Punir políticos, sem mudar cultura, não transforma, diz czar anticorrupção da Itália:atlético mineiro e botafogo palpite

Raffaele Cantone

Crédito, BBC

Legenda da foto, Raffaele Cantone atuou na investigação da violenta máfiaatlético mineiro e botafogo palpiteGomorra que resultou na prisão perpétua dos maiores líderes desse clã: Francesco Schiavone e Francesco Bidognetti

"Se o (ambiente) cultural é o mesmoatlético mineiro e botafogo palpiteantes, não é suficiente. É necessário alterar as regras do jogo."

Desde abrilatlético mineiro e botafogo palpite2014, Cantone é presidente da Autoridade Nacional Anticorrupção da Itália, órgão administrativo que supervisiona as medidasatlético mineiro e botafogo palpiteprevenção à corrupção. Forçado a viver sob proteção policial desde 2003 por causa das ameaçasatlético mineiro e botafogo palpitemorte dos mafiosos, ele mora entre Roma e Nápoles.

Cantone defende que medidas efetivasatlético mineiro e botafogo palpiterepressão e instrumentos "invasivos"atlético mineiro e botafogo palpiteinvestigação sejam acompanhadosatlético mineiro e botafogo palpitepolíticas educacionais voltadas a demonstrar para a população os efeitos nocivos da corrupção.

"O cidadão comum não está tão interessado na corrupção porque, no final das contas, não a considera um problema seu. (…) Se o cidadão não percebe o efeito negativo da corrupção, ele quase nunca considera a corrupção como uma real emergência", avalia.

corrupção

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Na Itália, 'as investigações sobre a corrupção na Itália eliminaram os corruptos e os corruptoresatlético mineiro e botafogo palpitemenor alcance e deixaramatlético mineiro e botafogo palpitecampo aqueles que eram realmente relevantes'

atlético mineiro e botafogo palpite BBC Brasil - Qual é aatlético mineiro e botafogo palpiteleitura da politica brasileira e do Brasil, um país sujeito a frequentes casosatlético mineiro e botafogo palpitecorrupção? Existe um sentimento comumatlético mineiro e botafogo palpiteque os países latino-americanos sejam mais facilmente levados à corrupção?

atlético mineiro e botafogo palpite Raffaele Cantone - A América Latina tem uma grande riqueza ainda para desenvolver, mas com uma significativa faltaatlético mineiro e botafogo palpiteknow-how para desenvolvê-la, provocando, assim, um enorme apetite para quem quer obter essas riquezas sem respeitar as regras. (...) Na América Latina, vejo jovens democracias, grandes recursos e um forte desenvolvimento econômico que, juntos, criaram uma mistura explosiva.

Os países latinos da Europa, apesaratlético mineiro e botafogo palpiteter níveis mais elevadosatlético mineiro e botafogo palpitecorrupção do que a América do Norte, têm democracias mais maduras que permitem gerenciar um pouco melhor o problema.

atlético mineiro e botafogo palpite BBC Brasil - O que funciona melhor nos países com baixos índicesatlético mineiro e botafogo palpitecorrupção?

atlético mineiro e botafogo palpite Cantone - A sociedade civil. O único sistema que funciona realmente é aquele (que envolve) a sociedade civil. Por isso, reforço muito a ideia da transparência. Não se pode afirmar que as receitas utilizadas nos países do norte da Europa e América do Norte valem para todos os países. No entanto, são os exemplosatlético mineiro e botafogo palpitereceitas que funcionaram.

Integrantes da máfiaatlético mineiro e botafogo palpiteGomorra,atlético mineiro e botafogo palpitefoto divulgada pela polícia italiana

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Integrantes da máfiaatlético mineiro e botafogo palpiteGomorra,atlético mineiro e botafogo palpitefoto divulgada pela polícia italiana

atlético mineiro e botafogo palpite BBC Brasil - atlético mineiro e botafogo palpite Você identifica três níveisatlético mineiro e botafogo palpiteação contra a corrupção: repressão, prevenção e educação. Poderia explicá-los brevemente?

atlético mineiro e botafogo palpite Cantone - A repressão deve ser capazatlético mineiro e botafogo palpitefuncionar com a trâmitação rápida dos processos até a sentença. A legislação deve estabelecer atenuantes a favoratlético mineiro e botafogo palpitecolaboradores ou ferramentasatlético mineiro e botafogo palpiteinvestigação invasivas, como o usoatlético mineiro e botafogo palpiteescutas.

