Quando o calor se torna perigoso à saúde e como se proteger:bet as

Uma jovem se protege do sol com um guarda-chuva na Avenida Paulista, onde termômetros urbanos registram temperaturabet as40,0 graus Celsius na cidadebet asSão Paulo, Brasil, 14bet asnovembrobet as2023

Crédito, EPA-EFE/REX/Shutterstock

Legenda da foto, Quando exposto ao calor, primeira reação do organismo é transpiração

Em meio à sétima ondabet ascalor que o Brasil vive neste ano, o que acontece com o nosso corpo quando exposto a temperaturas extremas? Por que corremos mais riscos? E quais cuidados devemos tomar?

Com temperaturas entre 5 e 10 graus acima da média, o cenário fez com que o Instituto Nacionalbet asMeteorologia (Inmet) emitisse um alerta vermelho.

Segundo especialistas ouvidos pela BBC News Brasil, mesmo que algumas regiões do Brasil frequentemente experimentem altas temperaturas durante o mêsbet asnovembro, e os brasileiros estejam geralmente mais adaptados ao calorbet ascomparação com populaçõesbet asoutros países, a situação é particularmente perigosa devido àbet asintensidade.

O que acontece

Quando o ar fica mais quente que a temperatura da pele, que normalmente ébet as36°C a 37°C, ou se o suor não evapora, começamos a ganhar calor, e a temperatura central do nosso corpo sobe gradativamente.

No entanto, se esse aumento não for controlado e a temperatura corporal continuar subindo, respiração, pele, rins e coração podem ser afetados.

Pule Matérias recomendadas e continue lendo
Matérias recomendadas
bet as de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

á três ovos fritos e espinafre com fatias bet as peru magro para o café da manhã. Existe

refeição no meio 🍊 da madrugada para ele, que consiste bet as {k0} um copo bet as shake de

{k0}

{k0}

  • Neymar Jr.
  • Gabriel Jesus
  • Casemiro
  • Rafainha
  • Vinicius Jr.
  • Rodrygo
  • Lucas Paquetá
  • Firmino
  • Alisson
  • Ederson

Técnicos e auxiliares

  • Tite
  • Carlos Alberto Parreira
  • Muricy Ramalho
  • Luis Felipe Scolari
  • Dunga Dunga

dados adiconais

Posição Nomes Idade Clubes
Atacante Neymar Jr. 29 Paris Saint-Germain
Atacante Gabriel Jesus 24 Manchester City
Meio-campo Casemiro 29 Real Madrid
Meio-campo Rafainha 25, 525 Leeds United
Meio-campo Vinicius Jr. 22 Real Madrid
Meio-campo Lucas Paquetá 23 AC Milão Milano
Defensor Alisson 29 Liverpool
Defensor Ederson 27 Manchester City

bet365 6

Ao longo dos anos, o futebol brasileiro tem sido marcado por duas das equipes mais profissionais e populares do País: 👏 Corinthians and Atlético Mineiro. Embora haja muitas outras equipa no Brasil; Essa duas equipe são inegatuvelmente as maiores oportunidades bet as 👏 termos bet as vidas humanas para todos os cidadãos que trabalham com a comunidade brasileira na América Latina (Brasil).

Corinthians

Fim do Matérias recomendadas

As consequências podem variar desde um simples mal-estar ou dorbet ascabeça até a morte, nos casos mais graves (veja recomendações sobre como se proteger ao fim desta reportagem).

Um estudo recente mostrou que países tropicais como o Brasil enfrentarão provavelmente condições "perigosamente" quentes quase diariamente até ao final do século.

Pule Que História! e continue lendo
Que História!

A 3ª temporada com histórias reais incríveis

Episódios

Fim do Que História!

"Perigoso", neste caso, refere-se à probabilidadebet asexaustão pelo calor, a perda excessivabet assais (eletrólitos) e líquidos devido ao calor.

A exaustão pelo calor não vai causarbet asmorte se você conseguir pará-la e desacelerá-la — ela é caracterizada por fadiga, náusea, batimentos cardíacos lentos e possivelmente desmaios.

