Nós atualizamos nossa Políticagalera bet como funciona o bonusPrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termosgalera bet como funciona o bonusnossa Políticagalera bet como funciona o bonusPrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
Quais as chancesgalera bet como funciona o bonusvocê ter um sósia – e chegar a conhecê-lo?:galera bet como funciona o bonus
Probabilidade rara?
Dizem que todos nós temos um sósia - alguém que é uma cópia perfeitagalera bet como funciona o bonusvocê, com os olhos dagalera bet como funciona o bonusmãe, o narizgalera bet como funciona o bonusseu pai e aquelas sardas que você queria tirar há anos. A ideia povoa o imaginário popular há milênios. É o temagalera bet como funciona o bonusuma das obras mais antigas da literatura, Gilgamesh.
Mas será mesmo verdade? Vivemosgalera bet como funciona o bonusum planeta com maisgalera bet como funciona o bonus7 bilhõesgalera bet como funciona o bonuspessoas, portanto provavelmente alguém por aí tem o mesmo rosto que você, não? Bem, a resposta é mais complicada do que parece.
Na realidade, até pouco tempo atrás ninguém havia tentado descobrir. Até que, no ano passado, a pesquisadora australiana Teghan Lucas, da Universidadegalera bet como funciona o bonusAdelaide, decidiu testar o riscogalera bet como funciona o bonusconfundir um inocente com um assassino.
Munidagalera bet como funciona o bonusuma coleçãogalera bet como funciona o bonusfotografiasgalera bet como funciona o bonusfuncionários das Forças Armadas americanas, Lucas analisou a fundo os rostosgalera bet como funciona o bonusquase 4 mil pessoas. Ela mediu as distâncias entre partes fundamentais da face, como os olhos e as orelhas. A seguir, ela calculou a probabilidadegalera bet como funciona o bonusos rostosgalera bet como funciona o bonusduas pessoas serem semelhantes.
O que ela descobriu pode ser uma boa notícia para o sistema judicial, mas deve decepcionar aqueles que estãogalera bet como funciona o bonusbuscagalera bet como funciona o bonusseus sósias: as chancesgalera bet como funciona o bonusapresentar oito dimensõesgalera bet como funciona o bonusrosto iguais àsgalera bet como funciona o bonusuma outra pessoa sãogalera bet como funciona o bonusmenosgalera bet como funciona o bonusumagalera bet como funciona o bonus1 trilhão. Ou seja, mesmo com 7,4 bilhõesgalera bet como funciona o bonuspessoas no planeta, haveria apenas uma chancegalera bet como funciona o bonus135galera bet como funciona o bonusse encontrar um único pargalera bet como funciona o bonussósias.
"Antes você podia até se perguntar se um réu seria mesmo inocente e estaria sendo confundido com o verdadeiro criminoso. Mas agora podemos dizer que as chancesgalera bet como funciona o bonusisso acontecer são ínfimas", afirma Lucas.
Além disso, a enorme variedadegalera bet como funciona o bonusaspectos humanos se resume a muito mais do que oito traços. Para Lucas, é mais provável que ninguém tenha um sósia.
'Soma das partes'
Mas a história não acaba por aqui. O estudo se baseougalera bet como funciona o bonusmedidas exatas. Se suas orelhas medem 59 milímetros e agalera bet como funciona o bonusseu sósia, 60 milímetros, a semelhança entre vocês não seria levadagalera bet como funciona o bonusconsideração.
Existe outra maneiragalera bet como funciona o bonuspensar na possibilidadegalera bet como funciona o bonusexistir um sósia. E tudo depende da definição do que é um sósia: "é alguém parecido com outro ser humano ou alguém parecido com outro segundo um softwaregalera bet como funciona o bonusreconhecimento facial?", indaga David Aldous, estatístico da Universidade da Califórniagalera bet como funciona o bonusBerkeley.
O canadense François Brunelle, que fotografou maisgalera bet como funciona o bonus200 paresgalera bet como funciona o bonussósias para seu projeto intitulado I'm not a look-alike ("Não sou um sósia"), concorda. "Para mim, um sósia é alguém que você vê e pensa que se tratagalera bet como funciona o bonusum conhecido. É uma soma das partes", define.
Quando vistos separadamente, as pessoas que ele retratou parecem clones perfeitos. "Mas quando você as vê lado a lado, você percebe que eles não são tão parecidos assim", diz.
Percepção cerebralgalera bet como funciona o bonusum rosto
Mas se pequenos detalhes não são importantes, será que a possibilidadegalera bet como funciona o bonuster um sósia parece mais real?
Para descobrir, precisamos entender o que acontece quando reconhecemos um rosto familiar.
Nosso cérebro guarda rostos mais como um mapa do que com uma imagem. Quando você encontra um amigo na rua, o cérebro imediatamente começa a reconhecer suas características individualmente - como se estivesse reconhecendo a Itáliagalera bet como funciona o bonusum mapa apenas porgalera bet como funciona o bonusforma.
Mas e se a pessoa cortou o cabelo ou está usando maquiagem? Para assegurar que as característicasgalera bet como funciona o bonusalguém possam ser reconhecidasgalera bet como funciona o bonusqualquer contexto, o cérebro emprega uma área conhecida como os giros temporais para juntar todas as peças. Se você estivesse olhando para um mapa, teria que procurar a fronteira com a França e um litoral para se certificargalera bet como funciona o bonusque se trata da Itália.
