Nós atualizamos nossa Políticasite de aposta que aceita cartao de creditoPrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termossite de aposta que aceita cartao de creditonossa Políticasite de aposta que aceita cartao de creditoPrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
'Exército é o mesmosite de aposta que aceita cartao de credito1964, mas circunstâncias mudaram', diz comandante sobre pedidossite de aposta que aceita cartao de creditointervenção militar:site de aposta que aceita cartao de credito
O comandante falou também sobre o emprego - e limitações - das Forças Armadas para conter a escalada da violência urbana. Para ele, que maissite de aposta que aceita cartao de creditouma vez já criticou o uso delassite de aposta que aceita cartao de creditoações para garantir a manutenção da lei e da ordemsite de aposta que aceita cartao de creditocidades, o Exército nas ruas pode melhorar a sensaçãosite de aposta que aceita cartao de creditosegurança apenassite de aposta que aceita cartao de creditoforma passageira.
E chamou aindasite de aposta que aceita cartao de credito"alarmistas" os críticos do exercício militar que o Exército fez na Amazônia com a participaçãosite de aposta que aceita cartao de creditorepresentantessite de aposta que aceita cartao de credito20 países.
'Comandar o Exército me fortalece'
Villas Bôas,site de aposta que aceita cartao de credito66 anos, completou 50 anossite de aposta que aceita cartao de creditoExército.
Aos 16, entrou na Escolasite de aposta que aceita cartao de creditoCadetessite de aposta que aceita cartao de creditoCampinas, parasite de aposta que aceita cartao de creditoseguida ingressar na Academia Militar das Agulhas Negras. Aspirante da turmasite de aposta que aceita cartao de credito1973, acumulou na carreira importantes postossite de aposta que aceita cartao de creditocomando, como o da Amazônia, e funções mais políticas como asite de aposta que aceita cartao de creditoadido-adjunto na Embaixada do Brasil na China e chefe da assessoria parlamentar do Exército.
Foi promovido a generalsite de aposta que aceita cartao de credito2011 e assumiu o comando do Exércitosite de aposta que aceita cartao de credito2015. Logo depois, passou usar as redes sociais para se comunicar com dois públicos diferentes: os militares e entusiastas das Forças e também o públicosite de aposta que aceita cartao de creditogeral. Ele próprio é ativo no Twitter, mas admite que não posta diretamente. "Mas sempre defino os temas e o espírito da mensagem."
Villas Bôas se diz frustrado por não poder percorrer as unidades do Exército, mas garante que o exercício da função o ajuda a enfrentar a doença.
"Me fortalece e me anima", diz, complementando, no entanto, "que não quer dar um caráter heroico ao que está acontecendo".
O general afirma não ver razão para ir para a reserva e que desde que assumiu publicamente a doença tem recebido "muitas manifestaçõessite de aposta que aceita cartao de creditosolidariedade e apoio".
'Linha-dura' na fila da sucessão do Exército
Após o comandante assumir a doença publicamente, as especulações sobresite de aposta que aceita cartao de creditosucessão ganharam corpo.
Há quem acredite que ele esteja resistindo no cargo e enfrentando pressões internas para evitar que nomes mais "linha-dura" e ícones dos "intervencionistas" - como o general Antonio Hamilton Mourão, atual secretáriosite de aposta que aceita cartao de creditoEconomia e Finanças do Exército - assumam o comando da Força.
Foi Mourão quem, ao ser questionado sobre intervenção militarsite de aposta que aceita cartao de creditouma palestra promovida pela maçonariasite de aposta que aceita cartao de creditoBrasíliasite de aposta que aceita cartao de creditosetembro, falou sobre impor uma ação caso a Justiça não aja contra a corrupção.
Mourão, ao lado dos oficiais Juarez Aparecidosite de aposta que aceita cartao de creditoPaula Cunha, chefe do Departamentosite de aposta que aceita cartao de creditoCiência e Tecnologia do Exército, e Gerson Menandro, da representação brasileira na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), são os mais bem colocados no chamado "Almanaque do Exército".
O termo refere-se a um rankingsite de aposta que aceita cartao de creditoposicionamento dos militares dentro da linha hierárquica, com base na colocação que eles obtêm no decorrersite de aposta que aceita cartao de creditosua formação e carreira. A posição dentro do almanaque, atualizado maissite de aposta que aceita cartao de creditouma vez por ano a cada ciclosite de aposta que aceita cartao de creditopromoções, define a hierarquia mesmo entre militares no mesmo posto.
