatro anos. A Primeira Guerra Mundial terminoucadastrar no sportingbetnovembrocadastrar no sportingbet1918. Ela matou nove milhõescadastrar no sportingbetsoldados e 13 milhõescadastrar no sportingbetcivis.

Para muitos dos soldados e oficiais que se aventuraram pela Terracadastrar no sportingbetNinguém durante a trégua, aquele Natalcadastrar no sportingbet1914 foi o último. Entre eles, estava o tenente Edward Hulse, que deu seu xale sedacadastrar no sportingbetpresente para o oficial alemão e recebeucadastrar no sportingbettroca, um parcadastrar no sportingbetluvas. Ele foi mortocadastrar no sportingbetbatalha, apenas três meses depois.

Línea

Como ouvir o podcast

A segunda temporadacadastrar no sportingbetQue História!, produzida e apresentada por Thomas Pappon, contém dez episódios, disponibilizados semanalmente nas principais plataformascadastrar no sportingbetpodcast, como Apple, Spotify, Overcast e Castbox.

Além dessas há várias plataformas e apps que oferecem assinaturas do podcast — o que permite que cada novo episódio seja baixado automaticamentecadastrar no sportingbetseu dispositivo ou computador assim que for disponibilizado (toda sexta-feira, às 06h00cadastrar no sportingbetBrasília).

Há também apps leitorescadastrar no sportingbetcódigos RSS.

Alguns links para o Que História!cadastrar no sportingbetplataformascadastrar no sportingbetpodcast:

  • Apple
  • Spotify
  • Overcast
  • RSS (copie essa url e a colecadastrar no sportingbetseu leitor RSScadastrar no sportingbetpreferência)

Para acessar feeds RSScadastrar no sportingbetdispositivos móveis, é preciso baixar um app leitorcadastrar no sportingbetRSS; para acessá-loscadastrar no sportingbetdesktop, é preciso instalar uma extensão para navegadores como Chrome ou Mozilla Firefox.

Línea

cadastrar no sportingbet Já assistiu aos nossos vídeos e ouviu nossos cadastrar no sportingbet áudios cadastrar no sportingbet no YouTube cadastrar no sportingbet ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoscadastrar no sportingbetautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticacadastrar no sportingbetusocadastrar no sportingbetcookies e os termoscadastrar no sportingbetprivacidade do Google YouTube antescadastrar no sportingbetconcordar. Para acessar o conteúdo cliquecadastrar no sportingbet"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdocadastrar no sportingbetterceiros pode conter publicidade

Finalcadastrar no sportingbetYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoscadastrar no sportingbetautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticacadastrar no sportingbetusocadastrar no sportingbetcookies e os termoscadastrar no sportingbetprivacidade do Google YouTube antescadastrar no sportingbetconcordar. Para acessar o conteúdo cliquecadastrar no sportingbet"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdocadastrar no sportingbetterceiros pode conter publicidade

Finalcadastrar no sportingbetYouTube post, 3

Pule YouTube post, 4
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoscadastrar no sportingbetautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticacadastrar no sportingbetusocadastrar no sportingbetcookies e os termoscadastrar no sportingbetprivacidade do Google YouTube antescadastrar no sportingbetconcordar. Para acessar o conteúdo cliquecadastrar no sportingbet"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdocadastrar no sportingbetterceiros pode conter publicidade

Finalcadastrar no sportingbetYouTube post, 4

Pule YouTube post, 5
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoscadastrar no sportingbetautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticacadastrar no sportingbetusocadastrar no sportingbetcookies e os termoscadastrar no sportingbetprivacidade do Google YouTube antescadastrar no sportingbetconcordar. Para acessar o conteúdo cliquecadastrar no sportingbet"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdocadastrar no sportingbetterceiros pode conter publicidade

Finalcadastrar no sportingbetYouTube post, 5

Pule YouTube post, 6
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoscadastrar no sportingbetautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticacadastrar no sportingbetusocadastrar no sportingbetcookies e os termoscadastrar no sportingbetprivacidade do Google YouTube antescadastrar no sportingbetconcordar. Para acessar o conteúdo cliquecadastrar no sportingbet"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdocadastrar no sportingbetterceiros pode conter publicidade

Finalcadastrar no sportingbetYouTube post, 6