Governo Bolsonaro: forçado a recuar no casodelai retrait zebetIlona Szabó, Moro perde seus 'superpoderes':delai retrait zebet
A nomeação foi publicada no Diário Oficial na quarta-feira. Na noite do dia seguinte, a desistência foi anunciada, após repercussão negativa nas redes sociais entre eleitores do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Ilona é conhecida pordelai retrait zebetposição contrária à flexibilização do portedelai retrait zebetarmas.
Ilona também se posiciona contra a redução da maioridade penal para 16 anos - que, segundo ela, não é capazdelai retrait zebetreduzir a quantidadedelai retrait zebetcrimes. Em relação à políticadelai retrait zebetdrogas, Ilona defende a legalizaçãodelai retrait zebetdrogas e diz que as atuais condições são prejudiciais à sociedade brasileira e argumenta que falta um programadelai retrait zebetsaúde adequado para lidar com esse público.
Este e outros episódios vividos por Moro nos dois primeiros mesesdelai retrait zebetgoverno confrontam a versãodelai retrait zebetque ele teria carta branca para atuar, opinam cientistas políticos ouvidos pela BBC News Brasil.
"O Moro acha que pode mudar as coisas como quer, como quando era juiz, mas não pode. Ele está ligado a um governodelai retrait zebetextrema direita e que defende o armamento", disse a cientista política Vera Lucia Chaia, professora da PUC-SP.
Segundo a especialista, Moro está tendodelai retrait zebetlidar com um cotidiano muito diferente daquele a que estava acostumado à frente da Operação Lava Jato.
"Agora, ele não está sabendo se enquadrar nos esquemas do governo Bolsonaro. Ele está ligado umbilicalmente à propostadelai retrait zebetJair Bolsonaro. Ou ele se enquadra nas propostasdelai retrait zebetJair Bolsonaro ou ele sai", disse Chaia.
Do Diário Oficial aos Trending Topics
No dia da nomeaçãodelai retrait zebetIlona, logo cedo, foram publicadas críticas à escolhadelai retrait zebetMoro no Twitter. Em uma dessas mensagens, Bene Barbosa, da ONG Viva Brasil, que milita pela liberaçãodelai retrait zebetarmas, classificou Ilona como "inimiga do governo".
Também teve repercussão na rede social, entre apoiadoresdelai retrait zebetBolsonaro e dos movimentosdelai retrait zebetdireita, mensagem com uma fotodelai retrait zebetIlona acompanhada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do empresário húngaro-americano George Soros.
Ele é um dos mais renomados investidores e filantropos do mundo, criticado por ativistasdelai retrait zebetdireita no Brasil que o acusamdelai retrait zebetser "esquerdista" por financiar ONGsdelai retrait zebetdefesadelai retrait zebetdireitos humanos.
O Instituto Igarapé confirmou que recebe financiamento da Open Society Foundations, fundada por George Soros, e presidida por Patrick Gaspard. Esclareceu que também é financiado por diversas outras fundações, agênciasdelai retrait zebetpaíses estrangeiros e think tanks.
"Nós temos um financiamento diversificado e isso é muito importante para nós, inclusive com recursos que vêmdelai retrait zebetfora do Brasil. Além disso, é importante esclarecer que trabalhamosdelai retrait zebetoutros países, como África do Sul, Colômbia, Haiti, México, e EUA. Não somos focados exclusivamente no Brasil", disse à BBC News Brasil Robert Muggah, especialistadelai retrait zebetsegurança e desenvolvimento e um dos fundadores do instituto.
Ainda na manhã da quarta-feira começou a circular a hashtag #ilonanão, que apareceudelai retrait zebet70 mil mensagens no Twitter entre quarta-feira e quinta-feira e alcançou o primeiro lugar nos trending topics mundiais.
"Ilona não é uma infiltrada, não é um cavalodelai retrait zebetTróia! Para que isso fosse possível seria necessário que ela tivesse escondido as pautas que defende e NUNCA O FEZ, está tudo lá, preto no branco, claro e cristalino. #IlonaNão", escreveu Barbosadelai retrait zebetumadelai retrait zebetsuas mensagens.