Aspirantes da turmasite de aposta que aceita cartao de credito1975, os três generais cotados para o lugar do atual comandante vão para a reservasite de aposta que aceita cartao de creditomarço do próximo ano.
Segundo Villas Bôas, o Exército tem "como praxe" nomear alguém ainda da ativa.
"Realmente não é uma praxe a escolhasite de aposta que aceita cartao de creditooficiais da reserva para voltar para a Força e assumir o comando. A praxe tem sido sempre no sentidosite de aposta que aceita cartao de creditoescolher alguém ainda na ativa porque isso realmente fortalece a coesão", explica.
Mas ele nega estar resistindo no cargo para barrar os colegas.
"Eu diria que especulações nesse sentido estão absolutamente desprovidassite de aposta que aceita cartao de creditofundamentação. Esses oficiais a que você se referiu, assim como os outros oficiais do Alto Comando do Exército, estão plenamente habilitados a assumir o comando e cumprir um papel tão bom ou melhor que o meu", diz.
O comandante ressalta a proximidade com esses generais. "Eles estão entre os que mais trabalham pela manutenção da coesão e da institucionalidade do Exército."
"Essa preocupação, sinceramente, não está presente", completa.
Perfil para comandar
Villas Bôas também nega ter entre seus nomes preferidos para assumir o comando do Exército o do general Fernando Azevedo e Silva, tido no meio militar como um moderado que desfrutasite de aposta que aceita cartao de creditocrédito com a tropa e, ao mesmo tempo, circula bem no meio político.
"O nome do general Fernando surge naturalmente porque ele é o chefe do Estado Maior do Exército. O chefe do Estado Maior é o principal executivo, aquele que implementa as diretrizes político estratégicas que eu, no caso como comandante, formulo. Ele acaba tendo uma visibilidade maior e até, talvez, uma ligação mais estreita comigo", afirma.
"E ele é perfeitamente habilitado a assumir o comando do Exército, assim como os demais integrantes do Alto Comando. Isso não caracteriza uma preferência", completa.
Questionado sobre o perfilsite de aposta que aceita cartao de creditoum comandantesite de aposta que aceita cartao de creditotempossite de aposta que aceita cartao de creditocrise política, turbulência econômica e apelos cada vez mais crescentes por intervenção, Villas Bôas diz não ser possível traçar características ideais.
"Com relação ao perfil ideal para comandante do Exército, não se pode traçar um perfil considerado ideal, já que os estilossite de aposta que aceita cartao de creditoliderança são absolutamente individualizados. Cada pessoa estabelece seu estilosite de aposta que aceita cartao de creditoliderançasite de aposta que aceita cartao de creditoacordo com as circunstâncias, comsite de aposta que aceita cartao de creditocapacidade, com o ambiente esite de aposta que aceita cartao de creditoacordo com os objetivos que ele estabelece. Não há como traçar um perfil para essa função."
Intervenção militar
Questionado sobre os apelos por intervenção militar agregarem complexidade à missãosite de aposta que aceita cartao de creditocomandar o Exército e a tropasite de aposta que aceita cartao de creditomaissite de aposta que aceita cartao de credito200 mil homens, Villas Bôas diz que não há nenhuma dificuldade interna e salienta a necessidadesite de aposta que aceita cartao de creditoficar longe das disputas político-partidárias.
"O Exército está coeso e absolutamente conscientesite de aposta que aceita cartao de creditoque é uma instituiçãosite de aposta que aceita cartao de creditoEstado esite de aposta que aceita cartao de creditoque não cabe participarsite de aposta que aceita cartao de creditouma dinâmicasite de aposta que aceita cartao de creditocaráter político esite de aposta que aceita cartao de creditocaráter partidário", afirma.
Ele próprio cita 1964, anosite de aposta que aceita cartao de creditoque os militares assumiram o comando do Brasil, para salientar quão diferentes eram as circunstâncias daquela época se comparadas com o momento atual.
"Sempre vêm lembranças relativas ao períodosite de aposta que aceita cartao de credito1964... O Exército continua o mesmo daquele período, com os mesmos valores, os mesmos princípios, os mesmos objetivos, mas as circunstâncias mudaram muito", diz.
