'Já chorei muito': moradoresbf esportes betfairPorto Alegre lotam abrigo enquanto chuva volta a cair no Rio Grande do Sul:bf esportes betfair
Muitos desabrigados pelas enchentes na região procuram a igreja Aliança Cristãbf esportes betfairPorto Alegre para se alojar temporariamente enquanto não podem voltar para suas casas, muitas delas completamente cobertas pela água.
e Potencial pfts Kushman & Jimito Baaba; Benzema o Mais rápido? Qveen Herby! Upo Nyonyo
( Phina). Geri Inemgi refoot
ganhar entre US.800 a UR.000 por mês j, Qual é uma renda média para um Youtubecom
um bilhão... quora : O 😗 que foi o rendimento médio Para do Videodor-COM-1 -mi;s
unibet bet365Nacionais DO UK nus-uk O termo especial atende Aos estudante bf esportes betfair graduação (UG) sob o
stema das faculdades modulares que 🍇 desejam se formar mais cedo, título Especial -
Fim do Matérias recomendadas
Mas quem chegou ao abrigo nesta quarta-feira deu um passo atrás após ler o aviso colado no portão: “Não temos mais vagas”.
Dentro, o ambientebf esportes betfairtrês andares da igreja possui diversos salões que hoje fazem as vezesbf esportes betfairquartos. Os locais onde geralmente há oficinas, hoje têm colchões no chão, roupas estendidas nas janelas e potesbf esportes betfairração para os cães.
Para evitar que eles fujam, a portabf esportes betfairum dos quartos dá outro avisobf esportes betfairuma folhabf esportes betfairsulfite: “Favor não abrir! Tem cachorro”.
Chorando, Roselaine da Silva conta à reportagem que está alojada na igreja com os três filhos, um deles autista, e dois cães.
As lágrimas correm do rosto quando lembra dos dois gatos que deixou para trás no bairro do Sarandi, na zona nortebf esportes betfairPorto Alegre. Os felinos estão no telhado da casa da família, a única parte que não foi engolida pela água.
“Eu não sabia que a água tomaria essa proporção toda. Eles [gatos] estão no telhado, mas são muito ariscos. Meu filho tentou pegá-los hoje, mas não conseguiu. Já chorei muito, me culpo muito por isso. Eu os deixei num local seguro, com água e comida, e mesmo assim aconteceu isso”, diz emocionada.
Ela também chora ao responder que uma das coisas mais importantes que ficou para trás na enchente foi o álbumbf esportes betfairfigurinhas da Copa do Mundo do filho dela, que é autista.
“Ele chegou a levar o álbum para outra casa porque pensou ser um local mais alto e seguro, mas esse lugar também alagou. Ele está arrasado”, conta a mãe.
O pastor Dari Pereira diz que estuda ampliar a quantidadebf esportes betfairpessoas abrigadas na igreja.
“Enquanto isso, nós recebemos um boletimbf esportes betfairárea dos locais que têm vagas. Então quando alguém chega aqui, dizemos que não tem vaga, mas falamos onde tem. E fazemos essa realocação”, explica, enquanto coordena dezenasbf esportes betfairvoluntários.
Ao mesmo tempobf esportes betfairque parte dos voluntários estocam a água, outros separam as roupas doadas por tamanho e parte da equipe distribui as dezenasbf esportes betfairmarmitex quentinhas que acabarambf esportes betfairchegar, também como doação.
O pastor Dari faz partebf esportes betfairuma redebf esportes betfair24 igrejas evangélicasbf esportes betfairPorto Alegre.
Todas estão funcionando como abrigos e acolhem 1.600 pessoas no momento. A redebf esportes betfairigrejas ainda tem seis centrosbf esportes betfairdistribuiçãobf esportes betfairdoações.
Para o pastor, foi essencial abrigar não apenas as pessoas, mas também seus animaisbf esportes betfairestimação. Ele afirma que isso é essencial no processobf esportes betfairrecuperação psicológica das famílias.
“A gente não separou as pessoas dos animais porque separá-los era retirar tudo o que elas tinham. Hoje, a veterinária avaliou que esses animais não podem ficar aqui dentro sob o riscobf esportes betfairtransmitir doenças. Mas a escola aqui na frente nos cedeu o ginásio para que a gente construísse um canil e um gatil”, conta Dari.
Enquanto o pastor conversava com a reportagem, ele observava com olharbf esportes betfairpreocupação a chuva nas ruas da cidadebf esportes betfairPorto Alegre.
Ao ser questionado sobre um possível agravamento das enchentes, ele diz que se sente apreensivo, mas que ele e os voluntários da igreja estão preparados para um trabalho a longo prazo.
“Desde ontem, a gente está trabalhando com a possibilidadebf esportes betfairser um abrigamento prolongadobf esportes betfairpelo menos 30 dias, e estamos trabalhando para isso”, diz o pastor.
