'Escolhemos quem terá mais chances': a difícil decisãoafiliado esportes da sortequem terá acesso a UTI com saúdeafiliado esportes da sortecolapso:afiliado esportes da sorte
Formada há dez anos, Andressa diz que a faltaafiliado esportes da sorteleitosafiliado esportes da sorteUTI é um problema crônico do Sistema Únicoafiliado esportes da sorteSaúde (SUS). Mas isso se agravou com a pandemia, mesmo com o esforçoafiliado esportes da sortegovernos para aumentar a capacidade dos hospitais.
"Os leitos mais do que dobraram, mas não conseguimos dar conta da demanda. Temos pacientes intubados na enfermaria, na emergência. Já teve paciente que ficou maisafiliado esportes da sorteduas horas rodando intubadoafiliado esportes da sorteambulância porque não tinha vaga", diz a médica.
"Fazemos essa escolha (de quem vai para a UTI) todos os dias, é algo rotineiro. Mas não é fácil. Dá uma sensaçãoafiliado esportes da sorteimpotência muito grande,afiliado esportes da sorteque estamos lutando contra algo muito maior do que a gente."
Alémafiliado esportes da sorteficar mais frequente na rede pública, esse dilema também está se tornando uma realidade onde até então não existia, a rede privada.
A cardiologista Marina* diz que teveafiliado esportes da sortetomar essa decisão com uma pacienteafiliado esportes da sorte90 anos depois queafiliado esportes da sortesaúde piorou rapidamente ao ser internadaafiliado esportes da sorteum grande hospital particular do Rio.
A idosa precisava ir para a UTI, que estava quase lotada. E havia outros oito pacientes mais jovensafiliado esportes da sorteestado grave, recebendo um alto fluxoafiliado esportes da sorteoxigênio.
Havia uma grande chance destes doentes precisarem ser intubados, mas não haveria vaga para eles se a pacienteafiliado esportes da sorteMarina fosse para a UTI.
Uma comissãoafiliado esportes da sortemédicos optou por deixar a idosa sob cuidados paliativos, e ela morreu na madrugada seguinte.
"Foi uma angústia muito grande, porque era uma pessoa que estava lúcida, não tinha outras doenças graves e havia expressado o desejoafiliado esportes da sorteviver", diz Marina.
A médica diz que, antes da pandemia, isso não acontecia porque havia leitosafiliado esportes da sorteUTI suficientes.
"A gente não precisava fazer essa 'escolhaafiliado esportes da sorteSofia'. Mas agora estamos vivendo cada vez mais isso. E é muito difícil também porque não somos treinados para tomar esse tipoafiliado esportes da sortedecisão, para priorizar quem tem mais chanceafiliado esportes da sortese recuperar porque é mais jovem ou saudável. A gente aprende que tem que salvar vidas."
Associações médicas criaram regras para orientar essa decisão
Para ajudar os médicos a tomarem essas decisões com baseafiliado esportes da sortecritérios científicos e uniformes, associações médicas brasileiras criaram protocolosafiliado esportes da sortetriagemafiliado esportes da sorteatendimentoafiliado esportes da sorteUTIs quando houver um colapso do sistemaafiliado esportes da sortesaúde.
Um deles foi elaborado pela Associaçãoafiliado esportes da sorteMedicina Intensiva Brasileira (Amib)afiliado esportes da sorteparceria com a Associação Brasileiraafiliado esportes da sorteMedicinaafiliado esportes da sorteEmergência, a Sociedade Brasileiraafiliado esportes da sorteGerontologia e a Academia Nacionalafiliado esportes da sorteCuidados Paliativos.
"Em uma situaçãoafiliado esportes da sortecatástrofe, não queremos que essas escolhas sejam feitasafiliado esportes da sortesegredo, masafiliado esportes da sorteforma clara e transparente, com critérios eticamente justificados eafiliado esportes da sorteacordo com o ordenamento jurídico e os valores brasileiros", afirma a médica Lara Kretzer, coordenadora da equipe responsável pelo protocolo divulgado neste mês pela Amib.
"Queremos trazer esse assunto para o debate público e prestar contasafiliado esportes da sortecomo esse processo está acontecendoafiliado esportes da sortevezafiliado esportes da sortevarrer tudo para debaixo do tapete."
