Cinco maneiras pelas quais o El Niño pode alterar o clima do planeta:r10 sports bet

AP

Crédito, BBC World Service

Legenda da foto, O mêsr10 sports betjulho foi o mais chuvoso já registrador10 sports betmuitas partes do sul da Califórnia

<link type="page"><caption> Leia mais: Plano ambiental 'resgata credibilidade' dos EUA, mas divide país</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2015/08/150803_eua_obama_ambiente_jf_cc.shtml" platform="highweb"/></link>

O Serviço Nacionalr10 sports betMeteorologia dos Estados Unidos afirmou até que este pode ser o El Niño mais forte já registrado.

"Os dados que temos indicam que é o El Niño mais forte desde 1997, mas, obviamente, os modelos climáticos só podem prever o que acontecerá nos próximos meses, por isso temos que ser cautelosos", disse à BBC Mundo William Patzert, especialistar10 sports betclima do Laboratórior10 sports betPropulsão a Jato da Nasa (JPL, na siglar10 sports betinglês) e um dos mais importantes estudiosos do El Niño dos EUA.

"Para que alcance uma intensidade parecida com o períodor10 sports bet1997-1998, é preciso que ocorram duas coisas. Primeiro, nos próximos meses é preciso haver um abrandamento significativo dos ventos alísiosr10 sports betleste para oeste no Pacífico."

"Se isto acontecer, veremos uma transferência dramáticar10 sports betcalor das águas do oeste do Pacífico para as do Pacífico central e oriental. É nestas condições que se podem alterar os padrõesr10 sports bettemperatura e precipitaçõesr10 sports bettodo o planeta", disse Patzert, que garante que o fenômeno deste ano tem potencial para ser o "El Niño Godzilla", devido àr10 sports betintensidade.

A BBC Mundo pediu para o especialista da Nasa falar sobre alguns dos efeitos que o El Niño pode terr10 sports betalgumas partes do mundo nos próximos meses, casor10 sports betforça seja confirmada.

1 - América do Norte

BBC

Crédito, BBC World Service

Legenda da foto, William Patzert pede cautela, já que os modelos climáticos só podem prever o que acontecerá nos próximos meses

"O El Niño faz uma correnter10 sports betjato subtropical, que habitualmente se encontra no sul do México e América Central, se deslocar para o norte. Isto provoca invernos mais chuvosos do que or10 sports bethábito no sul dos Estados Unidos", afirmou.

"Contrastando com isso, a correnter10 sports betjato polar, que tem sito muito forte na América do Norte nos dois últimos invernos, enfraquece, por isso são registrados invernos mais suaves no norte dos Estados Unidos e sul do Canadá."

Segundo Patzert, mesmo que o aumento das chuvas possa ser uma boa notícia para o sudoeste dos EUA, devido à seca na região, também poderia causar grandes inundações e deslizamentos.

<link type="page"><caption> Leia mais: Ondar10 sports betcalor mata ao menos 500 pessoas na Índia</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2015/05/150525_onda_calor_india_mortes_rb.shtml" platform="highweb"/></link>

2 - América do Sul

Reuters

Crédito, BBC World Service

Legenda da foto, O El Niño pode aumentar o preçor10 sports betmatérias-primasr10 sports betescala global

"Na região que vai desde o norte do Chile até o Equador, nas quais se encontram as áreas mais áridas do planeta, o El Niño causa invernos muito chuvosos."

"Além disso, nesta região, que conta com os maiores naviosr10 sports betpesca comercial do mundo, se a temperatura da água continua mais alta do que o normal há um colapso na pesca, o que pode ter impacto nas economias destes países", explicou o especialista da Nasa.

"No nordeste do Brasil, o El Niño provoca seca enquanto que no sul do Brasil e norte da Argentina, são registradas inundações."

3 - Ásia

AP

Crédito, BBC World Service

Legenda da foto, A atividade do El Niño vem se fortalecendo nos últimos meses

De acordo com Patzert, "quando, no Pacífico equatorial, a água quente se move até a América do Sul,r10 sports betlugares como Filipinas, Indonésia ou Tailândia são registradas secas extremas".

Em alguns destes países, nos quais a agricultura é responsável por uma grande porcentagem do PIB, pode ocorrer um grande aumento no preço dos alimentos, o que acaba afetando o preço das matérias-primasr10 sports betescala global.

Reuters

Crédito, BBC World Service

Legenda da foto, Em alguns países asiáticos pode ocorrer um aumento no preço dos alimentos

"Ao mesmo tempo,r10 sports betpaíses como Japão e China, ocorrem invernos mais temperados", acrescentou.

4 - Europa

"Na Europa, nos anosr10 sports betque o El Niño é forte, ocorreram invernos muito frios no leste do continente e também no oeste da Rússia", disse Patzert.

EPA

Crédito, BBC World Service

Legenda da foto, O El Niño pode provocar invernos menos rigorosos na América do Norte e mais frios no leste da Europa

Segundo o especialista, "um bom exemplo são dois dos Ninõs mais importantes registrados nos últimos dois séculos: or10 sports bet1812 e or10 sports bet1941".

"Estes foram precisamente os invernosr10 sports betque as tropasr10 sports betNapoleão e Hitler foram derrotadas. Por isso gostor10 sports betdizer que nenhum Exército os derrotou, foi o El Niño."

5 - Outras regiões da Terra

Patzert explica que, nos anosr10 sports betque ocorre o El Niño "há uma temporadar10 sports betfuracões mais fraca no Atlântico" já que os ventos que ocorrem não são favoráveis para a criaçãor10 sports betsistemas tropicais.

Getty

Crédito, BBC World Service

Legenda da foto, O norte da Austrália pode sofrer com as secasr10 sports betanor10 sports betEl Niño

"Ao mesmo tempo, no Pacífico oriental, devido à elevada temperatura da água, é registrada uma temporadar10 sports betfuracões muito ativa,r10 sports betregiões como a Baixa Califórnia."

"Enquanto que, o sul do continente africano e Madagascar tendem a ser afetados pela seca, e áreas da África subsaariana, que são muito secas, têm mais chuvas."

Por fim, o especialista da Nasa afirma que o El Niño faz com que o norte da Austrália, como no sudeste asiático, se veja afetado pela seca.

<link type="page"><caption> Leia mais: Cientistas preveem El Niño com 'efeitos susbtanciais' neste ano</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2015/05/150512_el_nino_intenso_rb.shtml" platform="highweb"/></link>