Por que o mar nos faz sentir tão bem?:slot wild
Em outras palavras, não nos lembramosslot wildquão confortável era o saco amniótico que nos protegia quando éramos fetos nem, muito menos, temos a capacidadeslot wildsaber o que os táxons que nos precederam sentiramslot wildnosso caminho evolutivo até a condiçãoslot wildhomo sapiens.
Stake é uma plataforma online que permite o acesso a serviços slot wild consultoria e desenvolvimentos tecnológicos, startups.
A plataforma foi criada 💶 com o objetivo slot wild democracia e acesso às empresas slot wild negócios tecnológicas, permissão que os usuários podem investir nas Empresas 💶 Que Tradicionalmente Eram Acessórios Para Os Investimentos Maiores E Instituições.
site de apostas que ja começa com dinheiroeex pecttanaci Of A galGO living with the hunter In Spain; Isgal gopod : wp-contesnt ;
ploadS: 2024/03 do
Fim do Matérias recomendadas
O que é evidente – e repetidamente verificável– é a sensaçãoslot wildbem estar que um mergulho no mar nos gera.
O bem-estar vai além do simples prazer.
Enquanto o prazer seria o desfruteslot wildalgo relacionado ao êxtase ou à euforia específica (ou seja, é uma sensação imediata), o bem estar é algo mais profundo, é um estadoslot wildprazer mais "consolidado", harmonioso e calmo e que transcende o puramente sensorial.
Isso porque, enquanto o prazer está mais relacionado ao vivenciado, o bem-estar envolve aspectos mais plurais como a saúde, a virtude, o conhecimento ou a satisfaçãoslot wilddesejos.
Quando entramos no mar, ao prazer puramente somático junta-se um bem estar mental muito mais complexo, que nos faz sentir felizes e satisfeitos.
Mas por quê?
O óbvio
Tendemos a pensar no mais óbvio: entrar na água nos esfria e isso neutraliza o calor do verão quando ele está muito intenso.
Obviamente, isso está correto. Satisfazer uma necessidade fisiológica, como comer quando temos fome ou beber quando sentimos sede, é sempre prazeroso.
Mas no caso do banhoslot wildmar, há muito mais.
Do pontoslot wildvista da neurofisiologia, foi demonstrado que a imersão vertical na água gera efeitos positivos muito interessantes.
Para começar, aumenta a velocidade do fluxo sanguíneo nas artérias cerebrais média e posterior.
Uma toneladaslot wildcocaína, três brasileiros inocentes e a busca por um suspeito inglês
Episódios
Fim do Novo podcast investigativo: A Raposa
Além disso, se a imersão for acompanhadaslot wildexercíciosslot wildbaixa intensidade (como caminhar na água), alcançamos a mesma velocidade do fluxo sanguíneo cerebral do que ao correr fora da água.
Menos esforço para os mesmos benefícios. Uma pechincha que justifica a boa reputação da hidroginástica.
Juntamente com este aumento no fluxo circulatório cerebral, os estímulos somatossensoriais gerados pelo aumento da pressão hidrostática produzem um aumento na atividade cortical cerebral, tanto nas áreas motoras quanto nas áreas sensoriais ou parietais. Um ponto para o nosso cérebro.
Terceiro, apenas mergulhar até os ombros reduz edemas musculares e aumenta a atividade cardíaca (sem aumentar o gasto energético), promovendo um fluxo sanguíneo generalizado e o transporteslot wildnutrientes e resíduos através do corpo.
Por isso, por essa redução drástica da sensaçãoslot wildcansaço, é que se recomenda uma sessãoslot wildjacuzzi a atletas após exercício intenso.
Mesmo quem não se dedica a quebrar recordes percebe que as pernas ficam muito mais leves à medida que o retorno venoso é favorecido.
Todos os efeitos acima são resultado da imersãoslot wildágua. Mas você pode estar pensando que não nos sentimos tão bem nadando na piscina como quando nadamos no mar. E você está certo novamente.
Aos efeitos derivados da própria imersãoslot wildágua, devem ser acrescentados aqueles relacionados com a natureza especial da água do mar.
Nadar no mar
A água do mar, como bem sabemos, recebe contínuas contribuições fluviaisslot wildsais e minerais.
As fontes hidrotermais subaquáticas e as erupções vulcânicas no fundo do mar também contribuem para a manutençãoslot wilduma elevada concentração salina (com uma médiaslot wild35 g/kgslot wildágua, dos quais 80% são cloretoslot wildsódio e o restante, principalmente, cloretoslot wildmagnésio, sulfato e brometo).
A consequência direta é dupla. Por um lado, a água salgada é mais densa que a água doce. Isto requer menos esforço muscular para nos manter à tona.
Ou seja, nadamos mais relaxados no mar porque flutuamos mais.
Por outro lado, os sais são absorvidos pela pele.
Isto representa uma contribuição muito importante para inibir a quebra da barreira cutânea causada por agentes irritantes dérmicos, o que acelera aslot wildrecuperação e previne a secura.
Este fato é especialmente interessante no tratamentoslot wilddoençasslot wildpele como a dermatiteslot wildcontato ou a psoríase e tem levado à consideração dos banhosslot wildmar como tratamento adicional no cuidado com a dermatite crônica.
A água do mar especialmente enriquecida com saisslot wildmagnésio, como a do Mar Morto, também demonstrou uma interessante ação anti-inflamatória.
A todos estes efeitos benéficos devemos acrescentar a ausênciaslot wildações negativas devido aos aditivos que aparecem necessariamente nas piscinas.
A adiçãoslot wildcloro é necessária para evitar a proliferaçãoslot wildprotozoários, bactérias e fungos na água, mas irrita a pele.
Evitamos esta agressão substituindo a piscina pelo mar.
O mar é mais do que água
Vimos que a imersão na água é benéfica e que, além disso, a água marinha é especialmente aconselhável para a pele.
Mas tomar banhoslot wildmar é muito mais do que entrar numa banheira à qual foram adicionados sais.
O grande volumeslot wildágua que se acumula nos mares e oceanos atua como um regulador térmico muito importante.
A maior capacidade térmicaslot wildum meio denso (como a água)slot wildcomparação com o ar funciona como um amortizadorslot wildtemperatura,slot wildmodo que as zonas costeiras são menos frias no inverno e menos quentes no verão do que áreasslot wildlocalização geográfica semelhante, masslot wildterra.
Isto gera um resfriamento contínuo do ar quente e o estabelecimentoslot wildcorrentes que geram a reconfortante e fresca brisa marítima.
A brisa também traz consigo uma concentração muito elevadaslot wildânions (partículas eletricamente carregadas) que penetram não só na pele, mas também nos pulmões.
Seus efeitos fisiológicos e psicológicos não são desprezíveis: prevençãoslot wilddistúrbios neuro-hormonais, redução dos efeitos do estresse, ação antioxidante pelo aumento dos níveisslot wilduma substância chamada superóxido dismutase e até melhora da acne.
Podemos ainda acrescentar consequências mais benéficas, como a ação relaxante da cor azul intensa ou os efeitos calmantes e sedativos do maravilhoso som do bater rítmico das ondas.
Faça como eu e aproveite o mar porque, alémslot wildtudo, éslot wildgraça.
* A. Victoriaslot wildAndrés Fernández é professora do departamentoslot wildbiologia na Universidadeslot wildMálaga.
Este texto foi publicado originalmente no siteslot wilddivulgação científica The Conversation e foi reproduzido aqui sob a licença creative commons. Leia a versão original (em espanhol).