O efeito positivo da competição entre amigos:sb sportingbet
Além disso, a competição tanto pode motivar você a buscar o seu melhor desempenho, como pode encher vocêsb sportingbetdúvidas sobre si próprio e prejudicar o seu sucesso - tudo depende dasb sportingbetpersonalidade e da natureza dasb sportingbetrelação.
Embora o tema seja relativamente pouco examinado, estudos psicológicos podem nos ajudar a entender como a rivalidade influencia os nossos relacionamentos e o nosso desempenho, com algumas dicas que poderão nos ajudar a permanecer sendo mais cordiais com nossos concorrentes, com fazem Jabeur e Maria.
Ameaça ou desafio?
Até certo ponto, sentimentos conflitantessb sportingbetamizade e competição entre colegas próximos podem ser inevitáveis.
Você simplesmente é mais inclinado a manter amizade com alguém que esteja no mesmo estágio da carreira e compartilhe as mesmas experiências que você. Mas a sensaçãosb sportingbetsimilaridade que pode reunir as pessoas inevitavelmente eleva o potencialsb sportingbetcomparação social.
Isso pode não parecer tão óbvio no início do relacionamento. Mas, se alguém que começou a trabalhar junto com você começar a progredir mais rapidamente, é natural que você comece a perguntar quais poderiam ser os motivos - e se, com um pouco maissb sportingbetesforço, você poderia atingir maior sucesso.
Cientistas organizacionais suspeitam há muito tempo que a rivalidade pode incentivar a motivação, para que os dois concorrentes atinjam seu melhor desempenho. É por este motivo que muitas empresas colocam colegas uns contra os outros, avaliando seu desempenho e oferecendo recompensas para os que conseguirem melhores resultados.
Mas essas evidências são ambíguas, segundo uma pesquisa recente da literatura psicológica. Quem afirma é o professorsb sportingbetadministraçãosb sportingbetrecursos humanos Christopher To, da Universidade Rutgers, nos Estados Unidos.
Ele menciona uma equipesb sportingbetpesquisa que pediu aos membrossb sportingbetum clubesb sportingbetcorredores que indicassem adversários específicos no seu grupo. Em média, os participantes responderam que sentiam maior motivação na presençasb sportingbetum rival, o que costumava se refletir nos seus tempossb sportingbetcorrida - produzindo uma vantagemsb sportingbet25 segundossb sportingbetuma corridasb sportingbet5 km,sb sportingbetcomparação com corridas sem a presençasb sportingbetum rival.
Mas outras pesquisas não conseguiram encontrar benefícios palpáveis das interações competitivas. Em algumas situações, induzir no participante uma sensaçãosb sportingbetrivalidade com alguém - como destacar um concorrente específico e pedir ao participante que o vença, por exemplo - reduziu seu desempenho.
Nesses experimentos, os participantes atingiram melhor desempenho quando foram simplesmente instruídos a dar o seu melhor, sem a comparação social.
Mas Christopher To sugere que existe uma formasb sportingbetconciliar esses resultados conflitantes. Sua teoria baseia-se nas "avaliaçõessb sportingbetestresse" dos participantes - se eles interpretam a competição como uma ameaça ou como um desafio.
Diversas linhassb sportingbetpesquisa demonstraram que, quando avaliamos uma dada situação como uma ameaça, nossa tendência é sentir que não temos os recursos suficientes para termos sucesso. Nós nos fixamossb sportingbettodas as coisas ruins que podem acontecer se fracassarmos, como a humilhação e a perdasb sportingbetrespeito - e essa ansiedade tende a reduzir o nosso desempenho físico e mental.
Já quando vemos uma situação como um "desafio", nós nos sentimos mais confiantes na nossa preparação e capacidadesb sportingbetvencer. Em vezsb sportingbetpensar no fracasso, nós nos concentramos no que ganharemos com nossos esforços.
