Ciência aponta o melhor remédio para o mau hálito deixado pelo alho:cbet argentina

Mulher mastigando alho

Crédito, Thinkstock

Legenda da foto, Pesquisadoras investigaram soluções para eliminar odor no hálito

cbet argentina Não é uma unanimidade, mas muita gente é fascinada pelo sabor do alho. E não há como negar que o ingrediente é indispensávelcbet argentinamuitas culinárias.

Além disso, estudos já comprovaram que o Allium sativum ajuda a reduzir o riscocbet argentinacâncer - especialmente no estômago, esôfago e cólon - assim como diminuir os níveiscbet argentinacolesterol e açúcar no sangue.

Apesar das virtudes, muitos concordam, no entanto, que o alho deixa o hálito com um aroma bastante desagradável.

Diante disso, duas pesquisadoras do Departamentocbet argentinaCiências e Tecnologias dos Alimentos da Universidade Estadualcbet argentinaOhio, nos Estados Unidos, decidiram investigar a melhor formacbet argentinaacabar com o problema.

Franceses com cordãocbet argentinaalhos

Crédito, AFP

Legenda da foto, Certas culinárias, como a francesa, valorizam bastante o ingrediente

"O alho tem um cheiro imperceptível antescbet argentinaser triturado, mas quando cortado ou esmagado libera um odor característico do enxofre", explicaram Rita Mirondo e Sheryl Barringer na apresentação da pesquisa.

O artigo publicado na revista científica Journal of Food Science reforça que o consumo do ingrediente pode deixar o hálito indesejável por quase 24 horas. "Por isso, é importante encontrar formas e mecanismos para acabar com o odor", informa o texto.

Mirondo e Barringer começaram a pesquisa comparando algumas frutas e vegetais na eliminação dos principais compostos voláteis - derivados do enxofre - associados ao hálito do alho. São eles o dialil dissulfeto, o alilo mercaptana, o dissulfetocbet argentinametil-alilo e o sulfetocbet argentinametil-alilo.

Homem com cordãocbet argentinaalhos

Crédito, AP

Legenda da foto, Pesquisadoras testaram frutas e vegetais para eliminar odor no hálito

Para combatê-los, as pesquisadoras testaram chá verde, folhascbet argentinahortelã (spearmint ou Mentha spicata), maçãs e alfaces, consumidascbet argentinadiferentes formas.

As folhascbet argentinahortelã, por exemplo, foram analisadas cruas e no uso para bebida; as maçãs, cruas, quentes e no suco; e a alface, crua e quente.

No primeiro experimento, os participantes mastigaram, durante 25 segundos, três gramascbet argentinaalho. Depois ingeriram algum dos "remédios naturais" mencionados anteriormente.

As pesquisadoras então mediram a concentração dos voláteis.

O poder da hortelã

A conclusão do experimento é que, para eliminar o mau hálito provocado pelo alho, nada é melhor que... mastigar hortelã.

Hortelã

Crédito, Thinkstock

Legenda da foto, O veredito é: mastigar hortelã é a melhor arma

A pesquisa mostrou que a maçã crua, a alface também crua e as folhascbet argentinahortelã reduziram significativamente todos os compostos voláteis do mau hálito deixado pelo alho.

"As folhascbet argentinahortelã, contudo, tiveram um maior nívelcbet argentinadesodorização quando comparadas à maçã e ao alface", explica o estudo.

Mirondo e Barringer revelaram que todos os materiais analisados tiveram algum tipocbet argentinaefeito positivo, menos o chá verde.

Os sucoscbet argentinamaçã e hortelã, porém, não foram tão eficazes quanto os mesmos produtos consumidoscbet argentinaforma triturada.

Uma possível explicação é que os alimentos crus contêm não apenas as enzimas que eliminam o cheiro, mas também compostos capazescbet argentinadestruir os elementos voláteis.