São Paulo testa software para modernizar gestão 'arcaica' dos ônibus:jogo da bombinha blaze
Os testes estão sendo financiados pelo Banco Mundial e realizados com dadosjogo da bombinha blazejulho a setembrojogo da bombinha blaze2013. Se os responsáveis pelo transportejogo da bombinha blazeSão Paulo considerarem que a análise é necessária para melhorar a inteligência do sistema, precisarão abrir licitação para contratar este tipojogo da bombinha blazeserviço.
"As primeiras mudanças na frota devem ocorrer no segundo semestre", diz Biderman. "Mas, como é um serviço essencial, qualquer ajuste será conversado com os usuários. Afinal, são eles que pagam por tudo isso."
<bold><link type="page"><caption> Leia mais: Dez truques para usar melhor o WhatsApp </caption><url href="http://www.bbc.co.ukhttp://vesser.net/noticias/2015/01/150115_truques_whatsapp_rb.shtml" platform="highweb"/></link></bold>
Papel e caneta
Atualmente, o planejamento dependejogo da bombinha blazelevantamentos trabalhosos, como a Pesquisajogo da bombinha blazeMobilidade Urbana, feita a cada dez anos a partirjogo da bombinha blazevisitas a milharesjogo da bombinha blazeresidências da região metropolitana da capital paulista, ejogo da bombinha blazeinformações coletadas pessoalmente por funcionários da Prefeitura.
Munidos com papel e caneta, fiscais registramjogo da bombinha blazeplanilhas, durante visitas aos terminais, os horáriosjogo da bombinha blazesaída dos ônibus para checar se as viagens previstasjogo da bombinha blazecontrato estão sendo cumpridas. Se houver infração, a companhia contratada pode ser multada – o que demora até duas semanas, da coleta dos dados à emissão da penalidade.
<bold><link type="page"><caption> Leia mais: Como dadosjogo da bombinha blazecelulares e Twitter ajudam no combate ao ebola </caption><url href="http://www.bbc.co.ukhttp://vesser.net/noticias/2014/10/141016_ebola_big_data.shtml" platform="highweb"/></link></bold>
Para saber quantas pessoas circulam nas linhas, um funcionário municipal conta os passageirosjogo da bombinha blazecada veículo, muitas vezes a partir do ponto. Questionado se o modo como o sistema é monitorado não é ultrapassado, Biderman reconhece: "É extremamente arcaico".
Ônibus ociosos
O software que está sendo testado pela SPTrans pode mudar este cenário. Com ele, o órgão pode saber imediatamente quando um ônibus quebra, quais trajetos estão lentos, quantas linhas estão superlotadas ou ociosas e verificar mais rapidamente se uma empresa não cumpre o prometido e puni-la - ou premiar quem faz um bom trabalho.
Numa demonstração feita à BBC Brasil, sempre com os dadosjogo da bombinha blaze2013, chamou atenção o grande númerojogo da bombinha blazepontos cinza escuro no mapa da cidadejogo da bombinha blaze19jogo da bombinha blazeagosto daquele ano. Eles indicam ônibus que circulam com menosjogo da bombinha blaze15% da capacidade e apareciamjogo da bombinha blazequantidade bem maior do que os pontos vermelhos, que representam ônibus com maisjogo da bombinha blaze85%jogo da bombinha blazelotação.
Isso surpreendeu a SPTrans. "Já desconfiávamos que houvesse linhas subutilizadas, mas não esperávamos tantos ônibus circulando ociosos", afirma Biderman.
"Nosso monitoramento não mostrava isso. É como ver uma florestajogo da bombinha blazecima e pensar que ela está repletajogo da bombinha blazeárvores. Mas, ao olharjogo da bombinha blazeperto, vemos clareiras."
O diretor da SPTrans explica que, para que fosse possível usar um software na gestão da frota, antes foi necessário automatizar a coletajogo da bombinha blazedados, integrando o Bilhete Único e os sistemasjogo da bombinha blazeGPS. "Não foi algo trivial e só acaboujogo da bombinha blaze2010", diz Biderman.
"Essa inteligência digital é algo novo. Portland, nos Estados Unidos, foi pioneira e só começoujogo da bombinha blaze2006. E só é possível hoje porque o preço para guardar um volume tão grandejogo da bombinha blazedados e processá-los caiu muito nos últimos anos."
Big Data
O fenômeno é conhecido pelo termo "Big Data", como é chamado o conjuntojogo da bombinha blazetecnologias que permitem coletar, reunir e analisar a imensa quantidadejogo da bombinha blazeinformações digitais geradas hojejogo da bombinha blazedia.
