As bombas da Otan que deram início a uma nova eradono sportingbetguerras:dono sportingbet

mulherdono sportingbetmeio a escombros

Crédito, GETTY IMAGES

Legenda da foto, Em 24dono sportingbetmarçodono sportingbet1999, a Otan lançou uma campanha aéreadono sportingbet78 dias contra a então Iugoslávia.

A campanha da Otan começou após diversas tentativas políticas fracassadas para impedir a violenta repressão e os assassinatos dos albaneses étnicosdono sportingbetKosovo, que então fazia parte da Iugoslávia.

Pule Matérias recomendadas e continue lendo
Matérias recomendadas
dono sportingbet de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

Manchester United não será removido do Football Manager 22. Green Wood foi preso no

ngo por suspeita dono sportingbet estupro e agressão 💶 dono sportingbet uma mulher. Masson Green madeira removido de

sem pagamento até que sua investigação estivesse completa. Gilbert Arena – Wikipedia

wikipedia : wiki: Gilbert_Arenas As suspensões mais longas da 🧲 história da NBA OJ Mayo:

galera esporte bet

No 7Games, você encontra uma variedade dono sportingbet jogos dono sportingbet cassino, incluindo jogos dono sportingbet {k0} destaque como Aviator, Balloon, Mines e 👏 JetX. Esses jogos são populares entre os usuários, que podem jogar a qualquer momento e qualquer dia da semana, uma 👏 vez que o site está aberto 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Além disso, no 7Games, os usuários podem 👏 desfrutar dono sportingbet Super ODDS e promoções exclusivas, o que torna a experiência dono sportingbet jogo ainda mais emocionante. Além disso, para 👏 aqueles que desejam jogar dono sportingbet {k0} seus dispositivos móveis, o 7Games oferece aplicativos para download.

Fim do Matérias recomendadas

As operações eram voltadas a alvos predominantemente militares na Sérvia, Kosovo e Montenegro, mas também atingiram importantes pontosdono sportingbetinfraestrutura civil.

As autoridades iugoslavas declararam que pelo menos 2,5 mil pessoas morreram e 12,5 mil ficaram feridas. Mas a contagem exata dos mortos permanece sem confirmação até hoje.

As organizações Human Rights Watch e Anistia Internacional afirmam que cercadono sportingbet500 civis foram mortos nos ataques aéreos. E maisdono sportingbet300 mil albaneses fugiramdono sportingbetKosovo durante os bombardeios,dono sportingbetbuscadono sportingbetrefúgio nos países vizinhos – a Albânia e a Macedônia do Norte.

Os bombardeios terminaramdono sportingbetjunhodono sportingbet1999, quando o líder sérvio Slobodan Milosevic (1941-2006) aceitou um acordodono sportingbetpaz que convocou a retirada das suas forçasdono sportingbetKosovo edono sportingbetsubstituição pelas tropasdono sportingbetmanutenção da paz da Otan.

Depoisdono sportingbet25 anos, a Otan ainda mantémdono sportingbetpresençadono sportingbetKosovo. São quase 5 mil soldadosdono sportingbetterra, regularmente envolvidosdono sportingbetchoques esporádicos entre as forçasdono sportingbetsegurança kosovares e a minoria sérvia.

Faltadono sportingbetaprovação da ONU

Anosdono sportingbetfracassos diplomáticos para conseguir uma solução política para a crisedono sportingbetKosovo culminaram com mais um resultado mal sucedidodono sportingbet1999.

Os aliados ocidentais tentaram negociar uma maioria que apoiasse as ações militares na Assembleia Geral da ONU, evitando o veto russo ou chinês no Conselhodono sportingbetSegurança, mas não tiveram sucesso.

O porta-voz da Otan na época, Jamie Shea, afirmou que a grande maioria dos membros do Conselhodono sportingbetSegurança e da Assembleia Geral das Nações Unidas concordou com a intervenção da Otan.

"Não é que não houve aprovação da ONU, não houve aprovação da Rússia", declarou Shea à BBC News Sérvia.