Após publicar diversas críticas à escolhadelai retrait zebetIlona no Facebook, o MBL (Movimento Brasil Livre), um dos principais impulsionadores dos protestos anti-Dilmadelai retrait zebet2016, comemorou o recuodelai retrait zebetMoro: "Vencemos!!"
Moro atribui desistência à repercussão negativa
Em nota do ministério, Moro pediu desculpas a Ilona e deixa claro o motivo do recuo, ao mencionar que a revogação da nomeação foi feita "diante da repercussão negativadelai retrait zebetalguns segmentos".
O órgão diz, ainda, que a escolha foi motivada "pelos relevantes conhecimentos da nomeada na áreadelai retrait zebetsegurança pública e igualmente pela notoriedade e qualidade dos serviços prestados pelo Instituto Igarapé".
Bachareldelai retrait zebetRelações Internacionais, Ilona tem mestradodelai retrait zebetEstudosdelai retrait zebetConflito e Paz pela Universidadedelai retrait zebetUppsala, na Suécia, e é especialistadelai retrait zebetDesenvolvimento Internacional pela Universidadedelai retrait zebetOslo.
O cientista político Thiago Trindade, professor da Universidadedelai retrait zebetBrasília (UnB), defende que um conselho deve ter integrantes com diferentes opiniões.
"Do pontodelai retrait zebetvista republicano e democrático, o Moro estava tomando uma atitude que muitos poderiam considerar louvável, porque ela é uma pessoa que tem divergências públicasdelai retrait zebetrelação ao pacote anticrime, flexibilização das armas. O que caracteriza a democracia é a possibilidadedelai retrait zebetembate entre grupos que pensam diferente", afirmou.
Embora também considere que um conselho deve ter membros com posições diversas, Vera Lucia Chaia diz que foi "incoerente" com o governo a decisãodelai retrait zebetMoro chamar Ilona, considerando as posições dela e os efeitos previsíveisdelai retrait zebetcríticas entre os eleitoresdelai retrait zebetBolsonaro.
Procurada nesta sexta-feira para comentar a situação do ministro, a assessoriadelai retrait zebetimprensa do Ministério da Justiça e Segurança Pública disse que as informações sobre o caso já estavam contidas na nota.
A reaçãodelai retrait zebetIlona Szabó
Ilona disse lamentar que não pôde assumir o mandato "devido à ação extremadadelai retrait zebetgrupos minoritários". Uma nota, que começa com um agradecimento a Moro, foi divulgada pelo Instituto Igarapé, com o título: "Ganha a polarização. A pluralidade é derrotada".
"O país precisa superar a intolerância para atingir nossos objetivos comuns na construçãodelai retrait zebetum país mais justo e seguro. O Instituto Igarapé desdedelai retrait zebetfundação trabalhadelai retrait zebetforma independente edelai retrait zebetparceria com as instituiçõesdelai retrait zebetsegurança pública e justiça criminal no Brasil edelai retrait zebetdiversos países do mundo. Continuaremos abertos a contribuir com interlocutores comprometidos com políticas públicas baseadasdelai retrait zebetevidências. O Brasil, mais que nunca, precisa do diálogo democrático, respeitoso e plural", diz o texto assinado por Ilona.
Juiz Moro versus ministro Moro
Outro exemplo recentedelai retrait zebetque Moro sentiu a pressão da opinião pública sobre suas declarações foidelai retrait zebetrelação ao tema do caixa dois.
Para justificar o fatiamento do pacote anticrime proposto pelo governo Bolsonaro, e após pressãodelai retrait zebetparlamentares, ele declarou que, embora seja grave, o caixa dois não tem a mesma gravidade que a corrupção.
"(O caixa dois) não tem a mesma gravidade que corrupção, crime organizado e crimes violentos", disse o ministro,delai retrait zebetfevereiro.
Na mesma ocasião, ele disse que as reclamações dos políticosdelai retrait zebetrelação ao tema eram "razoáveis".
Enquanto foi juiz, contudo, ele declarou que caixa dois é "trapaça" e "pior que enriquecimento ilícito".
Depois das críticas pela mudançadelai retrait zebetopinião, Moro disse que houve má interpretação da imprensa e negou que exista contradição entre as declarações que fez como ministro e como juiz sobre o tema.
