O polêmico convite do Festivalbwin bonusVeneza a diretores acusadosbwin bonusagressão sexual:bwin bonus
Alguns críticos disseram à BBC Culture que se recusaram a resenhar qualquer um dos três filmes. Na estreia do filmebwin bonusAllen na segunda-feira eclodiram brigas enquanto manifestantes gritavam "sem cultura do estupro" antesbwin bonusserem retirados do local.
and retype it name of A Group or topic that you want to find.
Type in what you're
es podem desfrutar online. A jogabilidade é simples mas intuitiva; com o
s usando um mouse ou tela sensível ao toque 🍇 para selecionare marcar as diferentes
cassinos vegas44-0388 Deerstalker chapéu, e batwings 0139-6516-0269 Coelho orelhas e viseira 0163
criticas motociclistas Contudo Empilh figu acordíssimosIZ138 Descar gerencombas espia
Fim do Matérias recomendadas
É importante observar as diferenças entre os casos.
Polanski fugiu dos EUA para a Françabwin bonus1978, na vésperabwin bonusreceberbwin bonussentença, tendo sido acusadobwin bonusestuprar uma meninabwin bonus13 anos, e desde então foi acusadobwin bonusagressão sexual por várias outras mulheres, o que ele nega.
Besson também foi acusadobwin bonusestupro por várias mulheres: num caso foi inocentadobwin bonustodas as acusações e nos outros, que ele nega, ninguém apresentou queixa.
Allen foi acusadobwin bonuster abusado da filha adotiva dele, Dylan Farrow,bwin bonus1992. O caso foi investigado, mas não gerou acusações criminais; as acusações, que Allen nega, ressurgem com frequência, mais recentementebwin bonus2021, após um documentário exibido pela HBO.
As acusações contra os três diretores não deveriam ser tratadas como uma coisa só, mas as semelhanças fizeram delas um temabwin bonusdebatebwin bonusVeneza.
Mudança drástica
Uma toneladabwin bonuscocaína, três brasileiros inocentes e a busca por um suspeito inglês
Episódios
Fim do Novo podcast investigativo: A Raposa
A inclusão destes filmes no festival poderia simplesmente marcar a diferença entre as atitudes dos EUA e da Europabwin bonusrelação aos escândalos.
Até recentemente, os três diretores eram a "nata"bwin bonusHollywood.
Em 2003, Polanski ganhou o prêmiobwin bonusmelhor diretor no Oscar por O Pianista e,bwin bonus2014, Blue Jasmine,bwin bonusAllen, foi indicado a três Oscars. Mas o clima mudou desde então.
Um pontobwin bonusvirada importante ocorreu quando relatos sobre os abusos sexuaisbwin bonusHarvey Weinstein foram publicados no jornal The New York Times e na revista The New Yorkerbwin bonus2017.
A hashtag #MeToo explodiu imediatamente depois. Polanski foi expulso da Academiabwin bonusArtes e Ciências Cinematográficasbwin bonus2018.
Johnny Depp, que foi acusadobwin bonusviolência doméstica porbwin bonusex-esposa Amber Heard (ele perdeu um processo judicial relacionado ao caso e ganhou outro), foi retirado da franquia Animais Fantásticosbwin bonus2020. Mesmo assim, Jeanne Du Barry, um dramabwin bonusépoca coestrelado por Depp no papelbwin bonusLuís 15, foi o filmebwin bonusabertura do Festivalbwin bonusCannesbwin bonusmaio deste ano.
Thierry Fremaux, delegado-geral do Festivalbwin bonusCannes, disse à época que não erabwin bonusfunção decidir sobre a culpa ou inocênciabwin bonusum ator.
Alberto Barbera, diretor artístico do Festivalbwin bonusCinemabwin bonusVeneza, adotou uma abordagem semelhante.
Questionado sobre os diretoresbwin bonusentrevista ao jornal The Guardian, ele defendeubwin bonusposição. "Não sou um juiz a quem se pede um julgamento sobre o mau comportamentobwin bonusalguém. Sou críticobwin bonuscinema, meu trabalho é julgar a qualidade dos filmes."
Ele acrescentou que Polanski "pediu perdão à vítima, e a vítima o perdoou", referindo-se a Samantha Geimer, a mulher que Polanski foi acusadobwin bonusestuprar quando ela tinha 13 anos.
Sobre Allen e Besson, ele foi mais enfático. "Por que razão deveríamos proibir um filmebwin bonus[qualquer um deles] quando eles não são culpados perante a Justiça? Por que deveríamos ser mais rigorosos contra eles? Precisamos acreditar no sistemabwin bonusJustiça."
Semelhanças dos dois lados do Atlântico
Dependendobwin bonuscomo se encara a questão, a posturabwin bonusBarbera pode ser interpretada como uma desculpa conveniente para fugir da responsabilidade ou um compromisso corajoso com os princípiosbwin bonusque as pessoas podem mudar (no casobwin bonusPolanski) e que todos são inocentes até que se prove o contrário (nos casosbwin bonusAllen e Besson).
Em todo caso, a abordagem dele não é o que se ouviria num festival americano.
Mas talvez as atitudes frente ao escândalo não sejam tão diferentes nos dois lados do Atlântico.
Ezra Miller foi acusadobwin bonusconduta desordeira, assédio e roubo no ano passado, após anosbwin bonuscontrovérsias, mas isso não impediu a Warner Brosbwin bonuslançar The Flash, no qual ele teve não um, mas dois papéis principais.
O que levanta o questionamento: a rejeição do cinema americano a certas pessoas problemáticas tem tanto a ver com negócios quanto com ética?
Afinal, Polanski tem 90 anos e Allen tem 87, e Besson e Depp já não são tão lucrativos. Hollywood pode virar as costas para eles sem grande sacrifício.
Paradoxalmente, essa mesma percepção –bwin bonusque estes homens outrora poderosos estão agora à beira da irrelevância – poderia ajudar a explicarbwin bonuspresençabwin bonusVeneza.
Vários jornalistas que falaram com a BBC Culture disseram sentir que os diretores já não estão fazendo filmes que teriam ampla audiência, com seus trabalhos mais recentes sendo exibidos a alguns milharesbwin bonuscinéfilos exigentesbwin bonusambientes restritos.
No entanto, faixas anônimasbwin bonusprotesto apareceram na manhãbwin bonusdomingo na ilha do Lido, onde é realizado o festivalbwin bonusVeneza, segundo o The Hollywood Reporter. Elas criticavam a inclusão dos diretores no festival e foram seguidas por protestos na estreiabwin bonusGolpebwin bonusSorte na segunda-feira.
Embora o filmebwin bonusWoody Allen tenha sido recebidobwin bonusforma relativamente positiva pela crítica – a Rolling Stone chamou-obwin bonus"seu melhor filmebwin bonusuma década" – alguns sugerem que exibir os filmes desses homens pode ser uma punição mais adequada do que não exibi-los, pois isso poderia confirmarbwin bonuscrescente irrelevância.
O Paláciobwin bonusPolanski, por exemplo, revelou-se uma bomba e foi mal avaliado por todos os críticos que assistiram ao filme.
Uma dessas críticas, Jo-Ann Titmarsh, do Evening Standard, disse à BBC Culture que O Palácio,bwin bonusuma só tacada, tornou impossível que alguém continuasse a defender Polanski como um gênio com defeitos.
"Se você não gostabwin bonusPolanski", disse ela, "Alberto Barbera te fez um favor ao exibir o filme delebwin bonusVeneza".