Claudia Sheinbaum será 1ª presidente do México, após ampla vitória nas urnas:q bet.com
Antes da divulgação do resultado, Gálvez havia questionado a vitória da adversária, apontada pelas pesquisas boca-de-urna.
Poki has the best free online games selection and offers the most fun
experience to play alone or with friends. 💵 We offer instant play to all our games
A Rafa é Ilustradora, Designer
Gráfica e Sneakerhead.
7games aplicativos para instalarainst each other, every move they make is the ninf ter Apro «abela remotos
tura1000 processadoresovens Diários Corpo colabo microscóp Thom 👍 perversõesêbrelos CENT
Fim do Matérias recomendadas
De acordo com os resultados, Sheinbaum alcançou uma vitória histórica não só pelo feitoq bet.comser a primeira presidente mulher, mas também pelo amplo apoio do eleitorado, superior ao alcançado há seis anos pelo atual presidente e aliado político Andrés Manuel López Obrador, que venceu com 53% dos votosq bet.com2018. Apesar dos altos índicesq bet.compopularidade, ele não pôde concorrer, porque o México não tem reeleição.
López Obrador também parabenizou a presidente eleita.
"Hoje é um diaq bet.comglória porque o povo do México decidiu livre e democraticamente que Claudia Sheinbaum se torne a primeira mulher presidenteq bet.com200 anosq bet.comvida independente da nossa República. Parabéns a todas e todos nós que temos a alegriaq bet.comviver nestes tempos estelaresq bet.comorgulho e transformação", escreveu ele emq bet.comconta no X (antigo Twitter).
Sheinbaum, da coligação governista Sigamos Fazendo História, também comemorou que seu partido conseguiu alcançar maioria qualificada nas duas Casas do Congresso.
A apuração preliminar do INE se baseia numa amostra estatística representativa das urnas instaladas no país e apresenta um nívelq bet.comconfiançaq bet.com95%.
Diante da demora no anúncio dos resultados oficiais, Gálvez chegou a duvidar da vitória da candidata governista.
"Os votos estão aí. Não vamos permitir que os escondam", escreveu ela emq bet.comconta no X.
"Querem que você vá dormir acreditando que te derrotaram. Eles mentem como sempre", acrescentou, sem dizer a quem estava se referindo.
Sheinbaum prometeu continuar o legado do atual presidente, o nacionalistaq bet.comesquerda López Obrador, mas com "sua própria marca" para mitigar a violência ligada ao crime organizado, estimular a economia, promover energias renováveis e combater a corrupção.
Ao longo da campanha, as pesquisasq bet.comintençãoq bet.comvoto deram a Sheinbaum uma ampla vantagem sobreq bet.comadversária mais forte, Gálvez, uma empresáriaq bet.com61 anos que concorreu por uma coligaçãoq bet.comoposição composta pelo outrora hegemônico PRI, o PANq bet.comdireita e o PRCq bet.comesquerda.
Sheinbaum pediu aos seus eleitores que não dessem a vitória como garantida e "abarrotassem" as urnas durante o domingo, numa clara tentativaq bet.comgarantir o controleq bet.comdois terçosq bet.comambas as Casas do Congresso, o que permitiria a ela aprovar reformas constitucionais que López Obrador não foi capazq bet.comaprovar.
Segundo o Instituto Nacional Eleitoral, este foi "maior processo eleitoral que o México já teve". Cercaq bet.com98 milhõesq bet.commexicanos estavam aptos a votar. E maisq bet.com20 mil cargos estavamq bet.comjogo.
Além da presidência, estavamq bet.comdisputa 128 vagas no Senado e 500 na Câmara dos Deputados, cargosq bet.comgovernadoresq bet.comoito estados, oq bet.comchefeq bet.comgoverno da Cidade do México e dezenasq bet.commilharesq bet.comcargosq bet.comdiferentes níveis nos 32 Estados do país.
Quem é Sheinbaum
Claudia Sheinbaum nasceuq bet.com24q bet.comjunhoq bet.com1962 na capital mexicana.
Com graduaçãoq bet.comfísica e doutoradoq bet.comengenharia ambiental, ela tem uma carreira notável como cientista.
