55 anos do golpe militar: os integrantes da equipepixbet palpites grátisBolsonaro considerados ‘subversivos’ e ‘infiltrados comunistas’ pela ditadura:pixbet palpites grátis

Estudantes pedem eleições diretas na décadapixbet palpites grátis1980, no Rio

Crédito, Instituto Durango Duarte / reprodução

Legenda da foto, Estudantespixbet palpites grátisteatro pedem eleições diretas na décadapixbet palpites grátis1980, no Riopixbet palpites grátisJaneiro

O SNI foi idealizado pelo general Golbery do Couto e Silva, e era composto por um Agência Central,pixbet palpites grátisBrasília, e agências e escritórios espalhados por todo o país epixbet palpites grátistodos os órgãos do governo. O SNI existiu até 1990, quando foi substituído por uma estrutura menor e sob controle civil. O conjunto todo era chamadopixbet palpites grátis"comunidadepixbet palpites grátisinformações" do regime.

Artistaspixbet palpites grátispasseata nos anos 1960

Crédito, Instituto Durango Duarte / reprodução

Legenda da foto, Chico Buarque (dir., segurando cartaz) e outros artistas na Passeata dos Cem Mil,pixbet palpites grátis1968

Como os integrantes da equipepixbet palpites grátistransiçãopixbet palpites grátisBolsonaro e do futuro governo aparecem nos arquivos do SNI?

O futuro presidente do Institutopixbet palpites grátisPesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o economista Carlos Doellinger, foi nomeado num documentopixbet palpites grátis1985 como "infiltração comunista" no governopixbet palpites grátisJosé Sarney, que havia acabadopixbet palpites grátistomar posse. Já o guru econômicopixbet palpites grátisBolsonaro, Paulo Guedes, tevepixbet palpites grátisficha levantada quando pediu um passaportepixbet palpites grátisviagem, nos anos 1970 - mas nada pesava contra ele.

O cientista político Antônio Flávio Testa, que fez parte do grupopixbet palpites grátisformuladores das políticaspixbet palpites grátisBolsonaro e integra o gabinetepixbet palpites grátistransição, era considerado "subversivo" porque participava do movimento estudantil da Universidadepixbet palpites grátisBrasília (UnB), nos anos 1970, e chegou a ser detido por algumas horas, segundo contou à reportagem.

O próximo ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, foi vigiado por ser estrangeiro e por participarpixbet palpites grátiscongressospixbet palpites grátisfilosofia na décadapixbet palpites grátis1980. A inteligência da ditadura também mencionou textos dele contra a Teologia da Libertação, uma alapixbet palpites grátisesquerda da Igreja Católica,pixbet palpites grátisanálisespixbet palpites grátisconjuntura.

O futuro ministro do Gabinetepixbet palpites grátisSegurança Institucional, Augusto Heleno - que foi comandante militar na Amazônia e chefe da missãopixbet palpites grátispaz no Haiti, a Minustah - aparece como integrantepixbet palpites grátisuma chapa apoiada pelo governo do general João Figueiredo na disputa pelo Clube Militar. Dickson Melges Grael, pai dos velejadores Lars e Torben Grael, fazia parte da chapa adversária.

Reproduçãopixbet palpites grátisdocumento que menciona o paipixbet palpites grátisLars e Torben Grael, Dickson Melges, como 'indisciplinado'

Crédito, Arquivo Nacional / reprodução

Legenda da foto, O documento que menciona o paipixbet palpites grátisLars e Torben Grael, Dickson Melges, como 'indisciplinado'

As pessoas mencionadas nos documentos foram procuradas pela reportagem, mas só Antônio Flávio Testa quis comentar o assunto.

'Até quem nunca sonhoupixbet palpites grátisser comunista era vigiado'

A maioria das pessoas monitoradas pela inteligência do regime militar nunca teve qualquer envolvimento com o comunismo organizado ou com a esquerda,pixbet palpites grátisacordo com o historiador especializadopixbet palpites grátishistória política Antônio Barbosa.

Isso porque quando o SNI surgiu,pixbet palpites grátis1964, o mundo vivia uma tensão crescente entre os Estados Unidos - capitalista - e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, capitaneada pela Rússia comunista. Ao tomarem o poder no Brasil, os militares justificaram o novo regime como uma formapixbet palpites grátisevitar que o país aderisse ao bloco soviético - e esse discurso se manteve ao longopixbet palpites grátistodo o período militar, diz Barbosa, que é professor da Universidadepixbet palpites grátisBrasília (UnB).

