Três causas do sangue nas fezes (e que não são câncerpoker brasileirocólon):poker brasileiro

iStock

Crédito, Thinkstock

Legenda da foto, Muita gente se assusta com a presençapoker brasileirosangue nas fezes, mas pode não ser algo grave

poker brasileiro É muito mais frequente do que se pensa e, quando aparece, pode gerar uma grande preocupação.

Muitas pessoas se assustam ao ver sanguepoker brasileirosuas fezes e pensam que podem ter algo grave, como um câncerpoker brasileirocólon.

No entanto, há outras causas mais comuns que podem estar por trás deste sintoma, e algumas são mais sérias que outras.

Fermín Mearín, diretor do serviçopoker brasileirosistema digestivo do Centro Médico Teknon, na Espanha, explica quais são elas.

  • <link type="page"><caption> Leia também: O desafio da cintura A4 e outras dietas perigosas para a saúde</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2016/03/160323_modas_perigosas_saude_rm" platform="highweb"/></link>

1. Hemorróidas ou fissura anal

Costumam levar à presençapoker brasileirosangue avermelhado e brilhante nas fezes.

"Isso normalmente indica que o sangue vem da parte inferior do organismo e quepoker brasileirocausa está no anus ou no reto", diz Mearín.

As hemorróidas podem não ser detectadas visualmente, mas isso pode ser feito por meiopoker brasileirouma exploração anal cuidadosa, por meio do tato oupoker brasileirouma retoscopia.

Uma fissura anal também pode ser diagnosticada com uma simples exploração. Este pequeno corte no anus pode aparecerpoker brasileiropessoas que têm prisãopoker brasileiroventre e pode ser muito doloroso.

  • <link type="page"><caption> Leia também: Polarização cria 'bullying político'poker brasileiroescolas </caption><url href="http://vesser.net/noticias/2016/03/160322_salasocial_polarizacao_criancas_if" platform="highweb"/></link>
Getty

Crédito, Getty

Legenda da foto, Só alguns casospoker brasileirohemorróidas exigem cirurgia

2. Inflamação intestinal

A causa destas lesões inflamatórias no intestino podem ser a colite ulcerativa ou a doençapoker brasileiroCrohn.

"Além da inflamação, costuma-se ter diarréia e dor abdominal", afirma Mearín. Normalmente, afetam o cólon - ou o intestino delgado no caso da doençapoker brasileiroChron.

Neste caso, as fezes ficam vermelhas e escuras. "Quanto mais abaixo e próxima do ânus estiver a inflamção, mais vermelhas ficam", explica Mearín.

  • <link type="page"><caption> Leia também: ‘Acordei do coma e só sabia falar chinês’ </caption><url href="http://vesser.net/noticias/2016/03/160322_australiano_chines_mdb" platform="highweb"/></link>

3. Sangramento no estômago

Um sinal deste problema são fezes pretas e pegajosas. Recomenda-se fazer uma gastrocospia, para descaratar que se tratapoker brasileirouma úlcera no estômago ou no duodeno.

Se o sangue escuro aparece mesclado com as fezes, é provável que venha do cólon oupoker brasileiroalguma parte mais distante do organismo.

Os médicos indicam a realizaçãopoker brasileirouma colonoscopia para ver se existem pólipos no cólon, um câncer ou lesões vasculares. Isso pode deixar o paciente angustiado, mas este sentimento não é justificado pelas estatísticas.

Getty

Crédito, Getty

Legenda da foto, Exames médicos são importantes para se ter um diagnóstico preciso

"As pessoas chegam com medo à consulra, mas a maioria delas têm patologias benignas", diz Mearín.

Ter maispoker brasileiro50 anos ou antecedentes familiarespoker brasileirocâncerpoker brasileirocólon pode fazer com que os médicos optem por realizar uma endoscopia para ver o estado do cólon.

E ainda que a cor das fezes seja uma pista, é preciso levarpoker brasileiroconta a ingestãopoker brasileiroalimentos. O alcaçuz negro pode, por exemplo, causar fezes pretas. Beterraba e tomates podem fazer com que fiquem avermelhadas.

De qualquer forma, semprw que for detectado o sangue, é importante ir ao médico para obter um diagnóstico preciso.

  • <link type="page"><caption> Leia também: Pesquisa liga comportamento agressivo a parasita no cérebro</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2016/03/160324_raiva_parasita_cerebro_fd" platform="highweb"/></link>