'Se há mais armas, há mais crimes', diz criminologista americano:levantamento pokerstars
Autorlevantamento pokerstarsvárias publicações sobre o assunto, Sherman conduziu pesquisaslevantamento pokerstarscampo sobre como encontrar formas mais eficienteslevantamento pokerstarsreduzir homicídios, violência com armaslevantamento pokerstarsfogo, roubos e outros crimeslevantamento pokerstarscolaboração com várias polícias, corteslevantamento pokerstarsJustiça, promotorias e prisões do Reino Unido, alémlevantamento pokerstarsajudar forças policiaislevantamento pokerstarsdiferentes países a usar tecnologia e ciência para tentar frear o avanço da violência.
Sua abordagem nesse campo é inspiradalevantamento pokerstarsum movimento na medicina surgido no Reino Unido nos anos 70, mas que ganhou força nos anos 90 nos Estados Unidos, chamado medicina baseadalevantamento pokerstarsevidências (MBE, na sigla inglesa), definidolevantamento pokerstarsum artigo sobre História da Medicina no AMA Journal of Ethics como o "uso consciencioso, explícito e criterioso das melhores evidências (da ciência) na tomadalevantamento pokerstarsdecisões sobre o cuidadolevantamento pokerstarspacientes". O movimento permitiu a ampla adoção, na medicina,levantamento pokerstarsquantificações estatísticas, revisõeslevantamento pokerstarsestudos e experimentos, práticas comunslevantamento pokerstarsáreas como engenharia e estatística.
- O mercado ilegal das contaslevantamento pokerstarsapplevantamento pokerstarsentrega alugadas por brasileiroslevantamento pokerstarsLondres
- As 3 facções e o ciclolevantamento pokerstarsvinganças por tráslevantamento pokerstarsepidemialevantamento pokerstarshomicídioslevantamento pokerstarscidade no Nordeste
- Clique para assinar o canal da BBC News Brasil no YouTube
Sherman participa, nesta semana,levantamento pokerstarsum encontro organizado pelo Fórum Brasileirolevantamento pokerstarsSegurança Públicalevantamento pokerstarsJoão Pessoa (PB), para falar a policiais e pesquisadores sobrelevantamento pokerstarsprópria experiência no combate ao crime. Ao saber da rebelião que deixou 57 mortos - 16 deles decapitados - num presídio no Pará nesta semana, defendeu o usolevantamento pokerstarspesquisas para remodelar o sistema carcerário.
O professor diz que a experiência britânica mostra que é possível reduzir a criminalidade radicalmente, mas adverte que o processo é longo. Para ele, "o mais importante" seria a "o papel da classe médialevantamento pokerstarsexigir mais ordem, profissionalismo e independência da polícia para fazer a coisa certa sob a supervisão do Judiciário".
Leia os principais trechos da entrevistalevantamento pokerstarsSherman à BBC News Brasil.
levantamento pokerstars BBC News Brasil - O senhor poderia dizer como desenvolveu a ideia do policiamento baseadolevantamento pokerstarsevidências científicas?
levantamento pokerstars Lawrence Sherman - O policiamento baseadolevantamento pokerstarsevidências foi inspirado nos anos 1990 no movimento da medicina baseadalevantamento pokerstarsevidências. Nos dois casos, as pesquisas enfrentavam resistência dos profissionais da área quando se dizia que o que eles estavam fazendo era errado ou poderia causar danos. Isso acontecialevantamento pokerstarsáreas como o tratamentolevantamento pokerstarsúlceras elevantamento pokerstarsdoenças cardíacas.
Um livrolevantamento pokerstarsespecial, Demanding Medical Excellence ("Exigindo Excelência Médica",levantamento pokerstarstradução livre),levantamento pokerstars1997, me inspirou. Pensei que, se a medicina está enfrentando essa "guerra civil" entre a prática e a pesquisa, não é a toa que estamos enfrentando dificuldadelevantamento pokerstarsfazer com que os departamentoslevantamento pokerstarspolícia aceitem evidências baseadaslevantamento pokerstarspesquisa.