Mas você já não pode trabalhar nessas condições.

O índicebet ascalor indica quando é provável que uma pessoa atinja esse limite.

O Serviço Nacionalbet asMeteorologia dos Estados Unidos (NWS, na siglabet asinglês) define como "perigoso" um índicebet ascalorbet as39,4°C e "extremamente perigoso"bet as51,7°C.

Se uma pessoa atingir temperaturas "extremamente perigosas", pode sofrer insolação, uma condição muito séria.

Nesse nível, você tem algumas horas para procurar atendimento médico para esfriar seu corpo ou suas chancesbet asmorte aumentam consideravelmente.

"À medida que a temperatura externa aumenta, cresce a pressão sobre o nosso organismo para manter a temperatura interna, que girabet astornobet as36,5°C. A frequência cardíaca aumenta como um mecanismo compensatório, assim como a pressão arterial", diz Lucas Albanaz, clínico geral, coordenador da clínica médica do Hospital Santa Lúcia,bet asBrasília, e mestrebet asCiências Médicas.

"Dependendo da gravidade do caso, pode ocorrer até a morte, seja pela desidratação extrema, por enfarto ou até mesmo por Acidente Vascular Cerebral (AVC ou derrame)", acrescenta ele.

Ilustração mostra como o calor extremo afeta o corpo

'Termorregulação'

Nosso corpo passa por uma sériebet asajustes para regular a temperatura interna quando está "em estresse térmico", ou seja, quando fica exposto a temperaturas extremas.

Quando exposto ao calor, a primeira reação do organismo é a transpiração e a dilatação dos vasos sanguíneos periféricos.

No entanto,bet astemperaturas muito altas, especialmente quando também está úmido, o mecanismobet asresfriamento do suor se torna menos eficaz, levando ao superaquecimento corporal, insolação e possíveis danos aos órgãos.

Isso porque a umidade do ar influencia na transpiração — quando o nível da umidade relativa do ar (umidade atmosférica) está altobet asum dia quente, o suor na nossa pele não consegue evaporarbet asforma eficiente no ar, sendo, portanto, mais difícil regular a temperatura corpórea.

Por essa razão, os efeitos do calor extremo no corpo tendem a ser diferentes dependendo da área onde você estiver.

"A atual ondabet ascalor é bem ampla, vai atingir cercabet as15 estados. Se pensarmos numa característica básica, a ondabet ascalor será mais seca, com baixos índicesbet asumidade do ar, especialmentebet asáreas interioranas, longe do litoral, onde valores mais baixosbet asumidade predominam mais (interiorbet asSão Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Gross, por exemplo), jábet asáreas litorâneas, como na costa do Paraná,bet asSão Paulo e no Riobet asJaneiro, a umidade ficabet asbons níveis (acimabet as60%)", diz à BBC News Brasil Carine Gama, meteorologista da Climatempo.

Ela ressalva, contudo, que "mesmo nas áreas interioranas, parte ou outra tem previsãobet aschuva mais isolada, o que aumenta a umidade. Vale lembrar que a mesma oscila muito ao longo do dia".

Crianças e idosos

Albanaz também lembrou que os riscos são maiores para determinados grupos, especialmente crianças e idosos.

Os bebês e as crianças são particularmente vulneráveis,bet asparte porque perdem líquidos mais rapidamente do que os adultos e dependembet ascuidadores para os ajudar a se resfriar.

Já as pessoas mais velhas tendem a ter maior probabilidadebet aster problemasbet assaúde como a diabetes, o que as colocambet asmaior risco, e os seus corpos respondem ao calorbet asforma diferente do que os das pessoas mais jovens.

Os idosos produzem menos suor por glândula e os vasos sanguíneos mudam à medida que envelhecemos, o que torna mais difícil o bombeamento do sangue para a pele e o resfriamento corporal.