O Big Data surgiu no mundo corporativo, para analisar bancosjogo da bombinha blazedados e prever comportamentosjogo da bombinha blazeclientes. Agora, também é usado na agricultura (para melhorar a produtividade), na política (prevendo com precisão resultados eleitorais) ejogo da bombinha blazecidades.
Os bombeirosjogo da bombinha blazeNova York o utilizam para identificar locais com maior riscojogo da bombinha blazeincêndios. Birmingham, no Reino Unido, instalou sensores nos postes para monitorar o clima. E Lyon, na França, busca prever congestionamentos.
Este é o foco da Urban Engines, que recebeu investimentos do Google ejogo da bombinha blazeoutros fundosjogo da bombinha blazecapitaljogo da bombinha blazerisco. A companhia foi criadajogo da bombinha blaze2014 a partir da pesquisa do cientista da computação Balaji Prabhakar, professor da Universidadejogo da bombinha blazeStanford.
Especializadojogo da bombinha blazeredesjogo da bombinha blazedados, o cientista busca entender como o transporte público é usado e o que pode ser feito para estimular comportamentos entre cidadãos e, assim, reduzir a lotação nos horáriojogo da bombinha blazepico.
O trabalho começoujogo da bombinha blaze2012, com 20 mil funcionáriosjogo da bombinha blazeuma empresajogo da bombinha blazeBangalore, na Índia. Ao ir trabalhar mais cedo, quando o trânsito era menos intenso, eles participavamjogo da bombinha blazeuma loteria. Cercajogo da bombinha blaze17% mudaram seus hábitos.
Um programa nos mesmos moldes foi aplicadojogo da bombinha blazeCingapura, no qual usar o transporte público fora da hora do rush rende pontos num sorteiojogo da bombinha blazeprêmiosjogo da bombinha blazedinheiro, o que reduziu a lotação entre 7% e 13%, segundo a empresa. O sistema começa agora a ser usado na capital americana, Washington, ejogo da bombinha blazeSão Paulo.
"Até então, prefeituras administravam o transporte público às cegas. Decisões eram baseadasjogo da bombinha blazepalpites", explica Karen Davis, gerente-geral da Urban Engines. "Não era culpa delas. Não havia outra forma, porque a tecnologia não estava disponível. Agora, as cidades podem 'enxergar' seus sistemas."
Eficiência
O momento não poderia ser melhor, segundo Shomik Mehndiratta, principal especialistajogo da bombinha blazetransporte do Banco Mundial. Hoje, 54% das pessoas do mundo vivemjogo da bombinha blazeáreas urbanas, índice que subirá para 66% até 2050,jogo da bombinha blazeacordo com a ONU.
Junto com o crescimento da população mundial, significará um acréscimojogo da bombinha blaze2,5 bilhõesjogo da bombinha blazepessoas morandojogo da bombinha blazecidades. Por isso, não basta ampliar a infraestrutura urbana, mas também tornar mais eficiente a que já existe, explica Shomik.
"São Paulo é uma das maiores áreas metropolitanas do mundo, e investimentos emjogo da bombinha blazeinfraestrutura nas últimas décadas não foram suficientes. Por qualquer medida que se olhe, é necessário investir mais. E, numa cidade com este tamanho e densidade, abrir espaços para carros não é solução", afirma ele.
"O desafio é tornar-se mais próspera com um sistemajogo da bombinha blazemobilidade sustentável e, para isso, é preciso melhorar o transporte público. É o que permite um sistema como o da Urban Engines: fazer com que gestores entendam os recursos que têm e como podem usá-los melhor."
Biderman, da SPtrans, afirma que o próximo passo será criar um grupojogo da bombinha blazetrabalho para gerar relatórios a partir das análises realizadas pelo sistemajogo da bombinha blazeteste e saber o que é preciso mudar.
A Prefeitura está finalizando a licitação para contratar um serviçojogo da bombinha blazecomputaçãojogo da bombinha blazenuvem, que usa a internet e computadoresjogo da bombinha blazegrande portejogo da bombinha blazeempresas terceirizadas para armazenar e analisar grandes volumesjogo da bombinha blazedados.
Com isso concluído, a SPTrans pretende ampliar a basejogo da bombinha blazeinformações que alimenta o software, dos atuais três meses para dois anosjogo da bombinha blazedados. O órgão espera ter até fevereiro o sistema analisando dados com uma defasagemjogo da bombinha blaze15 dias.