Descubra quando a comida 'diet' nem sempre quer dizer saudável:esportiva bet como funciona

Thinkstock

Crédito, Thinkstock

Legenda da foto, Alimentos como o iogurteesportiva bet como funcionabaixo teoresportiva bet como funcionagordura podem esconder surpresas desagradáveis para quem estáesportiva bet como funcionadieta

esportiva bet como funciona As dietasesportiva bet como funcionabaixo consumoesportiva bet como funcionagordura estão perdendo a credibilidade e um processo para láesportiva bet como funcionasemelhante ocorroe com alguns dos chamado alimentos dietéticos.

Muitas dessas comidas têm adiçãoesportiva bet como funcionaaçúcar e aditivos para susbtituir a gordura - o que, para alguns médicos, é pior para quem quer perder peso.

Até porque as calorias já deixaramesportiva bet como funcionaser todas iguais.

Se você estáesportiva bet como funcionadieta, é melhor que consuma alimentos integrais, que contam com mais nutrientes que aquelesesportiva bet como funcionaqualidade mais baixa ou os processados, que embora tenham menos calorias, não são tão nutritivos. E há algumas outras dicas básicas para evitar algumas armadilhas...

Vigie o tamanho das porções

Estudos mostram que alimentos descritos comoesportiva bet como funcionabaixa gordura acabam sendo consumidosesportiva bet como funcionamaior quantidade. Em uma das pesquisas, voluntários consumiram 28% mais chocolates cobertosesportiva bet como funcionaaçúcar eesportiva bet como funcionabaixa gordura do que os normais, o que resultouesportiva bet como funciona54 calorias extras.

Thinkstock

Crédito, Thinkstock

Legenda da foto, Biscoitosesportiva bet como funcionaarroz podem ter mais sal que batatas fritas

Os testes mostraram ainda que pessoas com sobrepeso ingerem muito mais comida com o selo low fat do que pessoas com peso normal. E que todo mundo subestima a quantidadeesportiva bet como funcionacalorias que consome quando se trataesportiva bet como funcionaalimentosesportiva bet como funcionabaixa gordura.

<link type="page"><caption> Leia também: 1% da população global detém mesma riqueza dos 99% restantes, diz estudo</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2016/01/160118_riqueza_estudo_oxfam_fn" platform="highweb"/></link>

Outro estudo descobriu que a etiqueta "light" faz com que as pessoas aumentem o tamanho das porções, independentementeesportiva bet como funcionao alimento ser saudável ou não.

Consciência culpada? Nem tanto

Você já se sentiu culpado depoisesportiva bet como funcionadevorar alguma alimento ricoesportiva bet como funcionacalorias, gordura e açúcar?

Você não é o único.

Thinkstock

Crédito, Thinkstock

Legenda da foto, Bebidas com adoçantes podem ter efeito inverso por quem as consome pensandoesportiva bet como funcionaperder peso

Mas quando o alimento é acompanhado das palavras "baixa gordura", estudos mostram que o sentimentoesportiva bet como funcionaarrependimento diminui, especialmente para quem já tem sobrepeso.

Contando calorias

Se um alimento tem o seloesportiva bet como funcionabaixa gordura, essa gorduraesportiva bet como funcionamenos deu lugar a mais açúcar ou adoçantes. E muita gente assume que está comendo menos calorias.

<link type="page"><caption> Leia também: Sarah Baartman: a chocante história da africana que virou atraçãoesportiva bet como funcionacirco</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2016/01/160110_mulher_circo_africa_lab" platform="highweb"/></link>

Uma correnteesportiva bet como funcionapensamento comum entre os nutricionistas hojeesportiva bet como funcionadia é que uma dieta altaesportiva bet como funciona"gordura boa" é melhoresportiva bet como funcionaumaesportiva bet como funcionabaixa gordura, mas inadvertidamente altaesportiva bet como funcionaaçúcar.

Adoçantes amargos

Adoçar comidas sem aumentar calorias parece um dos maiores desejosesportiva bet como funcionaquem gostaesportiva bet como funcionacomer. Sejaesportiva bet como funcionarefrigerantes dietéticos, adoçantes para o cafezinho e um doce diet, essas substâncias são parte intrínseca das dietas modernas. Tanto é que 49% das bebidas gasosas vendidasesportiva bet como funciona2014 eramesportiva bet como funcionabaixa caloria.

Thinkstock

Crédito, Thinkstock

Legenda da foto, Preparar a própria comida ainda é a melhor maneiraesportiva bet como funcionacontrolar a alimentação

Mas e se as pessoas soubessem que as susbtâncias que nos ajudam a ingerir menos açúcar podem estar realmente nos engordando? Há estudos indicando que o consumoesportiva bet como funcionaalimentos doces, seja ou nãoesportiva bet como funcionasabor natural, aumenta o apetite. Adoçantes poderiam também causar esse efeito. Outra reação observada foi a alteração da flora intestinal tantoesportiva bet como funcionaratos comoesportiva bet como funcionahumanos,esportiva bet como funcionamaneira associada à obesidade e à diabetes tipo 2.

Comidas com "armadilhas"

Eis uma listaesportiva bet como funcionaalimentos processadosesportiva bet como funcionabaixa gordura que não são tão saudáveis quanto parecem.

<link type="page"><caption> Leia também: Dez sinaisesportiva bet como funcionacâncer frequentemente ignorados</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2015/02/150212_cancer_sintomas_lk" platform="highweb"/></link>

esportiva bet como funciona Biscoitosesportiva bet como funcionaarroz: Podem parecer mais saudáveis que batatas fritas, mas as variações com sabores podem até o dobroesportiva bet como funcionasal que o equivalentesesportiva bet como funcionabatatas fritas

esportiva bet como funciona Passas cobertas por iogurte: Doces, mas uma porçãoesportiva bet como funciona25 gramas pode conter quase cinco gramasesportiva bet como funcionagordura - enquanto só as passas têm uma quantidade ínfimaesportiva bet como funcionagordura.

esportiva bet como funciona Iogurte light: Tem menos gordura e menos calorias que a versão tradicional, mas as versões com sabor podem conter até 10 gramas a maisesportiva bet como funcionaaçúcar.