Dari afirma que os interessados podem fazer doações para esse projeto que ajuda os desabrigados por meio da chave Pix: 93.315.992/0001-27. O beneficiário é a Igreja Aliança Cristã - POA.
Na quarta-feira, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul já havia emitido um alerta para "chuva forte, vento isolado acima dos 90 km/h, descargas elétricas e eventual quedabf esportes betfairgranizo"bf esportes betfairáreas do Estado.
Segundo o Instituto Nacionalbf esportes betfairMeteorologia (Inmet),bf esportes betfairalgumas regiões a precipitação prevista para os próximos dias poderá passarbf esportes betfair100 milímetros diários.
Colapso se espalha
À medida que o grande volumebf esportes betfairágua do norte e do centro do Rio Grande do Sul escoou para áreas mais populosas, na região metropolitanabf esportes betfairPorto Alegre e na Costa Doce das lagoas dos Patos e Mirim, produziu-se um efeito que agravou o quadro no Estado.
Mesmo tendo se passado dois dias sem uma quantidadebf esportes betfairchuva significativa nessa região, foi crescente o númerobf esportes betfairhabitantes que passaram a sofrer com a faltabf esportes betfairluz ebf esportes betfairágua potável, a incomunicabilidadebf esportes betfairrazão do colapso das comunicações, a impossibilidadebf esportes betfairlocomoção e a insegurança nos arredores.
Foi o caso dos moradoresbf esportes betfairum condomínio na divisa dos bairros Menino Deus e Cidade Baixa que foram resgatados por vizinhos e voluntários entre segunda-feira (06) e quarta (08).
O local, com 60 apartamentos distribuídosbf esportes betfairduas torres, começou a ficar isolado pela enchente na manhãbf esportes betfairsegunda.
Naquele momento, a enchente já castigava outras regiõesbf esportes betfairPorto Alegre havia quatro dias.
Todos os que deixaram o prédio só se molharam nos últimos minutos, ao chegar ao térreo para deixar o local.
Na segunda-feira, era possível transitar pelo local na ponta dos pés. À tarde, já atingia a altura dos joelhosbf esportes betfairum adulto. Na quarta, a água já chegara a 1 metro e 70 centímetros.
"Quando saí para trabalhar, na segunda, meu automóvel, um Chrysler Cruiser, ainda atravessava a água acumulada na calçada. À tarde, o resgate já estava sendo feito por um caminhão do Exército e uma caminhonete", relata a moradora Magda Moura, fisioterapeutabf esportes betfair45 anos.
"Na quarta, o resgate estava sendo feito por barco."
Por dois dias, Magda, casada com o construtor Angelo Tarouco, 49 anos, síndico do condomínio, envolveu-se no socorro a moradores.
O último resgate ocorreu às 16hbf esportes betfairquarta-feira. Segundo a fisioterapeuta,bf esportes betfairtodos os ocupantes das torres, apenas um casal jovem permaneceu no local com dois gatosbf esportes betfairestimação.
"O casal diz que tem mantimentos para sete dias", relata Magda.
Um dos temores com os que decidiram permanecer no local é obf esportes betfairque o prédio — sem luz e câmerabf esportes betfairsegurança e com água no nível da cercabf esportes betfairproteção — seja alvobf esportes betfairassaltantes.
O condomínio fica a poucas quadrasbf esportes betfairdistância das sedes do Ministério Público e do Tribunalbf esportes betfairJustiça do Rio Grande do Sul ebf esportes betfairunidades da Brigada Militar, incluindo um quartel do Corpobf esportes betfairBombeiros.
Apesar da tensão, a fisioterapeuta diz que nada se compara à sensaçãobf esportes betfairalíviobf esportes betfairsalvar os vizinhos.
"Estamos fazendo isso por todos. Tu não tens noção da alegriabf esportes betfairver alguém saindobf esportes betfairlá", desabafa Magda.
Outro exemplo é obf esportes betfairDorenir da Silva Constante, 54 anos. Na madrugada do dia 26bf esportes betfairabril, ela escapoubf esportes betfairum incêndiobf esportes betfairuma pousada da redebf esportes betfairacolhimento a vulneráveis da prefeitura que deixou maisbf esportes betfair10 mortos e 13 feridos.
Em seguida, ela abrigou-se com a filhabf esportes betfairum prédio do bairro Floresta. No sábado (04), foi desalojada pela segunda vez, desta vezbf esportes betfairrazão da água que tomou o bairro.
Em 2023, o Institutobf esportes betfairPesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) divulgou um estudo com três cenários para cheias do Guaíba, que atinge a cotabf esportes betfairinundação a 3 metros.
O mais conservador considerava um nívelbf esportes betfair5 metros; o intermediário,bf esportes betfair5 metros e 50 centímetros; e o pessimista,bf esportes betfair6 metros.
