A brigagato e rato contra apps que ameaçam ganha-pão do Facebook:

Getty Images

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Aplicativos e softwares podem acabar com o ganha-pão do Facebook

O Adblock Plus ainda comemorava a vitória quando o Facebook apresentounova solução para driblar o Adblock Plus e ainda lançou um alerta para os usuários.

Andrew Bosworth, conhecido como Boz, chefepropaganda no Facebook, escreveu no Twitter que "estas novas tentativas não bloqueiam apenas as propagandas, mas também os postsamigos eoutras páginas (da web que o usuário segue)".

"Vamos cuidar deste assunto."

Controle

Boz e a equipepropaganda do Facebook não demoraram para reagir à medida do Adblock Plus e, horas depoiso app ter divulgadosolução, a rede social já começava a rodar seu novo código que desativa a nova solução do Adblock.

"Bloqueadorespropaganda são instrumentos grosseiros e por isso nós nos concentramosconstruir ferramentas como as preferênciasanúncios, para colocar o controle nas mãos das pessoas", informou o Facebookuma declaração.

As primeiras tentativaslivrar as pessoaspropaganda apenas paravam os anúncios pop-up.

Mas o aplicativo Adblock Plus é bem mais sofisticado: consegue filtrar propagandas que passam antesvídeos e ainda remove outros anúncios menos intrusivospáginas visitadas.

No entanto, a noção do que é intrusivo não é igual para todos. Muitos preferem se ver livretoda e qualquer propaganda quando estão navegando.

AFP

Crédito, AFP

Legenda da foto, Empresas como Facebook e Google ganham dinheiro, tantocomputadores como celulares, com a propaganda

Em particular quando estão usando o Google e o Facebook, que construíram seu negócio graças à propagandas personalizadas e à coletagrande quantidadedados dos usuários.

E é por causa desta publicidade que Google e Facebook são grátis - e certamente vão continuar sendo. O dinheiro tem que sairalgum lugar e, por enquanto, vem das propagandas.

Seletivo

Existe uma outra polêmica cercando o Adblock Plus. O app não bloqueia propagandastodos os sites.

A empresa tem uma listasites que passam livremente e, para entrar nesta lista, a companhia interessada precisa pagar ao Adblock Plus.

Alguns chamam istoextorsão mas a empresa discorda e explica que tem um papel importante controlando as propagandas online.

Andrew Bosworth diz que o Facebook não vai pagar para entrar nesta lista.

"Ao invéspagar para as empresasbloqueiopublicidade - e algumas destas companhias já nos convidaram - estamos colocando o controle nas mãos dos usuários com nossa atualizaçãopreferênciaspropagandas e outros controlesanúncios", escreveu o diretorpropaganda do Facebook.