"A campanha foi uma intervenção humanitária", prosseguiu ele. "Ela foi planejada para impedir violaçõesdono sportingbetdireitos humanos, violência contra civis e para permitir que a população albanesa kosovar permanecessedono sportingbetKosovo."

refugiados do Kosovo

Crédito, GETTY IMAGES

Legenda da foto, No finaldono sportingbet1998, maisdono sportingbet300 mil kosovares fugiramdono sportingbetcasas, segundo a Otan
Pule Que História! e continue lendo
Que História!

A 3ª temporada com histórias reais incríveis

Episódios

Fim do Que História!

No finaldono sportingbet1998, maisdono sportingbet300 mil kosovares já haviam deixado suas casas, segundo a Otan.

Embora tenha bloqueado todos os esforços da ONU para uma decisão conjunta, a Rússia adotou rapidamente o chamado "precedentedono sportingbetKosovo" como justificativa para suas próprias intervenções militares.

"Em fevereirodono sportingbet2008, a Rússia invadiu a Geórgia com o pretextodono sportingbetproteger as pessoasdono sportingbetfala russa na província separatista da Ossétia do Sul contra o exército georgiano", afirma o professordono sportingbethistória Kenneth Morrison, da Universidade De Montfortdono sportingbetLeicester, no Reino Unido.

O professor Morrison defende que o mesmo pretexto foi usado pela Rússia ao invadir a Ucrâniadono sportingbet2022, embora alguns eventos ocorridos logo após a dissolução da União Soviética seguissem na mesma direção.

"A justificativa russa para suas ações militares na Moldova e na Geórgiadono sportingbet1992 e 1993 também foi a proteçãodono sportingbetcivis contra crimesdono sportingbetguerra", segundo o analista político Aleksandar Djokic. "Poderíamos dizer que a Otan também aprendeu algumas lições com a Rússia e não o contrário, embora Putin relembre constantemente a todos sobre o 'precedentedono sportingbetKosovo'."

O então primeiro-ministro britânico Tony Blair considerou que a campanhadono sportingbetKosovo demonstrava que a força militar poderia ser usada para "libertar" pessoasdono sportingbetregimes autoritários, segundo Morrison.

Em nível mundial, as consequências do bombardeio da Iugoslávia pela Otan tiveram alcance muito maior, ultrapassando os limites do continente europeu.

"Seus arquitetos, principalmente o primeiro-ministro britânico Tony Blair, consideravam que a campanhadono sportingbetKosovo foi um sucesso incontestável, que comprovava que as forças militares poderiam ser usadas para 'libertar' pessoasdono sportingbetregimes autoritários ou da violênciadono sportingbetEstado", declarou Morrison.

"Em princípio,dono sportingbetconvicçãodono sportingbetque a força poderia ser usada para atingir objetivos humanitários e confrontar regimes autoritários era um ideal nobre, mas resultoudono sportingbetum desastre no Iraque", prossegue ele.

Tony Blair

Crédito, GETTY IMAGES

Legenda da foto, Tony Blair viu a campanha do Kosovo como uma provadono sportingbetque a força militar poderia ser usada para 'libertar' pessoasdono sportingbetregimes autoritários, disse Kenneth Morrison.

'Legado significativo'

Estima-se que cercadono sportingbet100 mil sérvios permaneceramdono sportingbetKosovo, com o apoiodono sportingbetBelgrado. A maioria deles rejeita a independência do país.

"O bombardeio da Otan deixou um legado significativo, não apenas porque foi o principal fator para a quedadono sportingbetSlobodan Milosevicdono sportingbetoutubrodono sportingbet2000", afirma Kenneth Morrison. "Ele também abriu o caminho para a independênciadono sportingbetKosovodono sportingbet2008 e as divisões na comunidade internacional sobre o seu reconhecimento."

"As profundas tensões que se seguiram entre Kosovo e a Sérvia, apesar dos esforços da União Europeia e dos Estados Unidos para intermediar a normalização das relações, permaneceram."

A Sérvia afirma que não irá reconhecer a independência da região e que nunca irá permitir que Kosovo faça parte das Nações Unidas. Sua posição recebe forte apoio da Rússia e da China, entre outros países.

Duas antigas repúblicas iugoslavas – a Eslovênia e a Croácia – já são membros da União Europeia, mas a Sérvia e Kosovo enfrentam um longo processodono sportingbetadesão, que depende,dono sportingbetgrande parte, do seu sucesso na normalização das relações mútuas.