"Depoispixbet palpites grátis1961, quando Cuba se declara marxista-leninista, a Guerra Fria atravessou o Oceano Atlântico e veio da Europa para as Américas. Nesse momento ocorre uma sériepixbet palpites grátisgolpes militarespixbet palpites grátisdireita, anticomunistas, na América Latina, inclusive no Brasil", diz ele.

Tanquespixbet palpites grátisguerra na rua

Crédito, Instituto Durango Duarte / reprodução

Legenda da foto, Tanquespixbet palpites grátisguerra nas ruas do Riopixbet palpites grátisJaneiro,pixbet palpites grátisabrilpixbet palpites grátis1964

"Muito do trabalho dos órgãospixbet palpites grátissegurança, como o SNI, era o que eles chamavampixbet palpites grátis'luta contra a subversão'. Na verdade, era a luta contra as esquerdas (...), que ia muito além da parcela que fazia a luta armada. O espectro dos inimigos do regime era muito amplo. Entravam aí liberais, democrataspixbet palpites grátisforma geral, socialistas, e qualquer um que não rezava pela cartilha do regime", diz ele.

De 251 acervos, só 40 foram encontrados até hoje

Ao longo dos anos, o SNI produziu um acervo gigantesco. Os dossiês principais eram identificados com a sigla ACE - Arquivo Cronológicopixbet palpites grátisEntrada - e iam sendo numeradospixbet palpites grátisordem direta, conforme eram produzidos. "Só na Agência Central, a numeração (dos ACEs) chegou a cem milpixbet palpites grátis1978. E aí eles zeraram a conta. É por isso que, a partir deste ano, a numeração fica baixa", explica o historiador Pablo Franco, que trabalha com o acervo da ditadura no Arquivo Nacional, onde o material está guardado hoje.

Infelizmente, apenas uma pequena parte desse material se salvou. O restante não foi encontrado até hoje, e o destino desses documentos é incerto.

"O SNI era a 'cabeça' do sistemapixbet palpites grátisinformações, mas os outros órgãos que foram criados no regime alimentavam o SNI. Então você tinha o Centropixbet palpites grátisInformações do Exército, o Cenimar (da Marinha) e o Cisa (da Aeronáutica). Eles vigiavam os militares das forças, mas também a sociedadepixbet palpites grátisforma geral. Dentropixbet palpites grátiscada órgão público,pixbet palpites grátiscada universidade, tinha uma estrutura dessas", conta Pablo.

Fotopixbet palpites grátisestudantes da UnBpixbet palpites grátisarquivo da ditadura

Crédito, Arquivo Nacional / reprodução

Legenda da foto, Estudantes e professores identificados ao participarpixbet palpites grátismanifestações. Na foto, estudantes da UnB

"A gente sabe por fontes documentais, por exemplo, que dentro do Ministério da Educação tinha uma DSI (Divisãopixbet palpites grátisSegurança e Informações). Mas o MEC nunca encontrou os papéis produzidos por essa Divisão. A gente sabe que existiu, mas não se sabe o paradeiro dos documentos", diz ele.

Desde 2008, historiadores do Arquivo Nacional que investigam esse período histórico já identificaram 251 agências e diretoriaspixbet palpites grátisinteligência, mas apenas 40 dessas tiveram seus documentos recuperados, segundo Pablo.

Vélez Rodríguez e a Teologia da Libertação

Nascidopixbet palpites grátisBogotá, na Colômbia, e naturalizado brasileiro, Vélez Rodríguez é filósofo e teólogopixbet palpites grátisformação. Chegou ao cargopixbet palpites grátisministro da Educação do futuro governo depoispixbet palpites grátisindicado pelo também filósofo e guru conservador Olavopixbet palpites grátisCarvalho. Em seu blog, Vélez diz que os brasileiros viveram nos últimos anos como "refénspixbet palpites grátisum sistemapixbet palpites grátisensino alheio às suas vidas e afinado com a tentativapixbet palpites grátisimpor, à sociedade, uma doutrinaçãopixbet palpites grátisíndole cientificista e enquistada na ideologia marxista, travestidapixbet palpites grátis'revolução cultural gramsciana'".

Como professor - e estrangeiro - Vélez não escapava do olhar atento da Comunidadepixbet palpites grátisInformações do regime.

Num documentopixbet palpites grátis1985, a Assessoriapixbet palpites grátisSegurança e Informações (ASI) da Universidade Federalpixbet palpites grátisJuizpixbet palpites grátisFora (UFJF) pede uma checagem das informações sobre ele na basepixbet palpites grátisdados do Serviço Nacionalpixbet palpites grátisInformações (SNI), antes dele assumir o cargopixbet palpites grátisprofessor. Outro trechopixbet palpites grátisdossiê do mesmo ano registra a presençapixbet palpites grátisVélez num semináriopixbet palpites grátisfilosofia organizado pela Arquidiocese do Riopixbet palpites grátisJaneiro e pela Sociedade Brasileirapixbet palpites grátisFilósofos Católicos,pixbet palpites grátisoutubro daquele ano - e visto com desconfiança pelos militares.

