Númerorealsbet é confiávelarmas nas mãosrealsbet é confiávelcaçadores, colecionadores e atiradores esportivos cresce sob Bolsonaro:realsbet é confiável

Crédito, Getty Images

Novos registrosrealsbet é confiávelCACs aumentam anualmente desde pelo menos 2014. Entre 2014 e 2018, esse aumento foirealsbet é confiável879%,realsbet é confiável8.988 para 87.986. De 2018 para 2019, o crescimento foirealsbet é confiável68%.

Grande parte está nos Estadosrealsbet é confiávelSão Paulo (93.678 registros ativos), Paraná e Santa Catarina (57.265) e Rio Grande do Sul (55.741). Em seguida vêm Goiás, Distrito Federal, Tocantins e parte do Mato Grosso (32.665). Também é nesses Estados que está concentrado o maior númerorealsbet é confiávelclubesrealsbet é confiáveltiro e lojasrealsbet é confiávelarmarealsbet é confiávelfogo.

O volumerealsbet é confiávelarmas nas mãos dos CACs também cresceu 24%, o maior aumento percentual desde pelo menos 2015, fechando 2019realsbet é confiável433.246 armas, um crescimentorealsbet é confiável91% desde 2014.

Especialistasrealsbet é confiávelsegurança pública atribuem o aumento à disseminaçãorealsbet é confiáveluma culturarealsbet é confiávelarmas, facilitada por comunidades online, e às várias mudanças na legislação que deram aos CACs acesso a mais armas e munições.

Eles veem com preocupação tanto as mudanças na lei quanto o aumento da procura e do volumerealsbet é confiávelarmas nas mãos dessa categoria. Apontam que a legislação abriu brecha para o porterealsbet é confiávelarma, ou seja, o uso no cotidiano, sem que o usuário receba um treinamento adequado para isso.

Dizem também que há sinaisrealsbet é confiávelque procedimentosrealsbet é confiávelfiscalização não acompanharam o aumento do númerorealsbet é confiávelCACs erealsbet é confiávelarmas nas mãos desse grupo. Finalmente, alertam que haver mais armasrealsbet é confiávelcirculação representa ameaça para a população.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Exército foram procurados para responder às avaliações, mas não haviam se pronunciado até a publicação deste texto.

Crédito, REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Legenda da foto, 'O presidente fez uma campanha pela facilitação do acesso a armas por meiorealsbet é confiávelCAC', diz especialista

O que mudou na lei?

Antesrealsbet é confiávelassinar um decreto sobre mudanças para os CACs, Bolsonaro disse,realsbet é confiáveltransmissão ao vivo feitarealsbet é confiávelabrilrealsbet é confiávelrede social, que elas "facilitariam e muito a vida" da categoria.

Depoisrealsbet é confiávelmuito vaivém, com decretos publicados, revogados e substituídos por outros, estas são as principais mudanças que estão valendo,realsbet é confiávelacordo com levantamento do Sou da Paz:

  • aumentou o númerorealsbet é confiávelarmas e munições que CACs podem comprar (atiradores:realsbet é confiável16 armas, 60 mil munições e 12 kgrealsbet é confiávelpólvora para até 60 armas, 180 mil munições por ano e 20 kgrealsbet é confiávelpólvora; caçadores:realsbet é confiável12 armas, 6 mil munições e 2 kgrealsbet é confiávelpólvora para 30 armas, 90 mil munições e 20 kgrealsbet é confiávelpólvora; colecionador:realsbet é confiáveluma armarealsbet é confiávelcada tipo para 5);
  • a validade do registro dos CACs aumentourealsbet é confiável5 para 10 anos;
  • permissãorealsbet é confiávelportar uma arma municiada nas ruas.

Por que aumentou a procura?

A maior parte dos brasileiros (66%) acham que a posserealsbet é confiávelarmas deve ser proibida, segundo pesquisa Datafolha feitarealsbet é confiáveljulhorealsbet é confiável2019; 31% acham que a posserealsbet é confiávelarmas deve ser um direito e uma parcelarealsbet é confiável2% não opinou.

Ao mesmo tempo, o númerorealsbet é confiávelregistrosrealsbet é confiávelposse vem crescendo há anos e também o númerorealsbet é confiávelarmas vendidas no mercado legal. Essa tendênciarealsbet é confiávelaumento no interesse também se mostrarealsbet é confiáveldadosrealsbet é confiávelCACs.

Perguntado sobre os possíveis motivos dessa busca da população por registrosrealsbet é confiávelCAC, o presidente da Associação CAC Brasil, Marcelo Midaglia Resende, diz que "é um subterfúgio para ter a armarealsbet é confiávelfogo. Nosso trabalho na associação é dar orientação sobre a responsabilidade que vem com ser um CAC".