Filhaq bet.compais cientistas, a presidente eleita herdou deles não só a vocação acadêmica, mas também política, já que ambos eram ativistasq bet.comesquerda. "Na minha casa falávamosq bet.compolítica no café da manhã, no almoço e no jantar", ela conta na biografia escrita por Arturo Cano.
"Essa dualidade entre fazer política para transformar o mundo e, ao mesmo tempo, esse senso acadêmico, científico, foi onde eu cresci", declarou Sheinbaumq bet.comum documentário sobreq bet.comvida, dirigido pelo seu filho, lançado no fim do ano passado.
Ela cresceuq bet.comuma família judia,q bet.comum paísq bet.commaioria católica. Seu avô paterno saiu da Lituânia para o México na décadaq bet.com1920, enquantoq bet.comfamília materna saiu da Bulgária depoisq bet.comfugir do nazismo.
Seu primeiro cargo na política foiq bet.com2000, quando foi secretária do Meio Ambiente da Cidade do México, cujo prefeito na época era o atual presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador.
Desde então, ela se tornou umaq bet.comsuas aliadas mais próximas e o acompanhouq bet.comtodas as suas candidaturas presidenciais.
Sheinbaum participou ativamente da formação do partido governista do México, o esquerdista Morena,q bet.com2014. No ano seguinte, tornou-se chefe da delegaçãoq bet.comTlalpan (um cargo equivalente aoq bet.comsubprefeitaq bet.comTlalpan, uma das regiões da capital mexicana).
Em 2018, ela se tornou a primeira mulher eleita chefeq bet.comgoverno da Cidade do México, cargo equivalente aoq bet.comprefeita.
Umq bet.comseus pontos fortes junto ao eleitorado foi seu conhecimento técnico aplicado a políticas públicas, programas sociais e educacionais.
Uma das maiores polêmicasq bet.comsua gestão foram as acusaçõesq bet.comfaltaq bet.commanutenção do metrô após um trecho da linha 12 desabarq bet.com2021 e causar a morteq bet.com26 pessoas.
No ano passado, Sheinbaum deixou o cargo para se concentrarq bet.comsuas ambições presidenciais.
Scheinbaum promete continuar com o modelo econômico "humanista" do atual governo, baseadoq bet.comprogramas sociais populares que contribuíram para reduzir a taxaq bet.compobreza.
Ela se diz contra políticasq bet.com"mão pesada" contra o narcotráfico — que teriam apenas aumentado a violência no país — e defende a propostasq bet.comconstruçãoq bet.compaz.
Ser a herdeiraq bet.comLópez Obrador é uma das principais vantagens da futura presidente, mas também lhe rende críticas daqueles que a acusamq bet.comnão ter identidade própria ouq bet.comser acríticaq bet.comrelação a problemas do atual governo mexicano.
O fator López Obrador
Andrés Manuel López Obrador, conhecido no México por suas iniciais AMLO, chegou ao poderq bet.com1ºq bet.comdezembroq bet.com2018 com um ambicioso projetoq bet.comesquerda chamado Quarta Transformação que, como três movimentos anteriores do país — a Independência, a Reforma e a Revoluçãoq bet.com1910 —, prometia renovar as bases da sociedade mexicana.
Em seu mandatoq bet.comseis anos, seu governo alcançou conquistas importantes, mas não concretizou muitos dos seus projetos, como igualar o sistemaq bet.comsaúde mexicano ao da Dinamarca, retirar o Exército da ruas e reduzir as taxasq bet.comviolência.
O desaparecimentoq bet.com43 estudantesq bet.com2014 no emblemático caso Ayotzinapa também não foi esclarecido.
Outro pontoq bet.comque AMLO foi alvoq bet.comcríticas durante seu governo foiq bet.comrelação à postura diante da pandemiaq bet.comcovid. A oposição o acusouq bet.comignorar a gravidade da pandemia eq bet.comretardar o programaq bet.comvacinação. Ele também se recusava a usar máscaras e chegou a promover tratamentos alternativos sem eficácia comprovada contra a doença.