Reproduçãopixbet palpites grátisartigopixbet palpites grátisVélez Rodríguezpixbet palpites grátisdossie do SNI

Crédito, Arquivo Nacional / reprodução

Legenda da foto, Artigospixbet palpites grátisRicardo Vélez Rodríguez sobre a Teologia da Libertação eram às vezes mencionados pelos militarespixbet palpites grátisanálises internas

Além disso, os relatórios do SNI também citam Vélezpixbet palpites grátisalguns momentos como autorpixbet palpites grátisestudos e artigos críticos à Teologia da Libertação - uma alapixbet palpites grátisesquerda da Igreja Católica, surgida na América Latina, e para a qual os ensinamentospixbet palpites grátisJesus incluem a luta contra injustiças sociais.

Um dos dossiês, da décadapixbet palpites grátis1980, reproduz um trechopixbet palpites grátisum artigo do futuro ministro, no qual ele afirma que a corrente do teólogo Leonardo Boff representava uma "progressiva penetração da URSS (União Soviética) no nosso continente, através da politização e da radicalização (...)". Em outro artigo, este publicado no jornal O Estado do Paraná e citado pelos militares, Rodríguez diz que a Teologia da Libertação faz uma "releitura tendenciosa" do texto bíblico.

Reproduçãopixbet palpites grátisartigopixbet palpites grátisVélez Rodríguezpixbet palpites grátisdossie do SNI

Crédito, Arquivo Nacional / reprodução

Legenda da foto, Os artigospixbet palpites grátisVélez sobre a Teologia da Libertação eram lidos pelo SNI, e citados em

Augusto Heleno contra o paipixbet palpites grátisLars Grael

Paranaensepixbet palpites grátisCuritiba, Augusto Heleno Ribeiro Pereira é o militar mais próximo do presidente eleito Jair Bolsonaro. Antes mesmo do começo da disputa eleitoral, comandava as reuniões do grupopixbet palpites grátisformuladores do programapixbet palpites grátisgoverno do candidato do PSL. Quase foi candidato a vice-presidente na chapapixbet palpites grátisBolsonaro, no lugarpixbet palpites grátisHamilton Mourão - o que só não aconteceu porque o partidopixbet palpites grátisHeleno, o PRP, não topou.

Nos papéis da ditadura já digitalizados e acessíveis ao público, Heleno aparece uma única vez. Trata-sepixbet palpites grátisum dossiêpixbet palpites grátisjaneiropixbet palpites grátis1984 sobre a eleição para a diretoria do Clube Militar, no Riopixbet palpites grátisJaneiro, que aconteceriapixbet palpites grátismaio.

Heleno - que na época era major do Exército - integrava a chapa "governista" na disputa pelo comando do clube. Conforme o dossiê, o grupo dele tinha o apoio do ministro do Exército da época, Walter Pirespixbet palpites grátisCarvalho e Albuquerque. A chapapixbet palpites grátisHeleno era encabeçada por um generalpixbet palpites grátistrês estrelas chamado Tasso Villarpixbet palpites grátisAquino. Heleno era suplente do Conselho Fiscal.

Estudantes identificadospixbet palpites grátisfotos feitas pelo aparatopixbet palpites grátisinteligência

Crédito, Arquivo Nacional

Legenda da foto, Estudantes identificadospixbet palpites grátisfotos feitas pelo aparatopixbet palpites grátisinteligência

Do outro lado estava a chapa "Soberania Nacional".

"Dentre os integrantes desta Chapa ('Soberania') encontram-se militares contestadores e indisciplinados, como os coronéis Tarcísio Célio Carvalho Nunes e Dickson Melges Grael, cujos comportamentos inconvenientes são sobejamente conhecidos", diz um trecho do dossiê.

Dickson Melges Grael é pai dos velejadores Lars e Torben Grael. No ano seguinte, 1985, ele publicou um livro revelando informações sobre o atentado do Riocentro - quando dois militares tentaram explodir uma bomba num showpixbet palpites grátismúsicapixbet palpites grátiscomemoração ao Dia do Trabalhador, no Rio.

Contando com o apoio do governo do então presidente João Figueiredo, a chapapixbet palpites grátisHeleno ganhou - teve 4.175 votos contra 2,5 mil do grupopixbet palpites grátisoposição.

