Dengue: quais remédios são contraindicados e quais podem ser usados para tratar sintomas :
Não há um medicamento específico para o tratamento da dengue. Os remédios disponíveis para amenizar os sintomas devem ser indicados por um médico, já que muitos deles, usados no dia a dia e vendidos sem a necessidadeprescrição médica nas farmácias, podem aumentar o riscosangramento.
ela quebra todos os laços e laços que ela tem com sua família. Mas porque Thomasins é
o empoderada, é definitivamente 💹 possível dizer Que a Bruxinha tem um final realmente
10 Best Surf Towns in the US
Fim do Matérias recomendadas
A BBC News Brasil conversou com três infectologistas que explicam quais medicamentos não são indicados para tratar os sintomas da dengue — e quais podem ser usados com segurança.
Vale lembrar que a automedicação é desaconselhadatodas as situações.
Dengue: quais medicamentos você não deve tomar
Aspirina e AAS
A classe farmacêutica dos salicitatos, da qual fazem parte aspirina e AAS, não devem ser usada por pacientes que estão com suspeitadengue ou que foram diagnosticados com a doença.
Esas medicações têm efeito analgésico e antitérmico — por isso, ajudam no alíviodores e da febre. No entanto, eles podem afetar a coagulaçãopacientes com o vírus da dengue, o que leva ao aumento do riscosangramentos e o agravamento da doença.
Por isso, pacientes saudáveis que estejam com a doença ou com suspeita dela não devem fazer o uso desses medicamentos.
No entanto, há ressalvas para o casopacientestratamentoalgum problema cardíaco, que precisam tomar aspirina periodicamente.
"Pessoas que possuem doenças crônicas, que sofreram infarto ou tiveram trombose, e estão fazendo usomedicamentos desse grupo para tratar o problema, ao suspeitarem que estão com dengue não devem interromper o tratamento por conta própria, pois pode agravar o problema cardíaco já existente. O recomendado é procurar um médico imediatamente para analisar o que deverá ser feito, como trocar o medicamento ou fazer o uso monitorado", explica a infectologista Mirian Dal Bem, do Hospital Sírio-Libanês,São Paulo.
Além da AAS e da aspirina, outros medicamentos que fazem parte desta categoria são os derivados do ácido acetilsalicílico, como diflunisal, salicilatosódio e metilsalicilato.
Ibuprofeno e nimesulida
Medicamentos que integram a categoria chamadaanti-inflamatórios não esteroidais também aumentam as chancessangramento e não devem ser usados no tratamento dos sintomas da dengue.
Os mais conhecidos e usados são: indometacina, ibuprofeno, diclofenaco, piroxicam, naproxeno, nimesulida, sulfinpirazona, fenilbutazona e sulindac.
Eles são comumente encontrados nas farmácias e podem ser comprados sem receita médica.
"Esses medicamentos prejudicam o funcionamento das plaquetas e, quando um paciente está com dengue, ele já tem as plaquetas afetadas pelo vírus. Sendo assim, ao fazer uso desses remédios, há um aumento no riscosangramentos e ter a dengue hemorrágica", explica o médico Paulo Abrão, vice-presidente da Sociedade PaulistaInfectologia e professor da Universidade FederalSão Paulo (Unifesp).
Prednisona e hidrocortisona
Medicamentos como prednisona, prednisolona, dexametasona e hidrocortisona são conhecidos como corticoides — e também são contraindicadoscasodengue oususpeita da doença.
Assim como os anteriores, eles podem aumentar o risco hemorrágico da doença e agravar a situação do paciente.
Ivermectina
Nos últimos dias, passou a circular nas redes sociais informações que a ivermectina seria um medicamento indicado para combater o vírus da dengue.
Tal situação fez com que o Ministério da Saúde emitisse uma nota alertando que "não há nenhum dado ou fonte que comprove a afirmação" e o órgão "não reconhece qualquer protocolo que inclua o remédio para o tratamento da dengue".
"Esse medicamento é única e exclusivamente para combater vermes, não há nenhum estudo que mostreeficácia contra vírus. Ele não deve ser usadonenhum caso a mais", diz o médico Alberto Chebabo, presidente da Sociedade BrasileiraInfectologia (SBI).
Durante a pandemiacovid-19, a ivermectina foi defendida como parteum tratamento precocecombate à doença — também sem nenhuma eficácia comprovada.
Posteriormente, estudos realizados ao redor do mundo demonstraram a ineficácia do medicamento no combate à covid-19.
Paracetamol e dipirona são indicados
Segundo os infectologistas ouvidos pela BBC News Brasil, os dois medicamentos mais indicados para amenizar os sintomas causados pela dengue são o paracetamol e a dipirona, pois eles não aumentam os riscossangramento.
Ambos podem ser usados com segurança e ajudam a amenizar as dores e mal-estar provocados pela dengue.
Apesar da medicação aliviar certos sintomas, os especialistas são unânimesdizer que manter uma boa hidratação é um dos fatores mais importantes para tratar a doença.
A dengue provoca inflamação e faz o líquido "escapar" dos vasos sanguíneos.
"A hidratação deve ser muito rigorosa. Alémágua, é importante ingerir soros, encontradosfarmácias e postossaúde, para repor os sais perdidos pelo corpo. O recomendado é que o paciente ingira 60 mllíquido para cada quilo que possui", calcula Dal Ben.