Nós atualizamos nossa Políticabet365 homePrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termosbet365 homenossa Políticabet365 homePrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
Como se cria a 'sorte inteligente' para tirar o máximo proveito do inesperado:bet365 home
Foi incluído nas listas "Top 99 Influencers" da revista Diplomatic Courier; "Ideas People", da revista britânica The Economist; e "Davos 50", do Fórum Econômico Mundial.
Recentemente, publicou o livro The Serendipity Mindset: The Art & Science of Creating Good Luck ("Mentalidade da serendipidade: a arte e a ciênciabet365 homecriar boa sorte",bet365 hometradução livre),bet365 homeque analisa a importânciabet365 homedar sentido ao inesperado para encontrar oportunidades, não só profissionalmente, mas também a nível pessoal.
"Muita gente se mostra cética quanto à capacidadebet365 hometirar proveito do acaso. Mas quando olham os dados, fica claro como a luz do dia: o inesperado está sempre acontecendo, então faz sentido tentar estar pronto para ele. Hojebet365 homedia, não é raro as empresas criarem cargos com títulos como serendipity spotter (algo como "identificadorbet365 homeserendipidade") ", diz ele à BBC News Mundo, serviçobet365 homeespanhol da BBC.
'Um alemão com sangue mexicano'
Busch cresceu na Alemanha e estudou e trabalhoubet365 homepaíses como Rússia, China, Quênia e México, onde viveu por algum tempo.
"Meus amigos brincavam dizendo que eu era 'um alemão com sangue mexicano' (...) Foi uma das melhores experiências da minha vida."
"Uso qualquer desculpa para voltar à América Latina, sinto falta das pessoas, da qualidadebet365 homevida e da língua", diz ele sobre suas recentes atividades no Chile.
De acordo com Busch, muitas vezes as pessoas que chamamosbet365 home"sortudas" passaram por um processobet365 homecriatividade muito interessante depoisbet365 homeenfrentar uma situação que não esperavam.
Mas será que há pessoas que por natureza são melhores do que outrasbet365 homeidentificar mais oportunidadesbet365 homesituações inesperadas?
"Elas fazem algumas coisasbet365 homemaneira diferente", afirma. "Um aspecto desafiador, mas importante,bet365 homecultivar a serendipidade é aceitar que não podemos planejar ou saber tudo."
"Aceitar a imperfeição como parte da vida nos permite aproveitar o momento se erros inesperados acontecem", acrescenta.
A seguir, você confere a entrevista que ele concedeu à BBC News Mundo.
bet365 home BBC News Mundo - Em uma palestrabet365 homefevereiro, você lembrou do acidentebet365 homecarro que sofreu. Qual foi o impacto disso nabet365 homevida?
bet365 home Christian Busch - O acidente acabou com meu sensobet365 homecontrole. Antes dessa experiênciabet365 homequase morte, eu sentia que podia controlar muitas coisas, e percebi como a vida pode acabar rapidamente e que as coisas realmente importantes podem estar fora do meu controle.
Lembrobet365 homeme perguntar: "Se eu tivesse morrido, teria valido a pena? Fiz algo significativo com a minha vida?"
O acidente me colocoubet365 homeuma busca intensa para dar sentido à minha vida. Comecei a ler o livro maravilhoso do Viktor Frankl, Em buscabet365 homesentido, que me ajudou a entender essa crise e me fez perceber que o que eu mais gosto e faz sentido para mim está conectando a pessoas e ideias inspiradoras.
bet365 home BBC News Mundo - Você ressalta que,bet365 homeum mundo cheiobet365 homeincertezas e que muda muito rápido, uma habilidade fundamental é cultivar a serendipidade. Como isso pode ser desenvolvido?
bet365 home Busch - A covid-19 tem sido um lembrete gritantebet365 homeque, ao longo da história, o progresso dependeu da capacidade dos seres humanosbet365 homeaproveitar ao máximo o desconhecido.
No contextobet365 homeuma pandemia que mudou o curso da vida diária e exacerbou as desigualdades, estamos testemunhando como os indivíduos e as empresas abraçam o inesperado com criatividade. Por exemplo, destilarias (na Alemanha) que,bet365 homevezbet365 homefechar, começaram a produzir desinfetantes para as mãos à basebet365 homeálcool a um preço acessível.
E indivíduos que se reinventaram e se conectaram não apenas com o que é realmente importante para eles, mas com as pessoas que sãobet365 homefato valiosasbet365 homesuas vidas.
