O país que contratou caminhões para transportar fantasmas:quanto a pixbet paga ao vasco

Mianmar

Crédito, Xinhua/Alamy

Legenda da foto, A capitalquanto a pixbet paga ao vascoMianmar foi oficialmente transferidaquanto a pixbet paga ao vascoYangon para Naypyidawquanto a pixbet paga ao vasco2006

"Whoopi Goldberg?"

"Sim", ele assentiu com a cabeça, "Whoopi Goldberg."

Demorei um pouco para entender que o capitão era um fã do filme Ghost - Do Outro Lado da Vida,quanto a pixbet paga ao vascoque a atriz americana interpreta uma médium que se comunica com os mortos.

Fui até Naypyidaw, capitalquanto a pixbet paga ao vascoMianmar, para conversar com o capitão sobre a logísticaquanto a pixbet paga ao vascotransportar os espíritos dos mortos, prática baseada nas crenças espirituais da antiga Birmânia. Estávamos sentados do ladoquanto a pixbet paga ao vascoforaquanto a pixbet paga ao vascoum café quase deserto; eu tomava um sucoquanto a pixbet paga ao vascomamão, enquanto o capitão bebia água. Ao nosso lado havia um canal que ajudava a refrescar o ar escaldante. Ao longoquanto a pixbet paga ao vascosuas margens, árvoresquanto a pixbet paga ao vascotamarindo coloriam a paisagemquanto a pixbet paga ao vascolaranja.

Naypyidaw — que significa literalmente "Morada dos Reis" — é diferentequanto a pixbet paga ao vascoqualquer outra cidadequanto a pixbet paga ao vascoMianmar. Apesarquanto a pixbet paga ao vascoter uma vasta área, tem baixa densidade populacional. As ruas quase não têm trânsito, e há pouco para se ver.

É chamada por muitosquanto a pixbet paga ao vasco"cidade fantasma", mas, segundo a crença local, a realidade é mais inusitada: se Naypyidaw é uma cidade fantasma, ela é uma cidade fantasma sem fantasmas.

A capitalquanto a pixbet paga ao vascoMianmar foi oficialmente transferidaquanto a pixbet paga ao vascoYangon para Naypyidawquanto a pixbet paga ao vasco2006. Os motivos da mudança são uma mistura obscuraquanto a pixbet paga ao vascoconveniência política; paranoia sobre a proximidadequanto a pixbet paga ao vascoYangon com o mar e o riscoquanto a pixbet paga ao vascoinvasão; e a recomendaçãoquanto a pixbet paga ao vascovidentes que advertiram o ex-chefequanto a pixbet paga ao vascoEstado birmanês Than Shwequanto a pixbet paga ao vascoque se ele não mudasse a capital do país, ele e seu regime cairiam. Ao contrárioquanto a pixbet paga ao vascoYangon, que ainda era assombrada pelo passado colonial, Naypyidaw representava um novo começo.

Naypyidaw

Crédito, Nico Adriaan Kelder/Alamy

Legenda da foto, Naypyidaw, capitalquanto a pixbet paga ao vascoMianmar, tem baixa densidade populacional

Foi por isso que eu vim conversar com o capitão:quanto a pixbet paga ao vasco2010, ele foi encarregado da realocação do cemitérioquanto a pixbet paga ao vascoTatkon (um dos distritos que fazem partequanto a pixbet paga ao vascoNaypyidaw) — o terreno precisava ser liberado como partequanto a pixbet paga ao vascoum projetoquanto a pixbet paga ao vascourbanização e desenvolvimento. O governo planejava construir um mosteiro e um novo prédio para o tribunal distrital. Mas primeiro, precisavam transferir o cemitério.

Realocaçõesquanto a pixbet paga ao vascocemitérios podem ser controversas, e as famílias dos mortos nem sempre ficam felizes com a remoção dos restos mortaisquanto a pixbet paga ao vascoseus entes queridos. Mas isso aconteceuquanto a pixbet paga ao vasco2010, um ano antes do fimquanto a pixbet paga ao vascoquase meio séculoquanto a pixbet paga ao vascoregime militar no país. Portanto, se o povoquanto a pixbet paga ao vascoTatkon estava descontente com a transferência do cemitério, ninguém protestou. Como um moradorquanto a pixbet paga ao vascoTatkon me disse: "Na época, estávamos sob domínio militar. Você não tem como resistir".

Mas havia outra razão pela qual a remoção do cemitério era considerada particularmente "perigosa". Junto com o cemitério, era necessário transportar os fantasmas, retirá-los do local que supostamente seriaquanto a pixbet paga ao vascoúltima morada. E os habitantes do cemitérioquanto a pixbet paga ao vascoTatkon eram especialmente problemáticos.

