O que o suor revela sobre nossas emoções:slot goonies

Getty Images

Crédito, Getty

Legenda da foto, O seu suor contém pequenos traçosslot gooniesmetais como zinco e magnésio

Quando somos submetidos a situações prolongadasslot gooniescalor, sabemos que é preciso tomar bastante água para se manter hidratado. Mas o excessoslot goonieslíquidos, aliado à sudorese, pode levar a sintomasslot gooniesintoxicação por água – isso significa que o corpo não consegue repor os cloretos perdidos no suor com a mesma velocidade.

Na transpiração ainda está presente a ureia, um subproduto do organismo que também é eliminado na urina. Cientistas estimam que um adulto perca entre 600 e 700 mililitrosslot goonieslíquidos diariamente através do suor – 7% da eliminação diáriaslot gooniesureia.

<link type="page"><caption> Leia mais: Dez bactérias com 'superpoderes' que nenhum outro ser vivo pode copiar</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2015/08/150805_vert_earth_bacterias_ml.shtml" platform="highweb"/></link>

<link type="page"><caption> Leia mais: 'Em busca do corpo perfeito, acabei com voz grossa e problemasslot gooniessaúde'</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2015/08/150728_anabolizantes_mulheres_depoimento_pai.shtml" platform="highweb"/></link>

Mas o suor ainda contém amônia, proteínas, açúcares, potássio e bicarbonato. Isso sem falarslot gooniesvestígiosslot gooniesmetais, como zinco, cobre, ferro, níquel, cádmio, chumbo e manganês. A transpiração é um importante mecanismoslot gooniesexcreção desses metais.

O suor deixa o corpo atravésslot gooniesdois tiposslot gooniesglândulas. As glândulas sudoríparas apócrinas são encontradas nas axilas, narinas, mamilos, orelhas e partes dos genitais. Já as glândulas sudoríparas écrinas são muito mais comuns – milhões delas estão distribuídas pelo corpo humano, exceto nos lábios e nos genitais.

Quando o organismo e a pele se aquecem demais, os termoreceptores enviam uma mensagem ao cérebro. Ali, o hipotálamo – um pequeno amontoadoslot gooniescélulas que controla a fome, a sede, o sono e a temperatura corporal – manda uma mensagem para as glândulas sudoríparas, que começam a produzir o suor.

Também existe um terceiro tiposlot gooniesglândula sudorípara, descoberto apenasslot goonies1987, as chamadas glândulas apoécrinas. Para os cientistas, elas são écrinas queslot gooniesalguma maneira se modificaram na puberdade.

Ferramentaslot gooniescomunicação

Mas nem tudo o que transbordaslot gooniesnosso suor é químico emslot gooniesnatureza. Muita gente já experimentou a sensaçãoslot gooniestranspirar ao comer algo picante. Outras pessoas conhecem o que é suar por medo, vergonha, ansiedade ou dor.

Getty

Crédito, Getty

Legenda da foto, O cheiro das pessoasslot gooniescertos estados emocionais também pode influenciar as impressõesslot gooniesquem o sente

Não é à toa que as palmas das mãos, a testa e as solas dos pés são normalmente associados à transpiração emocional: é nessas regiões que as glândulas écrinas estão mais concentradas – até 700 delas por centímetro quadradoslot gooniespele (as costas,slot gooniescomparação, têm 64 glândulas por centímetro quadrado).

Cientistas descobriram que o suor induzido por emoções é uma importante ferramentaslot gooniescomunicação. Na realidade, os odores que detectamos na transpiração podem nos dizer muito sobre o que outros estão sentindo.

Em uma experiência, um gruposlot gooniespsicólogos da Universidadeslot gooniesUtrecht, na Holanda, coletou amostrasslot gooniessuorslot gooniesdez homens enquanto eles assistiam a vídeos que evocavam sensaçõesslot gooniesmedo (trechos do filme O Iluminado,slot gooniesStanley Kubrick) ou nojo (trechos da série Jackass, da MTV).

Em seguida, os pesquisadores pediram para 36 mulheres dizerem se podiam detectar alguma "pista" emocional nas amostrasslot gooniessuor.

Resultado: quando expostas às amostrasslot goonies"suorslot gooniesmedo", as mulheres também demonstraram medoslot gooniesseus rostos, enquanto fizeram expressãoslot gooniesnojo quando expostas ao suor oriundo daquela sensação.