O condenado deve ser excluído do setor público e, acimaatlético mineiro e botafogo palpitetudo, não poderá mais ser empresário. Isso já teria um efeitoatlético mineiro e botafogo palpiteprevenção. A condenaçãoatlético mineiro e botafogo palpiteuma corrupção que não elimina o condenado do meioatlético mineiro e botafogo palpiteque estava inserido é inútil.

A prevenção, por outro lado, é exercida por mecanismos que dificultam a corrupção. Não há sistemas que impeçam a corrupção, mas sim que a tornam mais complicada. O terceiro ponto é o cultural. O cidadão não percebe o efeito negativo da corrupção. Ele quase nunca considera a corrupção como uma emergência real, porque a considera distanteatlético mineiro e botafogo palpiteseus interesses. A educação tem como função fazer emergir (essa preocupação) com a corrupção.

atlético mineiro e botafogo palpite BBC Brasil - Para muitos analistas, o Brasil, com a Lava Jato, vive uma situação semelhante à da época da Operação Mãos Limpas, na Itália. Supondo que a eliminação da classe dominante política aconteça no Brasil, seria uma solução para o fenômeno da corrupção?

atlético mineiro e botafogo palpite Cantone - Não, a experiência italiana nos diz o contrário. Cito uma piadaatlético mineiro e botafogo palpitePiercamillo Davigo (juiz italiano que atuou na Operação Mãos Limpas): "As investigações sobre a corrupção na Itália tiveram um efeito darwiniano - simplesmente eliminaram os corruptos e os corruptoresatlético mineiro e botafogo palpitemenor alcance e deixaramatlético mineiro e botafogo palpitecampo aqueles que eram realmente relevantes".

As investigações a respeitoatlético mineiro e botafogo palpitecasosatlético mineiro e botafogo palpitecorrupção podem facilitar a substituiçãoatlético mineiro e botafogo palpiteuma classe dirigente dominante, mas não mudam a mentalidade. Se o (ambiente) cultural é o mesmoatlético mineiro e botafogo palpiteantes, não é suficiente. É necessário alterar as regras do jogo. A experiência italiana, nesse sentido, mostrou que, embora a Mãos Limpas tenha sido uma das maiores operações do mundo contra a corrupção, depoisatlético mineiro e botafogo palpiteum tempo as pessoas perceberam que nada tinha mudado.

Rafaelle Cantone
Legenda da foto, Rafaelle Cantone argumenta que o crimeatlético mineiro e botafogo palpitecorrupção, muitas vezes, só é descoberto com mecanismosatlético mineiro e botafogo palpitecolaboração- delação premiada- já que é difícil encontrar provas

atlético mineiro e botafogo palpite BBC Brasil - A Lava Jato aproveitou-seatlético mineiro e botafogo palpitemuitas delações premiadas, com descontos substanciaisatlético mineiro e botafogo palpitepenas. Quais são os limites das colaborações com a Justiça?

atlético mineiro e botafogo palpite Cantone - Acredito que este seja um resultado inevitável. A redução do tempoatlético mineiro e botafogo palpitecadeia é o mal menor. A descoberta da corrupção só surge por meio desses mecanismos (de colaboração), porque, poratlético mineiro e botafogo palpitenatureza, não há conflitoatlético mineiro e botafogo palpiteinteresses que possa tornar esse crime público. Isso não deve ser visto com um escândalo, e acho que é uma coisa boa. A atenuação da condenação não diminui todos os seus efeitos. O condenado pode ter uma redução e não ir para a prisão, mas certamente não permanecerá na administração pública.

A corrupção é baseada na omertà (o silencio cúmplice típico da máfia). Se não criarmos uma vantagem para quem optar por colaborar, enviamos a mensagem ao corruptoatlético mineiro e botafogo palpiteque vale a pena tentar. Como ganhamos da máfia na Italia? Pelo sistemaatlético mineiro e botafogo palpitecolaborações, porque, na máfia, também havia um importante efeito psicológico. Os criminosos passaram a não se sentir mais invencíveis. É uma escolha utilitária, mas fundamental.

atlético mineiro e botafogo palpite BBC Brasil - Um dos grandes escândalos no Brasil começou com a estatal Petrobras. Como lidar com as interferências dos partidos nas empresas estatais?