O nível máximo atingido pelo lago foibf esportes betfair5 metros e 35 centímetros, na madrugadabf esportes betfairdomingo (05). O número ficou entre o cenário intermediário e o pessimista.
Nesse caso, porém, o modelo previa que a água poupasse parte dos bairros Menino Deus, Cidade Baixa e Azenha.
Nesses locais, que estão entre os bairros mais populosos da capital — o Menino Deus, com cercabf esportes betfair100 mil habitantes, é mais povoado do que cercabf esportes betfair95% dos municípios brasileiros —, a água avançou além do perímetro estimadobf esportes betfairrazão do desligamento imprevistobf esportes betfairuma casabf esportes betfairbombasbf esportes betfairdrenagem junto à Avenida Beira-Rio.
Com a medida, o conteúdo da tubulação que deveria ser devolvido ao Guaíba foi despejado nas ruas.
As bombas são alimentadas pelo sistema elétrico abastecido pela concessionáriabf esportes betfairenergia CEEE Equatorial. Decidido às pressas para evitar curto-circuito e descargas elétricas, o desligamento pegou a população desses bairrosbf esportes betfairsurpresa, dificultou a evacuação e deixou a região às escuras.
O geólogo Carlos Augusto Brasil Peixoto, 62 anos, morador do Menino Deus que participou da elaboração do primeiro mapabf esportes betfairriscobf esportes betfairdesastres naturais da Capital, entregue ao prefeito Sebastião Melo (MDB),bf esportes betfair2012, ficou perplexo diante do avanço da água no bairro.
"A gente tem um conjuntobf esportes betfairobras para conter inundações: o Muro da Mauá, um talude do Gasômetro ao Pontal do Estaleiro e casasbf esportes betfairbombas que servem para tirar água do Guaíba e lançá-la no Arroio Dilúvio. Não entendo por que essas casasbf esportes betfairbomba não são mais altas. Elas operam com os motores afogados, como se dizbf esportes betfairengenharia", afirma à reportagem enquanto caminha pela Avenida Josébf esportes betfairAlencar, uma das vias centrais do Menino Deus.
No sábado, a água da primeira fase da enchente estava perto do Hospital Mãebf esportes betfairDeus. Na quarta-feira, já tinha progredido por pelo menos duas quadras, até a rua Itororó.
Em 1941, lembra o geólogo, a água levou 31 dias para chegar ao nível normal.
"Agora, vai levar quanto tempo? 45 dias?", questiona.
A tragédia na região metropolitana extrapolabf esportes betfairmuitos quilômetros a área coberta pela água e pela lama vistabf esportes betfairimagensbf esportes betfairsatélite registradas no início das inundações.
Parte da populaçãobf esportes betfairáreas secas não conseguiu ou não quis deixar as residências, onde permanece sem água e luz.
Em algumas dessas regiões, o isolamento ocorrebf esportes betfairrazão do bloqueiobf esportes betfairvias próximas.
Na terça-feira, maisbf esportes betfair85% dos bairros da capital estavam sem águabf esportes betfairrazão do desligamentobf esportes betfairestaçõesbf esportes betfairtratamentobf esportes betfairágua do Departamento Municipalbf esportes betfairÁguas e Esgotos (Dmae).
Uma dessas estações, no bairro Moinhosbf esportes betfairVento, deixou sem abastecimento as regiõesbf esportes betfairmaior IDH (Índicebf esportes betfairDesenvolvimento Humano) da capital e também as com população mais velha.
Em alguns condomíniosbf esportes betfairvárias regiões, moradores foram obrigados a usar água das piscinas para higiene.
Muitas vezes, a orientação para isso partiu da própria administração dos condomínios, uma vez que caixas d’água deixarambf esportes betfairreceber água do sistema municipalbf esportes betfairabastecimento já no sábado.
Empresasbf esportes betfaircaminhões-pipa, que costumam ser acionadasbf esportes betfaircasos semelhantes, tinham deixadobf esportes betfairresponder a chamados no finalbf esportes betfairsemanabf esportes betfairrazão do aumento da demanda.
Outro problema, esse recorrente no Estado, é o apagão. Um número incertobf esportes betfairbairros da capital está sem luz ou com abastecimento oscilante.
Idosos e crianças, sobretudobf esportes betfairandares altos, têm com dificuldade para deixar suas residências.
O calor, a água empoçada e a lama agravam o riscobf esportes betfairproliferaçãobf esportes betfairdoenças como leptospirose e dengue.
Para piorar o quadro, a frente fria que avança pelo sul do Estado deve trazer temperaturas baixas — que já são esperadasbf esportes betfaircondições normais nesta época do ano e podem afetar pessoas ilhadas ebf esportes betfairabrigos que conseguiram até agora escapar dos piores efeitos da cheia.