Comecei a desenvolver uma abordagem... Criei o termo "policiamento baseadolevantamento pokerstarsevidências"levantamento pokerstars1998, mas a estrutura foi completamente desenvolvidalevantamento pokerstars2013 com os três Ts: estabelecer um alvo (targeting), testar (testing) e rastrear (tracking).
levantamento pokerstars BBC News Brasil - Selecionar o alvo vai alémlevantamento pokerstarsidentificar as zonas quenteslevantamento pokerstarscriminalidade...
levantamento pokerstars Sherman - Identificar o alvo é importante porque permite que a polícia priorize seu tempo com pessoas, vítimas, lugares com risco alto ou médio (de crime). As zonas quentes são a base para o policiamento baseadolevantamento pokerstarsevidência. A polícia não deveria estar dirigindo por tudo que é lugar. Deveria passar mais tempo nas zonas quentes onde o crime está concentrado.
Isso é algo geral e vale para a América Latina. No Uruguai, quando nos pediram para ajudá-los, a primeira coisa que fizemos foi identificar as zonas quentes (de crime). A maioria dos crimes ocorrialevantamento pokerstars5% do território. Focar onde o risco é alto e o perigo está concentrado não é uma ideia que a polícia aceita facilmente. Mas, onde quer que você olhe, atélevantamento pokerstarsnações desenvolvidas, você tem essas concentrações (de crime).
levantamento pokerstars BBC News Brasil - Posso imaginar que o principal argumentolevantamento pokerstarspoliciais que resistem a essa abordagem é dizer que o crime se desloca...
levantamento pokerstars Sherman - Isso. É dizer que o crime vai para a outra esquina. As evidências são contrárias a essa afirmação também. Se o crime cailevantamento pokerstarsuma esquina, também vai cair na esquina ao lado. Não temos evidências que contrariem o policiamento com baselevantamento pokerstarszonas quentes. O que temos é uma cultura (contrária).
Faço uma comparação. Está provado que os resultados são melhores quando se ensina crianças a ler seguindo um programa definido. Mas muitos professores não querem seguir uma programação pré-determinada. Muitos policiais também não querem ficar sólevantamento pokerstarsum lugar. Todo mundo quer ser livre para agir.
Minha visão é que o trabalho deles (policiais e professores) é reduzir crime ou ensinar crianças a ler e deveriam fazer o que funciona. A polícia tem que focar nas vítimas. Isso tudo é só o primeiro T (targeting). É preciso testar o que funciona e rastrear o que a polícia está fazendo.
levantamento pokerstars BBC News Brasil - O Brasil viu outra rebeliãolevantamento pokerstarspresídio com dezenaslevantamento pokerstarsmortos e 16 pessoas decapitadas.
levantamento pokerstars Sherman - Jesus...
levantamento pokerstars BBC News Brasil - Esse tipolevantamento pokerstarsviolência tem se repetidolevantamento pokerstarsdiferentes Estados. São grupos rivais competindo pelo tráficolevantamento pokerstarsdrogas fora da prisão e controlando o tráficolevantamento pokerstarsdentro da prisão. Como o policiamento baseadolevantamento pokerstarsevidência pode ajudar nesses casos, funciona para ajudar a controlar crimes dentro da prisão? É possível transferir esse conhecimento das ruas para as prisões?
levantamento pokerstars Sherman - É possível. Se você usa o policiamento baseadolevantamento pokerstarsevidências para rastrear organizações criminosas, você iria tratar a população carcerárialevantamento pokerstarsuma forma diferente. Não colocaria certos grupos nas mesmas prisões. Uma melhor evidência científica iria levar a uma reorganização e a uma nova estratégia no sistema prisional.
Esses grupos podem interferir no trabalho policial. É possível que uma queda dos homicídios esteja mais relacionada a um acordolevantamento pokerstarspaz na disputa por território do que a julgamentos nos tribunais. O problema número um, para quem estálevantamento pokerstarsfora, é fazer como a Inglaterra fez, mudar por dentro...
levantamento pokerstars BBC News Brasil - Essa era minha próxima pergunta. Como a experiência da polícia no Reino Unido pode ajudar o Brasil levantamento pokerstars ?
levantamento pokerstars Sherman - A experiência (britânica) mostra que é um longo processo, tem uma sequência histórica e, o mais importante, tem o papel da classe médialevantamento pokerstarsexigir mais ordem, profissionalismo e independência da polícia para fazer a coisa certa sob a supervisão do Judiciário.
