As imagens que mostram como superfície da Terra mudou por ação humanabwin patrocinador2023:bwin patrocinador
A poluição produzida pelo homem pode ser encontradabwin patrocinadorquase todos os cantos do planeta.
aprender ; crianças, cerca bwin patrocinador moeda. dólar real, unidade monetária do Brasil. Cada
l (plural: reais) é dividido bwin patrocinador 💳 {k0} 100 centavos? Real > Economia Brasileira, Taxas de
{k0}
A Major League Soccer (MLS) é uma das principais ligas bwin patrocinador futebol dos EUA. Se você é um entusiasta desse 🏀 esporte e deseja assistir a partidas da MLS ao vivo, essa postagem do blog é para você! Vamos lhe mostrar 🏀 como e onde você pode assistir a MLS online no Brasil.
MLS Season Pass na Apple TV App
Fim do Matérias recomendadas
Essa interferência continuoubwin patrocinadorritmo acelerado ao longobwin patrocinador2023, para o bem e para o mal.
Aqui mostramos alguns exemplos das mudanças mais drásticasbwin patrocinadornosso planeta este ano.
Vietnã
Há apenas dois anos, o recife Pearson, no Mar da China Meridional, era pouco mais do que um pequeno atol entre os maisbwin patrocinador100 recifesbwin patrocinadorareia que, vistos do espaço, constituíam as Ilhas Spratly.
Mas o Vietnã, que ocupa essas ilhas desde o final da décadabwin patrocinador1970, embarcou num grande projeto para expandir seu território terrestre no finalbwin patrocinador2021.
Por meiobwin patrocinadorum processobwin patrocinadordragagem e aterro, o país acrescentou 660.000 m² às ilhas e criou um porto no meio do recife que pode ser vistobwin patrocinadoruma imagembwin patrocinadorsatélite registradabwin patrocinadoragostobwin patrocinador2023.
Esse é apenas um dos vários projetosbwin patrocinadorexpansão que o Vietnã empreendeu nas Ilhas Spratly desde 2021, apesar da reivindicaçãobwin patrocinadorvários países, como a China e as Filipinas, bem como Taiwan, à soberania das ilhas.
Em 2023, o Vietnã criou 133 hectares adicionaisbwin patrocinadorterras insularesbwin patrocinadorcinco novos locais nas Spratlys, segundo a ferramenta Asia Maritime Transparency Initiative (AMTI), ligada à Universidade Georgetown,bwin patrocinadorWashington, nos Estados Unidos, que monitora o ambiente marinho da área.
Mas, segundo a AMTI, na última década foram destruídos cercabwin patrocinador2.150 hectaresbwin patrocinadorrecifesbwin patrocinadorcoral devido à construçãobwin patrocinadorilhas no Mar da China Meridional, a maior parte delas pela China.
O gigante asiático construiu várias bases militares nas novas ilhas que formou, incluindo uma importante base aérea.
Argentina
Com o crescimento da produção e vendabwin patrocinadorveículos elétricos e outros dispositivos alimentados por baterias, a procura por lítio disparou nos últimos anos.
Mas os alertas sobre uma escassez iminente desse mineral crítico levaram à aberturabwin patrocinadornovas minas.
Entre as que começaram a operarbwin patrocinador2023, está o projeto Cauchari-Olaroz, na provínciabwin patrocinadorJujuy, na Argentina.
Lagoasbwin patrocinadorevaporação verdes brilhantes são claramente visíveis na imagembwin patrocinadorsatélite da Maxar Technologies.
Mianmar
Mudanças nas práticas agrícolas transformaram a superfície do Lago Inle nas montanhas Shan, no lestebwin patrocinadorMianmar.
Reconhecido como Patrimônio Mundial da Unesco (braço da ONU para cultura), o lago é famoso pelos jardins flutuantes criados pelos moradores que vivembwin patrocinadorsuas margens, bem como pelos pescadores que remam com as pernas.
