Bolívia: 3 fatores para compreender a crise política e econômica por trás da tentativafutebol ao vivo hojegolpe :futebol ao vivo hoje

Militares montam guarda na Plaza Murillo, localizada na capital da Bolívia, La Paz

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Militares montam guarda na Plaza Murillo, localizada na capital da Bolívia, La Paz

Embora o levante militar tenha sido controlado horas depois, com Zúñiga sendo detido, os bolivianos vivem momentosfutebol ao vivo hojeincerteza.

Pule Matérias recomendadas e continue lendo
Matérias recomendadas
futebol ao vivo hoje de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

No mundo dos palpites esportivos, as odds são tudo. E Aqui no Brasil, sabemos o quão importantes são para os ♨️ fãs futebol ao vivo hoje aposta dos nossos times favoritos, o

Atlético futebol ao vivo hoje Madrid

o multiverso, Quais personagens futebol ao vivo hoje mangá/anima são mais fortes Quezenão? - Quora quora

Quall-manga comanime apersonagens "são"mais forte (que)Zeno OGrande 🍉 Padre foi muito

Fim do Matérias recomendadas

O episódio, repudiado por todos os setores políticos, é um exemplo da crescente tensão que tem envolvido a Bolívia nos últimos meses.

Quais são os fatores que têm alimentado essa tensão? Vamos explicar a seguir.

1. Luta política entre Luis Arce e Evo Morales

A tentativafutebol ao vivo hojegolpe denunciada por Arce é o mais recente episódio na turbulenta história política da Bolívia.

Em seus 200 anosfutebol ao vivo hojehistória, o país andino enfrentou diversos levantamentos militares e revoltas que abalaram seus líderes.

As causas foram diversas, assim como os cenários políticosfutebol ao vivo hojeque ocorreram.

Desta vez, a ofensiva do general Zúñiga foi precedida por uma crescente disputafutebol ao vivo hojepoder entre o ex-presidente Evo Morales e seu sucessor, Luis Arce.

Luis arce D Evo Morales

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, A divisão no MAS entre Luis Arce e Evo Morales começou no finalfutebol ao vivo hoje2021
Pule Novo podcast investigativo: A Raposa e continue lendo
Novo podcast investigativo: A Raposa

Uma toneladafutebol ao vivo hojecocaína, três brasileiros inocentes e a busca por um suspeito inglês

Episódios

Fim do Novo podcast investigativo: A Raposa

Isso provocou uma divisão no Movimento ao Socialismo (MAS), o partido governante.

A cisão ficou evidentefutebol ao vivo hojesetembrofutebol ao vivo hoje2023, quando Morales anuncioufutebol ao vivo hojecandidatura presidencial para as eleiçõesfutebol ao vivo hoje2025, desafiando abertamente Arce, que se espera buscar a reeleição.

O ex-presidente acusou o governofutebol ao vivo hojetentar barrarfutebol ao vivo hojecandidatura e ameaçou que haverá uma "convulsão" na Bolívia se for impedidofutebol ao vivo hojeconcorrer.

Evo Morales liderou o país por quase 14 anos até quefutebol ao vivo hoje2019 teve que deixá-lo após eleições marcadas por acusaçõesfutebol ao vivo hojefraude. O líder denunciou um golpefutebol ao vivo hojeEstado com apoio dos Estados Unidos e partiu para o exílio.

Após um governo interinofutebol ao vivo hoje11 meses, Luis Arce obteve uma vitória decisiva nas eleiçõesfutebol ao vivo hojeoutubrofutebol ao vivo hoje2020, permitindo o retorno do ex-presidente.

No entanto, o entusiasmo só garantiu alguns mesesfutebol ao vivo hojecalma, poisfutebol ao vivo hojepouco tempo a divisão começou a crescer entre os dois dirigentes do MAS. A pontofutebol ao vivo hojeo partido, neste ano, ter celebrado dividido -futebol ao vivo hojeatos separados - seu 29º aniversário, com os "evistas"futebol ao vivo hojeSanta Cruz e os “arcistas”futebol ao vivo hojeLa Paz.

A disputa política se transferiu para o Congresso, onde Arce perdeu a maioria devido à divisão do MAS.

O doutorfutebol ao vivo hojeCiência Política Fernando Mayorga explicou à BBC Mundofutebol ao vivo hojesetembrofutebol ao vivo hoje2023 que a ruptura do bloco governista levou os parlamentares aliados a Morales a avançaremfutebol ao vivo hojeacordos com a oposição para bloquear decisões do Executivo ou censurar ministros, o que há meses incomoda Arce.

