O que se sabe sobre o vídeo da Momo, que causou pânico no Brasil:como jogar o sportingbet
No entanto, especialistas sugerem aos pais que paremcomo jogar o sportingbetcompartilhar o vídeo com a personagem Momo, mesmo que a intenção por trás disso seja acomo jogar o sportingbetalertar amigos. Também recomendam que aproveitem a oportunidade para ensinar navegação segura às crianças (veja dicas abaixo).
O assunto já chegou ao Ministério Público: o Núcleocomo jogar o sportingbetCombate a Crimes Cibernéticos (Nucciber), do MP da Bahia, instaurou investigação sobre o caso e notificou YouTube e WhatsApp, para pedir que eventuais vídeos sejam removidos das redes ou tenham seu compartilhamento restringido.
A seguir, veja o que se sabe sobre os vídeos até o momento, como proteger as crianças e como falar com seus filhos sobre conteúdo impróprio na internet, segundo especialistas consultados pela reportagem da BBC News Brasil:
O que é a Momo?
A imagem usada para ilustrar Momo écomo jogar o sportingbetuma escultura japonesa,como jogar o sportingbetuma mulher-pássaro, que foi expostacomo jogar o sportingbet2016 numa galeriacomo jogar o sportingbetartecomo jogar o sportingbetGinza.
A personagem com olhos esbugalhados e sorriso sinistro tevecomo jogar o sportingbetimagem disseminada pelo WhatsApp, como um desafio viral que começou no México e se espalhou pelo mundo no ano passado, no qual os participantes eram estimulados a se comunicar com um número desconhecido.
Nessas conversas, autoridades identificaram que os participantes eram expostos a mensagenscomo jogar o sportingbetconteúdo violento ecomo jogar o sportingbetestímulo ao suicídio. Também havia temorescomo jogar o sportingbetque participantes tivessem seus dados pessoais roubados.
Depois, versões da Momo estimulando o suicídiocomo jogar o sportingbetcrianças foram inseridas no meiocomo jogar o sportingbetvídeos tradicionais infantis - especialistas acreditam que pessoas mal-intencionadas baixem esses vídeos originais (como os da canção Baby Shark e da massinha slime), editem com inserçõescomo jogar o sportingbetalguns segundos da Momo e compartilhem-nos online. Há diferentes versões, mas elas giram, basicamente,como jogar o sportingbettornocomo jogar o sportingbetuma voz distorcida que pede a crianças que busquem objetos afiados e se cortem com eles.
Por que tanta gente está falando sobre a Momo agora?
O caso chegou aos trending topics do Twitter no Brasil e ganhou repercussão depoiscomo jogar o sportingbeto relatocomo jogar o sportingbetuma mãe a um sitecomo jogar o sportingbetnotícias viralizar. Na reportagem, ela conta que a filha viu aparições da Momo ao menos três vezes - quando a mãe mostrou o vídeo à criança, a menina ficou muito abalada.
O relato gerou a suspeitacomo jogar o sportingbetque houvesse "invasões" da Momocomo jogar o sportingbetvídeos da plataforma YouTube Kids - voltada para criançascomo jogar o sportingbetaté 13 anos e com restriçõescomo jogar o sportingbettese mais rígidas do que as do YouTube tradicional.
A BBC News Brasil conversou com o Ministério Público da Bahia, com o YouTube e com as ONGscomo jogar o sportingbetmonitoramento da web Safernet e DimiCuida. Até esta segunda-feira, nenhum deles havia encontrado nenhuma URL que confirmasse a presença do vídeo na plataforma Kids.
"Ao contrário dos relatos apresentados, não recebemos nenhuma evidência recentecomo jogar o sportingbetvídeos mostrando ou promovendo o desafio Momo no YouTube Kids. Conteúdo desse tipo violaria nossas políticas e seria removido imediatamente", afirmou o YouTubecomo jogar o sportingbetnota.
A plataforma não esclareceu, porém, detalhes da políticacomo jogar o sportingbetsegurança para quem tenta subir vídeos na plataforma Kids.
"Pode ser também que tenha havido algum vídeo que já tenha sido tirado do ar (da plataforma) após denúncias. O que vemos é que esse tipocomo jogar o sportingbetconteúdo não vemcomo jogar o sportingbetuma fonte única, já que essas plataformas são abertas para todos (publicarem)", diz à BBC News Brasil Fabiana Vasconcellos, psicóloga da ONG cearense DimiCuida,como jogar o sportingbetprevenção a jogoscomo jogar o sportingbetasfixia online e monitoramentocomo jogar o sportingbetconteúdo impróprio para crianças.