Para os cientistas, isso sugere que o suor pode ser um meio eficienteslot gooniestransmitir um estado emocionalslot gooniesuma pessoa para outra.

Anterior à linguagem

Padrões semelhantes foram observadosslot gooniesoutros experimentos. Em 2006, psicólogos da Universidade Rice, nos Estados Unidos, descobriram que as pessoas expostas a amostrasslot gooniessuorslot gooniesdoadores que sentiam medo se saíam melhorslot gooniesalguns testesslot gooniesinteligência do que quando as amostras não continham suor.

O sinalslot gooniesmedo provavelmente as tornou mais alertasslot gooniesrelação a seu entorno.

Em 2012, psicólogos e psiquiatras da State Universityslot gooniesNova York extraíram o suor das camisetasslot goonies64 doadores. Metade deles tinha acabadoslot gooniessaltarslot gooniesparaquedas pela primeira vez, enquanto a outra metade fez exercícios extenuantes.

Quem cheirou o suor dos paraquedistas ficou alerta dianteslot gooniesrostos com expressão irritada, mas também dianteslot gooniesrostos com expressões neutras e ambíguas. O grupo que sentiu o odor da outra metadeslot gooniesvoluntários ficou mais alerta apenas ao ver rostos irritados, o que é esperadoslot gooniesqualquer circunstância.

Para os cientistas, foi uma demonstração do que chamaramslot gooniesvigilância: o suor induzido pela queda livre induziu os participantes a ficarem atentos a qualquer possível "pista social", o que talvez não ocorreriaslot gooniesoutra situação.

<link type="page"><caption> Leia mais: Cinco dicas para reduzir o açúcar que consumimos sem perceber</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2015/08/150731_dicas_acucar_ab.shtml" platform="highweb"/></link>

<link type="page"><caption> Leia mais: Como o chulé pode ajudar no combate à malária</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2015/08/150731_vert_fut_malaria_ab.shtml" platform="highweb"/></link>

BBC
Legenda da foto, O suorslot gooniesparaquedistasslot gooniesprimeira viagem forneceu pistas químicas do medo experimentado por essas pessoas

Outro experimento realizado por psicólogos e neurocientistas alemães com homens ansiosos fez mulheres que sentiram o suor deles tomarem decisões mais arriscadasslot gooniesum jogoslot gooniescomputador formulado para avaliar esse comportamento.

Nenhum desses estudos indica se as pessoas perceberam que o suorslot gooniesoutras alterou seu próprio comportamento, mas eles sugerem que, ao menosslot gooniesalguns casos, a transpiração pode comunicar informações importantes sobre nosso estado mental. As pesquisas também indicam que usamos essas informações para entender melhor nosso entorno.

Talvez isso não seja uma surpresa. Nossa espécie pode ser adaptada para a comunicação verbal e linguística, mas a linguagem verbal é uma ferramenta relativamente nova para nós.

Parece razoável imaginar que nossos ancestrais tiravam partido dessas informações olfativas e nos transmitiram essa habilidade.

De fato, somos melhoresslot gooniesidentificar emoçõesslot goonieshumanos virtuaisslot gooniesuma telaslot gooniescomputador quando a animação os mostra transpirando.

E não só isso: a transpiração parece permitir que as pessoas percebam a intensidadeslot gooniesuma determinada emoção. O suor não é apenas um sinal olfativo, mas também visual.

No fim, o suor é mais do que simplesmente o ar-condicionado do corpo. Ele pode também ser uma sonda emocional, usada para anunciar nossos mais íntimos sentimentos às pessoas ao nosso redor.

<link type="page"><caption> Leia mais: Apresentador da BBC testa dieta que promete reduzir colesterol</caption><url href="http://vesser.net/noticias/2015/07/150721_saude_colesterol_teste_hb.shtml" platform="highweb"/></link>

<italic>Leia a <bold><link type="page"><caption> versão original desta reportagem</caption><url href="http://www.bbc.com/future/story/20150803-what-our-perspiration-reveals-about-us" platform="highweb"/></link></bold>slot gooniesinglês no site <bold><link type="page"><caption> BBC Future</caption><url href="http://www.bbc.com/future/" platform="highweb"/></link></bold>.</italic>