Licença-paternidadebrazino é confiavel20 dias: o que dizem os pais e qual será o impacto econômico:brazino é confiavel
- <link type="page"><caption> Leia também: SP é única brasileirabrazino é confiavelrankingbrazino é confiavel50 cidades com maior crescimento econômico até 2030</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2016/02/160205_cidades_crescimento_tg" platform="highweb"/></link>
- Siga a BBC Brasil no <link type="page"><caption> Twitter</caption><url href="https://twitter.com/bbcbrasil" platform="highweb"/></link> e no <link type="page"><caption> Facebook</caption><url href="https://www.facebook.com/bbcbrasil" platform="highweb"/></link>
Impacto econômico mínimo
Para subsidiar as discussões do projeto, foi encomendado um estudo cruzando projeções da população brasileira com dadosbrazino é confiavelmercado para mostrar como é a licença-paternidadebrazino é confiaveloutros países, os benefícios disso no desenvolvimento infantil e o impacto econômico da medida.
Eduardo Marino, um dos responsáveis pelo estudo e gerentebrazino é confiavelConhecimento Aplicado da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (que promove pesquisas e projetos relacionados à primeira infância), disse à BBC Brasil que os benefícios para as crianças, os pais e o Brasilbrazino é confiaveluma ampliação da licença-paternidade superam, e muito, os custos da implementação.
"Do pontobrazino é confiavelvista econômico, o impactobrazino é confiavelse ampliar a licença-paternidade é mínimo, comparado aos benefícios. Custaria o equivalente a apenas 0,009% da arrecadação federal, ou seja, R$ 99 milhões por ano", afirma.
Para comparação, o valor é menosbrazino é confiavelum quinto dos R$ 576 milhões que o governo federal deve gastar este ano ressarcindo as emissorasbrazino é confiavelTV e rádio que transmitem o horário eleitoral, segundo cálculos divulgados pelo site Contas Abertas.<link type="page"><caption> </caption><url href="http://vesser.net/noticias/2016/02/160205_video_abertura_rio2016_jp.shtml" platform="highweb"/></link>
Papel do pai
"Dar mais diasbrazino é confiavellicença-paternidade vai na linha do que está cada vez mais claro com pesquisasbrazino é confiaveltodo mundo: o papel do pai é crucial desde o acompanhamento do pré-natal, no apoio pós-parto e também no vínculo que ele cria com o bebê", diz.
"Um paibrazino é confiavelcasa, o seu apoio à mulher, favorece a amamentaçãobrazino é confiavelum período crítico,brazino é confiavelque a mãe e a criança precisam se adaptar ao processobrazino é confiavelamamentação. É aí que costumam aparecer os problemas. E se a mulher não estiver amparada, há uma tendência maiorbrazino é confiavelse desistir da amamentação e passar para as fórmulas (leitebrazino é confiavelpó)."
Segundo Eduardo, esse é um dos exemplosbrazino é confiavelcomo o investimento na ampliação da licença beneficia também as contas do país, já que bebês que mamam por mais tempo ficam mais protegidosbrazino é confiaveldoenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias. E bebês menos doentes oneram menos os serviçosbrazino é confiavelsaúde pública.
- <link type="page"><caption> Leia também: Nadando com gazelas, elefantes e tubarões: as incríveis fotosbrazino é confiavelAlin Bin Thalith</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2016/02/160126_galeria_elefantes_tubaroes_ab" platform="highweb"/></link>
O estudo demonstra ainda como um maior envolvimento do pai na primeira infância auxilia no desenvolvimento da criança também a longo prazo. E destaca como uma extensão da licença-paternidade diminui a desigualdadebrazino é confiavelgêneros no mercadobrazino é confiaveltrabalho e muda o comportamento das famílias quanto à divisãobrazino é confiaveltarefas domésticas.
No caso da administração pública ebrazino é confiavelempresas privadas com lucro real (que pagam impostos), os custos da extensão da licença seriam absorvidos pela União – quase 65% dos trabalhadores hoje se encaixam nesses casos. Assim, o gasto seria descontado do imposto pago pela empresa, por meio do programa Empresa Cidadã.
Diantebrazino é confiaveltantos dados econômicos, confira agora o lado dos pais que sofreram com uma licençabrazino é confiavelpoucos dias, o dos pais que aproveitaram semanas (e até meses)brazino é confiavelcasa e também obrazino é confiavelalgumas empresas no Brasil que já concedem esse benefício:
Daniel Schwebel, gerente da áreabrazino é confiavelTalentos do LinkedIn no Brasil – 3 semanasbrazino é confiavellicença
"Cinco diasbrazino é confiavellicença é algo... é impossível. Eu não sei como seria. Acho que ia ficar desmotivado, com a cabeçabrazino é confiaveloutro lugar, querendo voltar logo para casa.
Para minha família, foi muito importante eu poder tirar essas três semanasbrazino é confiavellicença.
No começo, principalmente para paisbrazino é confiavelprimeira viagem como nós, é bem difícil, especialmente para a mulher. Exige demais da mãe. Então, o que fiz foi cuidarbrazino é confiaveltudo relativo à casa, comida, às compras – para assim ela poder ficar livre para se dedicar à nossa filha. Como eu estavabrazino é confiavelcasa o tempo todo, também pude assumir várias tarefas, como dar banho.
Eu pude curtir minha filha no comecinho da vida dela. Na horabrazino é confiavelvoltar, foi difícil. Sorte que eu posso trabalharbrazino é confiavelcasa e conseguia fazer isso até três ou quatro dias por semana."