A reaçãosb sportingbettensão resultante nos energiza,sb sportingbetvezsb sportingbetnos distrair. "A questão é se a competição empolga ou desanima você", explica To.
Muitos fatores diferentes podem influenciar se você vê a competição com seu rival como um desafio ou uma ameaça, incluindo a sensação pessoalsb sportingbet"autoeficácia". Se você se sentir mais confiante nasb sportingbetcapacidadesb sportingbetvencer as dificuldades, terá mais possibilidadesb sportingbetconsiderar a competição como um desafio.
O seu histórico com o rival também faz diferença. Se você e o seu adversário tiverem a mesma capacidade e incentivarem um ao outro (como fizeram Jabeur e Maria ou os membros daquele clubesb sportingbetcorredores), você não precisa se sentir constrangido, nem humilhado,sb sportingbetcasosb sportingbetderrota.
Nestes casos, você pode considerar a competição uma oportunidade para que os dois brilhem - um pensamento que geralmente beneficia o desempenho.
Mas, se você já tiver ressentimentos internalizados sobre a pessoasb sportingbetquestão, poderá achar muito mais difícil observar seus pontos positivos.
Seu rival talvez já esteja ficando um pouco mais presunçoso e arrogante - e talvez até o insulte, fazendo você se sentir diminuído. Você pode começar a temer que mais um sucesso só sirva para ampliar a distânciasb sportingbetstatus crescente entre vocês dois.
Neste caso, a sensaçãosb sportingbetameaça resultante prejudicará o seu desempenho e pode também exacerbar os sentimentos já existentes.
Nasb sportingbetanálise da literatura científica, To concluiu que os resultados negativos ocorreram tipicamentesb sportingbetsituações que promoveriam a mentalidadesb sportingbetameaça, enquanto os benefíciossb sportingbetmotivação surgiram quando os participantes conseguiam enxergar a competição como um desafio positivo.
Enfrentando o narcisismo
Os efeitos da competição interpessoal sobre o relacionamento com seus colegas dependerá necessariamente dos tipossb sportingbetpersonalidade das pessoas envolvidas.
Jabeur e Maria aparentemente conseguiram separarsb sportingbetambição dentro da quadra dasb sportingbetamizade fora do torneio. Mas pessoas com personalidades narcisistas, por exemplo, terão muito mais tendência a levar a competição para o lado pessoal.
As pessoas que têm essa característicasb sportingbetpersonalidadesb sportingbetalto grau costumam ter um sensosb sportingbetdireito adquirido e necessidadesb sportingbetadmiração. Elas dão muita importância ao seu status e se comparam constantemente com os demais.
Devido a este tiposb sportingbetcomportamento, essas pessoas se preocupam muito com as conquistas dos colegassb sportingbetcomparação com as suas e podem ser pouco agradáveis se sentirem que estão ficando para trás.
"Os indivíduos narcisistas costumam observar quase tudo com natureza competitiva", segundo o professor Virgil Zeigler-Hill, do Departamentosb sportingbetPsicologia da Universidade Oaklandsb sportingbetMichigan, nos Estados Unidos. "E o seu amor próprio realmente está associado a superar o desempenho dos demais."
Mas vale a pena ressaltar que nem todos os narcisistas têm o mesmo perfil. Na verdade, existem variações importantes na forma como veem as outras pessoas.
Alguns narcisistas concentram-se na autoproteção e na autodefesa, segundo Zeigler-Hill. Em questionáriossb sportingbetpesquisa, é mais provável que eles concordem com afirmações como "sinto prazer no fracasso dos meus adversários". Estas pessoas podem ser desagradáveis quando sentem que seu status está sendo ameaçado.
Já outros se concentram mais nasb sportingbetautopromoção e nãosb sportingbetprejudicar os demais. Em questionáriossb sportingbetpesquisa, eles concordam com afirmações como "sou ótimo". Eles ainda se preocupam muito com seu status, mas geralmente são menos dispostos a dedicar-se a comportamentos tóxicossb sportingbetsuas amizades.
