Por demorabonus 7 euro slotdiagnóstico ou faltabonus 7 euro slotantídoto, escorpiões passam a matar mais que cobras no Brasil:bonus 7 euro slot
Os Estadosbonus 7 euro slotSão Paulo e Minas Gerais exibem a situação mais alarmante nas tabelas do Ministério da Saúde. Ambos registraram, respectivamente, 26 e 22 mortes por picadabonus 7 euro slotescorpiãobonus 7 euro slot2017.
'O caminhãozinho picou minha mão'
A mulherbonus 7 euro slotValdomiro, a donabonus 7 euro slotcasa Camilabonus 7 euro slotOliveira Diniz, 28 anos, conta que, no diabonus 7 euro slotque seu caçula foi picado, o marido havia arrastado um armário para consertar uma das portas do móvel. Ela supõe que o escorpião, bicho que gostabonus 7 euro slotlugares escuros e úmidos, estivesse entocado ali atrás.
Assim que o menino reclamou que "o caminhãozinho tinha picado a mão", Valdomiro viu um escorpião amarelobonus 7 euro slotcostas escuras subindo pela parede, perto do brinquedo. Matou o animal com um chinelo e o colocou num papel. Correu com o filho e o bicho para o pronto-socorro do município, a cercabonus 7 euro slotcinco minutosbonus 7 euro slotcarro dabonus 7 euro slotcasa.
O pronto-socorrobonus 7 euro slotMiguelópolis não tinha soro antiescorpiônico quando Felipe e seus pais chegaram ali, no dia 5bonus 7 euro slotjunho, por volta das 15h. Eles foram então encaminhadosbonus 7 euro slotambulância para Ituverava, a 35 quilômetrosbonus 7 euro slotdistância, onde o menino foi medicado.
"Depoisbonus 7 euro slottomar o soro, ele parecia bem, conversou, perguntou dos cachorros, a gente tinha certezabonus 7 euro slotque ia trazer ele pra casa", diz a mãe. Ela recorda que à noite, no entanto, ainda no hospital, o filho vomitou, começou a piorar. Ela logo percebeu que o estadobonus 7 euro slotsaúde dele se agravara por causa da movimentação da equipe médica. Felipe chegou a receber massagem cardíaca, mas seu corpo deixoubonus 7 euro slotreagir à 1h da manhã. "Deus recolheu o Felipe", disse Camila.
O casal tem outros dois filhos,bonus 7 euro slot13 e 10 anos, e não se conforma com o fatobonus 7 euro slota cidadebonus 7 euro slotque mora não dispor do antídoto. "Se o soro estivesse mais perto e mais à mão...", afirma a mãe. Lembrando que um rapaz, conhecidobonus 7 euro slotValdomiro, tinha tomado recentemente uma picadabonus 7 euro slotescorpião na cabeça, completou: "Está cheio deles por aqui. Se eu posso dizer algo para os pais é que façam uma busca efetiva pela casa, dia sim, dia não, atrás dessa criatura."
Em entrevista à emissora EPTV no dia 6bonus 7 euro slotjunho, a coordenadorabonus 7 euro slotsaúde do municípiobonus 7 euro slotMiguelópolis, Adib Abrahão, reconheceu que há 15 anos a cidade não tem soro antiescorpiônico disponível para seus cidadãos, mas que estaria "vendo todo o protocolo" para adquirir o medicamento. A prefeitura não respondeu à BBC News Brasil para informar se providenciou o soro.
A populaçãobonus 7 euro slotMiguelópolis tem por prática colocar os escorpiões que matabonus 7 euro slotgarrafas PET ou vidros com álcool. Suas coleções pessoais são arregimentadas no banheiro, na cozinha, na áreabonus 7 euro slotserviço, nas dobrasbonus 7 euro slotlençóis e mosquiteiros, no meio do lixo ou do materialbonus 7 euro slotconstrução estocado perto ou dentrobonus 7 euro slotcasa. A maioria dos casos ébonus 7 euro slotpicadas nos pés e nas mãos, seguidasbonus 7 euro slotdor intensa no local, que costuma irradiar para os membros. Por vezes, aparecem vermelhidão, inchaço e/ou febre, sintomas ainda considerados leves.