Futuro presidente do Ipea era visto como"infiltração comunista"

Em novembro deste ano, o economista carioca Carlos Von Doellinger foi indicado pelo guru econômicopixbet palpites grátisBolsonaro, Paulo Guedes, para assumir a presidência do Institutopixbet palpites grátisPesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Doellinger já foi pesquisador do Ipea - também deu aulas na Universidade Federal do Riopixbet palpites grátisJaneiro e presidiu o Banco do Estado do Rio, o antigo Banerj. Maspixbet palpites grátismaio 1985, no primeiro governo civil, ele era visto como uma "infiltração comunista" pelo Cisa (Centropixbet palpites grátisInformações da Aeronáutica).

Carlos Von Doellinger

Crédito, Arquivo Nacional / reprodução

Legenda da foto, Carlos Von Doellinger foi incluído numa listapixbet palpites grátis"infiltrados comunistas"pixbet palpites grátis1985

Doellinger foi para o governopixbet palpites grátis15pixbet palpites grátismarçopixbet palpites grátis1985, quando o maranhense José Sarney tomou posse como o primeiro presidente civil depois do ciclopixbet palpites grátisgenerais no poder no Brasil. No mesmo dia, o Diário Oficial trouxe a nomeação da Esplanadapixbet palpites grátisSarney. Francisco Dornelles, hoje governador interino do Rio, foi escolhido ministro da Fazenda. E levou consigo Doellinger, que foi nomeado secretário-geral adjunto do Ministério.

Em maiopixbet palpites grátis1985, o Cisa produziu um dossiê batizadopixbet palpites grátis"Infiltração comunista nos diversos setorespixbet palpites grátisatividade". "(...) os elementos abaixo, nomeados para cargos e funçõespixbet palpites grátisconfiançapixbet palpites grátisórgãos do Poder Executivo, registraram antecedentes negativos neste Centro", dizia o documento.

A listapixbet palpites grátispessoas com "antecedentes" é extensa e ideologicamente heterogênea. Inclui Cláudio Lembo (que seria governadorpixbet palpites grátisSP pelo PSDB), Dilson Funaro (veio a ser ministro da Fazenda); Dorothea Werneck (chegou a ministra do Trabalho); Carlos Alberto Menezes Direito (foi ministro do STF); Cláudio Fonteles (ex-Procurador-Geral da República) e até o jornalistapixbet palpites grátiseconomia Carlos Alberto Sardenberg.

O documento segue descrevendo outras esferaspixbet palpites grátisque teria havido "infiltração comunista", inclusive na reformulação da educação superior.

Embora o governo já fosse civil, o SNI continuou existindo, e sob o comandopixbet palpites grátismilitares. O órgão só foi desmantelado completamentepixbet palpites grátis1990.

Carlos Von Doellinger acabou deixando o governo poucos meses depois,pixbet palpites grátisagostopixbet palpites grátis1985. Há outros documentos que mencionam o economista - geralmente informes sobrepixbet palpites grátisparticipaçãopixbet palpites grátiscongressos da área.

Ex-professor da UnB considerado "subversivo"

Estudantes identificadospixbet palpites grátisfotos feitas pelo aparatopixbet palpites grátisinteligência

Crédito, Arquivo Nacional / reprodução

Legenda da foto, Antônio Flávio Testa (com a letra 'A' sobre si) identificadopixbet palpites grátisfoto da ASI-UnB, durante manifestação

Antônio Flávio Testa é cientista político e professor aposentado da Universidadepixbet palpites grátisBrasília (UnB), alémpixbet palpites grátisassessor técnico do Senado Federal. Antes mesmo do começo da campanha oficial, colaborou com o grupopixbet palpites grátismilitares e especialistas responsáveis por formular propostas para Jair Bolsonaro. Próximo dos generais Augusto Heleno e Oswaldo Ferreira, Testa disse ao jornal O Globo que seu envolvimento com o grupo não envolve identificação ideológica.

"Eu não soupixbet palpites grátisesquerda nempixbet palpites grátisdireita. E não considero Bolsonaropixbet palpites grátisdireita, nem Lulapixbet palpites grátisesquerda. São dois programáticos", disse ele ao jornal O Globo,pixbet palpites grátissetembropixbet palpites grátis2018.

Na décadapixbet palpites grátis1970, porém, Testa era estudantepixbet palpites grátisgraduação da UnB - e envolvido com o movimento estudantil da época. Por isso, foi alvopixbet palpites grátisvigilância constante da Assessoriapixbet palpites grátisSegurança e Informações (ASI) da UnB, que era o braço do SNI dentro da universidade.

