Rio 2016: 'Experiência sensorial' surpreenderá na cerimônia1w betabertura, diz produtor:1w bet
Mas Machado levou a reportagem até o local onde as ideias têm sido concebidas, e explicou como o trabalho é feito.
Os shows, diz, "não esbanjarão" – terão orçamento muito menor do que os1w betLondres (2012) e1w betPequim (208), por exemplo. "Até porque o mundo não comporta mais esse tipo1w betgasto, são outros tempos", avalia.
Questionado sobre os impactos dos cortes1w betaté 30% anunciados no orçamento do Comitê Rio 2016, ele, que também é produtor-executivo das cerimônias paralímpicas, afirma que as verbas para as cerimônias não sofreram redução. A ideia, conta, é apostar na criatividade, "usando o que o Brasil tem1w betmelhor".
- <link type="page"><caption> Leia também: ONU defende descriminalização do aborto1w betmeio à epidemia1w betzika</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2016/02/160205_onu_aborto_zika_rs" platform="highweb"/></link>
Passado, presente e futuro
Machado adiantou que a cerimônia1w betabertura olímpica deve ter três etapas sobre o Brasil, mostrando a história, o presente e o futuro do país tanto da forma vista pelos brasileiros como pelo resto do mundo, e que o encerramento será "um grande Carnaval carioca" dirigido por Rosa Magalhães, carnavalesca cinco vezes campeã no Rio por diferentes escolas1w betsamba.
"Na abertura temos todo o protocolo, a expectativa e a ansiedade. É um grande momento, sobretudo para os atletas. Já o encerramento é mais leve, festivo, é a hora1w betrelaxar e comemorar. Vamos transformar o Maracanã num grande Carnaval carioca", explica.
As cerimônias paraolímpicas serão centradas numa outra forma1w betmostrar os atletas, reforçando os "supersentidos" que eles desenvolvem e a alta performance atingida.
"Queremos fazer as pessoas repensarem o que elas entendem como deficiência, pois todos os seres humanos têm deficiências e imperfeições. Os Jogos Paralímpicos mostram pessoas com deficiências físicas atingindo a alta performance. Mostraremos isso também na cerimônia1w betabertura", diz.
- <link type="page"><caption> Leia também: Dez gráficos que explicam o impacto do câncer no mundo</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2016/02/160204_gch_graficos_cancer_fn" platform="highweb"/></link>
Números, maquete, expectativas
Dadas as dimensões grandiosas da Olimpíada, que deve atrair mais1w bet500 mil turistas e atrairá a atenção1w bettodo o mundo, as cerimônias não poderiam ficar atrás.
Pelos túneis do Maracanã deverão passar 10,5 mil atletas olímpicos e 4,3 mil atletas paralímpicos1w bet206 delegações diferentes.
Para encenar as coreografias e apresentações artísticas e musicais, serão necessários 12 mil voluntários – dos quais 8 mil já se inscreveram. "Estamos confiantes, nunca achamos que isso seria um problema no Brasil", diz Machado, acrescentando que1w betequipe tem ido a locais1w betgrande público no Rio para "caçar" interessados.
Ao todo, serão 500 horas1w betensaios, 400 mil horas1w bettrabalho e 10 mil figurinos. As equipes já fazem encontros semanais na Fundição Progresso, no centro do Rio, para testar coreografias, efeitos e ideias.
No passeio pelo galpão onde algumas das ideias da equipe criativa são concebidas, Machado mostrou à BBC Brasil uma maquete do estádio do Maracanã com cerca1w bet10 metros1w betlargura.
"É útil para a gente poder testar tudo que está sendo desenvolvido e pensado aqui, para ver se realmente funciona na escala, e se faz sentido. Dá para testarmos projeções, elementos1w betgrande porte, e assim temos uma noção muito mais próxima da realidade", explica.
- <link type="page"><caption> Leia também: Monge budista abandona templo e se transforma1w betmodelo famosa na Tailândia</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2016/02/160205_modelo_budista_tg" platform="highweb"/></link>
Maracanã
No passeio pelo estádio1w betverdade, Machado apontou algumas das dificuldades que a equipe enfrenta, como a largura dos túneis1w betacesso ao campo, o que deve tornar o desfile dos atletas um pouco mais longo do que o habitual nas cerimônias1w betabertura.
Ele explicou que o estádio será "transformado num teatro". Serão usados 14 km1w betcabos, 2 mil canhões1w betluz e 3 mil kg1w betfogos1w betartifício.
"Teremos uma rede aérea1w betcabos para ser usada1w betacrobacias e apresentações", diz.
Questionado sobre artistas e atrações musicais, Machado afirma não poder revelar nomes, mas adianta que ritmos como samba e bossa nova certamente estarão presentes.
Segundo o produtor-executivo,1w betequipe está ciente da expectativa enorme sobre o trabalho, e espera criar "momentos memoráveis".
"A gente busca fazer uma cerimônia que seja memorável. Queremos conseguir que pelo menos um momento das quatro cerimônias seja memorável, o que é um objetivo bastante ousado, mas estamos trabalhando para isso. Daqui a alguns anos, quando as pessoas lembrarem dos Jogos do Rio, provavelmente elas vão lembrar1w betalgo que aconteceu nas cerimônias."