Mulheres dirigindo Uber: 'Somos entregues aos lobos', dizem motoristas sobre assédio sexual:cadastro com bonus

Ilustraçãocadastro com bonusmotoristacadastro com bonusUber assustada olhando pelo retrovisor

Mas não era o caminho certo - era um beco sem saída.

"Quando voltei, ele estava lá com as calças arriadas... segurando (o pênis)", diz Barajas.

"Ainda bem que ele não estava dentro do meu carro quando fez isso, mas ainda assim foi traumatizante."

Imediatamente, Barajas entroucadastro com bonuscontato com o Uber nos Estados Unidos. Um representante da empresa disse que investigaria o caso - mas ela diz que nunca informaram o resultado da investigação e ficou pensando se aquele homem estaria livre para solicitar outras corridas, com outras motoristas mulheres, no futuro.

"Eles me disseram que não poderiam me dizer o resultado (da investigação) por questõescadastro com bonusprivacidade", contou Barajas.

O Uber confirmou à BBC News que o acesso do passageiro havia sido suspenso temporariamente durante as investigações.

A companhia não comunicou, no entanto, o resultado da investigação - mas um porta-voz destacou que ambos os ladoscadastro com bonuscada incidente são levadoscadastro com bonusconsideração, assim como os antecedentes do motorista.

'Ele me agarrou'

A BBC entrevistou dezenascadastro com bonusmotoristas do sexo feminino que trabalham para o Uber e a Lyft, as duas maiores empresascadastro com bonustecnologia que conectam motoristas parceiros a usuários nos Estados Unidos.

Todas manifestaram que, como mulheres, tinham a sensaçãocadastro com bonusestar constantemente vulneráveis e nem sempre sentiam que as companhias priorizavam seus interesses.

"Eu tive que denunciar um passageiro que me agarrou enquanto eu dirigia", disse Zuwena Belt, motorista da Lyftcadastro com bonusPortland, no Oregon.

Belt administra um grupo no Facebook para motoristas do sexo feminino.

Outra motorista, no Arizona, descreveu como o passageiro "apertou a calça contra o pênis ereto e perguntou o que ela achava".

"Respondi que achava inapropriado", diz.

Ela classificou então o passageiro com uma estrela, medida que deveria ter impedido o aplicativocadastro com bonusconectá-la com ele a partircadastro com bonusentão. Mas depoiscadastro com bonus"passados talvez 10 minutos, a Lyft me passou uma corrida delecadastro com bonusnovo".

A Lyft afirmou à BBC que desativou o passageiro, mas não deu uma explicação para o fatocadastro com bonusa motorista ter recebido uma chamada dele novamente.

Ilustraçãocadastro com bonusvisitante indesejado

'Eu só queria o seu telefone'

Diversas motoristas disseram à BBC News que o serviçocadastro com bonus"achados e perdidos" do Uber e da Lyft -cadastro com bonusque os passageiros podem entrarcadastro com bonuscontato diretamente com os motoristas para recuperar itens esquecidos no veículo - estava sendo usado indevidamente ​​por aqueles que queriam ter mais contato com as motoristas após o fim da corrida.

Embora a discussão sobre itens perdidos deva ocorrer dentro do aplicativo, onde as informaçõescadastro com bonuscontato são ocultadas, há alguns cenários que levam as empresas a solicitar que os motoristas entremcadastro com bonuscontato diretamente com os passageiros, ou vice-versa.

Os motoristas têm a opçãocadastro com bonusesconder o número, mas nenhuma das mulheres disse ter sido aconselhada a fazer isso, tampouco mostraram como.

Uma motoristacadastro com bonusUber na Carolina do Sul contou que recebeu uma solicitação para entrarcadastro com bonuscontato com um passageiro sobre um item perdido. Ela recebeucadastro com bonusvolta a seguinte mensagemcadastro com bonustexto:

"Oi, Jane (o nome foi alterado). Na verdade, eu não perdi nada no seu carro. Eu só queria o seu telefone. "

"Anexado estava... um vídeo (de seu pênis)", acrescentou a mulher.

Outras motoristas descreveram como passageiros usavam o número obtido para procurá-lascadastro com bonusvárias redes sociais, como o Facebook.

"Eu rejeitei um cara no Facebook e ele me deu uma classificação baixa", disse Mary Thompson, da Carolina do Norte.

"Depois que um episódio semelhante aconteceu três vezes, eu desativei minha conta."

O Uber e a Lyft disseram que o uso abusivo deste sistema pode levar - e já levou - passageiros a serem banidos do serviço.

Convidados indesejados

Às vezes, o contato indesejado após uma corrida pode ir mais longe.

Wendy Gonzalez, que mora pertocadastro com bonusLos Angeles, mostrou à BBC News imagens da câmeracadastro com bonussegurança dacadastro com bonuscasa, gravadascadastro com bonussetembrocadastro com bonus2018.