Bénédicte Bracquanto a pixbet paga ao vascoLa Perrière, que estuda a religiãoquanto a pixbet paga ao vascoMianmar, me contou que, na Segunda Guerra Mundial, Tatkon era um cemitérioquanto a pixbet paga ao vascosoldados japoneses. E, pela crença birmanesa, aqueles que sofrem mortes violentas "criam resíduos espirituais que os funerais não são capazesquanto a pixbet paga ao vascoliberar totalmente".

A remoção do cemitérioquanto a pixbet paga ao vascoTatkon era, portanto, um negócio arriscado.

"Temos medo dos fantasmas", diz o capitão. "Se eles não querem se mudar, ficam com raiva. São um perigo para as pessoas da cidade."

Caminhão

Crédito, Keith Levit/Alamy

Legenda da foto, O governo contratou caminhões para transportar os fantasmas

O capitão me contou como eles transferiram os restos mortais para um novo cemitério, fora da cidade. E, na sequência, sorriu:

"Depoisquanto a pixbet paga ao vascofazer a mudança dos túmulos, o governo contratou caminhões para transportar os fantasmas. Chamaram um natsaya (guru espiritual) para supervisionar e direcionar os fantasmas para os caminhões. Havia 12 caminhões, que fizeram três viagens por dia durante três dias."

O número, suspeitei, não era por acaso. Os caminhões fizeram um totalquanto a pixbet paga ao vasco108 viagens, número auspicioso na numerologia budista. As pegadasquanto a pixbet paga ao vascoBuda, por exemplo, são tradicionalmente marcadas com 108 símbolos sagrados.

"Havia maisquanto a pixbet paga ao vascomil sepulturas para transportar", afirmou o capitão. "Então, havia 10 fantasmas ou mais por caminhão".

Eu não sabia quantos fantasmas poderiam caber teoricamentequanto a pixbet paga ao vascoum caminhão. Imaginei que seria mais do que isso. Mas acontece que os fantasmas birmaneses não são entidades esguias e exíguas. Para aqueles que conseguem vê-los, são altos — maisquanto a pixbet paga ao vasco2 metrosquanto a pixbet paga ao vascoaltura — fortes e corpulentos, com orelhas e presas enormes, alémquanto a pixbet paga ao vascolínguas terrivelmente longas.

E podem ser passageiros desagradáveis. Ao realizarquanto a pixbet paga ao vascopesquisa na décadaquanto a pixbet paga ao vasco1990, Bracquanto a pixbet paga ao vascola Perrière ouviu histórias sobre remoçõesquanto a pixbet paga ao vascocemitériosquanto a pixbet paga ao vascoYangon,quanto a pixbet paga ao vascoque os fantasmas causaram "problemas nos motores" e "caminhões paravam ou se moviam sozinhos, deixando os motoristas assustados... os mortos estavam reagindo contraquanto a pixbet paga ao vascoremoção".

O capitão explicou comoquanto a pixbet paga ao vascoNaypyidaw os fantasmas lutavam pelo privilégioquanto a pixbet paga ao vascoviajar no banco da frente. Quando eles ficavam indisciplinados demais, o natsaya intervinha, ordenando que subissem pela traseira. À medida que os caminhões enchiam, conta o capitão, os veículos tinham mais dificuldadequanto a pixbet paga ao vascose mover, afundando na areia fofa. "Fantasmas são pesados", diz ele, tomando um golequanto a pixbet paga ao vascoágua.

Caminhões

Crédito, Paula Bronstein/Getty Images

Legenda da foto, Havia algo sinistro nas ruas vaziasquanto a pixbet paga ao vascoNaypyidaw após o pôr do sol

Depoisquanto a pixbet paga ao vascotrês dias, a transferência foi concluída — mas a situação não ficou completamente tranquila. Na noite seguinte ao término da mudança, o assistente do capitão sonhou com três fantasmas que disseram a ele terem sido deixados para trás. No dia seguinte, o capitão voltou ao cemitério e encontrou mais três sepulturas no meio do mato. Um fantasma particularmente complicado se recusou a se mudar;quanto a pixbet paga ao vascovez disso, passou a morar no carro do assistente, provocando uma sériequanto a pixbet paga ao vascopequenas calamidades.

As escavadeiras que trabalhavam no projetoquanto a pixbet paga ao vascoconstrução quebraram. O gato que morava no conjunto habitacional do Comitêquanto a pixbet paga ao vascoDesenvolvimentoquanto a pixbet paga ao vascoNaypyidaw morreuquanto a pixbet paga ao vascorepente. O assistente sentiu que era empurrado para fora da cama por mãos fantasmagóricas à noite. Somente quando o capitão chamou um monge para recitar as escrituras budistas é que o espírito problemático finalmente se acalmou.

O capitão não tem mais contato com o natsaya que participou do transporte dos fantasmas, mas meu intérprete disse que conhecia um natsaya que havia testemunhado o exorcismoquanto a pixbet paga ao vascomassa e que me apresentaria a ele no dia seguinte. Agradeci ao capitão pela entrevista e aperteiquanto a pixbet paga ao vascomão. Quando ele se despediu, tinha o arquanto a pixbet paga ao vascoum homem satisfeito,quanto a pixbet paga ao vascoquem fez um trabalho bem feito.

