Sériebetano 1 e mais de 1.5TV sobre marido com 4 mulheres reacende debate sobre poligamia na África do Sul:betano 1 e mais de 1.5
Logo virou um dos assuntos mais comentados no Twitter sul-africano, com milharesbetano 1 e mais de 1.5tuítes debatendo o lugar da poligamia na sociedade moderna.
"Um dos maiores enganos a respeitobetano 1 e mais de 1.5estilosbetano 1 e mais de 1.5vida polígamos ébetano 1 e mais de 1.5que se tratebetano 1 e mais de 1.5uma cultura que busca a opressão das mulheres", diz Mseleku à BBC.
"Essa foi uma das razões pelas quais quisemos fazer o programa, para que as pessoas vejam que esse não é o nosso caso. Quero mostrar que homens podem estarbetano 1 e mais de 1.5relações polígamas e também serem maridos atenciosos."
Mas críticos do programa lembraram que o estilobetano 1 e mais de 1.5vida defendido por Mseleku tem, sim, restrições às mulheres.
Usuários do Twitter mencionaram, por exemplo, um episódiobetano 1 e mais de 1.5que ele insistiubetano 1 e mais de 1.5um "toquebetano 1 e mais de 1.5recolher": suas esposas têmbetano 1 e mais de 1.5estarbetano 1 e mais de 1.5casa às 17h. Também precisam pedir permissão do marido para sair com amigos ou beber álcool.
"Acho quebetano 1 e mais de 1.5cada lar, especialmente nós sul-africanas, acreditamos que os maridos são como um deus", diz à BBC a quarta mulherbetano 1 e mais de 1.5Mseleku, Thobile. "Então você não pode fazer o que quiser, a não ser que ele lhe dê seu aval."
Mseleku argumenta que ele também recebe imposições: diz que tembetano 1 e mais de 1.5estarbetano 1 e mais de 1.5casa uma hora antes que as mulheres, "para que eu possa me preparar para todas elas".
'Como irmãs'
Thobile está casada com Mseleku há nove anos. Quando o conheceu, ele já tinha duas esposas - então ela diz que já sabia no que estava se metendo. E seus avós também haviam sido partebetano 1 e mais de 1.5uma família polígama.
Segundo Thobile, as quatro esposas - as demais se chamam Busisiwe MaCele, Nokukhanya MaYeni e Mbali MaNgwabe - são como irmãs que se ajudam e se aconselham mutuamente.
Mas o reality show, que mostra como as quatro mulheres equilibram suas rotinas, carreiras, cuidados com a casa e maternidade, evidencia também algumas tensões familiares.
"Nossa maior fontebetano 1 e mais de 1.5conflito é o tempo", diz Thobile. "É frustrante quando todos vamos sair juntos e umabetano 1 e mais de 1.5nós está pronta e tembetano 1 e mais de 1.5esperar pelas outras esposas."
Tempo é algo sobre que Mseleku diz pensar constantemente.
"Tento assegurar que meu tempo seja dividido igualmente entre as mulheres e meus filhos."
Poligamia x monogamia
A poligamia não é ilegal na África do Sul, ainda que não seja adotada pela maioria da população. É mais comum entre o grupo étnico zulu, ao qual pertence o presidente sul-africano (que tem três esposas).
Ndela Ntshangase, acadêmico que estuda a etnia zulu na Universidadebetano 1 e mais de 1.5KwaZulu-Natal, explica que as uniões polígamas começaram a diminuir na África do Sul já no século 19, quando missionários pregavam que a conversão ao cristianismo exigiria a abdicação das esposas adicionais.
"Colonizadores britânicos enfiaram (a monogamia) goela abaixo da população negra por intermédiobetano 1 e mais de 1.5impostos que cresciam a cada esposa e pela alocaçãobetano 1 e mais de 1.5terrenos com espaço insuficiente para famílias polígamas", acrescenta.
E será que o arranjo familiarbetano 1 e mais de 1.5Mseleku funcionaria ao contrário - ele aceitaria que suas mulheres tivessem outros maridos?
"De jeito nenhum", ele ri. "Eu morreria!"
Thobile diz que a atitude do marido não a incomoda.
"Escolhemos esta vida. Escolhemos ele e apenas ele."
E há espaço para uma quinta esposa?
"Vamos explorar esse tema no programa", diz Mseleku. "Então fiquebetano 1 e mais de 1.5olho."