Em temposbet365 homecrise, esses tiposbet365 homeesforços tendem a ser impulsionados pela necessidade. Mas pesquisas nas áreasbet365 homeciências sociais e naturais também mostram que os grandes avanços e oportunidades são muitas vezes uma questãobet365 homeserendipidade — a sorte inesperada que resultabet365 homemomentos não planejados,bet365 homeque decisões proativas levam a resultados positivos.
Essa "sorte inteligente" é diferente da sorte "cega" que simplesmente acontece (como nascerbet365 homeuma família amorosa). É uma força oculta que nos cerca, desde os pequenos acontecimentos do dia a dia até as descobertas que mudam a vida e, às vezes, o mundo.
Os encontros mais mundanos, como esbarrar com alguém na academia oubet365 homeuma chamadabet365 homeZoom com vários participantes, podem mudarbet365 homevida para sempre. A maioriabet365 homenós é capazbet365 homemencionar pelo menos uma vezbet365 homeque passou por isso.
Veja o exemplo do medicamento sildenafil. Quando os cientistas britânicos usaram a droga para pesquisar uma cura para problemas cardíacos, como angina, não esperavam que fossem causar uma ereção no pênis dos pacientes participantes do estudo. Eles foram surpreendidos.
O que a maioria das pessoas nessa situação teria feito? Simplesmente aceitado que era um efeito colateral desagradável do tratamento? Ignorado? Ou desenvolvido outra formabet365 hometratar a angina sem o efeito colateral?
Os três pesquisadores não fizeram nada disso. Na verdade, eles viram uma oportunidadebet365 homedesenvolver um medicamento que poderia curar a disfunção erétil. E o Viagra, uma das invençõesbet365 homemaior sucessobet365 hometodos os tempos, nasceu.
O que esses casos têmbet365 homecomum é que alguém reagiu a um gatilho inesperadobet365 homeserendipidade, ligou os pontos e,bet365 homemaneira crucial, seguiubet365 homefrente. Quando percebemos que a serendipidade não é simplesmente sobre um único evento que acontece conosco, mas sim sobre o processobet365 homeidentificar e conectar pontos, começamos a ver pontes onde outras pessoas veem abismos.
Sempre fui fascinado pela questãobet365 homesaber se algumas pessoas são capazesbet365 homecriar condições para que coincidências positivas aconteçam com elas com mais frequência do que outras. Você consegue detectar esses momentos e transformá-losbet365 homeresultados positivos? Podemos aprender a navegar pelo inesperado e criar nossa própria "sorte inteligente"?
Por definição, não podemos conhecer ou programar resultados fortuitos, pois deixariambet365 homeser. O que podemos fazer é provocar que coincidências positivas cheguem até nós com mais frequência e com melhores resultados. Uma mentalidadebet365 homeserendipidade nos permite fazer isso, e é um músculo que podemos desenvolver.
Em nosso trabalho, descobrimos que muitas das pessoas mais inspiradoras do mundo desenvolveram, muitas vezes inconscientemente, um músculo para o inesperado que as ajuda a liberar a criatividade e a engenhosidade, impulsionando o sucesso e o impactobet365 homeum mundo que muda rapidamente.
Cultivar a serendipidade se torna uma abordagem ativa para lidar com a incerteza,bet365 homevezbet365 homepassiva.
bet365 home BBC News Mundo - Como se cria uma "boa sorte"?
bet365 home Busch - Há vários passos imediatos para desenvolver um músculo da serendipidade e criar a "sorte inteligente". Por exemplo, aqueles que podemos darbet365 homenossas interações diárias, como fazer boas perguntas e estar aberto a respostas inesperadas.
Imagine que você estábet365 homeuma conferência virtual e encontra com alguém pela primeira vez. Muitosbet365 homenós podemos entrar no piloto automático e fazer a temida pergunta: "Então, o que você faz?" Isso tende a colocar a outra pessoabet365 homeuma caixa da qual é difícil sair.
Nos posicionarmos para a sorte inteligente significa fazer perguntas mais abertas como: "O que você achou mais interessante no...?" ou "como está seu humor?"
Essas perguntas abrem conversas que podem levar a resultados intrigantes e frequentemente aleatórios.