Em 1976, Testa integrava uma das chapas que disputou o comando do Diretório Central dos Estudantes (DCE), a principal entidade estudantil da universidade. Concorreu como diretorpixbet palpites grátisEsportes, na chapa Oficina.

Inquérito sobre Antonio Flavio Testa

Crédito, Arquivo Nacional / reprodução

Legenda da foto, Um inquérito contra Testa foi instalado, mas ele disse que não tevepixbet palpites grátisresponder realmente ao feito

Para a ASI da UnB, tanto o grupopixbet palpites grátisTesta quanto a chapa adversária, batizadapixbet palpites grátisUnidade, eram "subversivas". "Os panfletos distribuídos por ambas as chapas continham incitações à indisciplina (...), alémpixbet palpites grátisaleivosias ao Governo e à Administração da UnB. (...) Alémpixbet palpites grátisconter incitações à lutapixbet palpites grátisclasses, à discórdia e à desordem". A eleição nunca aconteceu: foi suspensa pela direção da universidade, e os integrantes das duas chapas - inclusive Testa - tiveram inquéritos abertos contra si.

À reportagem da BBC News Brasil, testa disse que não respondeu realmente ao inquérito, e que o episódio não trouxe maiores consequências para ele. "Nada (de consequência). Fiquei detido algumas horas", disse.

O nomepixbet palpites grátisAntônio Flávio Testa aparecepixbet palpites grátisvários outros documentos produzidos pela ASI-UnB ao longo da décadapixbet palpites grátis1970. Toda participação numa palestra ou protesto eram devidamente registradas pelo braço do SNI na universidade, às vezes inclusive com fotografias.

Pouco depois da publicação da reportagem, Testa procurou a BBC News Brasil para frisar que nunca foi, "de jeito nenhum", um "subversivo".

"Sou karateca, dava aulas no DCE, daí a fama. Me chamaram para compor a chapa dos estudantes, como diretorpixbet palpites grátisEsportes. Apenas isso. nada político, só treinos. Era e sou ainda muito conhecido. Me relaciono com todo mundo", conta ele, sobre o período - ele acrescenta que nunca foi "contra o capitalismo", e que considera o termo "subversivo" obsoleto.

"Eram outros tempos", diz ele. "Se você fosse poeta e escrevesse letraspixbet palpites grátismúsica para festivais estudantis, tinha que passar pelo crivo da censura. Foi um tempopixbet palpites grátisgrande desconfiança".

"Depois (da UnB), passeipixbet palpites grátisconcurso para antropólogo da Funaipixbet palpites grátispleno regime militar. Se fosse subversivo, não teria sido aceito. Trabalheipixbet palpites grátisáreas sensíveis, delimitando terras indígenas (...). Nunca tive problemas com militares. Dei aulaspixbet palpites grátiskaratê para os Fuzileiros Navais e no RCG (Regimentopixbet palpites grátisCavalariapixbet palpites grátisGuardas) do Exército. Tive centenaspixbet palpites grátisalunos militares", disse ele à reportagem.

*Este texto foi atualizado às 19h35 do dia 15/12/2018 para incluir mais informações.

**Às 20h30, foi atualizdo novamente para corrigir o nome do Serviço Nacionalpixbet palpites grátisInformações (SNI), grafado incorretamente como 'Sistema Nacionalpixbet palpites grátisInformações' na versão anterior do texto.

pixbet palpites grátis Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube pixbet palpites grátis ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimospixbet palpites grátisautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticapixbet palpites grátisusopixbet palpites grátiscookies e os termospixbet palpites grátisprivacidade do Google YouTube antespixbet palpites grátisconcordar. Para acessar o conteúdo cliquepixbet palpites grátis"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdopixbet palpites grátisterceiros pode conter publicidade

Finalpixbet palpites grátisYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimospixbet palpites grátisautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticapixbet palpites grátisusopixbet palpites grátiscookies e os termospixbet palpites grátisprivacidade do Google YouTube antespixbet palpites grátisconcordar. Para acessar o conteúdo cliquepixbet palpites grátis"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdopixbet palpites grátisterceiros pode conter publicidade

Finalpixbet palpites grátisYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimospixbet palpites grátisautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticapixbet palpites grátisusopixbet palpites grátiscookies e os termospixbet palpites grátisprivacidade do Google YouTube antespixbet palpites grátisconcordar. Para acessar o conteúdo cliquepixbet palpites grátis"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdopixbet palpites grátisterceiros pode conter publicidade

Finalpixbet palpites grátisYouTube post, 3