Até o iníciorealsbet é confiável2019, a lei exigia que um cidadão que quisesse ter posserealsbet é confiáveluma arma — ou seja, o direitorealsbet é confiávelusá-larealsbet é confiávelcasa para defesa pessoal e do patrimônio — deveria provar à Polícia Federal que precisava realmente do artefato — por exemplo, por viverrealsbet é confiáveluma área isolada.

Um CAC precisa provar ao Exército muitas das mesmas coisas que alguém que tem posserealsbet é confiávelarma, como ter endereço fixo, ocupação lícita, que não cometeu crimes no passado e que não é investigado ou responde a processos criminais, alémrealsbet é confiáveldemonstrar capacidade técnica e psicológica, mas não é preciso provar a necessidaderealsbet é confiávelter uma arma.

Crédito, GETTY IMAGES/ GECKOPHOTOS

Legenda da foto, Novas regras abriram espaço para comprarealsbet é confiávelmais armas e munições

A facilitação da posserealsbet é confiávelarmas trazida pelos decretos do governo não deveria, então, neutralizar a procura por CACs? Na opiniãorealsbet é confiávelespecialistas e do presidente da Associação CAC Brasil, o aumento dos CACs reflete também o desejorealsbet é confiávelporterealsbet é confiávelarma, ou seja,realsbet é confiávelpoder transportá-la para forarealsbet é confiávelcasa e circular com o artefatorealsbet é confiávellocais públicos.

"Hoje existe uma cultura mais forterealsbet é confiávelarma. A pessoa compra uma arma e quer poder usá-la, não só deixar guardada. Quer praticar o tiro esportivo. Mas outros também querem ter porte, embora a gente tente deixar muito claro que o CAC não tem porte, tem apenas porterealsbet é confiáveltrânsito", diz Resende.

"Não é possível dizer com certeza por que aumentou a procura. No entanto, é verdade que começaram a surgir grupos e fóruns que divulgam o que é correto por lei, que é o caminho para tirar uma licençarealsbet é confiávelCAC, mas também a informaçãorealsbet é confiávelque é mais fácil obter arma por meio do registro CAC do que pela Polícia Federal. Há despachantes nesses fóruns que dizem explicitamente, 'se você quer ter porterealsbet é confiávelarma, se registre como atirador'. Essas práticas não são baratas. Portanto, essa explosão faz a gente suspeitar que essas pessoas não estão praticando tiro esportivo, participandorealsbet é confiávelcompetições ou colecionando armasrealsbet é confiávelvalor histórico", diz Natalia Polachi, do Sou da Paz.

"Hoje, o cidadão consegue a posse mais facilmente, mas o porte, não. Porte exige provarealsbet é confiávelque a pessoa vive sob ameaça, exige uma situação mais grave", diz Polachi.

Por que o aumentorealsbet é confiávelCACs pode ser um problema?

Um dos grandes problemas apontados por especialistas é que o impacto da maior circulaçãorealsbet é confiávelarmas no mercado legal pode se refletir, também, no mercado clandestino.

"O arsenalrealsbet é confiávelarmas e munições autorizado para CACs preocupa sobremaneira porque as munições vendidas a particulares no Brasil não são marcadas, o que impede rastrear o destino que recebem após a aquisição. Permitir que atiradores tenham 60 armas para praticar o esporte e que colecionadores tenham até 5 armas do mesmo modelo ignora o grave problemarealsbet é confiáveldesviorealsbet é confiávelarmasrealsbet é confiávelfogo e munições no país", diz o Sou da Paz,realsbet é confiávelnota divulgadarealsbet é confiávelnovembro.

Segundo Polachi, há indíciosrealsbet é confiávelque a fiscalização não tem sido suficiente. A pesquisadora diz que não é possível afirmar se há mais desvios agora porque o bancorealsbet é confiáveldados onde ficam registrados os CACs, que é do Exército, não está disponível para as polícias estaduais, então, quando um policial apreende uma arma, não vai conseguir consultar a origem dela se a origem for um CAC. "Essas armas só são rastreadasrealsbet é confiávelcasos muito específicos."

Ivan Marques, do Fórum Brasileirorealsbet é confiávelSegurança Pública diz que"o impacto vem também do aumentorealsbet é confiávelarmasrealsbet é confiávelcirculação na sociedade brasileira". "A sociedade fica inundada com novas armasrealsbet é confiávelfogo. Há uma ligação do mercado legal com o ilegal por meiorealsbet é confiávelroubos, esquemas com clubesrealsbet é confiáveltiro e colecionadores mal intencionados. Um aumento no mercado legal acaba elevando o númerorealsbet é confiávelarmasrealsbet é confiávelcirculação no mercado ilegal também. Pesquisas mostram que quanto mais armas, mais fácil é para criminosos obterem armas também."

