Economia e ‘modelo lulista’ tornam Evo o favorito à reeleição:jogar roleta demo

Reuters

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Pesquisas indicam vitória esmagadorajogar roleta demoEvo Moralesjogar roleta demoeleições deste domingo
  • Author, Abraham Zamorano
  • Role, Da BBC Mundo

jogar roleta demo Antes das eleições presidenciais deste domingo na Bolívia, as pesquisas mostram que a única dúvida é se o presidente Evo Morales vai superar os 64% dos votos, cifra que alcançoujogar roleta demo2009, quando se reelegeu.

Tudo indica para a vitória da Evo, que não é particularmente carismático no seu sentido clássico do termo e,jogar roleta demoespecial para estrangeiros, pode parecer pouco eloquente.

E, ainda assim, nenhumjogar roleta demoseus concorrentes têm nenhuma possibilidadejogar roleta demolhe fazer sombra.

O presidente é um ex-camponês, sem formação acadêmica, com um passadojogar roleta demosindicalista e uma certa tendência a dizer coisas consideradas "inapropriadas" por muitos.

A oposição o acusajogar roleta demoser populista, um caudilho com aspiraçãojogar roleta demoficar eternamente no poder. E,jogar roleta demonovo, não há sequer uma pesquisa que não indiquejogar roleta demovitória acachapante.

Por maior que seja a listajogar roleta demodefeitosjogar roleta demoEvo citados por seus adversários, não há dúvidasjogar roleta demoque o presidente é o candidato favorito dos bolivianos. Mas qual o segredojogar roleta demoseu sucesso político?

'Boom econômico'

Após oito anos e meio no comando, Evo está longejogar roleta demoterjogar roleta demoimagem desgastada e agora caminha para ser o mandatário boliviano que ficou mais tempo no poder.

Um feito que está relacionado com o bom momento da economia local.

O país já está no seu décimo anojogar roleta democrescimento contínuo, com redução da dívida externa, aumento das reservas internacionais e, sobretudo no governojogar roleta demoEvo, houve redução da pobreza extrema, que passoujogar roleta demo38% para 20%.

Os críticos afirmam que é uma modelo sem futuro a longo prazo, baseadojogar roleta demoexportaçãojogar roleta demomatéria prima, como o gás, e que está se beneficiandojogar roleta demoum momentojogar roleta demoalta nos preços internacionais.

Mas o governo insistejogar roleta demodizer que isso só foi possível graças ao fatojogar roleta demoEvo ter impulsionado uma sériejogar roleta demo"nacionalizações" do setor energético.

Algo que, na realidade, se tratoujogar roleta demouma renegociaçãojogar roleta democontratosjogar roleta democoncessõesjogar roleta demoexploração a multinacionais estrangeiras, que ampliou a renda do Estado.

Reuters

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Presidente impulsionou uma sériejogar roleta demo'nacionalizações' no setor energético

Esses novos recursos foram direcionados a setores desfavorecidos, como a infância e a terceira idade.

Foram expropriados somente setores estratégicos, como as telecomunicações, e não empresasjogar roleta demosetores como o alimentício nem outros que pudessem deixar o país muito dependente das importações.

"O Estado, forte, controla os recursos naturais e tem uma grande capacidadejogar roleta demogerar excedentes que são utilizados para ampliar o Estado, o que aumenta o apoio ao governo", disse o jornalista Fernando Molina à BBC Mundo.

Tudo isso foi aliado a políticas relativamente ortodoxas para controlar a inflação e medidas para amenizar as tensões políticasjogar roleta demoalgumas regiões.

"Qualquer empresário sabe que, se se reduz a aversão ao governo, é possível aproveitar melhor esse boom econômico", afirmou o analista e jornalista Pablo Stefanoni.

'Intuitivo'

Além da economia e das políticas sociais, outra questão que explica a alta popularidadejogar roleta demoEvo está no fatojogar roleta demoele ser indígena, como a maioria da população boliviana.

Assim, por mais que indígenas, camponeses e operários não hesitemjogar roleta demosair às ruas para protestar quando acham que é o caso, na horajogar roleta demovotar seguem leais a quem consideram um deles.

"Ele é muito intuitivo. Não tem carisma no sentido tradicional, mas sim no sentidojogar roleta demose conectar com os bolivianos, porque é um boliviano como qualquer outro", disse o jornalista Molina.

"Ele conhece muito bem a psicologia do povo boliviano e tem uma enorme capacidadejogar roleta demotraduzir seus objetivos políticosjogar roleta demodicotomias simples, que são facilmente compreensíveis e críveis para o povo."

Um exemplo disso é que,jogar roleta demodiscursos para explicar o conceitojogar roleta demoinflação, usava o exemplojogar roleta democomo uma boa colheitajogar roleta demococa rendia mais dinheiro para comprar cerveja e isso levava o vendedor a subir o preço. Assim, colocava a macroeconomia ao alcancejogar roleta demoseus pares.

Reuters

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Evo é adepto da 'diplomacia do futebol' e sempre pratica o esportejogar roleta demoreuniões que participa

Assim, como afirma Molina, tem sabido converterjogar roleta demovirtudes o que muitos qualificam como limitações, comojogar roleta demofaltajogar roleta demoeducação formal e conhecimentojogar roleta demoassuntos como economia.

Lula ou Chávez

No âmbito internacional, Evo faz a chamada "diplomacia do futebol": não deixa passar a oportunidadejogar roleta demopraticar seu esporte favoritojogar roleta demotoda reunião da qual participa.

E, no panoramajogar roleta demoesquerda latino-americano, muito se questiona se ele está mais alinhado com as políticas criadas pelo ex-presidente venezuelano Hugo Chávez ou com Lula.

"A retórica é chavista, mas os feitos são lulistas", afirma Molina.

Nãojogar roleta demovão, Evo considerava Chávez umjogar roleta demoseus melhores amigos e compartilhavajogar roleta demosua retórica anti-imperialista.

No entanto, a realidade da política boliviana é muito mais pragmática, orientada não somente à redistribuição da riqueza, mas sobretudo à estabilidade macroeconômica.

Para Stefanoni, apesarjogar roleta demoexistir "muita solidariedade política e ideológica com a Venezuela, a maior diferença estájogar roleta democomo se administra a economia".

"O chavismo tinha uma utopia radical que, no contexto boliviano, não se vê", diz.

Molina afirma que, apesar do caráter "lulista"jogar roleta demosuas políticas, deve-se fazer uma ressalva por conta das diferenças entre as sociedades brasileira e boliviana. "As instituições democráticas são muito fracas, mas esse tipojogar roleta demopersonagens são extremamente destrutivos para a democracia", diz.