No dia seguinte, U Nain La Shwe foi até o meu hotel. De cabelos grisalhos e quase 70 anos, o natsaya estava com uma camisa branca impecável e um longyi — tradicional sarongue birmanês — cuidadosamente amarrado. Ele trabalhava como astrólogo e médium espiritual, se autopromovendo com o slogan "Acreditar para ver", palavras que vieram até elequanto a pixbet paga ao vascoum sonho.

U Nain La Shwe estava familiarizado com os cemitériosquanto a pixbet paga ao vascoNaypyidaw. Sentadoquanto a pixbet paga ao vascopernas cruzadasquanto a pixbet paga ao vascoum sofá no saguão do hotel, ele me contou que costumava meditar nos cemitérios da cidade. Disse que era devotoquanto a pixbet paga ao vascoMa Phae Wa, espírito que carrega os caixões. Muitas vezes, ela se aproximava dele e perguntava se precisavaquanto a pixbet paga ao vascoalgo. Eles se davam muito bem.

"Ela é presidente do conselho", afirma. "É responsável por todos os outros espíritos dos cemitériosquanto a pixbet paga ao vascoMianmar. É muito pura e bonita", diz ele, com um ar melancólico.

U Nain La Shwe testemunhou o transporte dos fantasmasquanto a pixbet paga ao vascoTatkon — viu os espíritos se amontoando nos caminhões e as rodas dos veículos atolarem na areia devido ao peso, conta.

Quando o natsaya que comandava a operação ordenou a saídaquanto a pixbet paga ao vascoalguns fantasmas, U Nain La Shwe diz que presenciou como os caminhões começaram a se mover novamente.

"No cemitério, há uma lei específica", explica.

Uma lei que demanda os serviçosquanto a pixbet paga ao vascoum natsaya para ser compreendida.

Apenas um médium espiritual é capazquanto a pixbet paga ao vascotransitar entre o mundo dos vivos, o mundo dos mortos e o mundo espiritual, e conseguem assim, como escreve Bracquanto a pixbet paga ao vascola Perrière, fornecer "alguma compensação" para as almas que tiveram uma morte violenta.

No meu último diaquanto a pixbet paga ao vascoNaypyidaw, aluguei uma moto e saí para explorar a cidade. Percorri as estradas desertasquanto a pixbet paga ao vascooito pistas. Muitoquanto a pixbet paga ao vascovezquanto a pixbet paga ao vascoquando, um carro aparecia no meu espelho retrovisor, avançando na minha direção e me ultrapassando. Mas, na maior parte do tempo, eu estava sozinho. Dirigi por horas, parandoquanto a pixbet paga ao vascopagodes e templos budistas. Só voltei quando escureceu.

A cercaquanto a pixbet paga ao vasco10 km do hotel, percebi pelo marcador que a gasolina estava acabando. Havia algoquanto a pixbet paga ao vascosinistro nas ruas vaziasquanto a pixbet paga ao vascoNaypyidaw após o pôr do sol e, por um momento, depoisquanto a pixbet paga ao vascotodo aquele papo sobre espíritos, senti um arrepio diante da ideiaquanto a pixbet paga ao vascoficar parado sem combustível no meio daquelas ruas desertas. Me imaginei empurrando a moto pela estrada vazia, acompanhado apenas pelo vento frio da noite — e estremeci.

Mas depois me lembrei que não havia problema. O capitão Aung Khant já havia dado um jeito nisso. Nesta cidade fantasma sem fantasmas, não havia nada a temer.

quanto a pixbet paga ao vasco Leia a versão original quanto a pixbet paga ao vasco desta reportagem (em inglês) no site BBC Travel quanto a pixbet paga ao vasco .

Línea

Crédito, Getty Images

quanto a pixbet paga ao vasco Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube quanto a pixbet paga ao vasco ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosquanto a pixbet paga ao vascoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaquanto a pixbet paga ao vascousoquanto a pixbet paga ao vascocookies e os termosquanto a pixbet paga ao vascoprivacidade do Google YouTube antesquanto a pixbet paga ao vascoconcordar. Para acessar o conteúdo cliquequanto a pixbet paga ao vasco"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoquanto a pixbet paga ao vascoterceiros pode conter publicidade

Finalquanto a pixbet paga ao vascoYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosquanto a pixbet paga ao vascoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaquanto a pixbet paga ao vascousoquanto a pixbet paga ao vascocookies e os termosquanto a pixbet paga ao vascoprivacidade do Google YouTube antesquanto a pixbet paga ao vascoconcordar. Para acessar o conteúdo cliquequanto a pixbet paga ao vasco"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoquanto a pixbet paga ao vascoterceiros pode conter publicidade

Finalquanto a pixbet paga ao vascoYouTube post, 2