Quem é Jimmy 'Barbecue' Chérizier, o poderoso líder das gangues do Haiti que recruta seguidores nas redes sociais:sportsbet saque
sportsbet saque À medida que o caos cresce no sportsbet saque Haiti sportsbet saque , com o governo declarando estadosportsbet saqueemergência, os líderes das sportsbet saque gangues sportsbet saque que controlam parte do país pedem a renúncia do primeiro-ministro, Ariel Henry.
Um desses líderes é Jimmy Chérizier, conhecido como "Barbecue" ("churrasco",sportsbet saqueinglês). Ele comanda uma das gangues mais poderosas por trás da violência no Haiti: a G9 e Família ("G-9 an fanmi").
Essa violência atingiu novos níveis depois que homens armados invadiram a principal prisão do país no sábado (3/3) e libertaram maissportsbet saque3.700 presos. Nessa ação, 12 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas.
Mas a invasão da prisão é só mais um sintoma da delicada crise que afeta o país caribenho, especialmente desde 2020.
A batalha das gangues pelo controle territorial deu origem a um ciclosportsbet saqueviolência que deixou milharessportsbet saquemortos e criou uma situaçãosportsbet saqueinstabilidade social que está cada vez mais crítica.
i-los usando músicos e atletas como modelos. Na década sportsbet saque 1980, surgiram as primeiras
laborações. No entanto, isso não se limitava 💸 a modelos, o primeiro collab com uma loja
Em 1974 e 1990, conquistei a Copa do Mundo como jogador e treinador, respectivamente. Essas realizações me consagraram como o 🔔 primeiro a alcançar esse feito monumental. Além disso, sou um dos únicos sete jogadores a ganhar as medalhas sportsbet saque ouro, 🔔 prata e bronze sportsbet saque {k0} Copas do Mundo FIFA. Infelizmente, sportsbet saque {k0} 8 sportsbet saque janeiro sportsbet saque 2024, falecemos aos 78 🔔 anos. No entanto, minha perlegada carreira continuará a inspirar as gerações futuras.
Minha paixão pelo futebol começou aos seis anos sportsbet saque 🔔 idade, quando me inscrevi no SC München 1906. Eventualmente, me transferi para o FC Bayern München sportsbet saque {k0} 1964. No 🔔 total, disputei 103 partidas oficiais com a equipe, marcando 53 gols. Esses números incluem as temporadas sportsbet saque 64/65 até a 🔔 72/73, quando me tornei o capitão do FC Bayern München. Durante esse período, conquistei três títulos da Bundesliga, quatro Copas 🔔 da Alemanha e uma Liga dos Campeões da UEFA.
Fim do Matérias recomendadas
Um dos momentos mais graves foi sportsbet saque o assassinato do presidente Jovenel Moïsesportsbet saque7sportsbet saquejulhosportsbet saque2021, que gerou uma crise institucional no país que está longesportsbet saqueser resolvida.
De acordo com vários relatos, ao invadir a prisão, a intenção das gangues - que controlam cercasportsbet saque80% do territóriosportsbet saquePorto Príncipe - seria exigir a renúncia do primeiro-ministro Henry, que assumiu o comando do país após a mortesportsbet saqueMoïse sem convocar as eleições prometidas.
"Pedimos à Polícia Nacional do Haiti e ao exército que assumamsportsbet saqueresponsabilidade e prendam Ariel Henry. Mais uma vez: a população não é nossa inimiga; os grupos armados não são seus inimigos", disse Chériziersportsbet saqueuma publicação nas redes sociais.
O líder criminoso já exigiu do governo Henry no passado uma anistia e a libertaçãosportsbet saquetodos os membrossportsbet saqueseu grupo.
E essa exigência não veiosportsbet saqueuma pessoa qualquer: Chérizier, um ex-policial, se consolidou como uma das principais figuras da ondasportsbet saqueviolênciasportsbet saquegangues que tomou conta do Haiti nos últimos anos.
Segundo os Estados Unidos e o Conselhosportsbet saqueSegurança das Nações Unidas, ele é responsável por graves violações aos direitos humanos no Haiti. Por isso, recebeu sançõessportsbet saqueWashington e da ONU.
