Nós atualizamos nossa Políticabetway palmeiras x chelseaPrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termosbetway palmeiras x chelseanossa Políticabetway palmeiras x chelseaPrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
4 visões sobre a crise e o futuro das UPPs no Rio:betway palmeiras x chelsea
A BBC Brasil conversou com dois especialistas e dois moradoresbetway palmeiras x chelseaUPPs sobre o futuro do programa. Confira os depoimentos:
Ana Paula Oliveira, ativista e moradora da UPPbetway palmeiras x chelseaManguinhos
Quando criaram a UPP,betway palmeiras x chelsea2012, eu vi como positivo o fatobetway palmeiras x chelseanão vermos mais armas. A gente sabia que os traficantes ainda estavam ali, mas não víamos mais aquelas armas pesadas.
A questão é que rapidamente isso foi substituído pelo armamento pesado da polícia, e aos poucos ficou claro que a UPP não traria projetos sociais nem a paz, mas sim apenas uma forte militarização controlando tudo que os moradores fazem.
Logo no ano seguinte veio a primeira morte provocada por policiais da UPP,betway palmeiras x chelseamarçobetway palmeiras x chelsea2013, ebetway palmeiras x chelseaoutubro a segunda, um garoto espancado até a morte pela polícia. Sete meses depois foi o meu filho, morto com um tiro nas costas.
Não adianta mudar nomenclatura e cor do uniforme. É toda a estrutura e o treinamento da Polícia Militar que precisa mudar. Eles vêm para cá com ódio. Na visão deles, o pobre e favelado é o inimigo que precisa ser exterminado.
Fico revoltada ao ver que nossos filhos morrerambetway palmeiras x chelseanomebetway palmeiras x chelseaum projeto racista, classista, excludente ebetway palmeiras x chelseamentira. Eles estão buscando a segurançabetway palmeiras x chelseaquem? Eu digo com propriedade que a UPP é um extermíniobetway palmeiras x chelseafavelados. É mesmo. A maioria das pessoas são mortas com tiro nas costas ou na cabeça.
Para ser justa, nos últimos anos ganhamos a UPA (Unidadebetway palmeiras x chelseaPronto Atendimento) e a Clínica da Família, mas dentro da comunidade é só a polícia mesmo. Para nós ficou claro que a UPP é uma farsa. A ideiabetway palmeiras x chelseapacificação e proximidade é uma grande mentira.
No cenário atual eu acho que as coisas só vão piorar. Não tenho nenhuma expectativa positiva. Se antes eles tinham dinheiro e nada deu certo, imagina agora,betway palmeiras x chelseacrise? Eu acho que infelizmente dias sombrios nos esperam.
E mesmo que houvesse muito dinheiro para investir,betway palmeiras x chelseanada adiantaria se você continua com uma Polícia Militar que vê o moradorbetway palmeiras x chelseafavela como inimigo. Nós não precisamosbetway palmeiras x chelseamais e mais policiais, precisamosbetway palmeiras x chelseasaúde, educação, lazer e cultura, e não mais morte e violência.
Ana Paula Oliveira nasceu e cresceu na favelabetway palmeiras x chelseaManguinhos, na Zona Norte do Rio. Seu filho Johnatha foi morto com um tiro nas costas disparado por um policial da UPPbetway palmeiras x chelseamaiobetway palmeiras x chelsea2014, e desde então tornou-se ativistabetway palmeiras x chelseagruposbetway palmeiras x chelseamães que perderam filhos devido à violência policial. Sua luta já a levou a Washington, Genebra e outros países da Europa.
Pedro Strozenberg, pesquisador e ex-membro do Conselho Nacionalbetway palmeiras x chelseaSegurança Pública
Nesse momentobetway palmeiras x chelseacrise, eu acho que é muito importante que não haja maniqueísmos ao falar do programa das UPPs. Houve acertos e erros, mas tratar a política como algo fracassadobetway palmeiras x chelseaforma geral não trará benefícios à segurança pública.