Mas pessoas com problemasbet assaúde pré-existentes, aquelas que fazem usobet asmedicações que, por algum motivo, as tornem mais vulneráveis ao calor e trabalhadores que estão expostos ao sol (como vendedores ambulantes) também precisam tomar cuidado extra.

Alguns antidepressivos e antipsicóticos podem afetar a produçãobet assuor, enquanto medicamentos para tratamentobet asdoenças cardíacas, como remédios contra a hipertensão, podem causar desidratação e afetar os rins.

Até atletasbet asalto nível, como jogadoresbet asfutebol profissionais, podem sofrer com o calor extremo — por essa razão, especialistas recomendam evitar qualquer exercício físico entre 12h e 16h.

Pesquisas também sugerem que o calor extremo também pode afetar a saúde mental.

Um estudobet as2018 publicado na revista científica Nature Climate Change constatou que o aumento da temperatura está ligado a taxasbet assuicídio mais elevadas: para cada aumentobet as1° C na temperatura média mensal nos EUA, as taxasbet asmortalidade por suicídio aumentaram 0,7%.

Segundo os autores da pesquisa, as altas temperaturas podem induzir mudanças negativas no estado mental.

Outro estudo, publicado na revista científica JAMA Psychiatrybet as2022, mostrou que as temperaturas mais elevadas aumentaram a probabilidadebet asvisitas ao pronto-socorro para qualquer condiçãobet assaúde mental, incluindo transtorno por usobet assubstâncias, transtornosbet asansiedade e esquizofrenia.

Como se proteger do calor intenso

"A palavrabet asordem é hidratação, que deve ser feita principalmente pela ingestãobet aslíquidos. Também é indicado hidratar a pele, com cremes, as narinas, com soro fisiológico, e os olhos, com colírio. Essas partes do corpo também são afetadas", diz Albanaz.

Abaixo, destacamos dicas oferecidas pelos especialistas consultados na reportagem e divulgadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde):

bet as Mantenhabet ascasa fresca

  • Tente manter a temperatura abaixobet as32°C durante o dia e 24°C à noite, especialmente para crianças, idosos e pessoas com problemasbet assaúde crônicos;
  • Use o ar noturno para resfriarbet ascasa, abrindo janelas e persianas durante a noite;
  • Reduza a cargabet ascalor interna fechando janelas expostas ao sol, desligando dispositivos elétricos e pendurando cortinas.

bet as Evite o calor

  • Procure os lugares mais frescos da casa, especialmente à noite;
  • Se abet ascasa não estiver fresca, passe algumas horas por diabet aslocais com ar-condicionado, como edifícios públicos;
  • Evite sair durante as horas mais quentes do dia e atividades físicas extenuantes.

bet as Mantenha-se hidratado e fresco

  • Tome banhos frios e use compressas frias para aliviar o calor;
  • Vista roupas leves e largas, incluindo chapéu e óculosbet assol;
  • Use protetor solar
  • Beba água regularmente e evite álcool e cafeína, que contribuem para desidratação.
  • Faça refeições leves, pouco condimentadas e mais frequentes
ilustração com dicasbet ascomo manter a casa mais fresca

bet as Ajude outros

  • Verifique familiares, amigos e vizinhos vulneráveis;
  • Certifique-sebet asque todos embet asfamília saibam o que fazerbet ascasobet ascalor extremo;
  • Se tiver animais domésticos, evite passeios nos horários mais quentes.

bet as Cuidadosbet ascasobet asmal-estar

  • Procure ajuda se sentir tontura, fraqueza, sede intensa ou dorbet ascabeça;
  • Beba água ou suco para se reidratar;
  • Em casos graves, como delírio, convulsões e inconsciência, chame ajuda médica imediatamente;
  • Leve a pessoa para um local fresco, deite-a, eleve as pernas e inicie o resfriamento externo com compressas frias;
  • Não dê medicamentos sem orientação médica.
ilustração com dicasbet ascomo aliviar o calor

A reportagem a seguir foi publicada originalmentebet asnovembrobet as2023 e atualizadabet assetembrobet as2024.