Essa percepção "da soma das partes" é o que faz o fatogalera bet como funciona o bonusreconhecer amigos algo bem mais preciso do que se suas características fossem avaliadas isoladamente. Isso também disfarça a importânciagalera bet como funciona o bonusalguns dos detalhes mais sutis.
"A maioria das pessoas se concentragalera bet como funciona o bonuscaracterísticas como a linha dos cabelos, o tipogalera bet como funciona o bonuscabelo e as sobrancelhas", diz Nick Fieller, estatístico do Projetogalera bet como funciona o bonusReconhecimento Facial por Computador. Outros estudos mostram que reparamos primeiro nos olhos, na boca e no nariz, nessa ordem.
Portanto, trata-se apenasgalera bet como funciona o bonusdescobrir a probabilidadegalera bet como funciona o bonusque outra pessoa tenha as mesmas versões que você. "Há uma quantidade determinadagalera bet como funciona o bonusgenes que especificam o formato do rosto e bilhõesgalera bet como funciona o bonuspessoas, então é possível que existam indivíduos extremamente parecidos", afirma Winrich Freiwald, que estuda percepção facial na Universidade Rockefeller. "Alguém que tenha um rosto 'normal' pode ter facilidadegalera bet como funciona o bonusencontrar sósias."
Pensemosgalera bet como funciona o bonusum homem com o cabelo curto e loiro, olhos castanhos, um nariz carnudo, um rosto arredondado e barba. É difícil encontrarmos pesquisas sobre a prevalência dessas características, mas já se sabe que 55% da população mundial tem olhos castanhos.
Além disso, maisgalera bet como funciona o bonusumagalera bet como funciona o bonuscada dez pessoas tem o rosto arredondado, segundo uma pesquisa realizada por uma fabricantegalera bet como funciona o bonuscosméticos. Um estudo com fotos tiradas na Europa egalera bet como funciona o bonusIsrael identificaram os narizes carnudos como os mais comuns (24,2%).
Finalmente, os cabelos: uma pesquisa realizada com 24,3 mil visitantesgalera bet como funciona o bonusum parque temático na Flórida mostrou que 82% dos homens tinham cabelos curtos. Mas loiros naturais seriam apenas 2%.
E a Grã-Bretanha é a capital mundial da barba, já que umgalera bet como funciona o bonuscada seis apresenta uma barba completa.
Um simples cálculo revela que a probabilidadegalera bet como funciona o bonusuma pessoa ter todas essas características égalera bet como funciona o bonusumagalera bet como funciona o bonus100 mil.
Isso daria ao nosso amigo nada menos do que 74 mil possíveis sósias. Claro que a prevalência desses dados não é global, então trata-segalera bet como funciona o bonusum número impreciso. Mas levando-segalera bet como funciona o bonusconta a quantidadegalera bet como funciona o bonussósiasgalera bet como funciona o bonusfamosos pelo mundo, pode ser que o número esteja bem próximo.
Então qual a probabilidadegalera bet como funciona o bonusque todos nós tenhamos um sósia por aí? A maneira mais simplesgalera bet como funciona o bonusadivinhar seria estimar o númerogalera bet como funciona o bonuspossíveis rostos e compará-lo com o númerogalera bet como funciona o bonuspessoas vivas hoje.
Fieller acredita que há boas chances. "Acho que a maioria das pessoas tem um rosto que pode ser encontradogalera bet como funciona o bonusoutros indivíduos, a menos que possuam feições verdadeiramente peculiares", diz.
Fascínio e empatia
E por que esse assunto é tão fascinante?
Brunelle acredita que conhecer alguém que se parece conosco nos ajuda a formar um laço instantâneo por causa das feiçõesgalera bet como funciona o bonuscomum. O fotógrafo conta que recebe milharesgalera bet como funciona o bonuspedidosgalera bet como funciona o bonuspessoas buscando seus sósias, principalmente da China, onde até pouco tempo atrás as famílias não podiam ter maisgalera bet como funciona o bonusum filho.
Na área científica, pesquisas mostram que temos a tendênciagalera bet como funciona o bonusjulgar pessoas parecidas conosco como sendo mais confiáveis e atraentes.
Pode ser que esse interesse também venhagalera bet como funciona o bonusnossos antepassados,galera bet como funciona o bonusuma épocagalera bet como funciona o bonusque a semelhança facial era um bom indicadorgalera bet como funciona o bonusproximidade. No mundo globalizadogalera bet como funciona o bonushoje, no entanto, essa noção é equivocada.
"É perfeitamente possível que duas pessoas com rostos semelhantes tenham DNAs completamente diferentes, enquanto um pargalera bet como funciona o bonusindivíduos compatíveis geneticamente pode ser distintos fisicamente", explica a geneticista Lavinia Paternoster, da Universidadegalera bet como funciona o bonusBristol.
Por isso, antesgalera bet como funciona o bonuscomeçar a sonhar com a ideiagalera bet como funciona o bonustrocargalera bet como funciona o bonuspapel com seu possível "gêmeo", lembre-segalera bet como funciona o bonusque há outros aspectos que podem denunciá-lo. Douglas, nosso britânico que encontrou um sósia no avião, destaca ser bem mais baixo do que ele.
Leia a versão original desta reportagem (em inglês) no site da BBC Future.
Principais notícias
Leia mais
Mais lidas
Conteúdo não disponível