atlético mineiro e botafogo palpite Cantone - Em primeiro lugar, reduzindo as empresas estatais. Não deram certoatlético mineiro e botafogo palpitenenhum aspecto e têm sido fonteatlético mineiro e botafogo palpiteproblemasatlético mineiro e botafogo palpitetodos os lugares. A única alternativa é trabalhar com transparência orçamentária. O dinheiro sempre deixa vestígios. Faz sentido que o sistemaatlético mineiro e botafogo palpitepetróleo seja gerenciado pelo público? Eu penso que não. O Estado deve manter o monopólio da extração, mas a comercialização do petróleo tem o queatlético mineiro e botafogo palpitepúblico? É uma atividade privada por excelência.

atlético mineiro e botafogo palpite BBC Brasil - atlético mineiro e botafogo palpite Como o senhor vê o fatoatlético mineiro e botafogo palpiteLula, investigado e condenadoatlético mineiro e botafogo palpiteuma das ações, estar à frente nas pesquisas para as próximas eleições presidenciais?

atlético mineiro e botafogo palpite Cantone - Externamente, a impressão que tenho éatlético mineiro e botafogo palpiteque Lula se tornou um mitoatlético mineiro e botafogo palpitetodos os lugares. Lula também é um mito para a esquerda italiana. Certamente, ele conseguiu criar algumas novidades na sociedade brasileira. Ele deu a impressãoatlético mineiro e botafogo palpiteque o Brasil poderia sentar-se à mesa com as maiores potências do mundo e lançou mecanismosatlético mineiro e botafogo palpitejustiça socialatlético mineiro e botafogo palpiteum país onde a justiça social não era muito presente.

E tudo isso, no entanto, depende do que eu disse antes: o cidadão comum não está tão interessado na corrupção porque, no final das contas, não a considera um problema seu. Quanto a Lula, se interessam mais pelos dados relativos aatlético mineiro e botafogo palpitepolítica e menos por aqueles relativos aatlético mineiro e botafogo palpiteética. Não sei se a explicação pode ser o fatoatlético mineiro e botafogo palpiteque os políticos, uma vez que atingem o topo, perdem a noção do que pode ser feito e do que não pode ser feito.

Lula

Crédito, Leonardo Benassatto/Reuters

Legenda da foto, Raffaele Cantone comentou sobre popularidadeatlético mineiro e botafogo palpiteLula e o fatoatlético mineiro e botafogo palpiteo ex-presidente ter sido condenadoatlético mineiro e botafogo palpiteuma das ações contra ele

atlético mineiro e botafogo palpite BBC Brasil - O poder corrompe?

atlético mineiro e botafogo palpite Cantone - Tenho receioatlético mineiro e botafogo palpiteque um poder com regras não muito claras seja um poder que corre o riscoatlético mineiro e botafogo palpiteser corrompido, mas não quero dar a impressãoatlético mineiro e botafogo palpiteque as regras tenham efeitos taumatúrgicos (de cura). Mas insisto no fatoatlético mineiro e botafogo palpiteque são elas, as regras, que determinam os mecanismos.

Na parábolaatlético mineiro e botafogo palpiteLula, quandoatlético mineiro e botafogo palpitehistória for escrita, haverá o paradigma do poder que consegue corromper a pessoa que parecia menos corrompível. Isso, é claro, é um fato que nos faz refletir sociologicamente: quando você estáatlético mineiro e botafogo palpitecontato com negócios incomensuráveis,atlético mineiro e botafogo palpiteque as suas escolhas são capazesatlético mineiro e botafogo palpiteenriquecer alguém com somas estratosféricas, talvez você pense que reformar a casa seja uma coisa irrelevante, ou a compraatlético mineiro e botafogo palpiteum imóvel seja algo pequeno. O risco é perder contato com a realidade.

atlético mineiro e botafogo palpite BBC Brasil - O que mais favorece a corrupção: a continuidadeatlético mineiro e botafogo palpiteum governo ou a instabilidade política?

atlético mineiro e botafogo palpite Cantone - O excessoatlético mineiro e botafogo palpitecontinuidade no poder tende a favorecer a corrupção. Na Suécia, porém, os social-democratas estão no poder há muitos anos, mas não há corrupção. Então, eu diria que essas regras não são válidasatlético mineiro e botafogo palpitetodos os lugares. O verdadeiro ponto da questão é o controle dos cidadãos, que devem ser exigentes quanto a isso.