Leonardo Leão, gerentebrazino é confiavelDesenvolvimentobrazino é confiavelNegócios do Facebook Brasil – 4 mesesbrazino é confiavellicença-paternidade
"A primeira pergunta que a maioria das pessoas me faz é: 'Mas quatro meses é demais... você vai tirar mesmo?' E eu sempre respondo: 'Claro que sim! Você não tiraria se pudesse?'
- <link type="page"><caption> Leia também: 'Experiência sensorial' surpreenderá na abertura da Olimpíada, diz produtor</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2016/02/160205_video_abertura_rio2016_jp.shtml" platform="highweb"/></link>
É uma vantagem muito grande ter a chancebrazino é confiavelestar com meu filho o tempo todo durante os seus primeiros meses. Vou lembrar desses momentos para o resto da minha vida.
Acho que iria estranhar bastante (se tivessebrazino é confiavelvoltar ao trabalho cinco dias depois do nascimento do meu filho). Uma sensaçãobrazino é confiavelque estamos saindo, mas deixando um pedaço nossobrazino é confiavelcasa. Seria como se ficasse faltando alguma coisa.
Acredito que esse benefício representebrazino é confiavelforma emblemática a filosofiabrazino é confiavelequilibrar a vida pessoal e profissionalbrazino é confiavelmaneira saudável.
Diferentebrazino é confiavelum períodobrazino é confiavelférias,brazino é confiavelque você usa o tempo livre para relaxar, a licença serve para você participar ativamente da nova rotina da casa. Assim, ao voltar desse período, você focabrazino é confiavelencaixar o trabalho embrazino é confiavelnova rotina."
Hélio (preferiu não ter seu sobrenome publicado), autônomo – 5 dias corridosbrazino é confiavellicença
"Tenho um filhobrazino é confiavel2 anos e meio e uma filhabrazino é confiavelseis meses. Depois do nascimento dos dois foi a mesma coisa. Tirei só os cinco dias corridosbrazino é confiavellicença, como diz a lei.
Presto serviço para uma empresa, e não tinha como tirar mais dias. É muito triste porque na verdade não são nem cinco dias. Se você fica dois ou três dias na maternidade, sobram só doisbrazino é confiavelcasa.
É muito complicado, porque chegava uma hora que minha mulher estava exausta. Acho que com toda mulher é assim. Tem que ficar acordando para amamentar.
Você precisa estar junto, para apoiar. Gostariabrazino é confiavelter ficado muito mais tempo para ajudar, participar mais. A gente acaba perdendo muita coisa ficando afastado.
Fora que você também volta exausto para o trabalho, não fica totalmente focado, até porquebrazino é confiavelcabeça está longe."
Thomas Ampessan, advogado do escritório Souza Schneider – 1 mêsbrazino é confiavellicença
"Vou começar a licençabrazino é confiavelum mês daqui a poucos dias, quando minha filha nascer. Não conheço ninguém que tem esse benefício. Fiquei feliz desde que soube que poderia ficar um mêsbrazino é confiavelcasa. E ao longo desses meses fui refletindo, pensandobrazino é confiavelcomo vai ser bom poder ficar mais tempo com a minha filha.
Esse papel do pai é muito importante. E acho que vou voltar mais tranquilo para o trabalho, bem mais focado do que se voltado só alguns dias depois do nascimento dela.
O RH e a equipe daqui (ele trabalha no escritóriobrazino é confiavelBrasília da empresa) estão me apoiando bastante; meus colegas fizeram uma reorganização das tarefas. É como se alguém estivesse saindobrazino é confiavelférias, não é complicado."
_____________________________________________________________________
O QUE DIZEM AS EMPRESAS
Alexandre Ullmann, diretorbrazino é confiavelRH do LinkedIn no Brasil
"Temos essa política há cercabrazino é confiavelum ano e meio. Temos a premissabrazino é confiavelque o bem estar dos nossos profissionais vembrazino é confiavelprimeiro lugar.
E recebemos um retorno muito positivo dos pais. Eles dizem que é um alívio poder ficarbrazino é confiavelcasa nesse período, sem ter que se preocupar com o trabalho. No Brasil, todos os funcionários que se tornaram pais usufruíram desse benefício."
Ana Carolina Borghi, gerentebrazino é confiavelRH do Facebook para América Latina
Nossa aspiração é ser a melhor empresa para o funcionário ebrazino é confiavelfamília. Fizemos várias análises, levandobrazino é confiavelconta cada mercado e o tamanhobrazino é confiavelcada escritório. E,brazino é confiavelnovembro, colocamosbrazino é confiavelprática esse benefíciobrazino é confiaveltodos os escritórios do Facebook no mundo.
O funcionário tem um ano para tirar essa licença, da maneira que achar melhor. Pode fracionar se quiser.
- <link type="page"><caption> Leia também: Fiocruz anuncia descobertabrazino é confiavelpossível transmissão do zika por saliva</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2016/02/160205_zika_saliva_jp_fd" platform="highweb"/></link>
Sabemos da importância do vínculo criado entre o pai e os filhos, da importância do pai participar ativamente do cotidiano da família.
A empresa não entende como uma perdabrazino é confiavelprodutividade. Temos recursos, ferramentas e outros profissionais preparados para suprir a ausência desse funcionário. Também pode ser uma oportunidade para outros funcionários terem outros desafios."
Política do Google no Brasil
Oferece licença paternidadebrazino é confiavelaté 4 semanas (28 dias) com remuneração integral aos novos pais.
A licença deve ser tirada até o primeiro aniversário do bebê e é possível fazer issobrazino é confiavelpartes, desde que ele respeite o período mínimobrazino é confiaveluma semana.
Por exemplo, duas semanas logos após o nascimento e duas semanas quando o bebê estiver na fasebrazino é confiaveladaptação ao berçário.