Por que a política do filho único virou uma bomba demográfica na China:novibet video
novibet video O governo chinês anunciou, nesta quinta-feira, que decidiu pôr fim à política do filho único, que por maisnovibet videotrês décadas impediu que casais tivessem maisnovibet videouma criança e causou impacto na sociedade e na economia do país. Segundo a agêncianovibet videonotícias estatal Xinhua, o Partido Comunista determinou que, agora, os casais poderão ter dois filhos.
Poucos lugares sentiram o impacto da política do filho único como Rudong, um condadonovibet videocercanovibet video1 milhãonovibet videopessoas na Províncianovibet videoJiangsu, no leste do país. A política começou a ser aplicada neste lugar sob o regimenovibet videoMao Tsé-tung.
Mas quando ela virou norma nacional,novibet video1979, as autoridadesnovibet videoplanejamento familiarnovibet videoRudong começaram a implementá-la com ainda mais vigor.
Em entrevista recente à imprensa estatal chinesa, um oficial aposentando diz que "caçava" mulheres grávidas, as levavanovibet videocarrinhos para o hospital e mantinha guarda enquanto elas se submetiam a abortos forçados.
Um exércitonovibet videomédicos bisbilhoteiros tinha a tarefanovibet videomonitorar cuidadosamente os úteros – usando dispositivos portáteisnovibet videoultrassom – enovibet videoregistrar ciclos menstruais para garantir que ninguém estivesse carregando um feto escondido.
<link type="page"><caption> Leia também: Produções sobre Pablo Escobar criam polêmica na Colômbia</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2015/10/151021_polemica_narcos_ru.shtml" platform="highweb"/></link>
<link type="page"><caption> Leia também: Estado brasileiro é denunciado à OEA por violência contra jornalistas</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2015/10/151027_mortes_comunicadores_tg" platform="highweb"/></link>
Tais práticas não são exclusivasnovibet videoRudong, mas o condado tornou-se um campeão nacional, tido como "modelo" e inundadonovibet videoslogans que exclamavam orgulhosamente que o país tinha vencido a fertilidade feminina.
Os efeitos da política também já estão claros. Nos últimos 15 anos, metade das escolas primárias e secundárias da regiãonovibet videoRudong fecharam e cercanovibet video30% da população já tem maisnovibet video50 anos – uma bomba demográfica prestes a explodir, por causa do aumento dos gastos com previdência social e da queda do númeronovibet videotrabalhadores.
Segundo o correspondente da BBCnovibet videoPequim John Sudworth, mesmo a nova políticanovibet videodois filhos pode manter o crescimento populacional no país lento, já que famílias com apenas um filho se tornaram a norma social.
"Por isso, cercanovibet video90% dos casais já elegíveis para ter mais um filho optaram por não fazê-lo", diz. "E as mulheres que querem ter maisnovibet videodois filhos continuarão sofrendo com o brutal controle do Partido Comunista sobre seus corpos enovibet videofertilidade."
<link type="page"><caption> Leia também: Após Enem, filósofa francesa ganha acusaçõesnovibet videonazista e pedófila na Wikipedia</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2015/10/151028_simone_beauvoir_wikipedia_enem_rb.shtml" platform="highweb"/></link>
Entenda mais sobre a política do filho único:
O que é?
A norma, criada nos anos 1970, limitava a maioria das famílias chinesas a ter apenas um filho, apesarnovibet videohaver exceções.
A política do filho único teria impedido cercanovibet video400 milhõesnovibet videonascimentos desde que teve início, segundo estatísticas do governo chinês. Este número, no entanto, é contestado por outros especialistas.
Em 2007, a China afirmou que apenas 36%novibet videoseus cidadãos estavam limitados a apenas um filho, por causanovibet videodiversas mudanças na política feitas com o passar do tempo.
Por que a política foi introduzida?
Na medidanovibet videoque a população chinesa se aproximavanovibet video1 bilhãonovibet videopessoas, no final dos anos 1970, o governo começou a se preocupar com o efeito que isso terianovibet videoseus ambiciosos planosnovibet videocrescimento econômico.
Apesarnovibet videooutros programasnovibet videoplanejamento familiar – que ajudaram a reduzir a taxanovibet videonascimentos – já terem sido implementados, o líder chinês Deng Xiaoping decidiu tomar medidas mais drásticas.
A política começou a valer para todo o paísnovibet video1979.
Curtiu? <link type="page"><caption> Siga a BBC Brasil no Facebook</caption><url href="https://www.facebook.com/bbcbrasil" platform="highweb"/></link>
Como ela foi aplicada?
De um modo geral, o governo oferece incentivos financeiros e profissionais para o que se adequam à política, alémnovibet videodisponibilizar contraceptivos e multar quem descumpre as regras.
Mas,novibet videoalguns momentos, medidas coercivas, como abortos forçados e esterilizaçõesnovibet videomassa, também foram usadas.
A política foi implementadanovibet videomaneira mais rígidanovibet videoáreas urbanas.
<link type="page"><caption> Leia também: Manifestantes invadem arena e protestam durante Jogos Indígenas</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2015/10/151029_protesto_indigenas_jc_lk.shtml" platform="highweb"/></link>
Por que foi tão controversa?
Ativistas na China e no Ocidente afirmaram que a política era uma séria violação dos direitos humanos e das liberdades reprodutivas.
A preferência tradicional por filhos homens na cultura local combinada à política do filho único levou ao alto índicenovibet videoabandononovibet videomeninasnovibet videoorfanatos, a abortos seletivosnovibet videoacordo com o sexo do feto e até mesmo casosnovibet videoinfanticídio feminino.
Por causa disso, o equilíbrionovibet videogênero do país pende para o masculino.
Por que está sendo abandonada agora?
Especialistas alertam que a China será a primeira economia a envelhecer antesnovibet videotornar-se mais rica, principalmente por causa da política do filho único. Até 2050, maisnovibet videoum quarto da população terá maisnovibet video65 anos.
A taxanovibet videofertilidade do país é uma das mais baixas no mundo e fica bem abaixo do índicenovibet video2,1 crianças por mulher – necessário para substituir a população a cada geração.
O envelhecimento da população chinesa irá desacelerar a economia, na medidanovibet videoque o númeronovibet videopessoasnovibet videoidade ativa diminui e a proporção entre contribuintes e pensionistas continua a cair.
De que maneira as regras haviam sido relaxadas antes?
Em 2013, as regras haviam sido modificadas para permitir que casais tivessem um segundo filho se um dos pais fosse filho único, mas menos casais do que o governo esperavam aderiram ao novo sistema.
Outro relaxamento das regras nos anos 1980 permitiu que famílias da zona rural tivessem outro filho se seu primeiro filho fosse uma menina.
Minorias étnicas chinesas também não eram submetidas à política do filho único.