Stephen Hawking: Inteligência artificial pode destruir a humanidade:1 e mais de 2.5 betano

Stephen Hawking (PA)

Crédito, PA

Legenda da foto, Cientista diz temer que as máquinas1 e mais de 2.5 betanointeligência artificial evoluam a ritmo muito superior ao dos humanos

Especialistas da empresa britânica Swiftkey também participaram da criação do sistema. Sua tecnologia, já empregada como um aplicativo para teclados1 e mais de 2.5 betanosmartphones, "aprende" a forma como Hawking pensa e sugere palavras que ele pode querer usar1 e mais de 2.5 betanoseguida.

Hawking diz que as formas primitivas1 e mais de 2.5 betanointeligência artificial desenvolvidas até agora têm se mostrado muito úteis, mas ele teme eventuais consequências1 e mais de 2.5 betanose criar máquinas que sejam equivalentes ou superiores aos humanos.

<bold><link type="page"><caption> Leia mais: Cientista quer converter ondas cerebrais1 e mais de 2.5 betanoHawking1 e mais de 2.5 betanopalavras</caption><url href="http://www.bbc.co.ukhttp://vesser.net/noticias/2012/07/120709_hawking_sistema_fala_lgb.shtml" platform="highweb"/></link></bold>

"(Essas máquinas) avançariam por conta própria e se reprojetariam1 e mais de 2.5 betanoritmo sempre crescente", afirmou. "Os humanos, limitados pela evolução biológica lenta, não conseguiriam competir e seriam desbancados."

'No comando'

Nem todos os cientistas, porém, compartilham da visão negativa1 e mais de 2.5 betanoHawking sobre a inteligência artificial.

"Acredito que continuaremos no comando da tecnologia por um período razoável1 e mais de 2.5 betanotempo, e o potencial dela1 e mais de 2.5 betanoresolver muitos dos problemas globais será concretizado", opinou o especialista1 e mais de 2.5 betanointeligência artificial Rollo Carpenter, criador do Cleverbot, cujo software aprende a imitar conversas humanas com crescente eficácia.

Carpenter disse que ainda estamos longe1 e mais de 2.5 betanoter o conhecimento1 e mais de 2.5 betanocomputação ou1 e mais de 2.5 betanoalgoritmos necessário para alcançar a inteligência artificial plena, mas acredita que isso acontecerá nas próximas décadas.

"Não podemos saber exatamente o que acontecerá se uma máquina superar nossa inteligência, então não sabemos se ela nos ajudará para sempre ou se nos jogará para escanteio e nos destruirá", disse Carpenter, que apesar disso vê o cenário como otimismo por acreditar que a inteligência artificial será uma força positiva.

Ao mesmo tempo, Hawking não está sozinho1 e mais de 2.5 betanoseu temor.

No curto prazo, há preocupação quanto à eliminação1 e mais de 2.5 betanomilhões1 e mais de 2.5 betanopostos1 e mais de 2.5 betanotrabalho por conta1 e mais de 2.5 betanomáquinas capazes1 e mais de 2.5 betanorealizar tarefas humanas; mas líderes1 e mais de 2.5 betanoempresas1 e mais de 2.5 betanoalta tecnologia, como Elon Musk, da fabricante1 e mais de 2.5 betanofoguetes espaciais Space X, acreditam que, a longo prazo, a inteligência artificial se torne "nossa maior ameaça existencial".

Voz

Na entrevista à BBC, Hawking também alertou para os perigos da internet, citando o argumento usado por centros1 e mais de 2.5 betanointeligência britânicos1 e mais de 2.5 betanoque a rede estaria se tornando "um centro1 e mais de 2.5 betanocomando para terroristas".

Mas o cientista se disse entusiasta1 e mais de 2.5 betanotodas as tecnologias1 e mais de 2.5 betanocomunicação e espera conseguir escrever com mais rapidez usando o seu novo sistema.

Um aspecto tecnológico que não mudou no sistema é a voz robotizada que externaliza os pensamentos1 e mais de 2.5 betanoHawking. Mas o cientista diz que não faz questão1 e mais de 2.5 betanoter uma voz que soe natural.

"(A voz robótica) se tornou minha marca registrada, e não a trocaria por uma mais natural com sotaque britânico", disse. "Ouvi dizer que crianças que precisam1 e mais de 2.5 betanovozes computadorizadas querem uma igual à minha."