A tradição olímpica criada pelos nazistas:bonus vera e john

Cerimôniabonus vera e johnacendimento da tocha olímpica na Coreia do Sul

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Cerimôniabonus vera e johnacendimento da tocha olímpica na Coreia do Sul

Esse elemento teatral, entretanto, tem uma origem sombria, nos Jogos Olímpicosbonus vera e john1936, realizadosbonus vera e johnBerlim, no augebonus vera e johnperíodo nazista.

A patinadora Yuna Kim

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, A patinadora Yuna Kim, uma das atletas mais populares da história da Coreia do Sul, acendeu o a pira na abertura dos Jogos Olímpicosbonus vera e johninvernobonus vera e johnPyeongchang

Falha nossa

Comobonus vera e johnqualquer apresentação artística, não importa o quanto os atores tenham ensaiado, as coisas podem dar espetacularmente errado.

Na cerimôniabonus vera e johnabertura dos Jogos Olímpicosbonus vera e john1988, por exemplo, realizadosbonus vera e johnSeul, jovens atletas sul-coreanos foram erguidosbonus vera e johnum imenso anelbonus vera e johnferrobonus vera e johnvolta da pira.

Mais cedo, pombas haviam sido soltas no novo Estádio Olímpico Jasmil. Elas decidiram se acomodar na borda da pira Quando a chama foi acesa, uma dezenabonus vera e johnpombas virou churrasco diantebonus vera e johnmilhõesbonus vera e johntelespectadores no mundo inteiro.

Acendendo o caminho

Apesar do episódio traumático, os organizadores do evento continuaram usando a criatividade - muitas vezes tomando maiores precauções, é verdade.

Em 1992, a pira dos jogosbonus vera e johnverãobonus vera e johnBarcelona foi acesa - ao menos foi o que pareceu - por uma flechabonus vera e johnchamas atirada pelo arqueiro paraolímpico Antonio Robello.

Na verdade, porém, as chamas foram acionadas por um botão.

Atriz vestindo roupas helenísticas antigas acende a chama a partir dos raiosbonus vera e johnsol atravésbonus vera e johnum espelho parabólico

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Em Olímpia, na Grécia, vários meses antesbonus vera e johncada Olimpíada uma atriz vestindo roupas helenísticas antigas acendia a chama a partir dos raiosbonus vera e johnsol atravésbonus vera e johnum espelho parabólico

Os jogosbonus vera e johnverãobonus vera e johnPequimbonus vera e john2008, porbonus vera e johnvez, tiveram Li Ning, ginasta veterano medalhistabonus vera e johnouro, erguido atravésbonus vera e johnfios até o topo do "ninhobonus vera e johnpássaro", o estádio desenhado pelos arquitetos suíços Herzog &bonus vera e johnMeuron.

Uma vez lá, Ning correu como se estivesse flutuando no ar ebonus vera e johnvolta do que parecia ser um rolo gigante que o levava até a basebonus vera e johnuma tocha que explodiubonus vera e johnchamas.

Acendimento da tocha

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, A atriz então usa a chama criada pelo sol para acender a tocha do primeiro portador, geralmente um atleta grego

Como os organizadores das Olimpíadasbonus vera e johnLondres 2012 superariam isso?

"Quando estávamos pensando sobre a tocha", disse o designer Thomas Heatherwick ao jornal The Telegraph, "sabíamos que as tochas estavam ficando maiores e mais altas e sentíamos que não deveríamos simplesmente fazer algo ainda maior. Não parecia ser o bastante simplesmente desenhar uma formabonus vera e johntigelabonus vera e johnum bastão, então tentamos repensá-la completamente".

Tocha olímpicabonus vera e johnAmsterdã

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, A primeira tocha olímpica dos jogos modernos apareceram nos Jogosbonus vera e johnVerãobonus vera e john1928bonus vera e johnAmsterdã - no topobonus vera e johnuma torre

O resultado foi uma tocha olímpica como nenhuma outra. Duzentos e quatro pratosbonus vera e johnformatobonus vera e johnpérolas, um para cada nação competindo, ergueram-se quando a tocha foi acesa por sete atletas para formar uma sarça ardente estilizada na partebonus vera e johnbaixo do estádiobonus vera e johnLondres.

Apesarbonus vera e johncomplexa, a pirabonus vera e johnHeatherwick acabou sendo um espetáculo impressionante que capturou algo do espírito sagrado da chama olímpica como ela foi originalmente imaginada.

A origem

Os Jogos Olímpicos nascerambonus vera e johnOlímpia, na Grécia, no século 8 a.C. Foram realizados até o século 4 d.C. pelos gregos e "ressuscitados"bonus vera e john1896.

A cerimôniabonus vera e johnabertura dos primeiros jogos da era moderna aconteceu no estádio Panatenaico,bonus vera e johnAtenas. Na época, o prédio tinha passado por uma grande renovação capitaneada por Anastasios Metaxas - que, alémbonus vera e johnarquiteto, formadobonus vera e johnDresden, na Alemanha, também praticava tiro esportivo e chegaria a competir e a ganhar medalhas olímpicasbonus vera e johnprata e bronze anos depois.