Mas o crescimento da aquiculturabwin patrocinadortomatebwin patrocinadorgrande escala reduziu drasticamente a áreabwin patrocinadorsuperfície do lago.
Chile
No alto da cordilheira dos Andes, a cercabwin patrocinador4.400 metros acima do nível do mar, uma enorme cicatriz se abriu no solo.
Trata-se da minabwin patrocinadorcobre a céu aberto Quebrada Blanca, que ampliou suas operaçõesbwin patrocinador2023.
As empresas que a administram esperam produzir 300 mil toneladasbwin patrocinadorcobre por ano.
Ucrânia
Em 6bwin patrocinadorjunhobwin patrocinador2023, uma sériebwin patrocinadorexplosõesbwin patrocinadormadrugada rompeu a barragembwin patrocinadorNova Kakhovka, causando graves inundações nos dias seguintes.
A Ucrânia acusou a Rússiabwin patrocinadorexplodir deliberadamente a barragem, enquanto os russos culparam os ucranianos.
Sem o dique para reter a água, a paisagem acima e abaixo da barragem se transformou nos meses seguintes.
Antes das explosões, o nívelbwin patrocinadorágua do reservatóriobwin patrocinadorNova Kakhovka era o mais alto dos últimos anos, mas depois do rompimento da barragem quase secou.
Isso também afetou uma redebwin patrocinadorcanais alimentados pelo reservatório que secou durante o verão, deixando os agricultores próximos com dificuldades para irrigar as suas colheitas.
Uma avaliação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) descreveu os danos como um "desastre ambientalbwin patrocinadorgrande alcance" que se estenderia para muito além das fronteiras da Ucrânia.
O próprio reservatório era um ecossistemabwin patrocinadorpleno funcionamento que foi dizimado, enquanto as inundações causaram danos consideráveis aos habitats naturais.
O Pnuma alertou que os danos causados pelo rompimento da barragem podem ser "irreversíveis".
Abu Dhabi
Um pedaçobwin patrocinadordeserto localizado a 35 kmbwin patrocinadorAbu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, foi transformado na maior usinabwin patrocinadorenergia solar do mundo.
Maisbwin patrocinador4 milhõesbwin patrocinadorpainéis solares apontam para o céu no Projetobwin patrocinadorEnergia Solar Al Dhafra, capazbwin patrocinadorgerar eletricidade suficiente para quase 200 mil moradias.
Etiópia
Em setembrobwin patrocinador2023, a Etiópia anunciou que tinha enchido com sucesso abwin patrocinadorGrande Barragem da Renascença Etíope (Gerd, na siglabwin patrocinadoringlês) no Nilo Azul.
Mas a notícia irritou os países localizados rio abaixo, especialmente o Egito, que acusa a Etiópiabwin patrocinadorameaçar o seu abastecimentobwin patrocinadorágua.
A barragem, que a Etiópia cogita utilizar para produzir eletricidade, tem sido motivobwin patrocinadorpolêmica, pois também poderia dar ao governo do país o controle sobre o abastecimentobwin patrocinadoráguabwin patrocinadorseus vizinhos.
Arábia Saudita
As fundaçõesbwin patrocinadorparte do The Line ("A Linha",bwin patrocinadortradução livre para o português) uma cidadebwin patrocinador170 kmbwin patrocinadorextensão que está sendo construídabwin patrocinadorum enorme território na costa ocidental da Arábia Saudita, estendem-se pelo deserto.
As obrasbwin patrocinadorconstrução do projeto — que a Arábia Saudita quis promover como uma cidade ecológicabwin patrocinadoralta tecnologia que será o "modelobwin patrocinadoramanhã" — podem ser vistas numa extremidadebwin patrocinadoruma rodovia que liga as cidadesbwin patrocinadorGayal e Ras Al Sheikh Al Hamid.
Alguns críticos também questionaram as credenciais verdes da cidade planejada.
Leia a íntegra desta reportagem (em inglês) no site BBC Future.