A gravação mostra dois homens batendo àcadastro com bonusporta para recuperar um telefone que eles acreditavam ter deixado no bancocadastro com bonustrás do carrocadastro com bonusGonzalez na noite anterior.

"A porta nem está trancada", disse um dos homens, após vários minutos batendo e espiando pela janela. "Olá, olá? Bom dia? Alguémcadastro com bonuscasa?"

Não está claro como eles descobriram o endereçocadastro com bonusGonzalez.

Um representante do Uber disse a ela que provavelmente tinha sido por meiocadastro com bonusum aplicativocadastro com bonusrastreamentocadastro com bonusterceiros, como o Find My iPhone da Apple. Mas o carrocadastro com bonusGonzalez não estava estacionado na frente da casa dela.

Quando Gonzalez chega perto da porta, o homem parece surpreso e diz: "Meu telefone ainda está dentro do seu carro e eu queria pegarcadastro com bonusvolta agora".

Gonzalez diz quecadastro com bonusdeterminado momento um dos homens entrou na casa, mas o ângulo da câmera não capturou isso.

Ela reclamou com o Uber e foi informadacadastro com bonusque o titular da conta seria "lembrado das diretrizes da comunidade".

"Avaliamos cuidadosamente todas as reclamações e preocupaçõescadastro com bonussegurança e removemos usuários do sistema quando vemos evidências claras e padrõescadastro com bonuscomportamento perigoso", escreveu um representantecadastro com bonussegurança do Uber mais tarde.

"No entanto,cadastro com bonusacordo com nossa políticacadastro com bonusprivacidade, não podemos compartilhar os resultados específicos do nosso processocadastro com bonusavaliação."

"Eu não dirigi muito depois disso", acrescentou Gonzalez.

O Uber disse que o motorista recebeu uma advertência.

'Gostosa'

Nem o Uber, nem a Lyft sabem o impacto que isso está causandocadastro com bonusseus negócios.

O Uber disse que não coletou dados sobre quantas mulheres ingressaram (ou deixaram)cadastro com bonusplataforma, mas um estudo externo publicadocadastro com bonus2017 sugere que cercacadastro com bonus27%cadastro com bonusseus motoristas eram do sexo feminino.

A Lyft afirmou, porcadastro com bonusvez, que cercacadastro com bonus29% dacadastro com bonusforçacadastro com bonustrabalho é composta por mulheres, com basecadastro com bonusnúmeros internos.

Pesquisadores sugerem, no entanto, que as motoristas do sexo feminino ganham menos por hora do que os homens, porque são mais cautelosascadastro com bonuspegar passageiroscadastro com bonusáreas com maiores índicescadastro com bonuscriminalidade e bares.

A motorista Ann Marie Lund,cadastro com bonusMineápolis, compartilhoucadastro com bonusexperiênciacadastro com bonuslevar quatro passageiros que passaram a corrida toda comentando sobrecadastro com bonusaparência.

A câmera no painel gravou a corrida, que durou cercacadastro com bonusseis minutos,cadastro com bonusdezembro. Começa com eles dizendo que Lund era "gostosa".

Lund aparece nas imagens sorrindo e participativa. Ela chama issocadastro com bonus"modocadastro com bonussobrevivência". Outras mulheres usam outros nomes para designar a mesma estratégia: uma maneiracadastro com bonusencerrar conversas inapropriadas sem parecer indelicada ou "irritada".

"Não vale a pena que minha classificação (no aplicativo) sofra alguma retaliação", disse uma motorista, que não quis ser identificada.

"O motorista perde benefícios e pode acabar sendo desativado se a classificação for muito baixa."

Às vezes, no entanto, o "modocadastro com bonussobrevivência" não é suficiente.

"Teve um passageiro que me deu uma classificaçãocadastro com bonustrês estrelas depoiscadastro com bonuster alegado que eu não era tão bonita quanto a minha fotocadastro com bonusperfil. Ele fez minha classificação caircadastro com bonus4,93 para 4,89", disse Jacqueline Stewart, que é motoristacadastro com bonusTuscon, no Arizona.

Ilustraçãocadastro com bonusmotoristas do Uber cercadas por lobos

Crédito, Emma Russell/BBC

Sem defesa

A opiniãocadastro com bonusmuitas mulheres entrevistadas eracadastro com bonusque a maioria do assédio era inevitável quando se trabalhava com transportecadastro com bonuspassageiros,cadastro com bonusuma forma que a sociedade não aceitariacadastro com bonusnenhum outro tipocadastro com bonuslocalcadastro com bonustrabalho.

O Uber e a Lyft disseram que a segurança era uma prioridade, embora as empresas não compartilhem dados sobre clientes que foram banidos por ofensas sérias.