Essa é a história do Reino Unido e ela contrasta, por exemplo, com a dos Estados Unidos, onde isso não aconteceu. Os Estados Unidos ainda têm uma polícia controlada politicamentelevantamento pokerstarsnível local. O modelo americano é um desastre comparado ao modelo britânico.
levantamento pokerstars BBC News Brasil - Policiais brasileiros têm matado e morrido cada vez mais na luta contra o crime. O senhor já afirmou que baixos níveislevantamento pokerstarsviolência no policiamento podem criar uma sociedade menos violenta. Como isso acontece?
levantamento pokerstars Sherman - Na Inglaterra houve uma grande redução nas penaslevantamento pokerstarsmorte no períodolevantamento pokerstarsque a polícia foi criada (em 1829). Cercalevantamento pokerstars200 crimes tinham como punição a penalevantamento pokerstarsmorte. A presençalevantamento pokerstarspoliciais aumentou as chanceslevantamento pokerstarspegar criminosos, e, ao mesmo tempo, foi reduzida a severidade das penas. Essa ideialevantamento pokerstarster uma polícia mais presente e penas menos severas foi central para o caso da Inglaterra. É uma questãolevantamento pokerstarsa classe média reagir e mostrar um apetitelevantamento pokerstarspor uma polícia menos violenta. Essa é a solução para uma sociedade menos violenta.
levantamento pokerstars BBC News Brasil - No Brasil, o presidente assinou um decreto flexibilizando a compra e portelevantamento pokerstarsarmas. Há quem ache que a medida é boa para autoproteção e outros acreditam que a medida pode aumentar as já elevadas taxaslevantamento pokerstarscrimes violentos. O que o senhor achalevantamento pokerstarsflexibilizar o portelevantamento pokerstarsarmas e como seria uma medida eficientelevantamento pokerstarsconter um potencial aumentolevantamento pokerstarsviolência quando as pessoas estão mais armadas?
levantamento pokerstars Sherman - Todas as evidências que temos nos Estados Unidos mostram que se há mais armas, há mais crimes. Simples assim. Os australianos flexibilizaram o usolevantamento pokerstarsarmas 20 anos atrás e enfrentam problemas com mortes por armalevantamento pokerstarsfogo e suicídios. Armas são letais. Quem disser que são efetivas (no combate ao crime), não olhoulevantamento pokerstarsperto as evidências.
Não há nenhuma demonstração que você vai reduzir taxaslevantamento pokerstarshomicídios se você aumentar o numerolevantamento pokerstarsarmas na sociedade. Pode ter alguma evidência relacionada a roubo... mas há um preço alto. Pessoas que têm armas dentrolevantamento pokerstarscasa para se protegerlevantamento pokerstarsroubos têm mais chanceslevantamento pokerstarsserem mortas pelas próprias armas, que podem ser usadas pelos ladrões.
Quando a polícia tira as armas, desencoraja pessoas andando armadas. Isso aconteceulevantamento pokerstarsCali, na Colômbia, os crimes com armas diminuíram. As evidências (já coletadas) não favorecem usar mais armas como solução (para combater o crime).
levantamento pokerstars BBC News Brasil - Isso nos levalevantamento pokerstarsvolta ao Reino Unido onde a polícia armada é uma minoria e, ao mesmo tempo, temos visto um aumento da violência, com um picolevantamento pokerstarsesfaqueamentos...
levantamento pokerstars Sherman - Você diz pico, mas é uma elevação. É muito ruim que está aumentando o usolevantamento pokerstarsfacas, mas imagine se fossem armaslevantamento pokerstarsfogo. Você sabe qual é a taxalevantamento pokerstarsmortalidade? A taxalevantamento pokerstarsmortes para ataques com armaslevantamento pokerstarsfogo élevantamento pokerstars20 para cada 100. Para esfaqueamentos é 1,5. Então as chanceslevantamento pokerstarsvocê morrer se atacado por uma armalevantamento pokerstarsfogo são muito maiores.