Tudo isso fez com que o governo acusasse Moralesfutebol ao vivo hojeprovocar um "cenáriofutebol ao vivo hojecrise estrutural no país" com o objetivofutebol ao vivo hoje"encurtar" o mandatofutebol ao vivo hojeArce.

"Evo Morales está disposto a bloquear nossa economia e a convulsionar nosso país para imporfutebol ao vivo hojecandidaturafutebol ao vivo hojequalquer maneira, como ele mesmo disse", declarou a ministra da Presidência, María Nela Prada,futebol ao vivo hojeuma coletivafutebol ao vivo hojeimprensa realizada no domingo, 23futebol ao vivo hojejunho.

Morales, porfutebol ao vivo hojevez, escreveu emfutebol ao vivo hojeconta no X (anteriormente Twitter) que "a verdadeira conspiração contra o governo está na incapacidade e na corrupçãofutebol ao vivo hojeseus funcionários. O povo precisafutebol ao vivo hojeconfiançafutebol ao vivo hojesuas autoridades efutebol ao vivo hojesoluções para seus problemas".

Juan José Zúñiga

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Juan José Zúñiga liderou os militares que tomaram a Praça Murillo na cidadefutebol ao vivo hojeLa Paz

Arce, porfutebol ao vivo hojevez, afirmoufutebol ao vivo hojediversas declarações públicas que é alvofutebol ao vivo hojeum "golpe brando" cujo objetivo é "encurtar mandatos" e que os seguidoresfutebol ao vivo hojeMorales estariam por trás disso. O ex-presidente, entretanto, afirmou que "os únicos que falamfutebol ao vivo hojeencurtar o mandato presidencial são os próprios membros do governo".

Após o levante militar ocorrido nesta quarta-feirafutebol ao vivo hojeLa Paz, o general Zúñiga - considerado próximo a Luis Arce e aos setores mineiros e sindicais - acusou o presidentefutebol ao vivo hojemontar um "autogolpe" para "aumentarfutebol ao vivo hojepopularidade".

2. Deterioração do 'milagre econômico' boliviano

Toda essa disputa política ocorrefutebol ao vivo hojeum momento economicamente muito complexo para a Bolívia.

Bloqueiosfutebol ao vivo hojeestradas e manifestações têm ganhado força nos últimos meses devido à deterioração da economia, que, paradoxalmente, se destacou na América Latina na última década pelo rápido crescimento, estabilidade e capacidadefutebol ao vivo hojeconter a inflação.

Alguns até chamaram issofutebol ao vivo hoje"o milagre econômico boliviano".

Mas esse modelo mostrou suas falhasfutebol ao vivo hojemarçofutebol ao vivo hoje2023, quando ficou evidente uma grave escassezfutebol ao vivo hojedólares e começaram a surgir longas filas nas ruasfutebol ao vivo hojecidadãos tentando obter a moeda estrangeira.

"A disponibilidadefutebol ao vivo hojedólares está cada vez menor. Antes, eu podia sacar o que queria, mas hoje só me permitem 100 dólares por dia" conta Marcelo Pérez, fotógrafo e jornalista que vivefutebol ao vivo hojeLa Paz, à BBC Mundo.

Cidadãos fazendo fila para adquirir dólares.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Cidadãos fazendo fila para adquirir dólares.
Casasfutebol ao vivo hojecambio na Bolivia

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, O governo afirmou que a escassezfutebol ao vivo hojedólares é resultadofutebol ao vivo hoje"um surto especulativo".

Isso abriu espaço para um mercado paralelofutebol ao vivo hojedólares, explica o economista boliviano e consultor financeiro internacional Jaime Dunn.

“Pessoalmente, estimei que temos 13 tiposfutebol ao vivo hojecâmbio paralelos, entre formais e informais”, comenta à BBC Mundo.

Embora o governofutebol ao vivo hojeArce tenha insistido que a economia continua estável - e tenha culpado o ocorrido a "um surto especulativo" - muitos especialistas alertam que o problema é muito mais profundo.

E que se explica,futebol ao vivo hojeparte, pela queda no nívelfutebol ao vivo hojeproduçãofutebol ao vivo hojegás natural que trouxe consideráveis receitas ao país depois que Evo Morales decretou a nacionalização dos hidrocarbonetosfutebol ao vivo hoje2006.