Sobretudo, algumas mulheres foram relutantescadastro com bonusfalar sobre como se protegiam, por causa das políticas do Uber e da Lyftcadastro com bonusrelação a armascadastro com bonusdefesa pessoal.

"Nenhuma delas permite que você leve qualquer tipocadastro com bonusarma", disse Shelly (nome fictício), que pegou um passageiro se masturbandocadastro com bonusseu carro.

Depois que ela relatou o incidente e escreveu sobrecadastro com bonusexperiência online, descobriu-se que o mesmo passageiro havia feito a mesma coisa no carrocadastro com bonusoutra mulher.

Ele foi preso e está aguardando julgamento.

"Não acho que seja certo", disse Shelly sobre a políticacadastro com bonusarmas. "Se somos mulheres, devemos levar pelo menos spraycadastro com bonuspimenta."

Em resposta, a Lyft disse quecadastro com bonuspolíticacadastro com bonusarmas foi criada para deixar os motoristas e passageiros tranquilos.

A visão do Uber é mais sutil. A empresa permite spraycadastro com bonuspimenta, mas proíbe usá-locadastro com bonusforma ameaçadora.

A companhia tem uma políticacadastro com bonusarmascadastro com bonusfogo que proíbe "carregar armascadastro com bonusfogocadastro com bonusqualquer tipo enquanto usa o aplicativo" - mas um porta-voz disse que as leis estaduais locais podem sobrepor partes dessa política.

Meiocadastro com bonusintimidação

Em grupos privados do Facebook, as mulheres oferecem conselhos umas para as outras sobre como lidar com a ocorrência constantecadastro com bonuscomportamento inadequadocadastro com bonusambos os lados.

Para algumas, as câmeras no painel do carro para gravar os passageiros funcionam como uma boa formacadastro com bonusintimidação. Outras dizem que se vestem malcadastro com bonuspropósito e não usam maquiagem. Outras revelam usar aliançascadastro com bonuscasamento falsas.

Jeanette Davis, motoristacadastro com bonusSacramento, que disse ter sido perseguida na internet por um passageiro que a encontrou no Facebook, acredita que o primeiro passo seria aconselhar melhor as mulheres antescadastro com bonuscomeçarem a dirigir.

"Fui aprovada para o Uber 45 minutos depoiscadastro com bonusenviar minha solicitação", disse ela.

"Eu poderia ter me conectado naquela noite mesmo. Somos jogadas aos lobos."

A BBC News Brasil entroucadastro com bonuscontato com a Uber no Brasil questionando sobre casoscadastro com bonusassédiocadastro com bonuspassageiros a motoristas mulheres no país, mas não obteve resposta.

Em janeiro deste ano, uma motorista parceira da Uber foi estuprada e mortacadastro com bonusuma rodovia da Baixada Fluminese, no Riocadastro com bonusJaneiro.

Após a publicação desta reportagem, a Uber no Brasil divulgou a nota abaixo:

"A Uber repudia qualquer tipocadastro com bonuscomportamento abusivo contra mulheres e acredita na importânciacadastro com bonuscombater, coibir e denunciar casoscadastro com bonusassédio. Nenhum comportamento dessa natureza é tolerado, e tal conduta, quando confirmada, leva à desativação dos envolvidos, sendo eles motoristas parceiros ou usuários do aplicativo."

"A empresa defende que as mulheres têm o direitocadastro com bonusir e vir da maneira que quiserem e têm o direitocadastro com bonusfazer issocadastro com bonusum ambiente seguro. Em novembro passado, a Uber anunciou um compromisso público para enfrentamento à violência contra a mulher no Brasil, materializado no investimentocadastro com bonusR$ 1,55 milhão até 2020cadastro com bonusprojetos elaborados ao longo dos últimos 18 mesescadastro com bonusparceria com nove entidades que são referência no assunto."

Ilustraçõescadastro com bonusEmma Russell

Línea

cadastro com bonus Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube cadastro com bonus ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoscadastro com bonusautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticacadastro com bonususocadastro com bonuscookies e os termoscadastro com bonusprivacidade do Google YouTube antescadastro com bonusconcordar. Para acessar o conteúdo cliquecadastro com bonus"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdocadastro com bonusterceiros pode conter publicidade

Finalcadastro com bonusYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoscadastro com bonusautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticacadastro com bonususocadastro com bonuscookies e os termoscadastro com bonusprivacidade do Google YouTube antescadastro com bonusconcordar. Para acessar o conteúdo cliquecadastro com bonus"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdocadastro com bonusterceiros pode conter publicidade

Finalcadastro com bonusYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoscadastro com bonusautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticacadastro com bonususocadastro com bonuscookies e os termoscadastro com bonusprivacidade do Google YouTube antescadastro com bonusconcordar. Para acessar o conteúdo cliquecadastro com bonus"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdocadastro com bonusterceiros pode conter publicidade

Finalcadastro com bonusYouTube post, 3