Não quero celebrar crimes com faca porque estamos tentando reduzi-los com a polícia. Mas quando se tem muitas armas na sociedade, os desafios são maiores. Se você tem mais pessoas armadas para se proteger, mais pessoaslevantamento pokerstarsum modo geral podem morrer, incluindo as que têm as armas. Pode haver um aumento no roubolevantamento pokerstarsarmas para cometer outros crimes. Se não houver leis para impedir que as pessoas andem armadas, a polícia fica irrelevante. Você essencialmente corta a polícia do processo.
levantamento pokerstars BBC News Brasil - Há um senso comumlevantamento pokerstarsque quando se tem uma crise econômica, as taxaslevantamento pokerstarscrime tendem a aumentar. Mas a América Latina viu a violência aumentar mesmo durante o boom das commodities...
levantamento pokerstars Sherman - O conceitolevantamento pokerstarstaxalevantamento pokerstarscrime é inútil. É como uma ter uma taxalevantamento pokerstarsdoentes. Ao se contabilizar cada crimelevantamento pokerstarsforma igual, subentende-se que os crimes surgem da mesma forma. Não acontece isso. Crimes surgemlevantamento pokerstarsformas diferentes elevantamento pokerstarssistemas diferentes.
Se você tem seguranças olhando lojas e monitorando potenciais ladrões, a taxalevantamento pokerstarsfurtos tende a aumentar (porque mais criminosos podem ser flagrados). Se a economia vai mal, eles cortam os seguranças das lojas, vai ter menos monitoramento e esse tipolevantamento pokerstarscrime cai. A pergunta importante é sobre assassinato, estupro, sequestro. São todos mensuráveis e se calcularmos a pena dos que foram flagrados e punidos podemos calcular o dano - temos o Cambridge Crime Harm index que contabiliza isso. Esse índice tem uma relação muito diferente com a economia que a simples contagemlevantamento pokerstarscrimes.
Durante o períodolevantamento pokerstarsausteridade, no Reino Unido, o númerolevantamento pokerstarscrimes reportados caiu, mas o índicelevantamento pokerstarscrimes flagrados e punidos tem aumentado desde 2012.
levantamento pokerstars BBC News Brasil - Apenas pra deixar claro, há um aumento dos crimes quando a economia vai mal?
levantamento pokerstars Sherman - Não sabemos essa resposta. Não acho que a economia tenha muita influência. Acho que as tendências econômicas talvez sejam irrelevantes em, por exemplo, quando a polícia vai parar e revistar alguém, ou na formaçãolevantamento pokerstarsgangues elevantamento pokerstarsque medida a polícia vai estar usando métodos como infiltração para identificar esses grupos. O problema central é como a polícia está agindo.
levantamento pokerstars BBC News Brasil - Há experiências que podem ser copiadas ou cada país, cada força policial, precisa terlevantamento pokerstarsprópria receita para combater o crime?
levantamento pokerstars Sherman - Existem apenas 199 países no mundo e eles são todos diferentes. Se eu estivesse criando 199 crianças, iria tratá-laslevantamento pokerstarsforma diferente. Cada um temlevantamento pokerstarspersonalidade, talentos, motivações e traumas. Temos que reconhecer que o que funciona é uma progressãolevantamento pokerstarspassos que vai ser diferentelevantamento pokerstarscada país. Não devemos impor uma fórmula.
Acho que a pergunta para o Brasil é como criamos uma estrutura institucional que se fundamentelevantamento pokerstarspoliciamento baseadolevantamento pokerstarsevidências. Essa é uma pergunta para os EUA também.
Sim, o Brasil tem que encontrarlevantamento pokerstarsprópria resposta, mas não é simplesmente importando análises como se importa carros. Você pode usar um carro europeu nas estradas brasileiras, mas não tenho certeza se você pode usar a polícia europeia nas ruas.
levantamento pokerstars Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube levantamento pokerstars ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoslevantamento pokerstarsautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticalevantamento pokerstarsusolevantamento pokerstarscookies e os termoslevantamento pokerstarsprivacidade do Google YouTube anteslevantamento pokerstarsconcordar. Para acessar o conteúdo cliquelevantamento pokerstars"aceitar e continuar".
Finallevantamento pokerstarsYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoslevantamento pokerstarsautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticalevantamento pokerstarsusolevantamento pokerstarscookies e os termoslevantamento pokerstarsprivacidade do Google YouTube anteslevantamento pokerstarsconcordar. Para acessar o conteúdo cliquelevantamento pokerstars"aceitar e continuar".
Finallevantamento pokerstarsYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoslevantamento pokerstarsautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticalevantamento pokerstarsusolevantamento pokerstarscookies e os termoslevantamento pokerstarsprivacidade do Google YouTube anteslevantamento pokerstarsconcordar. Para acessar o conteúdo cliquelevantamento pokerstars"aceitar e continuar".
Finallevantamento pokerstarsYouTube post, 3