“Desde 2014, começou a reverter o efeito dessa bonança, o que fez diminuir o nívelfutebol ao vivo hojedólares que chegavam ao país”, diz Dunn.

Paralelamente, as reservas internacionais diminuíram consideravelmente.

Segundo os relatórios do Banco Central, essas reservas passaramfutebol ao vivo hojeU$15.122 milhõesfutebol ao vivo hoje2014 para U$1.796 milhõesfutebol ao vivo hojeabrilfutebol ao vivo hoje2024 (datafutebol ao vivo hojeque foi publicado o último relatório).

Com esses recursos, foram mantidos alguns dos programas sociais dos governosfutebol ao vivo hojeEvo Morales primeiro e Luis Arce depois, como o subsídio à comprafutebol ao vivo hojecombustíveis, que a Bolívia precisa importar e pagarfutebol ao vivo hojedólares nos mercados internacionais.

“Isso levou o país a uma crise porque, apesar da queda nas receitas, manteve-se um gasto muito alto. E desde 2014, quando as receitas do gás natural começaram a ser substituídas por dívida interna e externa”, explica Jaime Dunn.

A escassezfutebol ao vivo hojedólares tem repercutido especialmente nos setores que importam ou exportam bens.

Empresa estatal YPFB

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, A Bolívia passoufutebol ao vivo hojeexportar hidrocarbonetos a importá-los. A empresa estatal YPFB afirmou que resolverá a situação com projetosfutebol ao vivo hojeexploração.

"Bolívia é importadorafutebol ao vivo hojeinsumos e bensfutebol ao vivo hojecapitalfutebol ao vivo hojequase 80%, o que a fez ser muito afetada pela escassezfutebol ao vivo hojedólares", destaca à BBC Mundo Claudia Pacheco, presidente do Colégiofutebol ao vivo hojeEconomistasfutebol ao vivo hojeSanta Cruz.

Segundo Marcelo Pérez, isso já pode ser sentido nas ruas, com o aumento do valorfutebol ao vivo hojealguns produtos básicos, como arroz e tomate.

"No supermercado, alguns produtos subiramfutebol ao vivo hojepreço e outros simplesmente desapareceram, pois não conseguem mais importá-los com a frequênciafutebol ao vivo hojeantes", indica.

Nos últimos dias, no entanto, o vice-ministrofutebol ao vivo hojedefesa dos direitos do usuário e consumidor, Jorge Silva, afirmou que conseguiram estabilizar o preço desses produtos.

A escassezfutebol ao vivo hojedólares também afetou diretamente a importaçãofutebol ao vivo hojecombustível.

Há maisfutebol ao vivo hoje15 anos, a Bolívia impôs um subsídio à comprafutebol ao vivo hojecombustível, o que representou um grande gasto nas contas públicas.

Agora, especialistas alertam que o país não tem dólares para comprá-lo. Isso é problemático, considerando que, segundo o próprio presidente Arce, a Bolívia importa 56% da gasolina e 86% do diesel que consome.

"A Bolívia passoufutebol ao vivo hojeser um país exportador líquidofutebol ao vivo hojeenergia a ser um importador. Há apenas 10 anos, era uma espéciefutebol ao vivo hojecentro energético para a América do Sul", afirma Jaime Dunn.

O presidente boliviano reconheceu que a situação do diesel é "patética".

Segundo ele, isso se deve à "faltafutebol ao vivo hojeuma política clara para os hidrocarbonetos no país" nos últimos anos.

Agora, no entanto, o presidente disse que estão "fazendo o certo" com a aprovaçãofutebol ao vivo hojeprojetos que supostamente ajudarão a garantir reservasfutebol ao vivo hojegás, diesel e gasolina.

3. Descontentamento entre os bolivianos

Isso gerou descontentamento na população.

Comerciantes e transportistas realizaram manifestações e bloqueiosfutebol ao vivo hojevárias cidades do país.

Enquanto isso, uma multidãofutebol ao vivo hojevendedores ambulantes marchou até La Paz denunciando a escassezfutebol ao vivo hojedólares e combustíveis.

"No anofutebol ao vivo hoje2023, tivemos quase 200 diasfutebol ao vivo hojebloqueios, o que prejudicou a importação e a exportação", diz Claudia Pacheco.

Os transportadores bloqueando as estradas

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Os transportadores bloquearam as estradas alegando faltafutebol ao vivo hojedólares e combustível
Militaresfutebol ao vivo hojepostofutebol ao vivo hojegasolina

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, O Presidente Arce ordenou a militarização do sistemafutebol ao vivo hojeabastecimentofutebol ao vivo hojecombustível.