O Conselho Regionalafiliado esportes da sorteMedicina do Estadoafiliado esportes da sortePernambuco (Cremepe) também elaborou seu próprio protocolo, que foi levado à público no finalafiliado esportes da sorteabril.
"Os médicos que estão na ponta, alémafiliado esportes da sorteestarem sofrendo muito ao ver tanta gente morrendo, com a sobrecargaafiliado esportes da sortetrabalho e com o medoafiliado esportes da sortecontaminar seus familiares, precisam tomar decisões que podem gerar traumas graves", afirma Zilda Cavalcanti, diretora do Cremepe.
"Se um profissional tem um respirador para três pacientes, ele não pode carregar sozinho o peso dessa escolha. Precisamos dar critérios para respaldar o médico e fazer com que essa decisão seja a mais justa possível."
Os protocolos da Amib e do Cremepe se baseiamafiliado esportes da sorteuma análise das condiçõesafiliado esportes da sortesaúde do paciente para determinar, por meioafiliado esportes da sorteum sistemaafiliado esportes da sortepontos, quem pode se beneficiar maisafiliado esportes da sorteum leitoafiliado esportes da sorteUTI.
Em ambos, é feita uma Avaliação Sequencialafiliado esportes da sorteFalênciaafiliado esportes da sorteÓrgãos (Sofa, na siglaafiliado esportes da sorteinglês),afiliado esportes da sorteque é analisado o estadoafiliado esportes da sorteseis sistemas básicos do organismo: respiratório, cardiovascular, hepático,afiliado esportes da sortecoagulação, renal e neurológico. Quanto pior for a condição do paciente, maior é a pontuação recebida.
É analisadoafiliado esportes da sorteoutra etapa se o paciente tem outras doenças crônicas, as chamadas comorbidades, que são um fatorafiliado esportes da sorterisco para quem tem covid-19.
No caso do Cremepe, há uma escala que confere uma pontuação mais alta quanto pior for o quadro do paciente. A Amib confere uma pontuação única nesta etapa, caso a expectativaafiliado esportes da sortevida do paciente seja inferior a um ano por causa destas doenças.
Por fim, uma terceira etapa mede a capacidade física e motoraafiliado esportes da sorteuma pessoa naquele momento, um indicativoafiliado esportes da sortecomo seu organismo será capazafiliado esportes da sorteresponder ao tratamento. Novamente, quanto pior a condição, maior a pontuação que alguém recebe.
Ao final, são somados os pontosafiliado esportes da sortecada avaliação, e o paciente com a menor pontuação recebe prioridade no atendimento
O objetivo destes sistemas é identificar os casosafiliado esportes da sorteque a saúdeafiliado esportes da sorteuma pessoa está tão comprometida que nem mesmo uma UTI conseguirá salvá-la ou quem não está tão doenteafiliado esportes da sortecomparação a pacientes para os quais a UTI pode ser a diferença entre a vida e a morte.
"Em um esgotamento do sistemaafiliado esportes da sortesaúde, a ênfase passa a ser salvar o maior númeroafiliado esportes da sortepessoas. Por isso, precisamos racionalizar o uso dos recursos", explica Kretzer.
Cavalcanti ressalta, no entanto, que deixarafiliado esportes da sorteinternar um paciente na UTI não significa abandoná-lo à própria sorte.
"Gostoafiliado esportes da sorteuma frase que ouvi: 'Muitas pessoas vão para a UTI querendo garantir seu direito à saúde, mas, na verdade, querem garantir seu direito à esperança'. Mas, há casosafiliado esportes da sorteque o riscoafiliado esportes da sortemorteafiliado esportes da sorteuma pessoa é altíssimo, e ela não vai se beneficiar da UTI. O melhor a fazer é proporcionar um fimafiliado esportes da sortevida digno."
Maximizar o ganho para a sociedade
O médico Eduardo Leite, da comissãoafiliado esportes da sorteterapia intensiva da Sociedade Brasileiraafiliado esportes da sortePneumologia e Tisiologia, diz que a faltaafiliado esportes da sortevagasafiliado esportes da sorteUTI por causa da pandemiaafiliado esportes da sortecovid-19 já é uma realidadeafiliado esportes da sortealgumas cidades do país e que,afiliado esportes da sorteuma situação assim, é preciso estabelecer regras melhoresafiliado esportes da sorteatendimento.
