Bolívia: 3 fatores para compreender a crise política e econômica por trás da tentativapremios roletagolpe :premios roleta
Embora o levante militar tenha sido controlado horas depois, com Zúñiga sendo detido, os bolivianos vivem momentospremios roletaincerteza.
um código QR que também inclui a data, hora e local do evento. Dependendo dos eventos,
s ingressos podem ser transferidos 4️⃣ para outros usuários ou revendidos através do
aplicativo para ganhar dinheiro casinoFAQs
Fim do Matérias recomendadas
O episódio, repudiado por todos os setores políticos, é um exemplo da crescente tensão que tem envolvido a Bolívia nos últimos meses.
Quais são os fatores que têm alimentado essa tensão? Vamos explicar a seguir.
1. Luta política entre Luis Arce e Evo Morales
A tentativapremios roletagolpe denunciada por Arce é o mais recente episódio na turbulenta história política da Bolívia.
Em seus 200 anospremios roletahistória, o país andino enfrentou diversos levantamentos militares e revoltas que abalaram seus líderes.
As causas foram diversas, assim como os cenários políticospremios roletaque ocorreram.
Desta vez, a ofensiva do general Zúñiga foi precedida por uma crescente disputapremios roletapoder entre o ex-presidente Evo Morales e seu sucessor, Luis Arce.
Isso provocou uma divisão no Movimento ao Socialismo (MAS), o partido governante.
A cisão ficou evidentepremios roletasetembropremios roleta2023, quando Morales anuncioupremios roletacandidatura presidencial para as eleiçõespremios roleta2025, desafiando abertamente Arce, que se espera buscar a reeleição.
O ex-presidente acusou o governopremios roletatentar barrarpremios roletacandidatura e ameaçou que haverá uma "convulsão" na Bolívia se for impedidopremios roletaconcorrer.
Evo Morales liderou o país por quase 14 anos até quepremios roleta2019 teve que deixá-lo após eleições marcadas por acusaçõespremios roletafraude. O líder denunciou um golpepremios roletaEstado com apoio dos Estados Unidos e partiu para o exílio.
Após um governo interinopremios roleta11 meses, Luis Arce obteve uma vitória decisiva nas eleiçõespremios roletaoutubropremios roleta2020, permitindo o retorno do ex-presidente.
No entanto, o entusiasmo só garantiu alguns mesespremios roletacalma, poispremios roletapouco tempo a divisão começou a crescer entre os dois dirigentes do MAS. A pontopremios roletao partido, neste ano, ter celebrado dividido -premios roletaatos separados - seu 29º aniversário, com os "evistas"premios roletaSanta Cruz e os “arcistas”premios roletaLa Paz.
A disputa política se transferiu para o Congresso, onde Arce perdeu a maioria devido à divisão do MAS.
O doutorpremios roletaCiência Política Fernando Mayorga explicou à BBC Mundopremios roletasetembropremios roleta2023 que a ruptura do bloco governista levou os parlamentares aliados a Morales a avançarempremios roletaacordos com a oposição para bloquear decisões do Executivo ou censurar ministros, o que há meses incomoda Arce.
Tudo isso fez com que o governo acusasse Moralespremios roletaprovocar um "cenáriopremios roletacrise estrutural no país" com o objetivopremios roleta"encurtar" o mandatopremios roletaArce.
"Evo Morales está disposto a bloquear nossa economia e a convulsionar nosso país para imporpremios roletacandidaturapremios roletaqualquer maneira, como ele mesmo disse", declarou a ministra da Presidência, María Nela Prada,premios roletauma coletivapremios roletaimprensa realizada no domingo, 23premios roletajunho.
Morales, porpremios roletavez, escreveu empremios roletaconta no X (anteriormente Twitter) que "a verdadeira conspiração contra o governo está na incapacidade e na corrupçãopremios roletaseus funcionários. O povo precisapremios roletaconfiançapremios roletasuas autoridades epremios roletasoluções para seus problemas".
Arce, porpremios roletavez, afirmoupremios roletadiversas declarações públicas que é alvopremios roletaum "golpe brando" cujo objetivo é "encurtar mandatos" e que os seguidorespremios roletaMorales estariam por trás disso. O ex-presidente, entretanto, afirmou que "os únicos que falampremios roletaencurtar o mandato presidencial são os próprios membros do governo".
Após o levante militar ocorrido nesta quarta-feirapremios roletaLa Paz, o general Zúñiga - considerado próximo a Luis Arce e aos setores mineiros e sindicais - acusou o presidentepremios roletamontar um "autogolpe" para "aumentarpremios roletapopularidade".