A BBC News Brasil também monitorou gruposcomo jogar o sportingbetdiscussão nas redes sociais nesta segunda-feira e, até o momento, só encontrou versões do vídeo circulando no WhatsApp. Qualquer pessoa que veja conteúdo do tipocomo jogar o sportingbetplataformas deve denunciá-lo imediatamente, para que seja removido.
Por enquanto, o Núcleocomo jogar o sportingbetCombate a Crimes Cibernéticos do MP-BA diz que não identificou nenhum vídeo da Momocomo jogar o sportingbetportuguês - a reportagem só encontrou versõescomo jogar o sportingbetespanhol e inglês.
"Até agora, parece haver um grande pânico, e ao compartilhar o conteúdo as pessoas aumentam (o alcance) do tema", adverte Rodrigo Nejm, psicólogo e diretorcomo jogar o sportingbeteducação da ONG Safernet. "O que não tira a relevânciacomo jogar o sportingbetos pais terem cautelacomo jogar o sportingbetrelação ao que os filhos estão assistindo."
O que dizer aos meus filhos sobre a Momo?
Especialistas recomendam que os pais não mostrem o vídeo a crianças, embora possam aproveitar a oportunidade para discutir o tema - principalmente se eles já o tiverem assistido.
"Não é o casocomo jogar o sportingbetse ignorar, mas tampoucocomo jogar o sportingbetter uma abordagem alarmista", sugere Nejm.
"Jamais deve-se mostrar esse tipocomo jogar o sportingbetvídeo às crianças. Mas pode-se falar francamente que a internet tem coisas horríveis. Os pais podem contar que a Momo não é um fantasma ou monstro, e sim uma escultura, algo concreto, e que todo perfil na internet tem por trás uma pessoa real, que pode tentar assustar as crianças ou ter alguma má intenção. É por isso que elas jamais devem conversar com quem não conheçam,como jogar o sportingbetjogos online ou redes sociais, nem dar númerocomo jogar o sportingbettelefone ou fazer check-incomo jogar o sportingbetredes abertas."
Como se proteger?
Vasconcellos, da DimiCuida, sugere que pais usem aplicativoscomo jogar o sportingbetmonitoramento do acesso onlinecomo jogar o sportingbetcrianças ou usem o YouTubecomo jogar o sportingbetversões como a Go, que permite baixar offline apenas vídeos que tenham sido pré-aprovados para as crianças menores. E também restringirem, nas configurações, o acessocomo jogar o sportingbetcrianças a determinados canais, impedindo que elas recebam notificaçõescomo jogar o sportingbetvídeos que talvez não sejam apropriados.
"É preciso, também, limitar o tempocomo jogar o sportingbettela", sugere ela. "A criança precisacomo jogar o sportingbetequilíbrio por se tratarcomo jogar o sportingbetuma atividade passiva, que ela pode não conseguir processar se forcomo jogar o sportingbetgrandes quantidades ou não apropriada acomo jogar o sportingbetfaixa etária."
Acimacomo jogar o sportingbettudo, especialistas sugerem que pais interrompam a circulação dos vídeos, ou seja, paremcomo jogar o sportingbetcompartilhá-los.
"As pessoas precisam entender que quem faz isso (o vídeo) quer notoriedade e que, portanto, não devem alimentar isso", afirma o promotor Moacir Nascimento, do MP-BA.
Para Nejm, da Safernet, "é bom lembrar que a internet é a maior praça pública do planeta, e há riscos para crianças que circulem sozinhas nessa praça sem a maturidade para isso. Pais devem avaliar se elas devem ter os próprios aparelhos (celular ou tablet) sem mediação e instalar apenas programas voltados acomo jogar o sportingbetidade, incluindo aplicativoscomo jogar o sportingbetjogos e filmes. As próprias plataformas restringem o uso do WhatsApp para crianças até 13 anos e a criaçãocomo jogar o sportingbetcanais no YouTube para a partircomo jogar o sportingbet18 anos - antes disso, só com a supervisão direta dos pais."