Em casos mais graves, porém, o quadro pode evoluir para náuseas, vômitos, dor abdominal, sudorese excessiva, taquicardia, salivação fora do normal, agitação ou prostração, perda do controle cognitivo, insuficiência cardíaca, edema pulmonar e choque. "O veneno do escorpião tem uma ação neurotóxica, afetando o sistema nervoso central", diz a bióloga Gabriela Cavalcanti, que trabalhou com escorpiões durante toda abonus 7 euro slotgraduação na Universidade Federalbonus 7 euro slotPernambuco (UFPE).
A recomendação,bonus 7 euro slotcasobonus 7 euro slotferroada, é procurar o serviçobonus 7 euro slotsaúde mais próximo. Limpar o local da picada com água e sabão pode ser uma medida auxiliar, desde que não atrase a ida da pessoa ao postobonus 7 euro slotatendimento. Não se deve fazer torniquete, aplicar qualquer substância no ponto da picada nem fechá-lo com curativo, para não favorecer infecções.
Pernambuco, onde mora Cavalcanti, é o terceiro Estado com maior númerobonus 7 euro slotmortes por picadabonus 7 euro slotescorpião. No ano passado foram 9 delas, segundo relatório epidemiológico do Ministério da Saúde.
Onde tem barata, tem escorpião
Em janeirobonus 7 euro slot2018, um menino, tambémbonus 7 euro slot3 anos, teria sido vítima do animal peçonhento enquanto assistia à televisão sentado no sofábonus 7 euro slotcasa,bonus 7 euro slotJaboatão dos Guararapes, região metropolitana do Recife. A mãe não entendeu,bonus 7 euro slotimediato, o porquê do choro da criança. Só quando um dos dedinhos do garoto passou a ficar roxo ela o levou para o hospital. Moradores do bairrobonus 7 euro slotque mora a família do garoto, Cajueiro Seco, afirmaram ser comum flagrar o bicho nas residências, onde também se multiplicam baratas, para as quais pouco se dá bola.
"Mas onde prolifera barata, tem escorpião", afirma a infectologista Fan Hui Wen, gestora responsável pelo Laboratóriobonus 7 euro slotArtrópodes e pelo Núcleo Estratégicobonus 7 euro slotVenenos e Antivenenos do Instituto Butantan,bonus 7 euro slotSão Paulo. Baratas são um dos alimentos preferidos dos escorpiões.
Com especializaçãobonus 7 euro slotsaúde pública, a médica cansoubonus 7 euro slotver casosbonus 7 euro slotque houve demora no diagnóstico por problemasbonus 7 euro slotcomunicação com crianças pequenas - que ainda não conseguem verbalizar o que teria causado o incômodo que sentem. Só quando começam a vomitar, por exemplo, é que os pais procuram o pronto atendimento. "No entanto, às vezes o soro antiescorpiônico não está previsto naquele lugar, os profissionaisbonus 7 euro slotsaúde não sabem onde tem, fica-se batendo cabeça e, quando vai ver, já é tarde", completa.
A velocidadebonus 7 euro slotação do veneno variabonus 7 euro slotpessoa para pessoa, mas a vítima pode morrer duas horas depoisbonus 7 euro slotpicada. "Um dos motivos pelos quais o óbito por animal peçonhento choca muito é por ser abrupto", diz Wen. "A pessoa está bem, brincando ou trabalhando, ebonus 7 euro slotuma hora para outra entra num quadro agudo."
Crianças abaixobonus 7 euro slot7 anos e idosos com saúde debilitada são os que exigem mais atenção, por apresentarem maior riscobonus 7 euro slotalterações sistêmicas. Trabalhadores da construção civil,bonus 7 euro slotmadeireiras ebonus 7 euro slotdistribuidorasbonus 7 euro slothortifrutigranjeiros também estão mais vulneráveis ao ataque porque manuseiam objetos e alimentos nos quais o escorpião pode se alojar.