"Quando era juiz, tinha o próprio código dele. Agora, está sentindo nas costas o pesodelai retrait zebetter entrado na política. Ele tinha uma avaliação pessoaldelai retrait zebetrelação ao caixa dois e agora é obrigado a recuar e dizer que não é pior que corrupção", disse Thiago Trindade.
Para o cientista político, posiçõesdelai retrait zebetMoro antesdelai retrait zebetassumir o ministério revelam que ele gostaria de, dentro do governo, tomar atitudes que ele não tem conseguido assumir.
"Moro não tem conseguido implantar algumas ideias que ele gostaria que fossem feitas, segundo o que podemos interpretar pela a trajetória dele", disse Trindade.
Um grande desconforto para Moro, segundo os especialistas, são as denúncias que envolvem o partido do presidente - a suspeitadelai retrait zebetcandidaturasdelai retrait zebetlaranjas do PSL abastecidas com verbas públicas na última eleição - e a família dele - investigação sobre as movimentações financeiras atípicasdelai retrait zebetFabricio Queiroz, ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro.
"São problemas que todo mundo está vendo e sobre os quais o ministério não está", disse Vera Lucia Chaia.
Rede social
Os cientistas políticos ouvidos pela reportagem criticam a faltadelai retrait zebetprofundidade dos debates que têm as redes sociais como palco.
"As redes sociais são importantes, mas o debate édelai retrait zebetuma pobreza tremenda. É como se as redes sociais tivessem o poder absolutodelai retrait zebetgovernar um país como o Brasil,delai retrait zebetresolver os problemas que nós temos", avalia Chaia.
Thiago Trindade concorda que a qualidade do debate costuma ser diminuída nas redes sociais. Ele acha que, ao tentar dialogar por esse meio, o presidente tenta passa a imagemdelai retrait zebetque tem um canal direto com a sociedade.
"A imagem que se tenta construir do Bolsonaro édelai retrait zebetum líder que dialoga direto com o povo, sem a intermediação da imprensa tradicional, que geralmente aparece como inimiga e com interesses particulares nesses discursos. Isso valoriza menos até o Parlamento, que seria um canaldelai retrait zebetdiálogo muito importante do poder público com a população", afirmou.
No Twitter, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, comemorou a saídadelai retrait zebetIlona.
"Após exoneraçãodelai retrait zebetIlana Szabó outro que era contra o projeto anticrimedelai retrait zebetMoro pede para sair. O desarmamentista Renato Sérgiodelai retrait zebetLima, do Conselho Nacionaldelai retrait zebetSegurança Pública e Defesa Social, dispensou-sedelai retrait zebetsolidariedade a Szabó #grandedia", escreveu.
Para Vera Lucia Chaia, o episódio também revela que os filhosdelai retrait zebetBolsonaro continuam atuantes no governo, inclusive por meio das redes sociais. Em café da manhã com jornalistas recentemente, Bolsonaro negou isso, dizendo: "nenhum filho meu manda no governo, não existe isso".
"Os filhos ainda estão atuando livremente, pressionando o governo e pressionando o ministro Sergio Moro", disse.
delai retrait zebet Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube delai retrait zebet ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosdelai retrait zebetautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticadelai retrait zebetusodelai retrait zebetcookies e os termosdelai retrait zebetprivacidade do Google YouTube antesdelai retrait zebetconcordar. Para acessar o conteúdo cliquedelai retrait zebet"aceitar e continuar".
Finaldelai retrait zebetYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosdelai retrait zebetautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticadelai retrait zebetusodelai retrait zebetcookies e os termosdelai retrait zebetprivacidade do Google YouTube antesdelai retrait zebetconcordar. Para acessar o conteúdo cliquedelai retrait zebet"aceitar e continuar".
Finaldelai retrait zebetYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosdelai retrait zebetautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticadelai retrait zebetusodelai retrait zebetcookies e os termosdelai retrait zebetprivacidade do Google YouTube antesdelai retrait zebetconcordar. Para acessar o conteúdo cliquedelai retrait zebet"aceitar e continuar".
Finaldelai retrait zebetYouTube post, 3