A questão do porterealsbet é confiáveltrânsito também é vista com preocupação. Um decreto do governorealsbet é confiávelMichel Temer permitiu que atiradores levassem uma arma municiada consigo no caminhorealsbet é confiávelcasa para o localrealsbet é confiávelpráticarealsbet é confiáveltiro.

Com os decretosrealsbet é confiável2019, isso passou a valer também para caçadores e colecionadores. Especialistas dizem que isso cria problemas para a fiscalização, pois é difícil avaliar se o dono da arma estárealsbet é confiávelfato indo a um localrealsbet é confiáveltreino.

"Do pontorealsbet é confiávelvista formal, não é porte, mas do pontorealsbet é confiávelvista prático, é", diz Marques. "A legislação virtualmente garante o porte para o CAC sem que ele faça o treinamento necessário para isso. E aí os acidentes acontecem", diz ele.

O Sou da Paz avalia,realsbet é confiávelnota pública, que "o preparo técnicorealsbet é confiávelstands ou na matarealsbet é confiávelnada se compara ao preparo necessário para atuarrealsbet é confiávelsituações cotidianas dinâmicas erealsbet é confiávelmeio a multidões".

Resende, da Associação CAC Brasil, diz que a lei confunde os usuários e abre brechas para ilegalidade. "As pessoas muitas vezes querem vir para a categoria para achar que têm porterealsbet é confiávelarma. O que acaba acontecendo? A pessoa pega a arma, começa a transitar para cima e para baixo. Aí é parada pela polícia e, se não estiver indo para o cluberealsbet é confiáveltiro, pode perder o registro, mas também não tem uma condenação, porque a lei é pouco clara", diz Marcelo.

Para Marques, as mudanças na lei dificultam a tomadarealsbet é confiáveldecisãorealsbet é confiávelagentesrealsbet é confiávelsegurança que deparam com uma pessoa com registrorealsbet é confiávelCAC, mas que esteja usandorealsbet é confiávelarma fora do trajetorealsbet é confiávelsua casa para o localrealsbet é confiávelprática.

O aumento do númerorealsbet é confiávelclubesrealsbet é confiáveltiro também preocupa os especialistas. Uma investigação da Polícia Federal que teve iníciorealsbet é confiávelfevereirorealsbet é confiável2019 expôs indíciosrealsbet é confiávelfalsidade ideológica na emissão feita por instrutoresrealsbet é confiáveltirorealsbet é confiávellaudosrealsbet é confiávelcapacidade técnica.

Os instrutores credenciados são responsáveis pela emissãorealsbet é confiávellaudos que atestam a capacidade técnica dos que requerem registro erealsbet é confiávelporterealsbet é confiávelarmarealsbet é confiávelfogo para defesa pessoal junto à Polícia Federal e também dos que pretendem obter o Certificadorealsbet é confiávelRegistro (CR) como atiradores esportivos junto ao Exército Brasileiro.

Para conseguir os laudos, pessoas que buscavam comprar ou portar armarealsbet é confiávelfogo pagavam valores diferentes dos que costumam ser praticados no setor.

Em janeiro, a corporação deflagrou uma operação para fiscalizar instrutores credenciados pela Polícia Federalrealsbet é confiávelSão Paulo. Os agentes encontraram irregularidadesrealsbet é confiávelao menos dez locais — por exemplo, autorizaçõesrealsbet é confiávelbranco já assinadas por instrutores.

"O aumento do númerorealsbet é confiávelclubes abre brechas para fraudes, para atiradores que só querem andar armados", diz Marques.

Crédito, Getty Images

realsbet é confiável Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube realsbet é confiável ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosrealsbet é confiávelautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticarealsbet é confiávelusorealsbet é confiávelcookies e os termosrealsbet é confiávelprivacidade do Google YouTube antesrealsbet é confiávelconcordar. Para acessar o conteúdo cliquerealsbet é confiável"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdorealsbet é confiávelterceiros pode conter publicidade

Finalrealsbet é confiávelYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosrealsbet é confiávelautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticarealsbet é confiávelusorealsbet é confiávelcookies e os termosrealsbet é confiávelprivacidade do Google YouTube antesrealsbet é confiávelconcordar. Para acessar o conteúdo cliquerealsbet é confiável"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdorealsbet é confiávelterceiros pode conter publicidade

Finalrealsbet é confiávelYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosrealsbet é confiávelautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticarealsbet é confiávelusorealsbet é confiávelcookies e os termosrealsbet é confiávelprivacidade do Google YouTube antesrealsbet é confiávelconcordar. Para acessar o conteúdo cliquerealsbet é confiável"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdorealsbet é confiávelterceiros pode conter publicidade

Finalrealsbet é confiávelYouTube post, 3