2. Deterioração do 'milagre econômico' boliviano
Toda essa disputa política ocorrepremios roletaum momento economicamente muito complexo para a Bolívia.
Bloqueiospremios roletaestradas e manifestações têm ganhado força nos últimos meses devido à deterioração da economia, que, paradoxalmente, se destacou na América Latina na última década pelo rápido crescimento, estabilidade e capacidadepremios roletaconter a inflação.
Alguns até chamaram issopremios roleta"o milagre econômico boliviano".
Mas esse modelo mostrou suas falhaspremios roletamarçopremios roleta2023, quando ficou evidente uma grave escassezpremios roletadólares e começaram a surgir longas filas nas ruaspremios roletacidadãos tentando obter a moeda estrangeira.
"A disponibilidadepremios roletadólares está cada vez menor. Antes, eu podia sacar o que queria, mas hoje só me permitem 100 dólares por dia" conta Marcelo Pérez, fotógrafo e jornalista que vivepremios roletaLa Paz, à BBC Mundo.
Isso abriu espaço para um mercado paralelopremios roletadólares, explica o economista boliviano e consultor financeiro internacional Jaime Dunn.
“Pessoalmente, estimei que temos 13 tipospremios roletacâmbio paralelos, entre formais e informais”, comenta à BBC Mundo.
Embora o governopremios roletaArce tenha insistido que a economia continua estável - e tenha culpado o ocorrido a "um surto especulativo" - muitos especialistas alertam que o problema é muito mais profundo.
E que se explica,premios roletaparte, pela queda no nívelpremios roletaproduçãopremios roletagás natural que trouxe consideráveis receitas ao país depois que Evo Morales decretou a nacionalização dos hidrocarbonetospremios roleta2006.
“Desde 2014, começou a reverter o efeito dessa bonança, o que fez diminuir o nívelpremios roletadólares que chegavam ao país”, diz Dunn.
Paralelamente, as reservas internacionais diminuíram consideravelmente.
Segundo os relatórios do Banco Central, essas reservas passarampremios roletaU$15.122 milhõespremios roleta2014 para U$1.796 milhõespremios roletaabrilpremios roleta2024 (datapremios roletaque foi publicado o último relatório).
Com esses recursos, foram mantidos alguns dos programas sociais dos governospremios roletaEvo Morales primeiro e Luis Arce depois, como o subsídio à comprapremios roletacombustíveis, que a Bolívia precisa importar e pagarpremios roletadólares nos mercados internacionais.
“Isso levou o país a uma crise porque, apesar da queda nas receitas, manteve-se um gasto muito alto. E desde 2014, quando as receitas do gás natural começaram a ser substituídas por dívida interna e externa”, explica Jaime Dunn.
A escassezpremios roletadólares tem repercutido especialmente nos setores que importam ou exportam bens.
"Bolívia é importadorapremios roletainsumos e benspremios roletacapitalpremios roletaquase 80%, o que a fez ser muito afetada pela escassezpremios roletadólares", destaca à BBC Mundo Claudia Pacheco, presidente do Colégiopremios roletaEconomistaspremios roletaSanta Cruz.
Segundo Marcelo Pérez, isso já pode ser sentido nas ruas, com o aumento do valorpremios roletaalguns produtos básicos, como arroz e tomate.
"No supermercado, alguns produtos subirampremios roletapreço e outros simplesmente desapareceram, pois não conseguem mais importá-los com a frequênciapremios roletaantes", indica.
Nos últimos dias, no entanto, o vice-ministropremios roletadefesa dos direitos do usuário e consumidor, Jorge Silva, afirmou que conseguiram estabilizar o preço desses produtos.
A escassezpremios roletadólares também afetou diretamente a importaçãopremios roletacombustível.
Há maispremios roleta15 anos, a Bolívia impôs um subsídio à comprapremios roletacombustível, o que representou um grande gasto nas contas públicas.
Agora, especialistas alertam que o país não tem dólares para comprá-lo. Isso é problemático, considerando que, segundo o próprio presidente Arce, a Bolívia importa 56% da gasolina e 86% do diesel que consome.
"A Bolívia passoupremios roletaser um país exportador líquidopremios roletaenergia a ser um importador. Há apenas 10 anos, era uma espéciepremios roletacentro energético para a América do Sul", afirma Jaime Dunn.
O presidente boliviano reconheceu que a situação do diesel é "patética".
Segundo ele, isso se deve à "faltapremios roletauma política clara para os hidrocarbonetos no país" nos últimos anos.