Normalmente, uma pessoa precisa ir para este tipoafiliado esportes da sorteunidade porqueafiliado esportes da sortesaúde está muito frágil e exige um acompanhamento bem próximo e uma resposta imediata da equipe médicaafiliado esportes da sortecasoafiliado esportes da sortepiora. Ou ainda porque necessitaafiliado esportes da sorteum equipamentoafiliado esportes da sortesuporte à vida que só é oferecido na UTI, como é o caso dos respiradores.
O atendimento é feito conforme a ordemafiliado esportes da sortechegada, e não há critérios para exclusãoafiliado esportes da sorteum paciente.
"Mas,afiliado esportes da sorteum sistema hospitalar saturado, isso pode não ser o melhor, porque dar uma vaga para quem não tem muitas chancesafiliado esportes da sortesobreviver não é a forma mais eficienteafiliado esportes da sorteadministrar o sistemaafiliado esportes da sortesaúde", diz Leite.
Por isso, o pneumologista, que não participou da elaboração dos protocolos criados pela Amib e pelo Cremepe, considera que as regras elaboradas por estas associações podem ser fundamentais para que esta escolha não seja uma responsabilidade exclusiva do médico na linhaafiliado esportes da sortefrente.
"Essa abordagem pode maximizar o ganho médio para a sociedade, ainda que seja difícil aplicar esse protocolo na prática. Ao menos, isso ajuda a aliviar o peso emocional e psicológico desta decisãoafiliado esportes da sorteque você precisa dar mais chance a uma pessoaafiliado esportes da sortedetrimentoafiliado esportes da sorteoutra, que você praticamente condena à morte", afirma Leite.
O médico Daniel Neves Forte, que é especializadoafiliado esportes da sortecuidados intensivos e paliativos, explica que, antes desta pandemia, não havia a necessidade,afiliado esportes da sortepaíses mais desenvolvidos,afiliado esportes da sortefazer uma triagemafiliado esportes da sortepacientes por causaafiliado esportes da sortefaltaafiliado esportes da sortevagasafiliado esportes da sorteUTI.
"Esse era um problema inexistente para eles, que ficaram assustados com o esgotamentoafiliado esportes da sorteleitos e correram atrás para desenvolver mecanismosafiliado esportes da sortetriagem", diz Forte, que é presidente do comitêafiliado esportes da sortebioética do Hospital Sírio-Libanês.
Mas isso já era uma realidade no Brasil por causa da precariedade do SUS. Isso levou o Conselho Federalafiliado esportes da sorteMedicina (CFM) a publicar,afiliado esportes da sorte2016, uma resolução que estabelece cinco níveisafiliado esportes da sorteprioridade para admissão nas UTIs, que vãoafiliado esportes da sortepacientes com "alta probabilidadeafiliado esportes da sorterecuperação" àqueles "sem possibilidadeafiliado esportes da sorterecuperação".
"Essa resolução já foi um grande passo à frente, mas ainda assim era muito subjetiva, baseada na interpretação feita pelo médicoafiliado esportes da sortecada caso", diz Forte.
O médico avalia que os protocolos criados no Brasil representam um avanço, por apresentarem critérios mais objetivos que reduzem as chancesafiliado esportes da sortehaver injustiças com esse tipoafiliado esportes da sorteescolha.
"Mas tenho uma enorme preocupaçãoafiliado esportes da sorteusar protocolos que não foram validados cientificamente, porque a gente pode não conseguir ter o efeito pretendido, que é dar o leito para quem vai ter o maior benefício com ele", diz Forte.
'Querem responsabilizar quem está na linhaafiliado esportes da sortefrente?'
Lara Kretzer, da Amib, diz que as regras desenvolvidas pela associação médica vão ser testadas cientificamente para verificar se atinge seus objetivos.
"A partir disso, podemos ajustar o modelo para que ele cumpra a funçãoafiliado esportes da sorteidentificar o paciente que tem mais chanceafiliado esportes da sortesobreviver e diminuir o númeroafiliado esportes da sortemortosafiliado esportes da sorteuma pandemia."