Eu vejo que deu certo uma mudançabetway palmeiras x chelseamentalidade, dessa lógicabetway palmeiras x chelseaenfrentamento, ebetway palmeiras x chelseauma nova maneirabetway palmeiras x chelseaselecionar e treinar policiais, com capacitação direcionada para o policiamentobetway palmeiras x chelseaproximidade. Por outro lado a velocidadebetway palmeiras x chelseaexpansão fez com que o projeto fosse enfraquecido também no treinamentobetway palmeiras x chelseaefetivo.
Os pontos negativos foram tratar as favelasbetway palmeiras x chelseaforma muito semelhante, quando elas possuem diferenças enormes entre si, e a falta das políticasbetway palmeiras x chelseaEstado, das iniciativas da prefeitura, dos projetos e melhorias que haviam sido incluídas no projeto inicial. Faltou também um sistemabetway palmeiras x chelseamonitoramentobetway palmeiras x chelseaproblemas,betway palmeiras x chelseaabusos.
Obviamente você não pode tolerar 15 pessoas mortas num ano numa comunidadebetway palmeiras x chelseaque há um projetobetway palmeiras x chelseapolícia comunitária, como o que ocorre no Complexo do Alemão. Algo está errado e precisava ter havido um controle sobre isso, uma intervenção atuando sobre o que está errado.
Nesse cenário caótico do RJ no momento, sem dúvida as UPPs se encontram numa situação crítica e muito delicada. Possivelmente vão reduzir efetivobetway palmeiras x chelseaalgumas unidades e reforçarbetway palmeiras x chelseaoutras. Vai ser necessário uma aliança com os governos municipal e federal.
O mais importante é perceber que das 38 unidades há dezbetway palmeiras x chelseaestado crítico. Não se pode dizer que o projeto fracassou, pois há o riscobetway palmeiras x chelsearetrocedermos a um nívelbetway palmeiras x chelseaque os avanços feitos sejam desqualificados.
Sobre a ausência dos projetos sociais e um monitoramento mais rígido dos desviosbetway palmeiras x chelseaconduta dos policiais eu acho que são duas bandeiras das quais não se pode desistir. É necessário bater nessa tecla até que isso aconteça.
Pedro Strozenberg é pesquisador da áreabetway palmeiras x chelseasegurança pública do Institutobetway palmeiras x chelseaEstudos da Religião (Iser), e ex-membro do Conselho Nacionalbetway palmeiras x chelseaSegurança Pública. Também atuou no Conselho Estadualbetway palmeiras x chelseaDireitos Humanos ebetway palmeiras x chelseaSegurança Pública do Estado do RJ e foi subsecretáriobetway palmeiras x chelseaDireitos Humanos do Estado do RJ.
Thainã Medeiros, comunicador, ativista e morador da UPP do Complexo do Alemão
Eu acho que a situação atual no Complexo do Alemão é o resultadobetway palmeiras x chelseauma sériebetway palmeiras x chelseaequívocos, começando com a ocupação com o Exército,betway palmeiras x chelsea2010.
Para ser justo, no início havia uma expectativa muito positiva. Muitos moradores estavam animados e os militares entregavam bilhetes que falavambetway palmeiras x chelseaum novo tempo,betway palmeiras x chelseamudanças. E foram três anos sem tiroteio. Ouvíamos tiros, mas não tinha tiroteio, confronto.
Por outro lado tinha a opressão da Polícia Militar, que transformou hábitos e a cultura da favela, com revistas, intimidações e proibições, como os bailes funk, que passaram a ser vetados.
Por um lado eu podia sairbetway palmeiras x chelseacasa e ir trabalhar sem medobetway palmeiras x chelseatiroteio, mas outro se estivesse na rua depois das 22h poderia levar um tapa na cara e ser chamadobetway palmeiras x chelseavagabundo por policiais da UPP.