Também podemos estabelecer ganchosbet365 homeserendipidade, usando pontos da conversa marcantes ou envolventes, para nos abrirmos à serendipidade. Por exemplo, quando Oli Barrett, fundadorbet365 homevárias empresasbet365 homeLondres, conhece pessoas, ele lança vários ganchos que permitem possíveis sobreposições.
Se perguntam a ele: "O que você faz?", responderá algo como: "Adoro conectar pessoas, abri uma empresa na áreabet365 homeeducação, recentemente comecei a pensarbet365 homefilosofia, mas o que realmente gosto ébet365 hometocar piano".
Essa resposta inclui pelo menos quatro gatilhos possíveis para a serendipidade: uma paixão (conectar pessoas), uma descrição do trabalho (dirigir uma empresabet365 homeeducação), um interesse (filosofia) e um hobby (tocar piano).
Se ele simplesmente respondesse: "Trabalho com educação", a oportunidade para outras pessoas ligarem os pontos seria pequena.
Combet365 homeresposta, Oli permite que o outro escolha o gancho que se relaciona combet365 homevida e torna mais provável a ocorrênciabet365 homeserendipidades.
bet365 home BBC News Mundo - Como podemos transformar situações inesperadas, algumas negativas,bet365 homealgo positivo?
bet365 home Busch - Há muitas coisas que podemos fazer, uma importante é esperar o inesperado. Estar alerta é fundamental para detectar situações que não prevemos e transformá-lasbet365 homeresultados positivos.
Temos a tendênciabet365 homesubestimar a probabilidade do inesperado e, muitas vezes, tratamos a vida como linear e controlável, embora seja cheiabet365 homereviravoltas.
Quem nunca apresentou o currículo como sebet365 homevida fosse um plano coerente e racionalmente organizado ou uma ideia como se fosse rigorosamente derivadabet365 homefatos e não da intuição?
Criar um propósito artificial para nossas ações obscurece muitos encontros inesperados e o verdadeiro processobet365 homeaprendizagem.
Nossa pesquisa mostra que as pessoas muitas vezes se sentem pressionadas a mostrar que têm tudo sob controle, embora saibam que nem sempre é esse o caso.
Alcançar o sucesso geralmente não se tratabet365 homecontrolar qual será o resultado exato, mas sim equilibrar um sensobet365 homedireção com uma apreciação pelo desconhecido.
Esse sensobet365 homedireção, que é uma ambição, curiosidade ou interesse mais amplo que nos guia consciente ou inconscientemente, nos ajuda a seguirbet365 homefrente para localizar e conectar os pontos.
Isso pode significar deixarbet365 homelado uma carreira específica e,bet365 homevez disso, aproveitar situações inesperadas como oportunidades para explorar novas direções.
Também podemos criar um diáriobet365 homeserendipidade, que pode nos ajudar a refletir sobre situações inesperadas: como reagimos, o que faríamosbet365 homeforma diferente na próxima vez. Nos permite refletir sobre como explorar cada conversa ou encontro, virtual ou presencial, como uma oportunidade para a serendipidade acontecer.
bet365 home BBC News Mundo - Situações inesperadas podem gerar ansiedadebet365 homealgumas pessoas porque há uma sensaçãobet365 homeperdabet365 homecontrole oubet365 homeque algo ruim vai acontecer. Como você pode enxergar o inesperado com outra visão?
bet365 home Busch - Como alguém que cresceu na Alemanha com uma mentalidadebet365 homeplanejamento, a incerteza e a ambiguidade sempre me deixaram um pouco ansioso.
Mas um dos motivos pelos quais gosto da serendipidade é que ela repensa o inesperado: afastando a ameaça e colocando você diantebet365 homeuma cesta infinitabet365 homepossibilidades.
Ela desafia a suposiçãobet365 homeque só porque algo não saiu conforme o planejado deve ser tratado como um fracasso.
Algo que me ajudou muito é dizerbet365 hometodas as situações ambíguas: Do que tenho medo? Por que estou preocupado? E percebi que o que mais lamento não é decorrentebet365 homeagir sobre o inesperado, mas, nas palavrasbet365 homeMark Twain,bet365 homenão agir adequadamente.
Há muitos exercícios, inclusive para pessoas mais introvertidas, que podem nos ajudar a ficar menos ansiosos diante do inesperado. Por exemplo: o diário da serendipidade que já mencionei.
Nas empresas, práticas para identificar a serendipidade podem ser eficazes. Por exemplo, nas reuniões podemos perguntar: o que o surpreendeu na semana passada?