O reconhecimento mútuo, agora, é uma condição para que Kosovo e a Sérvia passem a fazer parte da União Europeia.

A Sérvia também mantevedono sportingbetpolítica militar neutra, embora coopere estreitamente com a Otan, por meio do processo Parceria para a Paz.

O que levou aos bombardeios?

O regime socialista da antiga Iugoslávia foi um exemplodono sportingbetorgulho por reunir diversas comunidades étnicas e nacionais vivendo juntasdono sportingbetum só país. Mas o país se desfezdono sportingbetuma sériedono sportingbetguerras sangrentas nos anos 1990.

Todas as seis antigas repúblicas se tornaram Estados separados. Mas a província sérviadono sportingbetKosovo começou a enfrentar sérias tensões com o governodono sportingbetMilosevic, que impedia à força que os albaneses étnicos da região conseguissemdono sportingbetindependência.

Muitos sérvios consideram que Kosovo é o localdono sportingbetnascimento do seu país. Mas 92% das 1,8 milhãodono sportingbetpessoas que vem na região hojedono sportingbetdia são albaneses.

Em 1998, os confrontos entre as guerrilhas étnicas albanesas do Exércitodono sportingbetLibertaçãodono sportingbetKosovo e forçasdono sportingbetsegurança sérvias passaram a ser mais violentos. O conflito assumiu níveis sem precedentes, com combates diretos e ataques quase diários.

Os ataques da Otan causaram mortesdono sportingbetcivis, como ocorreu no bombardeio da ponte sobre o rio Lim, que teria matado cinco pessoas.

A comunidade internacional promoveu uma sériedono sportingbetnegociações entre a Sérvia e Kosovo. Era uma tentativadono sportingbetevitar mais uma guerradono sportingbetgrandes proporções nos Bálcãs.

As negociações finais, na França, duraram semanas. Elas foram causadas pelo assassinatodono sportingbet44 pessoasdono sportingbetetnia albanesa,dono sportingbetjaneirodono sportingbet1999.

Apesar da forte pressão internacional, as conversações falharam. A Sérvia rejeitou o acordodono sportingbetpaz, que levaria à retirada das suas forças e a introdução da presença limitar liderada pela Otandono sportingbetKosovo.

soldado

Crédito, GETTY IMAGES

Legenda da foto, Os ataques da Otan causaram mortesdono sportingbetcivis, como o bombardeio da ponte sobre o rio Lim, onde cinco pessoas foram mortas

Alvos controversos

Em 24dono sportingbetabril, mísseis da Otan atingiram o edifício da emissoradono sportingbetTV estatal sérvia RTS, matando 16 funcionários e ferindo outros 18.

A Otan declarou, na época, que o ataque era justificado porque a RTS fazia partedono sportingbetuma "máquinadono sportingbetpropaganda" do governodono sportingbetMilosevic. Já o governo sérviodono sportingbetBelgrado descreveu o ato como "criminoso".

No dia 7dono sportingbetmaio, quando o Ministério do Interior da Sérvia e o quartel-general do exército foram destruídos por bombardeios, diversos mísseis atingiram a Embaixada da Chinadono sportingbetBelgrado. Três jornalistas chineses foram mortos e maisdono sportingbetuma dúziadono sportingbetfuncionários ficaram feridos.

Os bombardeios cessaramdono sportingbet10dono sportingbetjunhodono sportingbet1999, depoisdono sportingbetum acordodono sportingbetretiradadono sportingbettodas as forçasdono sportingbetsegurança sob o comando sérviodono sportingbetKosovo, permitindo a chegadadono sportingbet36 mil soldadosdono sportingbetmanutenção da paz, liderados pela Otan.

Slobodan Milosevic foi o primeiro chefedono sportingbetEstado a ser levado a um tribunal internacional depois da Segunda Guerra Mundial.

Milosevic foi depostodono sportingbetum levante popular no ano 2000. Dois anos depois, começaria seu julgamento no Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia. Ele foi acusadodono sportingbet66 crimes contra a humanidade, genocídio e crimesdono sportingbetguerra.

Milosevic morreu na prisãodono sportingbet2006, antes que o veredicto fosse anunciado.