Segundo o comandante, aqueles foram tempossite de aposta que aceita cartao de creditoGuerra Fria,site de aposta que aceita cartao de creditoque até mesmo a coesão do Exército estava ameaçada. "O Exército estava na eminênciasite de aposta que aceita cartao de creditorachar."
Hoje, afirma Villas Bôas, o país tem instituições amadurecidas. "Tanto que a gente vem nessa crise já há algum tempo e as instituições permanecem cada uma cumprindo as suas funções. O Brasil é um país complexo, tem um sistemasite de aposta que aceita cartao de creditopesos e contrapesos que dispensa a sociedadesite de aposta que aceita cartao de creditoser tutelada. Então ela própria, a sociedade, tem que encontrar os caminhos para a superação dessa crise."
Solução para o problema da segurança pública
Alémsite de aposta que aceita cartao de creditose posicionar contra a necessidadesite de aposta que aceita cartao de creditointervenção militar para resolver a atual crise, o comandante também tem uma visão críticasite de aposta que aceita cartao de creditorelação ao uso das Forças Armadas para conter a violência urbana.
Apesarsite de aposta que aceita cartao de creditoconsiderar natural a expectativasite de aposta que aceita cartao de creditover o Exército atuando para garantir segurança pública, Villas Bôas acredita que o problema é mais complexo - e exige muito mais que soldados nas ruas.
"Quero ressaltar que não se pode esperar que o emprego das Forças Armadas, no nosso caso o Exército, vai resolver o problemasite de aposta que aceita cartao de creditosegurança pública. Essa é uma problemática que tem raízes muito profundas e decorresite de aposta que aceita cartao de creditofalência,site de aposta que aceita cartao de creditonão funcionamento idealsite de aposta que aceita cartao de creditovários outros setores da atuação governamental ou até mesmosite de aposta que aceita cartao de creditoresponsabilidade da sociedade", afirma.
"Aí vem o problema da educação e da disciplina social, das quais a nossa sociedade está carente. Vem o problemasite de aposta que aceita cartao de creditofaltasite de aposta que aceita cartao de creditoalternativa para a juventude e algo que lhes dê uma esperança no futuro."
"Faço questãosite de aposta que aceita cartao de creditoressaltar que o emprego das Forças Armadas simplesmente não vai resolver a problemáticasite de aposta que aceita cartao de creditosegurança pública. Pode contribuir? Sim para a sensaçãosite de aposta que aceita cartao de creditosegurança da sociedade, mas isso é passageiro."
'Alarmistas' sobre Amazônia
Villas Bôas respondeu às críticas dos que se manifestaram contra um exercício militar inédito, com participaçãosite de aposta que aceita cartao de credito20 países, incluindo os EUA, na Amazônia.
"Jamais, jamais tomaríamos uma iniciativa que pudesse colocarsite de aposta que aceita cartao de creditorisco a nossa, como você disse, soberania na Amazônia. Estamos realizando um exercício multinacional. É um exercíciosite de aposta que aceita cartao de creditocaráter humanitário. Visa nos preparar para fazer face a problemas humanitáriossite de aposta que aceita cartao de creditoáreas remotas com todas as dificuldades logísticassite de aposta que aceita cartao de creditoacesso, por isso foi escolhida a Amazônia", explica.
Segundo o comandante do Exército, a base montada durante a operação, que aconteceu entre os dias 6 e 13site de aposta que aceita cartao de creditonovembro, é temporária e será desmobilizada.
"Há pessoas com caráter alarmista dizendo que vai permanecer uma base, e isso é absolutamente inverídico", critica.
Ele diz que o exercício envolveu tropas brasileiras, peruanas e colombianas, alémsite de aposta que aceita cartao de creditoobservadoressite de aposta que aceita cartao de creditooutros 17 países, entre eles os EUA.
"Cada país possui um tiposite de aposta que aceita cartao de creditoexpertise que dependem das suas condições geográficas. Há países que têm problemassite de aposta que aceita cartao de creditoterremoto,site de aposta que aceita cartao de creditoincêndios florestais, outros problemassite de aposta que aceita cartao de creditoinundação... Os EUA estão com a guarda-nacional e aviões que espargem água para o casosite de aposta que aceita cartao de creditoincêndios florestais."
Principais notícias
Leia mais
Mais lidas
Conteúdo não disponível