Podemos aprender com empresas como a Pixar a enquadrar as conversasbet365 hometorno da noçãobet365 homeque não existe uma "ideia perfeita". Com isso, as pessoas ganham confiança psicológica para ter ideias que podem parecer "malucas".
Isso nos ajuda a ver o inesperado menos como uma ameaça, e mais como uma oportunidade.
bet365 home BBC News Mundo - Você fala sobre transformar errosbet365 homeoportunidades. Como podemos ver os errosbet365 homeforma que nos ajude a crescer? Por que não devemos ter medobet365 homecometer erros e enfrentar crises?
bet365 home Busch - Em um mundo que muda rapidamente, geralmente não sabemos que tipobet365 homesoluções vamos precisar amanhã.
Com frequência, a experimentação é crucial, e precisamos olhar o mundo com outros olhos, enquadrando os erros ou fracassos inevitáveis como experimentos.
Um método que tem sido útil para mim é repensar as situações, como mencionei antes, e ver que as crises podem ser uma oportunidade e que as restriçõesbet365 homerecursos são uma possibilidadebet365 homeser criativo.
Repensar é tentar olhar para as situaçõesbet365 homemaneira diferente. Muitas vezes, trata-sebet365 homever uma oportunidade onde os outros veem um problema ou um erro.
Quando deixamos, por exemplo,bet365 homeconsiderar as restrições orçamentárias como um problema, e,bet365 homevez disso, tentamos aproveitar ao máximo o que temosbet365 homemãos, as soluções mais criativas e fortuitas aparecem.
É quando as empresasbet365 homedesign começam a produzir máscaras ou quando os artistas cujas apresentações foram canceladas começam a atrair novos públicos ensinando um instrumento online.
Um exemplo é o Reconstructed Living Labs, que criou uma metodologiabet365 homeeducação para pessoasbet365 homebaixa renda que permite que desenvolvam suas próprias habilidades, negócios e plataformas.
A principal pergunta da equipe ao entrarbet365 homeuma nova comunidade onde há escassezbet365 homerecursos não é "como podemos ajudar?", porque essa abordagem coloca seus membros na posiçãobet365 homebeneficiários ou até mesmobet365 home"vítimas", e muitas vezes leva a um atitude passiva.
Em vez disso, eles buscam se integrar e complementar os ativos existentes nessa comunidade, olhando para eles sob uma nova perspectiva.
Pessoas que antes eram consideradas "não qualificadas" se tornam colaboradores valiosos. É uma abordagem que organizações e governos agora usam.
Com frequência, quando vemos o mundo não tantobet365 hometermosbet365 homenecessidadebet365 homerecursos, masbet365 hometermosbet365 homesoluções criativas para problemas, o que percebemos como passivo pode se tornar um ativo, e a situação que seriabet365 homeimpotência vira uma oportunidade. É assim que a serendipidade pode acontecerbet365 homeambientes com recursos limitados.
Mas é claro que nossas posições iniciais quando se tratabet365 homepotencialbet365 homeserendipidade são muito diferentes, e trabalhar para lidar com as desigualdades estruturais deve andarbet365 homemãos dadas com esses tiposbet365 homeabordagens.
Também fazem parte rituaisbet365 homeque as pessoas compartilham abertamente ideias que não funcionaram e o que aprenderam com pessoasbet365 homeoutros departamentos.
Não se tratabet365 homecelebrar o fracasso, masbet365 homecomemorar o aprendizadobet365 homealgo que não funcionou. Isso pode ajudar a legitimar a ideiabet365 homeque compartilhar coisas que não funcionam, muitas vezes é a maneira pela qual aprendemos mais, e a maneira pela qual muitas serendipidades podem acontecer, quando as pessoas concordam que uma ideia pode não ter funcionadobet365 homeum contexto, mas pode funcionarbet365 homeoutros.
bet365 home BBC News Mundo - Infelizmente, a pandemia tirou maisbet365 home bet365 home 1 bet365 home milhãobet365 homevidas, milhõesbet365 homepessoas ficaram doentes, milharesbet365 homeempregos foram perdidos. De que ferramentas precisamos para navegarbet365 hometempos tão difíceis?
bet365 home Busch - 2020 tem sido um ano difícil, muita "faltabet365 homesorte" sobre a qual realmente não podemos fazer nada, mas pode ser eficaz focarbet365 homedesenvolver determinação e resiliência.