Segundo ele, nem sempre será possível identificar uma idade padrão para cada tipocomo jogar o sportingbetconteúdo, mas é necessária uma avaliação permanente dos pais sobre a capacidadecomo jogar o sportingbetdiscernimento das crianças - alémcomo jogar o sportingbetnavegar juntos e buscar sempre uma relação franca entre pais e filhos, para definir limitescomo jogar o sportingbettempocomo jogar o sportingbetusocomo jogar o sportingbettelas ecomo jogar o sportingbetque tipocomo jogar o sportingbetconteúdo pode ser acessado.
"É bom sempre deixar a criança confortável para procurar os pais e professores quando se deparar com algo que a deixe preocupada ou quando alguém pedir alguma informação (online) a ela", afirma Nejm.
"Isso significa lembrar as criançascomo jogar o sportingbetque estão sujeitas a armadilhas e que devem mostrar o mínimo possívelcomo jogar o sportingbetsi mesmas online e ter controle sobre as próprias publicações. Melhor do que criar pânico ou tirar a criança da internet, é empoderá-la para navegar e para ter discernimento, e confortá-la sempre que necessário", sugere.
O que as plataformas podem fazer a respeito?
O promotor Moacir Nascimento, do Núcleocomo jogar o sportingbetCombate a Crimes Cibernéticos do MP-BA, afirma que WhatsApp e YouTube foram notificados sobre o tema, com um pedido para que removam vídeos relacionados à Momo e impeçam que eles possam ser compartilhados.
"Sabemos que os vídeos postados no YouTube Kids são filtrados automaticamente, ou seja, não há filtros humanos. Nossa preocupação é impedir que (novas versões desse) vídeo sejam carregadas na plataforma", diz à reportagem.
Em nota, o YouTube afirmou que "o uso da plataforma por menorescomo jogar o sportingbet13 anos deve sempre ser feito pelo YouTube Kids e com supervisão dos pais ou responsáveis. É possível que a figura chamadacomo jogar o sportingbet'Momo' apareçacomo jogar o sportingbetvídeos no YouTube, mas somente naqueles que ofereçam um contexto sobre o ocorrido e estejamcomo jogar o sportingbetacordo com nossas políticas."
Consultado pela BBC News Brasil, o WhatsApp afirmou que "se preocupa muito com a segurança dos nossos usuários. É fácil bloquear qualquer númerocomo jogar o sportingbettelefone e encorajamos que os usuários nos reportem mensagens problemáticas para que possamos agir sobre elas."
Há crimecomo jogar o sportingbetfazer circular ou publicar vídeos da Momo?
Segundo o promotor Nascimento, pessoas que publiquem ou compartilhem vídeos como os da Momo "dentrocomo jogar o sportingbetum contextocomo jogar o sportingbetestímulo ao suicídio,como jogar o sportingbetvezcomo jogar o sportingbetum contextocomo jogar o sportingbetalerta", podem incorrercomo jogar o sportingbetcrimecomo jogar o sportingbetinstigação ao suicídio, cujas penas podem chegar a 12 anoscomo jogar o sportingbetprisão.
Esse tipocomo jogar o sportingbetvídeo também viola dispositivos do ECA, o Estatuto da Criança e do Adolescente.
"A simples tentativacomo jogar o sportingbetcarregar um vídeo desse (em uma rede social) já seria um crime", diz ele.
como jogar o sportingbet Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube como jogar o sportingbet ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoscomo jogar o sportingbetautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticacomo jogar o sportingbetusocomo jogar o sportingbetcookies e os termoscomo jogar o sportingbetprivacidade do Google YouTube antescomo jogar o sportingbetconcordar. Para acessar o conteúdo cliquecomo jogar o sportingbet"aceitar e continuar".
Finalcomo jogar o sportingbetYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoscomo jogar o sportingbetautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticacomo jogar o sportingbetusocomo jogar o sportingbetcookies e os termoscomo jogar o sportingbetprivacidade do Google YouTube antescomo jogar o sportingbetconcordar. Para acessar o conteúdo cliquecomo jogar o sportingbet"aceitar e continuar".
Finalcomo jogar o sportingbetYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoscomo jogar o sportingbetautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticacomo jogar o sportingbetusocomo jogar o sportingbetcookies e os termoscomo jogar o sportingbetprivacidade do Google YouTube antescomo jogar o sportingbetconcordar. Para acessar o conteúdo cliquecomo jogar o sportingbet"aceitar e continuar".
Finalcomo jogar o sportingbetYouTube post, 3