Comprabonus 7 euro slotdoses
O Ministério da Saúde informa que foram firmados contratos com os Institutos Butantan e Vital Brazil para o fornecimentobonus 7 euro slot62 mil frascos do soro antiescorpiônico para todo o país neste ano. O Butantan,bonus 7 euro slotSão Paulo, responderia por 44 mil frascos (70,97% do total) e o Vital Brazil, com sedebonus 7 euro slotNiterói, pelos 18 mil restantes. Segundo a pasta, o ministério passa os frascos para os governos, que os repassam aos municípios.
A médica Wen destaca, ainda, que o Butantan recebeu a encomenda ministerialbonus 7 euro slot35 mil frascosbonus 7 euro slotsoro antiaracnídico, um combinado que neutraliza picadasbonus 7 euro slotescorpião ebonus 7 euro slotduas aranhas venenosas, a marrom (Loxosceles) e a armadeira (Phoneutria). Uma pessoa picada por escorpião pode tanto receber o antiescorpiônico quanto o antiaracnídico, mas o inverso não funciona. "Nesse caso, a prioridade do antiaracnídico é para as picadasbonus 7 euro slotaranhas", atesta. Em 2017, segundo dados do Ministério da Saúde, foram notificados 32.859 casosbonus 7 euro slotacidentes com aranhas, culminandobonus 7 euro slot30 mortes.
Wen insiste que nem todos os casosbonus 7 euro slotescorpionismo evoluirão para um quadro sistêmico. Cercabonus 7 euro slot15% precisarão do soro, justamente por apresentarem os sintomas mais graves. Quando isso se manifesta, recomenda-se usar três frascos por paciente.
"Tembonus 7 euro slotserbonus 7 euro slotuma vez só. Não adianta neutralizar metade e, daqui a três horas, aplicar o soro novamente, porque o restante do veneno que ficou circulando no corpo vai continuar agindo." Por ser uma medicação intravenosa, é necessário que seja ministradobonus 7 euro slotambiente hospitalar, cuja equipe precisa avaliar se, além do soro, é recomendável um cuidado adicional.
"Muitas pessoas pensam que o soro faz milagre, mas às vezes o paciente chegabonus 7 euro slotestado grave e pode ser necessário administrar medicamentos para elevar a pressão ou mesmo uma ventilação artificial até o soro fazer efeito", afirma a infectologista.
O soro é produzido a partir do veneno do próprio escorpião. No Butantan, a fonte são cercabonus 7 euro slot15 mil desses aracnídeos, todos alimentadosbonus 7 euro slotcativeiro. A imensa maioria, 99% deles, pertence à espécie Tityus serrulatus, a mais comum no Sudeste, exatamente a que teria atacado Felipe. Mas o soro funcionaria também para o Tityus stigmurus, que predomina no Nordeste do país. Ambos têm uma carapaça amarelada.
Proliferação urbana
Gabriela Cavalcanti explica que um dos motivos da multiplicação acelerada do serrulatus e do stigmurus é que eles podem se reproduzir tanto pela forma sexuada quanto por partenogênese, isto é, quando a fêmea não necessita do macho para originar filhotes. A segunda maneira, segundo a bióloga, é a preferencial dos animais nos centros urbanos pela eficácia no ambiente.
"A prole nasce idêntica à mãe, são portanto todas fêmeas, e com a mesma capacidadebonus 7 euro slotse reproduzirem sozinhas", diz a bióloga. Um exemplar dessas espécies vive,bonus 7 euro slotmédia, quatro anos. Cada fêmea pode gestar três a quatro vezes ao ano, e cada prolebonus 7 euro slotserrulatus chega até a 20 filhotes. A taxabonus 7 euro slotnatalidade do stigmurus é mais baixa:bonus 7 euro slot8 a 14 filhotes.
Para os especialistas, o motivo principal da disseminação desses animais no país é a ocupação irregular e desordenada das cidades, agregada a um saneamento básico precário e as toneladasbonus 7 euro slotlixo que se alastram pelo meio urbano.
A preservaçãobonus 7 euro slotinimigos naturais dos escorpiões, como corujas, lagartos, sapos e galinhas, está no rol das prevenções efetivas apontadas pelos especialistas. Já os inseticidas, por outro lado, são condenados. Borrifá-los pela casa não só pode afetar cachorros e gatos, como desalojar os escorpiõesbonus 7 euro slotseus esconderijos e aumentar o númerobonus 7 euro slotacidentes.