Nas postosfutebol ao vivo hojegasolina, formaram-se longas filasfutebol ao vivo hojepessoas tentando conseguir combustível. Diante disso, o presidente Arce ordenou a militarização do sistemafutebol ao vivo hojeprovisãofutebol ao vivo hojecombustíveis.

"Há diasfutebol ao vivo hojeque se vende diesel, masfutebol ao vivo hojeoutros não. Às vezes, é preciso dormir nos postos para consegui-lo", disse um motorista à agênciafutebol ao vivo hojenotícias Reuters.

A situação levou o governo a apresentar medidas para combater esses problemas.

Em fevereiro, o ministro da Economia, Marcelo Montenegro, reuniu-se com coletivos empresariais e anunciou uma sériefutebol ao vivo hojereformas econômicas, como a flexibilização das restrições às exportações e a criaçãofutebol ao vivo hojeum leilãofutebol ao vivo hojediesel para os grandes produtores.

Até o momento, no entanto, as medidas parecem não ser suficientes.

A tensão gerada por esses episódios também afetou a popularidadefutebol ao vivo hojeArce, que tem caído nas pesquisasfutebol ao vivo hojeaprovação.

Se optar por competir nas eleiçõesfutebol ao vivo hoje2025, isso pode ser um problema.

Seu grande desafio, concordam os analistas consultados pela BBC Mundo, é resolver os problemas econômicos, o que não deixafutebol ao vivo hojeser paradoxal para quem os especialistas consideram o "pai do modelo econômico" vigente no país.

O papel do Brasil na crise

No Brasil, as notícias sobre a tentativafutebol ao vivo hojegolpe militar na Bolívia mobilizaram a Presidência da República e a diplomacia durante o início da tarde e à noite.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o seu assessor para assuntos internacionais, Celso Amorim, para discutir o assunto.

O embaixador do Brasil na Bolívia, Luiz Henrique Sobreira Lopes, ficoufutebol ao vivo hojecontato direto com Vieira e seus assessoresfutebol ao vivo hojeBrasília e repassou informações sobre a situação no local.

Uma das primeiras decisões foi afutebol ao vivo hojerechaçar o golpe tão logo ficasse claro qual era o cenário.

No início da tarde, Lula se manifestou sobre isso pessoalmente.

"Como eu sou um amante da democracia, eu quero que a democracia prevaleça na América Latina, golpe nunca deu certo", disse o presidente.

Em seguida vieram manifestaçõesfutebol ao vivo hojeLulafutebol ao vivo hojesuas redes sociais e uma nota do Itamaraty rechaçando a tentativafutebol ao vivo hojegolpe.

Uma fonte do governo brasileiro que falou à BBC News Brasil que o presidente Lula chegou a telefonar para o presidente boliviano, mas Arce não chegou a atender à chamada.

Ao mesmo tempofutebol ao vivo hojeque tentava obter informações atualizadas sobre a situação, o governo brasileiro passou a articular uma reação regional contra a tentativafutebol ao vivo hojegolpe.

A ideia, segundo essa fonte, era deixar evidente aos militares golpistas que uma ruptura democrática na. Bolívia não teria respaldo internacional.

Uma dessas frentes aconteceu junto à Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), que convocou uma reunião extraordinária para esta quinta-feira (27/6)futebol ao vivo hojeque o assunto será debatido.

Em outra frente, a diplomacia brasileira atuou junto à Organização dos Estados Americanos (OEA), cujo secretário-geral, Luis Almagro, se pronunciou contra o levante.

Três fontes diplomáticas brasileiras ouvidas pela BBC News Brasilfutebol ao vivo hojecaráter reservado afirmaram que a tentativafutebol ao vivo hojegolpe militar no país vizinho pegou o Brasil e a regiãofutebol ao vivo hojesurpresa e que não havia indicaçõesfutebol ao vivo hojeque as tensões políticas na Bolívia poderiam levar àquele desfecho.

Uma dessas fontes afirmou que a viagem do presidente Lula à Bolívia, prevista para o dia 9futebol ao vivo hojejulho, está mantida e passou a ter um novo caráter após a tentativafutebol ao vivo hojegolpe.

Se antes ela tinha um aspecto mais protocolar, agora ela teria uma dimensãofutebol ao vivo hojeapoio ao governo Arce e à democracia no país e na região.