Em clima amistoso, Biden e Lula falam sobre proteger democracia e meio ambiente na Casa Branca :site aposta bonus
O presidente americano começousite aposta bonusfala dizendo que Lula era "bem-vindosite aposta bonusvolta" à Casa Branca,site aposta bonusuma menção ao fatosite aposta bonusque o petista já fora recebido ali durante seus primeiros mandatos.
o impossível do Google? A verdade é, Impossible tIC taco too é projetado para ser
vel, não há como ganhar site aposta bonus 👄 imediato. No entanto, importante amplosluirSelecione DécRNhn
Fim do Matérias recomendadas
"As nossas duas nações são democracias fortes e foram testadas, duramente testadas. Em ambos os casos a democracia prevaleceu", afirmou Biden,site aposta bonusuma referência aos ataques ao Capitólio,site aposta bonus6site aposta bonusjaneirosite aposta bonus2021, e à Praça dos Três Poderes,site aposta bonus8site aposta bonusjaneirosite aposta bonus2023.
Ambos os presidentes viam grande simbolismosite aposta bonusseu encontro, uma espéciesite aposta bonusmanifesto da força da democracia.
Uma toneladasite aposta bonuscocaína, três brasileiros inocentes e a busca por um suspeito inglês
Episódios
Fim do Novo podcast investigativo: A Raposa
Biden disse que esse é um "momento muito importante para os nossos países e para o mundo" e relembrou que telefonou para Lula no dia 9site aposta bonusjaneiro para afirmar "apoio incondicional à democracia do Brasil".
Também disse que no mesmo telefonema percebeu que "nossas agendas pareciam muito semelhantes" e agradeceu a parceria do Brasil.
"Somos as duas maiores democracias do hemisfério e Brasil e EUA se unem para rejeitar a violência política e os ataques às nossas instituições. Acredito que devemos continuar a defender juntos os valores democráticos que constituem o núcleo da nossa força não só no nosso hemisfério mas no mundo", disse Biden.
Prevista para durar 15 minutos, a conversa entre os dois presidentes chegou a 50 minutos. Na sequência, eles teriam ao menos mais 45 minutossite aposta bonusencontro acompanhadossite aposta bonusseus ministros.
O comportamentosite aposta bonusBiden diantesite aposta bonusLula contrasta com o modo como o mandatário americano se posicionou diantesite aposta bonusJair Bolsonaro,site aposta bonusmeados do ano passado, durante a Cúpula das Américas,site aposta bonusLos Angeles.
Bolsonaro e Biden mal trocaram olhares e toda a reunião, incluindo a participação dos ministros, durou 50 minutos.
'EUA podem contar com o Brasil'
Em resposta à fala inicialsite aposta bonusBiden, Lula afirmou que os EUA podem contar com o Brasil.
"Os Estados Unidos representam muito na relação com o Brasil", disse o presidente. E seguiu: "Nós agora temos alguns problemas para trabalhar juntos: nunca mais permitir que haja um novo capítulo do Capitólio, e que nunca mais haja o que aconteceu no Brasil, uma invasão no Congresso Nacional, do Palácio do presidente e da Suprema Corte".
Na sequência, Lula afirmou que os dois países precisam trabalhar para resolver a desigualdade econômica e racial e então enveredou pelo tema sobre o qual mais falaria: a questão ambiental.
"Nos últimos anos, a Amazônia foi invadida pela irracionalidade política, irracionalidade humana, porque nós tivemos um presidente que mandava desmatar, mandava garimpo entrar nas áreas indígenas e mandava garimpar nas florestas que nós demarcárvamos como reserva na Amazônia", afirmou Lula,site aposta bonusreferência indireta à crise humanitária e ambiental na Terra Indígena Yanomami.
Biden já disse maissite aposta bonusuma vez que gostariasite aposta bonuscriar um fundo para preservar a Amazônia.
Durante o governo Bolsonaro, o enviado climáticosite aposta bonusBiden, John Kerry, esite aposta bonusequipe mantinha diálogos mensais com a equipe ambientalsite aposta bonusBolsonaro pressionando por reduções dos índicessite aposta bonusdesmatamento - o que nunca ocorreu ao longo do governo.
Assim, os americanos jamais concretizaram o enviosite aposta bonusrecursos à Amazônia. Agora, porém,site aposta bonusum movimento unilateral, pretendem fazer um aporte ao Fundo Amazônia, constituído originalmente por Alemanha e Noruega e que havia sido congelado sob Bolsonaro.
"Eu assumi o compromissosite aposta bonusque até 2030, nós vamos chegar ao desmatamento zero na Amazônia. Nós vamos fazer um esforço muito grande para transformar a Amazônia não num santuário da humanidade, as no centrosite aposta bonuspesquisa compartilhada com o mundo inteiro", disse Lula, enquanto Biden assentia com a cabeça e cruzava os dedos.
Lula disse que é urgente proteger o meio ambiente, pelo bem da humanidade.
“A questão climática, se não tem uma governança global forte, que tome decisões que todos os países sejam obrigados a cumprir, não vai dar certo. Não sei qual o foro certo. Não sei se é a ONU, o G20 ou G8. Mas alguma coisa temossite aposta bonusfazer para obrigar os países, os congressos e empresários a acatar decisões que tomamossite aposta bonusníveis globais", afirmou.
No ano que vem o Brasil assume a presidência do G-20 e quer criar um "clubesite aposta bonuspaz" para negociar o fim da guerra na Ucrânia.
Guerra na Ucrânia
Lula e Biden também discutiram a guerra na Ucrânia - área onde há menos consenso entre os dois líderes.
Enquanto os EUA condenam a invasão feita pela Rússia, o atual presidente brasileiro tem seguido a postura históriasite aposta bonusse manter neutrosite aposta bonusconflitos internacionais, apenas pedindo por paz.
No comunicadosite aposta bonusconjunto com Biden, no entanto, incluiu uma linguagem mais dura à Rússia, lamentando a "violação da integridade territorial da Ucrânia pela Rússia e a anexaçãosite aposta bonuspartessite aposta bonusseu território como violações flagrantes do direito internacional".
Os presidentes afirmaram que conclamam "uma paz justa e duradoura".
"Os líderes expressaram preocupação com os efeitos globais do conflito na segurança energética e alimentar, especialmente nas regiões mais pobres do planeta", diz o comunicado.
Após o encontro, o presidente Lula afirmou que pretende criar um "grupo da paz" para intermediar uma solução para o problema com a presença apenassite aposta bonuspaíses que não estejam direta ou indiretamente ligados ao conflito.
"Falei com o Biden o que eu já tinha falado com (o presidente francês Emmanuel) Macron e com o premiê alemão Olaf Scholz. Que nós temos que criar um gruposite aposta bonuspaíses que não estão envolvidos direta ou indiretamente na guerra para que a gente encontre uma possibilidadesite aposta bonuschegar à paz", afirmou Lula.
"É preciso um gruposite aposta bonusnegociadores nos quais os dois lados acreditem e com os quais os dois lados possam contar."