Desde a mortesportsbet saqueMoïse, Chérizier passou a ocupar um papelsportsbet saquemaior protagonismo ao promover o que descreve como uma revolução contra a elite política "corrupta" do país.
E umasportsbet saquesuas ferramentas preferidas são as redes sociais, não apenas para espalharsportsbet saquemensagem mas também para atrair seguidores parasportsbet saqueorganização armada.
Da polícia para o controle das ruas
Uma toneladasportsbet saquecocaína, três brasileiros inocentes e a busca por um suspeito inglês
Episódios
Fim do Novo podcast investigativo: A Raposa
A primeira pergunta que surge sobre Chérizier é a razão do seu apelido, "Barbecue".
Ele dissesportsbet saqueentrevistas que é porquesportsbet saquemãe vendia frango na rua.
Mas, segundo algumas testemunhas da violência haitiana, a verdadeira explicação é que ele costumava queimar as casas e os cadáveressportsbet saquesuas vítimas.
Ainda que tenha começado como agentesportsbet saquepolícia, Chérizier hoje é líder da chamada G9 e Família, uma aliançasportsbet saquealgumas das gangues mais perigosassportsbet saqueum dos países mais violentos do mundo.
Junto a outras poderosas organizações criminais - entre elas a 400 Mawozo, a gangue a que se atribuiu o sequestrosportsbet saqueum gruposportsbet saque17 missionários americanos e canadensessportsbet saque2021 -, a G9 e Família tem contribuído para o caos, e Chérizier tem sido seu motor.
Nascido na capital haitiana há cercasportsbet saque47 anos, nem as sanções que os Estados Unidos impuseram contra ele e nem as autoridades do seu país foram capazessportsbet saquecontrolá-lo.
A atuação criminalsportsbet saqueChérizier começou quando ainda era policial e se viu envolvido na mortesportsbet saquenove civis, que ocorreu no contextosportsbet saqueuma suposta operação oficial contra as máfiassportsbet saqueGrand Ravine, um bairrosportsbet saquePorto Príncipe,sportsbet saquenovembrosportsbet saque2017.
A partir desse momento também começousportsbet saquerelação com as gangues que atuam no país. Primeiro com a Delmas 6, da qual se tornou um dos principais porta-vozes.
De acordo com relatos locais e internacionais, Chérizier conseguiu obter poder dentro da gangue graças a favores da polícia e do governosportsbet saqueMoïse.
E, ainda como agentesportsbet saquepolícia, ele teria cometido algumas das atrocidades pelas quais foi sancionadosportsbet saqueinstâncias internacionais.
A ONU e os Estados Unidos sinalizaram que ele foi um dos agentes implicados no massacresportsbet saqueLa Saline, um bairrosportsbet saquePorto Príncipe,sportsbet saqueque dezenassportsbet saquepessoas foram mortassportsbet saqueum ataque coordenado da polícia esportsbet saquegrupos criminais contra a população local para, segundo o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, reprimir a dissidência política. Pelo menos 71 pessoas morreram.
Cherizier sempre negou todas as acusações.
"Não sou um gangster, nunca serei", ele disse à Al Jazeerasportsbet saqueuma entrevistasportsbet saque2021. "Estou lutando contra o sistema. Esse sistema tem muito dinheiro e tem o controle dos meiossportsbet saquecomunicação. Agora me pintam como se eu fosse um gangster", concluiu.
Durante 2018 e 2019, Cherizier esteve supostamente envolvidosportsbet saqueoutros ataques brutaissportsbet saqueoutros lugaressportsbet saquePorto Príncipe.
"As gangues estão melhor equipadas do que a polícia e contam com a proteção das autoridades", disse à BBC Pierre Esperance, diretor da ONG haitiana Red Nacionalsportsbet saqueDefensasportsbet saquelos Derechos Humanos,sportsbet saqueuma entrevista realizadasportsbet saque2021, explicando o contextosportsbet saqueimpunidadesportsbet saqueque Chérizier opera.
Com todo esse poder, Chérizier começou uma batalha sangrenta pelo controle territorialsportsbet saquePorto Príncipe, onde foram cometidos vários massacres que semearam o terror não apenas na capital, massportsbet saquetodo o país.