Em Atenas, os projetos executados por Metaxas para o estádio foram desenhados pelo alemão com nacionalidade grega Ernst Ziller, cujos trabalhos incluem o Teatro Nacional Grego e o Palácio Presidencialbonus vera e johnAtenas.

Escuridão por trás da luz

Inspirado pelas conquistasbonus vera e johnMetaxas e Ziller, Adolf Hitler passou a alimentar a ideiabonus vera e johnrecriar as maravilhas épicas da Grécia e da Roma Antiga para representar as aspirações culturaisbonus vera e johnseu Terceiro Reich.

Apesarbonus vera e johna chama olímpica ter sido acesa pela primeira vezbonus vera e johnAmsterdã,bonus vera e john1928, foram Hitler e seus colegas que transformaram a cerimôniabonus vera e johnacendimento, alguns anos depois,bonus vera e johnum espetáculo hiperbólico.

Carl Diem, um atleta que virou administrador esportivo e assessorbonus vera e johnJoseph Goebbels (o ministro da propagandabonus vera e johnHitler), é conhecido por ter tido a ideia do revezamento da tocha.

A tocha dos Jogosbonus vera e johnVerãobonus vera e john1936 chegoubonus vera e johnBerlim depois do revezamentosbonus vera e johnatletas que cruzaram seis fronteiras nacionais,bonus vera e johnOlímpia até o novo e ambicioso estádio planejado por Werner March.

Meses antes da abertura dos Jogosbonus vera e johnBerlim, uma atriz interpretando uma sacerdotisa grega acendera a chamabonus vera e johnmeio às ruínas do Templobonus vera e johnHerabonus vera e johnOlímpia. Ela fez isso com a ajudabonus vera e johnraiosbonus vera e johnsol espelhadosbonus vera e johnum refletor parabólico.

A tocha, produzida pela siderúrgica Freidrich Krupp, foi então levada pelo primeirobonus vera e johncercabonus vera e john3 mil corredores. O último da fila foi Fritz Schilgen, um engenheiro elétrico que, escolhido e filmado por Leni Riefenstahl para seu documentário épico Olímpia (1938), correubonus vera e johndireção a um estádio olímpico com filasbonus vera e johnformatobonus vera e johnsuástica, one ele acendeu uma pira monumental que pode ser vista no local ainda hoje.

Acendimento da pira olímpica da Grécia até Berlim

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, O revezamentobonus vera e johnatletas com a tocha olímpica começou nos Jogosbonus vera e john1936, realizadosbonus vera e johnBerlim

O planobonus vera e johnHitler era que Albert Speer desenhasse e construísse uma instalação muito maior, com 405 mil lugares,bonus vera e johnNuremberg, inspirado, maisbonus vera e johnespírito do que na prática, no estádio panatenaicobonus vera e johnOlímpia.

Ele sonhava que, após a vitória alemã na Segunda Guerra Mundial, todas as nações enviariam seus atletas a Berlim ao menos pelos mil anos seguintes.

No fim das contas, St. Moritz (Suíça) foi a sede dos primeiros jogos pós-guerra,bonus vera e johnjaneirobonus vera e john1948. Depois foi a vezbonus vera e johnLondres, que sediou os Jogosbonus vera e johnVerão e exibiu uma tocha parecida com a dos alemães. Em Helsinki,bonus vera e john1952, os jogos ganharam a primeira tocha moderna, ainda que minimalista.

Foi quando Paavo Nurmi, o lendário corredor finlandês, acendeu uma simples tocha apoiada por 5 pernas finas.

Arqueiro dispara uma flechabonus vera e johnchamas na tochabonus vera e john1992

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Um dos momentos mais memoráveis da história olímpica foi quando um arqueiro disparou uma flecha aparentementebonus vera e johnchamas na pirabonus vera e john1992

Desde então, houve uma sucessãobonus vera e johntochas simples e contidas, refletindo a natureza rígida e ágil do atletismo e do apelo atemporal desses jogos.

Tóquio contou com uma tocha simples no formatobonus vera e johnum sino viradobonus vera e johnponta cabeçabonus vera e john1964. Montreal tinha uma taçabonus vera e johnaço sobre o bastãobonus vera e johnaço mais fino já visto nos jogosbonus vera e john1976 e, por mais que tenha sido mais ambiciosobonus vera e johntermosbonus vera e johndesign, a alta pira das Olimpíadasbonus vera e john2006bonus vera e johnTurim lembra uma misturabonus vera e johnuma chaminé industrial e uma vela judaica havdalah, mas era minimalista também.

Contudo, a moda agora está mais para espetáculos circenses.

Comedimento visual não é a palavrabonus vera e johnordem das olimpíadas do século 21. Existiram momentos, porém, quando o portador da tocha ofuscou a mais ambiciosa pira olímpica. Muhammad Ali, que ganhou uma medalhabonus vera e johnouro no boxe nos Jogosbonus vera e johnRomabonus vera e john1960, acendeu a chama nos jogosbonus vera e johnAtlantabonus vera e john1996.

A síndromebonus vera e johnParkinson fez ele tremer. Foi preciso muita forçabonus vera e johnvontade para o boxeador aclamado internacionalmente acender o fusível que levou uma enorme bolabonus vera e johnfogo até a tocha vermelha e dourada que estava muito acima dele. Foi um momento verdadeiramente olímpico.