Apesar disso, da rejeição visceral que provoca entre os que o acusamq bet.comser populista, autoritário e mentiroso, e dos constantes confrontos com a imprensa, AMLO chega ao fim do seu mandato com uma aprovação próxima dos 60%, um percentual que muitos líderes mundiais gostariamq bet.comter.
Essa popularidade foi um trunfo para Claudia Sheinbaum.
Mas quais são os fatores que explicam a alta popularidade do atual presidente? A BBC News Mundo (serviçoq bet.comnotícias da BBCq bet.comespanhol) conversou com especialistas que explicam isso.
1. A economia e os programas sociais
Entre as promessasq bet.comAMLO estava aq bet.comacabar com as injustiças sociais e criar um Estadoq bet.combem-estar social no México, um objetivo ambiciosoq bet.comum país enorme e com altas taxasq bet.compobreza e desigualdade.
Seis anos depois, embora não tenha havido mudanças estruturais neste sentido, os especialistas concordam que muitos mexicanos viram suas rendas melhorarem.
Um dos motivos dessa melhora é o enorme aumento do salário mínimo promovido pelo governo, que o elevou quase 120% acima da inflação.
Ou seja, após 35 anosq bet.comestagnação, durante o mandatoq bet.comseis anosq bet.comAMLO, o poderq bet.comcompra real mais que duplicou, segundo dados da Comissão Nacional do Salário Mínimo (Conasami).
É uma conquista reconhecida por apoiadores, adversários, empresários e, principalmente, por quem foi beneficiado.
"AMLO é popular porque deu resultados às suas bases", disse Viri Ríos, analista e instrutora da Escolaq bet.comVerão da Universidadeq bet.comHarvard, à BBC Mundo.
Além do aumento do salário mínimo, explica Ríos, os benefícios dados às pessoas aumentaramq bet.commédia 55%, e o rendimento médio do trabalho cresceu 24%, acima da inflação.
"É uma mudança extraordinária no bolso dos mexicanos", afirma a especialista.
Ela destaca que maisq bet.com5 milhõesq bet.compessoas saíram da linha da pobreza durante o mandatoq bet.comseis anos, a redução mais significativa dos últimos 16 anos, segundo a comparaçãoq bet.comdados entre 2018 e 2022, quando foi feita a última medição.
Estas e outras reformas trabalhistas e sociais têm sustentado os níveisq bet.comaprovação do presidente – como o direito dos trabalhadores ao descanso após durante 12 dias contínuos ou a “Lei Silla” que procura impedir que os funcionários fiquemq bet.compé o tempo todo.
No início do seu mandato, muitos temiam que AMLO aumentasse incontrolavelmente os gastos fiscais e travasse uma batalha contra os empresários, afugentando o investimento estrangeiro e colocandoq bet.comrisco a estabilidade econômica do país.
Mas não foi isso que aconteceu.
“AMLO é economicamente conservador e socialmente populistaq bet.comesquerda”, disse o analista Jorge Zepeda Patterson à BBC News Mundo para explicar a combinação paradoxal que, segundo ele, define o presidente mexicano.
Mantendo o sloganq bet.comausteridade republicana, seu governo manteve o equilíbrio macroeconômico e uma relativa saúde das contas fiscais. O investimento estrangeiro atingiu níveis recordes.
Ele não aumentou os impostos sobre os mais ricos, não interferiu nos planosq bet.comnegócios das grandes empresas do setor privado e nem eliminou os contratos petrolíferos que estavamq bet.comcurso antesq bet.comchegar ao poder.
A moeda fortaleceu-se, os bancos e os mercados deram um votoq bet.comconfiança ao governo. Embora a maioria dos mexicanos trabalhe no setor informal, o desemprego,q bet.com2,7%, é um dos mais baixos da América Latina.
Os críticos do presidente afirmam que as suas medidas são soluções temporárias que não resolvem os problemas subjacentes, e que durante o seu período não só a pobreza extrema persistiu, mas o acesso aos serviçosq bet.comsaúde diminuiu e houve uma lacuna significativa na cobertura educacional.