Desde junhosportsbet saque2020, e se aproveitando do caos que reinava, Chérizier promoveu a uniãosportsbet saquenove ganguessportsbet saqueuma organização que chamousportsbet saqueG9 e Família. O anúncio foi feito no seu canal no Youtube.
Mas o assassinato do presidentesportsbet saque2021 foi um pontosportsbet saqueruptura para a organização,sportsbet saqueacordo com analistas internacionais, porque o levou a perder a proteção do governo.
Segundo o portal InSight Crime, antes do assassinatosportsbet saqueMoïse, 50% do financiamento da G9 vinhasportsbet saquedinheiro do governo. Outros 30% vinhamsportsbet saquesequestros e os 20% restantes eram arrecadados atravéssportsbet saqueextorsões.
No entanto, depois do assassinato, o financiamento governamental caiu 30%.
Foi isso que supostamente teria motivado Chérizier a declarar guerra contra as pessoas que herdaram o controle político do país.
Em outubrosportsbet saque2021, o primeiro-ministro, Henry, que ficou no cargo depois do assassinatosportsbet saqueMoïse, foi impedidosportsbet saquedepositar uma coroasportsbet saquefloressportsbet saqueum monumento porque integrantes fortemente armados da ganguesportsbet saqueChérizier apareceramsportsbet saquerepente e fizeram disparos no ar.
Vestido com um traje branco impecável e cercado por seus homens, o líder da gangue foi ele mesmo depositar uma coroasportsbet saqueflores no monumento. A ideia era dar uma demonstração clara dasportsbet saqueforça.
Chérizier também está sendo acusadosportsbet saqueliderar açõessportsbet saquesabotagem contra o abastecimentosportsbet saquecombustíveis no país. Integrantessportsbet saqueseu grupo criminoso bloquearam vários carregamentossportsbet saquegasolina para pressionar o governosportsbet saqueHenry.
A faltasportsbet saquegasolina agravou a crise humanitária no Haiti.
Sua gangue também esteve envolvidasportsbet saqueuma guerra sangrenta com a G-Pèp, uma gangue rival que, segundo relatos, é ligada aos partidos que faziam oposição ao presidente assassinado, Moïse.
Os tiroteios e as brigas por território entre os grupos são comuns e ocorrem tanto nos bairros mais pobres quanto no centrosportsbet saquePorto Príncipe.
Tudo isso acontece enquanto a organização ampliasportsbet saqueatuação nas redes para não apenas comunicar seus objetivos, mas também para angariar novos integrantes.
Ordens e ameaças no Youtube
O que tem sido visto nas ruassportsbet saquePorto Príncipe também se transferiu para o campo das redes sociais, onde Chérizier consolidousportsbet saqueinfluência.
"Os bandidos nunca seriam tão poderosos como são no Haiti sem as redes sociais. Sempre tivemos criminosos, mas, sem essas plataformas, eles não seriam tão famosos", disse Yvens Rumbold, integrantesportsbet saqueum think tanksportsbet saquepolíticas públicas do Haiti, ao jornal The Washington Post.
No casosportsbet saqueChérizier, não só ele usousportsbet saqueconta no Youtube para anunciar a criação do G9, como também para pedir que a polícia prenda o atual primeiro-ministro do Haiti.
Mas essa não ésportsbet saqueúnica rede social. No X, o antigo Twitter, ele também já publicou convocações para tomar o país e destituir a atual classe dirigente.
As redes também serviram pra difundir imagenssportsbet saquecorpos depoissportsbet saqueexecuções - especialmente no WhatsApp -, ou para pedir apoio para a causa atravéssportsbet saquemensagens virais no Instagram e no TikTok.
De fato, o próprio Chérizier falou sobre a importância das redes sociaissportsbet saqueuma entrevista no seu canal do Youtube.
"Agradeço a quem cria essas tecnologias. A tecnologia hoje nos brinda com a oportunidadesportsbet saquenos aproximarmos e nos apresentarmos aos público. Não estou vendendo mentiras", disse ele, respondendo a uma perguntasportsbet saqueum seguidor.
"Sou quem digo ser. Não faço 99% do que disseram que fiz... As tecnologias me deram a oportunidadesportsbet saqueme defender", acrescentou.
* Com reportagemsportsbet saqueVanessa Buschschlüter.