Agora, no entanto, o presidente disse que estão "fazendo o certo" com a aprovaçãopremios roletaprojetos que supostamente ajudarão a garantir reservaspremios roletagás, diesel e gasolina.
3. Descontentamento entre os bolivianos
Isso gerou descontentamento na população.
Comerciantes e transportistas realizaram manifestações e bloqueiospremios roletavárias cidades do país.
Enquanto isso, uma multidãopremios roletavendedores ambulantes marchou até La Paz denunciando a escassezpremios roletadólares e combustíveis.
"No anopremios roleta2023, tivemos quase 200 diaspremios roletabloqueios, o que prejudicou a importação e a exportação", diz Claudia Pacheco.
Nas postospremios roletagasolina, formaram-se longas filaspremios roletapessoas tentando conseguir combustível. Diante disso, o presidente Arce ordenou a militarização do sistemapremios roletaprovisãopremios roletacombustíveis.
"Há diaspremios roletaque se vende diesel, maspremios roletaoutros não. Às vezes, é preciso dormir nos postos para consegui-lo", disse um motorista à agênciapremios roletanotícias Reuters.
A situação levou o governo a apresentar medidas para combater esses problemas.
Em fevereiro, o ministro da Economia, Marcelo Montenegro, reuniu-se com coletivos empresariais e anunciou uma sériepremios roletareformas econômicas, como a flexibilização das restrições às exportações e a criaçãopremios roletaum leilãopremios roletadiesel para os grandes produtores.
Até o momento, no entanto, as medidas parecem não ser suficientes.
A tensão gerada por esses episódios também afetou a popularidadepremios roletaArce, que tem caído nas pesquisaspremios roletaaprovação.
Se optar por competir nas eleiçõespremios roleta2025, isso pode ser um problema.
Seu grande desafio, concordam os analistas consultados pela BBC Mundo, é resolver os problemas econômicos, o que não deixapremios roletaser paradoxal para quem os especialistas consideram o "pai do modelo econômico" vigente no país.
O papel do Brasil na crise
No Brasil, as notícias sobre a tentativapremios roletagolpe militar na Bolívia mobilizaram a Presidência da República e a diplomacia durante o início da tarde e à noite.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o seu assessor para assuntos internacionais, Celso Amorim, para discutir o assunto.
O embaixador do Brasil na Bolívia, Luiz Henrique Sobreira Lopes, ficoupremios roletacontato direto com Vieira e seus assessorespremios roletaBrasília e repassou informações sobre a situação no local.
Uma das primeiras decisões foi apremios roletarechaçar o golpe tão logo ficasse claro qual era o cenário.
No início da tarde, Lula se manifestou sobre isso pessoalmente.
"Como eu sou um amante da democracia, eu quero que a democracia prevaleça na América Latina, golpe nunca deu certo", disse o presidente.
Em seguida vieram manifestaçõespremios roletaLulapremios roletasuas redes sociais e uma nota do Itamaraty rechaçando a tentativapremios roletagolpe.
Uma fonte do governo brasileiro que falou à BBC News Brasil que o presidente Lula chegou a telefonar para o presidente boliviano, mas Arce não chegou a atender à chamada.
Ao mesmo tempopremios roletaque tentava obter informações atualizadas sobre a situação, o governo brasileiro passou a articular uma reação regional contra a tentativapremios roletagolpe.
A ideia, segundo essa fonte, era deixar evidente aos militares golpistas que uma ruptura democrática na. Bolívia não teria respaldo internacional.
Uma dessas frentes aconteceu junto à Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), que convocou uma reunião extraordinária para esta quinta-feira (27/6)premios roletaque o assunto será debatido.
Em outra frente, a diplomacia brasileira atuou junto à Organização dos Estados Americanos (OEA), cujo secretário-geral, Luis Almagro, se pronunciou contra o levante.
Três fontes diplomáticas brasileiras ouvidas pela BBC News Brasilpremios roletacaráter reservado afirmaram que a tentativapremios roletagolpe militar no país vizinho pegou o Brasil e a regiãopremios roletasurpresa e que não havia indicaçõespremios roletaque as tensões políticas na Bolívia poderiam levar àquele desfecho.
Uma dessas fontes afirmou que a viagem do presidente Lula à Bolívia, prevista para o dia 9premios roletajulho, está mantida e passou a ter um novo caráter após a tentativapremios roletagolpe.
Se antes ela tinha um aspecto mais protocolar, agora ela teria uma dimensãopremios roletaapoio ao governo Arce e à democracia no país e na região.