Reconhecer essas sutis diferenças pode ser importante no casosb sportingbetaumento das tensões com um amigo ou colega, pois os narcisistas autoprotetores serão muito mais propensos a perceber rivalidadesb sportingbetqualquer possível comparaçãosb sportingbetdesempenho. "Você precisa saber como mesmo coisas banais podem ser interpretadas", segundo Zeigler-Hill.
Ele indica que uma pequena "massagem no ego" pode trazer grandes benefícios. "Se você tiver um amigo ou colega que alimenta uma rivalidade muito grande e quiser manter aquele relacionamento, você pode tentar encontrar formassb sportingbetmostrar como você o valoriza", aconselha o professor.
Evitar conflitos
Se você enfrentar competição direta com amigos ou colegas, To traz algumas sugestões para tirar o máximo da situação.
Com base no trabalho sobre avaliaçõessb sportingbetestresse, a primeira medida é encontrar formassb sportingbetenquadrar a oportunidade como um desafio, não como uma ameaça. Você pode tentar enxergar uma oportunidade para testar suas capacidades e atingir alguma das suas ambições,sb sportingbetvezsb sportingbetpensar demais no potencial prejuízo ao seu status e na possibilidadesb sportingbetconstrangimentosb sportingbetcasosb sportingbetfracasso.
A segunda sugestãosb sportingbetTo é "separar a pessoa do problema". Quando ficamos estressados, nossa mente começa facilmente a imaginar todo tiposb sportingbetcenários horríveis, que podem incluir obsessão sobre o comportamento da outra pessoa, imaginando todas as formassb sportingbetque ela pode sabotar nossos esforços. Isso realmente não aumenta nossas chancessb sportingbetsucesso e somente irá criar sentimentossb sportingbetrancor.
"Concentre-se apenas no que você pode fazer para se beneficiar", orienta To.
Por fim, você deve tentar garantir que o seu próprio comportamento seja o mais aberto e colaborativo possível.
Se você estiver se candidatando à mesma promoçãosb sportingbetum colega próximo, por exemplo, você deve ser transparente a este respeito. Se vocês dois souberem o que está ocorrendo, será menos provável que suspeitemsb sportingbetjogo sujo um do outro, o que evita que o seu relacionamento se deteriore.
Quando abordada com tato e sensibilidade, a rivalidade amistosa pode despertar o melhor das pessoas, como Jabeur e Maria nos relembraram este anosb sportingbetWimbledon. Ganhando ou perdendo, o respeito e a admiração mútua, mantendo uma amizadesb sportingbetapoio recíproco, são algo para se comemorar.
* David Robson é escritorsb sportingbetciências premiado e autor do livro O efeito da expectativa: como o seu pensamento pode transformar asb sportingbetvida (em tradução livre do inglês), publicado no Reino Unido pela editora Canongate e, nos EUA, pela Henry Holt. Sua conta no Twitter é @d_a_robson.
- Este texto foi publicadosb sportingbethttp://vesser.net/vert-cap-62884320
sb sportingbet Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal sb sportingbet .
sb sportingbet Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube sb sportingbet ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimossb sportingbetautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticasb sportingbetusosb sportingbetcookies e os termossb sportingbetprivacidade do Google YouTube antessb sportingbetconcordar. Para acessar o conteúdo cliquesb sportingbet"aceitar e continuar".
Finalsb sportingbetYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimossb sportingbetautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticasb sportingbetusosb sportingbetcookies e os termossb sportingbetprivacidade do Google YouTube antessb sportingbetconcordar. Para acessar o conteúdo cliquesb sportingbet"aceitar e continuar".
Finalsb sportingbetYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimossb sportingbetautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticasb sportingbetusosb sportingbetcookies e os termossb sportingbetprivacidade do Google YouTube antessb sportingbetconcordar. Para acessar o conteúdo cliquesb sportingbet"aceitar e continuar".
Finalsb sportingbetYouTube post, 3