A Amib já apresentou seu protocolo para a Associação Médica Brasileira (AMB) e o Conselho Federalafiliado esportes da sorteMedicina (CFM) para que estas organizações avaliem os critérios e se posicionem sobreafiliado esportes da sorteadoção. Nenhuma das duas fez isso até o momento.
O CFM não respondeu ao pedidoafiliado esportes da sorteentrevista da BBC News Brasil. A AMB diz que está avaliando o protocolo e não tem uma previsãoafiliado esportes da sortequando se manifestará.
"Precisamos estar muito bem fundamentados para isso, porque essa crise vai passar, como outras já passaram, e as atitudes que nós tomarmos é que ficarão", diz Lincoln Lopes Ferreira, presidente da AMB.
"Mas nada disso é novo. Denunciamos há muito tempo esse problema, que revela uma ineficiênciaafiliado esportes da sortegestão crônica. Agora querem transferir a responsabilidade para quem está na linhaafiliado esportes da sortefrente?"
Kretzer diz que a elaboraçãoafiliado esportes da sorteum protocolo não significa isentar o gestoresafiliado esportes da sortesaúdeafiliado esportes da sortesua responsabilidade, porque o documento prevê que as regras só podem ser aplicadas depoisafiliado esportes da sorteser feito um esforço para ampliar a redeafiliado esportes da sorteatendimento.
"Também não estamos jogando isso no colo do médico, pelo contrário. Estamos tentando tornar mais fácil e seguro o seu trabalho com critérios desenvolvidos por sociedades científicas e submetidos ao escrutínioafiliado esportes da sorteespecialistas", diz Kretzer.
A médica afirma ainda não ser possível ignorar que há problemas graves no sistemaafiliado esportes da sortesaúde público do país, mas diz que comparar a faltaafiliado esportes da sorteleitos crônica ao que ocorreafiliado esportes da sorteuma pandemia é "fazer uma confusão enorme".
"Em uma situação normal, quando há um aumento na demanda, é possível repensar e ajustar a formaafiliado esportes da sortetrabalho. Mas estamos falando aquiafiliado esportes da sorteuma situaçãoafiliado esportes da sortecatástrofe,afiliado esportes da sorteque, mesmo depoisafiliado esportes da sorteaumentar o númeroafiliado esportes da sorteleitos, cancelar cirurgias eletivas eafiliado esportes da sorteoutras medidasafiliado esportes da sortecontingência, o sistema continua não dando conta. Não podemos nos abster dianteafiliado esportes da sorteuma situação assim, e não vai ajudarafiliado esportes da sortenada minimizar o que está acontecendo."
*O nome dos entrevistados foi alterado para preservarafiliado esportes da sorteidentidade.
- COMO SE PROTEGER: O que realmente funciona
- COMO LAVAR AS MÃOS: Vídeo com o passo a passo
- SINTOMAS E RISCOS: Características da doença
- 25 PERGUNTAS E RESPOSTAS: Tudo que importa sobre o vírus
- MAPA DA DOENÇA: O alcance global do novo coronavírus
afiliado esportes da sorte Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube afiliado esportes da sorte ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosafiliado esportes da sorteautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaafiliado esportes da sorteusoafiliado esportes da sortecookies e os termosafiliado esportes da sorteprivacidade do Google YouTube antesafiliado esportes da sorteconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueafiliado esportes da sorte"aceitar e continuar".
Finalafiliado esportes da sorteYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosafiliado esportes da sorteautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaafiliado esportes da sorteusoafiliado esportes da sortecookies e os termosafiliado esportes da sorteprivacidade do Google YouTube antesafiliado esportes da sorteconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueafiliado esportes da sorte"aceitar e continuar".
Finalafiliado esportes da sorteYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosafiliado esportes da sorteautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaafiliado esportes da sorteusoafiliado esportes da sortecookies e os termosafiliado esportes da sorteprivacidade do Google YouTube antesafiliado esportes da sorteconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueafiliado esportes da sorte"aceitar e continuar".
Finalafiliado esportes da sorteYouTube post, 3