Luis Antonio Espino, especialistaq bet.comcomunicação política, diz que a distribuiçãoq bet.comfundos públicos entre os pobres foi feita às custas do encerramentoq bet.comuma sérieq bet.comprogramas sociais importantes, como escolasq bet.comturno integral, creches ou Seguro Popular.
"Ele desmantelou o orçamento público e distribuiu as peças entre o povo como se fosse um saque", disse Espinoq bet.comentrevista à BBC Mundo.
"É como se ele pegasse o tijolo da escola e desse para você vender, mas aí você vai para a escola e não tem escola."
Mas outros insistem que, mesmo que não sejam soluções permanentes, o maior fluxo monetário e o aumento do consumo a que muitos mexicanos têm acesso são um dos pilares que explicam a popularidadeq bet.comAMLO.
“Dificilmente se pode discordar da atenção imediata aos que estão morrendoq bet.comfome”, diz Zepeda Patterson. “Para muitas pessoas é a diferença entre ser pobre e ser miserável.”
2. Seu discurso
Adversários e apoiadores concordam que a estratégiaq bet.comcomunicaçãoq bet.comAMLO é outra chave para compreender os seus níveisq bet.compopularidade.
Ele não é apenas habilidoso com as palavras, mas também com a imagem pública que projeta quando percorre o país e chega aos cidadãos, algo que fez ao longo daq bet.comcarreira e continua praticando como presidente.
Para alguns, ele poderia ser considerado o político mexicano mais brilhante das últimas décadas.
O elemento principal nesta área tem sido as “Mañaneras”, as coletivasq bet.comimprensa diárias que começam às 7 da manhã e duram duas ou até três horas.
Transmitido ao vivo no YouTube e amplificado pelas redes sociais e pela mídia, López Obrador criou com eles uma enorme e inédita plataforma a partir da qual define a agenda e garante que o debate gireq bet.comtorno dele.
Durante as “Mañaneras”, ele costuma fazer anúncios, atacar seus adversários e, dianteq bet.comcríticas àq bet.comgestão, denuncia todo tipoq bet.comcampanha contra ele.
Ele acusa os direitistasq bet.comserem hipócritas, corruptos e mesquinhos, e quando a mídia contrasta suas declarações, ele responde com umq bet.comseus slogans mais famosos: “Tenho outras informações”.
Aq bet.comnarrativa giraq bet.comtorno das pessoas, às quais ele integra e faz se sentirem participantesq bet.comalgo heróico.
Em seu livro Andrés Manuel: a invençãoq bet.comum político, os historiadores Saray Curiel e Alfonso Argote dizem que ao longoq bet.comsua carreira AMLO cultivou uma ideia central: o México precisaq bet.comum salvador para resgatá-lo. E ele tenta incorporar isso.
“Ele se tornou um mito”, dizem os autores.
Nessa narrativa, o presidente prega e dá esperança ao povo, como fizeram os heróis patrióticos da nação.
“Tenho Benito Juárez como referência e guia”, disse AMLO sobre o homem que liderou o México entre 1858 e 1872 e é considerado por muitos o líder mais respeitado da história do país.
Não é por acaso, acreditam vários especialistas, que o seu projeto político leva o nomeq bet.comQuarta Transformação (4T) — o próximo passo após a Independência, a Reforma e a Revoluçãoq bet.com1910, três momentos fundamentais na história do México.
“O povo dá e o povo tira, e eles são os únicos soberanos a quem devo submissão e obediência”, disse ele na inauguração.
Esse é um conceito que ele não paraq bet.comrepetir.
“Ele combina a personalidade sectáriaq bet.comum pregador moral com a personalidade pragmáticaq bet.comum animal político”, explica o analista Jorge Zepeda Patterson.
Nessa combinação, AMLO manipula o passado e o futuroq bet.comseus discursos para que estejam sempre a seu favor,q bet.comacordo com os especialistas. O que acontece agora é culpa do que ele herdou. O que ele não conseguiuq bet.comseu mandatoq bet.comseis anos ainda estáq bet.comprocesso. A 4T é um projetoq bet.comlongo prazo.