Mas tudo mudoubetway palmeiras x chelseamaiobetway palmeiras x chelsea2013, quando a corrida da paz, da qual participava o ex-secretáriobetway palmeiras x chelseasegurança José Mariano Beltrame, foi interrompida por cinco minutosbetway palmeiras x chelseatiros. Foi um sinal, um recado bem claro,betway palmeiras x chelseaque as coisas iam começar a mudar.
A UPP tem que sair, eles têm que ir embora do Alemão. Há iniciativas lábetway palmeiras x chelseasaúde, educação, cultura,betway palmeiras x chelseaautogestão, criados por moradores, e eles atrapalham.
Se não tem dinheiro para as políticas sociais e nem para uma polícia bem treinada, a presença deles lá só está alimentando a guerra. São forças inimigas no mesmo território e inocentes morrendo no meio.
Thainã Medeiros nasceu e cresceu no Complexo do Alemão. Desde o finalbetway palmeiras x chelsea2013 integra o Coletivo Papo Reto Comunicação Independente, que tornou-se uma referênciabetway palmeiras x chelseacomunicação e monitoramento da violência policial e já levou seus integrantes à sede das Nações Unidas,betway palmeiras x chelseaNova York, para debates e encontros sobre o tema.
Luiz Eduardo Soares, pesquisador, antropólogo e ex-secretário nacionalbetway palmeiras x chelseaSegurança Pública
A essa altura muitos já reconhecem, inclusive autoridades, que o projetobetway palmeiras x chelseapacificação como concebido inicialmente fracassou. É claro que há situações e situações, masbetway palmeiras x chelseaforma geral é uma iniciativa fracassada. E isso ocorreu basicamente por duas razões: não houve reforma das polícias e não houve a entradabetway palmeiras x chelseapolíticas sociais junto com os policiaisbetway palmeiras x chelseaUPPs.
Não tem como você levar adiante um projetobetway palmeiras x chelseapoliciamento comunitário com uma polícia violenta e corrupta. Era previsível que houvesse uma sériebetway palmeiras x chelseaabusos ebetway palmeiras x chelseacorrupção levando a uma desmoralização que finalmente trariabetway palmeiras x chelseavolta o tráfico. A formação que era dada a esses policiaisbetway palmeiras x chelseaUPPs era muito breve, muito incipiente. A tradição e os hábitos da Polícia Militar nunca mudaram.
A ausênciabetway palmeiras x chelseapolíticas sociais enfraqueceu demais o projeto, assim como a expansão e a escolha dos locais que recebiam UPP não com base num diagnóstico da situação, mas sim as mais próximas da Zona Sul do Rio ebetway palmeiras x chelsealocais com movimentaçãobetway palmeiras x chelseaturistas visando a Copa do Mundo e as Olimpíadas, tentando mostrar à classe média e aos turistas que o problema estava resolvido.
Não vejo saídabetway palmeiras x chelseameio à crise atual no Riobetway palmeiras x chelseaJaneiro. Eu acho que as UPPs vão falir uma a uma, indo ao fundo do poço e se corroendo. Os policiaisbetway palmeiras x chelseaUPPs trabalhambetway palmeiras x chelseacondições análogas à escravidão, segundo o Ministério Público do RJ, e realocar efetivo vai descobrir uma parte para cobrir outra, sem sucesso.
Diante disso é óbvio que o tráfico está se reorganizando, disputando quem vai ficar com que morro, com que território, nessa retomadabetway palmeiras x chelseapoder.
Luiz Eduardo Soares é mestrebetway palmeiras x chelseaantropologia, doutorbetway palmeiras x chelseaciência política e pós-doutorbetway palmeiras x chelseafilosofia política. Assumiu a Secretaria Nacionalbetway palmeiras x chelseaSegurança Públicabetway palmeiras x chelsea2003 eera coordenadorbetway palmeiras x chelseasegurança, justiça e cidadania do Estado do RJ. É professor da UERJ e já foi pesquisador das universidadesbetway palmeiras x chelseaColumbia e Harvard.
Principais notícias
Leia mais
Mais lidas
Conteúdo não disponível