'Como redescobri, sem querer, pássaroaposta esportivoolhos azuis desaparecido no Brasil havia 75 anos':aposta esportivo

Rolinha-do-planalto

Crédito, Rafael Bessa

Legenda da foto, Espécie considerada extinta por cientistas foi avistada no interioraposta esportivoMinas Gerais

aposta esportivo Uma espécie raraaposta esportivoave que cientistas consideravam extinta foi redescoberta graças a um encontro fortuito entre um ornitólogo brasileiro e o pássaro no interioraposta esportivoMinas Gerais.

Há 75 anos, a ave não era avistada na natureza. Desde 1941, a Columbina cyanopis, ou rolinha-do-planalto, como é chamada no Brasil, só podia ser apreciada por meioaposta esportivoespécimes preservadasaposta esportivomuseus.

Isso começou a mudar depoisaposta esportivoum lanceaposta esportivosorte vivido pelo ornitólogo Rafael Bessa, que,aposta esportivojulhoaposta esportivo2015, estavaaposta esportivouma região do interior mineiro (que está sendo mantidaaposta esportivosegredo por razões explicadas mais abaixo) para fazer um estudo para licenciamento ambiental.

O pesquisador havia decidido pegar um atalho no caminho entre seu hotel e o local onde realizaria seu trabalho. Na rota, decidiu pararaposta esportivoum certo ponto para apreciar e fotografar a vista. Foi quando ouviu sonsaposta esportivoum animal que não reconheceu.

Bessa voltou ao local no dia seguinte para registrar o canto do animal e, ao reproduzir a gravação, atraiu emaposta esportivodireção um pássaro, que pousouaposta esportivoum arbusto a alguns metrosaposta esportivodistância.

"Olhei pelo binóculo, e minhas pernas começaram a tremer. Sabia que tinha um verdadeiro fantasma na minha frente. Foi um momentoaposta esportivomuita emoção, indescritível. Estava muito feliz e nervoso ao mesmo tempo", diz Bessa.

"Só pensavaaposta esportivodocumentar e aproveitar o momento. Até então, não sabíamos absolutamente nada sobre a espécie, e aqueles poucos minutosaposta esportivoobservação poderiam significar muito para a conservação da rolinha."

Raridade

Rolinha-do-planalto

Crédito, Rafael Bessa

Legenda da foto, Pesquisadores já identificaram 12 rolinhas-do-planalto

Bessa explica que a rolinha-do-planalto sempre foi considerada uma espécie rara e dificilmente era avistada mesmo quando seu habitat, o cerrado brasileiro, ainda era bastante preservado, até meados da décadaaposta esportivo1950.

"Até então, não se entendia o por quê dessa raridade, e o pouco que sabemos hoje não nos permite ter certeza do motivo, mas acreditamos que a espécie ocorreaposta esportivouma fisionomiaaposta esportivocerrado muito específica e também rara", diz o ornitólogo.

"Soma-se a isto o fato do cerrado ser um dos ecossistemas brasileiros que mais perdeu área para a agricultura e pecuária nas últimas décadas, fato que certamente contribuiu paraaposta esportivoatual raridade."

Rolinha-do-planalto

Crédito, Rafael Bessa

Legenda da foto, Ave tem plumas castanhas com manchas azuis nas asas e olhos também azulados

Desde que o primeiro exemplar foi identificado por Bessa, 12 rolinhas-do-planalto foram ao todo avistadas por pesquisadores, com o apoio da Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil (SAVE Brasil), o Observatórioaposta esportivoAves do Instituto Butantan e a ONG Rainforest Trust.

A ave possui uma plumagemaposta esportivocoloração predominantemente castanho-avermelhada e é bem menor do que outras rolinhas. A espécie ainda chama atenção por seus olhos azulados e manchas da mesma cor nas asas.

Conservação

Agora, cientistas trabalham para traçar planosaposta esportivoconservação da espécie, o que implicaaposta esportivoproteger a área onde foi encontrada, alémaposta esportivocompreender suas características e o que necessita para sobreviver.

Até que o plano seja concluído, o local onde os espécimes foram achados e seu canto não serão divulgados, para evitar um grande fluxoaposta esportivoobservadoresaposta esportivopássaros para a região, o que poderia afugentar o animal.

"No momento, sabemos da existênciaaposta esportivo12 exemplares, o que é um número muito baixo para garantir a conservaçãoaposta esportivoqualquer espécie. Já realizamos expediçõesaposta esportivobuscaaposta esportivonovas populações, mas até o momento não obtivemos êxito", afirma Bessa.

Rolinha-do-planalto

Crédito, Rafael Bessa

Legenda da foto, Cientistas estão criando um planoaposta esportivoconservação da espécie e proteger seu habitat

O ornitólogo diz que a redescoberta da Columbina cyanopisaposta esportivouma área remota do Brasil,aposta esportivomeio a um ambiente frágil e raro, serve como um "exemploaposta esportivocomo conhecemos pouco sobre nossa biodiversidade".

"Existem ainda pelo menos uma dezenaaposta esportivoespécies que estão desaparecidas há maisaposta esportivodez anos e que correm o riscoaposta esportivoserem extintasaposta esportivoum curto espaçoaposta esportivotempo", afirma Bessa.

Ele faz críticas ao que considera uma tentativaaposta esportivofragilizar a legislação ambiental do país para favorecer a criaçãoaposta esportivoempreendimentos comerciais.

"Um empreendimentoaposta esportivopequeno porte na área onde vive a rolinha seria suficiente para destruir o ambiente onde encontram-se os únicos 12 indivíduos que temos notícia dessa espécie nos últimos 75 anos", afirma Bessa.

"Garantir a conservação da Columbina nessa área especial ajudará não só a rolinha-do-planalto, mas também muitas outras espéciesaposta esportivoanimais ameaçadasaposta esportivoextinção que ocorremaposta esportivoseu ambiente."

* Com reportagemaposta esportivoAlejandra Martins, da BBC Mundoaposta esportivoLondres