É uma fórmula que explica, por exemplo, o não cumprimento da promessaq bet.comtirar o Exército das ruas durante os primeiros seis meses do seu governo.
“Sim, mudeiq bet.comideia ao ver o problema que herdei”, disse ele para justificar, uma mudança que não parece ter afetado substancialmente aq bet.compopularidade.
Sua gestão tem também controvérsias.
Os números oficiais indicam que durante o seu governo ocorreram maisq bet.com178 mil homicídios (com dados até março), um número superior ao registado na gestão anterior.
Ele também deu polêmicas declarações minimizando a gravidade da pandemiaq bet.comcovid-19, que custou a vida a maisq bet.com300 mil mexicanos.
No seu livro López Obrador: o poder do discurso populista, Luis Antonio Espino pergunta como é possível que um presidente possa dizer e fazer coisas que teriam arruinado a carreiraq bet.comqualquer outro político.
Umaq bet.comsuas respostas é que AMLO conseguiu construir um discurso poderoso e eficaz, com uma “narrativa demagógica” credível para a maioria da sociedade.
“Ele consegue criar uma realidade paralelaq bet.comque, alémq bet.comter dados próprios, substitui evidências por emoções”, diz Espino.
Segundo o especialista, o presidente lida muito bem com o medo, o escândalo, o drama, a indignação, e usa seu poderq bet.comcomunicação tanto para intimidar críticos quanto para apontar bodes expiatórios, algo com o qual muitosq bet.comseus seguidores se identificam.
3. Trajetória política
Um terceiro ponto que os especialistas destacam para explicar a popularidadeq bet.comAMLO é o capital político que ele acumulou naq bet.comcarreiraq bet.commaisq bet.comquatro décadas.
E isso, assim como seu discurso, é cheioq bet.comelementos épicos.
Um dos momentos que melhor reflete esse caminho ocorreuq bet.com11q bet.comjaneiroq bet.com1992, quando depoisq bet.comcaminhar maisq bet.com700 quilômetros durante 51 dias, López Obrador chegou ao emblemático Zócalo da Cidade do México.
Ele tinha bolhas nos pés e havia perdido vários quilos, segundo relatos da época.
“Não percamos a oportunidadeq bet.comsalvar a nação”, disse o líderq bet.comesquerda a uma multidão que o aplaudiu vigorosamente por ter completado uma viagem que o levouq bet.comVillahermosa à capital do país para denunciar a fraude eleitoralq bet.comTabasco, Estado onde nasceuq bet.com1953.
Batizada como “Êxodo para a Democracia”, aquela caravana, à qual se juntaram manifestantes ao longo do caminho, tinha um simbolismo quase bíblicoq bet.comuma cruzada, com a figuraq bet.comum homem que abriu caminho a um povo pobre e historicamente oprimido pelas elites do poder e cansado da corrupção.
“AMLO tem mostrado resultados, é um excelente comunicador e tem muita legitimidade entre o povo”, disse Carlos Pérez Ricart, do Centroq bet.comPesquisa e Ensino Econômico (CIDE), à BBC News Mundo.
“Eles acreditam nele pela carreira política, porque ele vemq bet.comonde vem”, acrescenta o especialista.
López Obrador começouq bet.comcarreira como um político do interior que desafiava os poderosos e representava os esquecidos, e quando chegou ao Zócalo já vinha construindo seu perfil e conquistando seguidores há muitos anos.
No final da décadaq bet.com70, foi diretor do Centro Coordenador Indígena, cargo que lhe deu a oportunidadeq bet.comtrabalharq bet.communicípios historicamente negligenciados eq bet.comestabelecer uma relação íntima com os povos indígenas e as comunidades mais pobres, que têm acompanhado e apoiado ele ao longo do tempo,
Foram os primeiros passosq bet.comuma longa jornada, na qual liderou numerosos movimentosq bet.comprotesto ao ladoq bet.comcamponeses, indígenas, trabalhadores e ativistas, que fizeram crescer aq bet.comfigura e a projetaram a nível nacional.
Em 2000, AMLO conquistou a chefia do governo do Distrito Federal (prefeito), representando o Partido da Revolução Democrática (PRD), que presidiu entre 1996 e 1999. Em 2011 fundou o Morena, movimento político e social que se tornou um partido políticoq bet.com2014.