Sempre me inspirei profundamentebet365 homeFrankl e embet365 homeabordagem para encontrar sentido nas crises.
Quando tive uma manifestação severabet365 homecovid-19bet365 homemarço, seu livro, que mencionei anteriormente, foi uma das coisas que me ajudou a sobreviver.
A ideiabet365 homeque temos que tentar encontrar sentido nas situações mais difíceis, aceita, reconhece que a situação atual é terrível. Não a deixa corbet365 homerosa.
Mas também diz: vamos ver onde podemos encontrar significado e fazer algo a respeito desta situação. Pode nos ajudar a repensar como estruturamos nossa vida, qual é nosso enfoque no trabalho, como vemos nossas amizades? Pode nos ajudar a reavaliar o que é realmente importante? Olhe no longo prazo, tenha perspectiva e tire o melhor proveito da crise.
As crises trazem à tona o que hábet365 homemelhor ou pior nas pessoas, e geralmente separam os verdadeiros líderes do resto. As pessoas continuarão perguntando nos próximos anos como os líderes agiram durante esse período.
Esta pode ser uma grande oportunidade para se comprometer realmente com seus próprios valores e aprimorar uma cultura corporativa verdadeiramente significativa.
bet365 home BBC News Mundo - Nos últimos meses, a forma como interagimos mudou. Muitas pessoas viram os planos pessoais e profissionais estagnarem ou simplesmente decidiram esquecê-los. Que tipobet365 homementalidade precisamos para encontrar oportunidades neste contexto?
bet365 home Busch - O distanciamento físico nos roubou muitas oportunidadesbet365 homeserendipidade que surgem das interações pessoais.
Muitos pontosbet365 homepartida tradicionais da serendipidade, como encontrar casualmente com alguém, estão acontecendo menos.
Mas ainda há muito que podemos fazer para provocar a serendipidade, o que é crucialbet365 hometemposbet365 homeincerteza. Afinal, ébet365 hometemposbet365 homeincerteza que muitas soluções, ideias e oportunidades tendem a surgirbet365 homelugares inesperados.
Então, o que podemos fazer para desencadear a serendipidade nestes tempos estranhos?
Se nos concentrarmosbet365 homeconseguir um trabalho específico ou fazer algobet365 homeparticular, restringimos nosso escopobet365 homepossíveis oportunidades ou soluções. Se,bet365 homevez disso, olharmos para todas as oportunidades que podem estar disponíveis para alguém com nossas habilidades e estivermos abertos para as oportunidades inesperadas que alguém pode vir comentar com a gente, é aí que a mágica acontece.
Uma ótima maneirabet365 homeiniciar esse processo é trabalhar junto a pessoas (ou organizações, por exemplo: como um estágio) que admiramos. É uma forma proveitosabet365 homenos colocarmos no radar deles e estarmos lá quando uma vaga surgir inesperadamente.
E ter uma visãobet365 homelongo prazo é vital. A covid-19 e a turbulência econômica que a pandemia desencadeou são um lembrete que não podemos planejar tudo, menos nossas carreiras.
Uma pergunta chave é: o que será realmente importante (em termos pessoais) daqui a dez anos?
A "faltabet365 homesorte" geralmente dependebet365 homequando paramosbet365 homecontar a história. Por exemplo, se um trabalho fracassa, devemos ter uma visãobet365 homelongo prazo e tentar repensar a situação como uma oportunidadebet365 homecrescimento, reflexão, mudança e desenvolvimentobet365 homeresiliência.
No espaço entre o estímulo e a resposta é onde, no longo prazo, nosso crescimento e serendipidade residem.
bet365 home Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube bet365 home ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbet365 homeautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabet365 homeusobet365 homecookies e os termosbet365 homeprivacidade do Google YouTube antesbet365 homeconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebet365 home"aceitar e continuar".
Finalbet365 homeYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbet365 homeautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabet365 homeusobet365 homecookies e os termosbet365 homeprivacidade do Google YouTube antesbet365 homeconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebet365 home"aceitar e continuar".
Finalbet365 homeYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbet365 homeautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabet365 homeusobet365 homecookies e os termosbet365 homeprivacidade do Google YouTube antesbet365 homeconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebet365 home"aceitar e continuar".
Finalbet365 homeYouTube post, 3
Principais notícias
Leia mais
Mais lidas
Conteúdo não disponível