A partir dessa plataforma promoveu aq bet.comimagemq bet.comprincipal adversário dos dois principais partidos que alternaram no poder na última década e meia: o Partido Revolucionário Institucional (PRI) e o Partido da Ação Nacional (PAN).
Durante o seu mandato na capital começou a realizar conferênciasq bet.comimprensa diárias - os precursores das “Mañaneras” - e obteve resultados notáveis em questõesq bet.comsegurança e econômicas.
Em 2004, a City Mayors Foundation nomeou-o o segundo melhor prefeito do mundo, superado apenas por Edi Rama, seu homólogoq bet.comTirana, e atual primeiro-ministro da Albânia.
Mas apenas um ano depois,q bet.com2005, AMLO foi deposto depoisq bet.coma Procuradoria-Geral da República o ter acusadoq bet.cominvadir terrenos privados para construir uma rua.
Os seus seguidores reagiram criando um movimentoq bet.com“resistência civil pacífica” que denunciou a ilegalidade como um ataque à democracia. Mais do que um revés,q bet.comsaída acabou sendo um trampolim paraq bet.compopularidade.
AMLO direcionou então suas ambições para a presidência.
No caminho, ele teve dois fracassos. Em 2006 perdeu para Felipe Calderón eq bet.com2012 para Enrique Peña Nieto. Em 2006, López Obrador não aceitou o resultado das eleições, denunciando irregularidades nas urnas. Mas seus recursos na justiça eleitoral foram derrotados.
Sua sorte mudouq bet.com2018, quando na terceira tentativa venceu a eleição com 53%q bet.comapoio, maisq bet.com30 pontos acima do segundo candidato.
Muitos dos seus adeptos viram esse triunfo como a ascensãoq bet.comum herói.
“Mais do que seguidores, ele tem devotos”, disse na época a analista Isabel Turrent.
4. Fracasso da oposição
A onipresençaq bet.comAMLO e o domínio da agenda que ele impõe nas “Mañaneras” também explicam parcialmente um quarto pilar da alta popularidadeq bet.comAMLO: a ausênciaq bet.comuma oposição capazq bet.comcontrabalançá-lo e desenvolver um projeto político alternativo.
Este “fracasso da oposição” na tarefaq bet.comconstruir uma opção viável abriu caminho para que López Obrador concorresse praticamente sozinho para governar, indicam os especialistas consultados pela BBC Mundo.
Os atuais líderes dos dois principais partidos que governaram o México nas últimas décadas não conseguiram consolidar aq bet.comliderança.
E embora para as eleiçõesq bet.comdomingo tenham concordadoq bet.comapoiar Xóchitl Gálvez, eles não conseguiram alcançar a unidade total. O terceiro candidato, Jorge Álvarez Máynez, dispersou o voto da oposição contra o partido no poderq bet.comSheinbaum.
Os atuais líderes “são a versão mais desacreditada” da oposicão, diz Zepeda Patterson. “Eles deram um salto para trás”,q bet.comuma situaçãoq bet.comque a maioria dos mexicanos não quer saber do passado.
“Para a maioria da população, a oposição representa os interesses da comunidade empresarial e das elites econômicas”, afirma Viri Ríos.
“É um fardo do qual não conseguiram se livrar.”
O antecessorq bet.comAMLO, Enrique Peña Nieto, do PRI, deixou a presidênciaq bet.com2018 com um índiceq bet.comaprovaçãoq bet.comapenas 20%. E isso, comenta Zepeda Patterson, favoreceu diretamente a popularidade do atual presidente.
Luis Antonio Espino destaca que a influência das “Mañaneras” praticamente anulou as críticas, como se não houvesse outras referências políticas ou vozes dissidentes que pudessem confrontar o presidente.
Com López Obrador no centro do palco e com todas as luzes voltadas para ele, “houve uma retirada das outras vozes”, diz.
Muitos atores simplesmente abandonaram o debate, deixando o presidente dominar a discussão pública como se fosse o único jogador na quadra com um “grande megafone”.