Repórter-mesário: Ameaçapixbet dicas e truquestufão não espanta eleitores no Japão:pixbet dicas e truques

Douglas Wakimoto (BBC)

Crédito, Douglas Wakimoto

Legenda da foto, Fila se formou nesta seçãopixbet dicas e truquesTóquio antes mesmo do início da votação
  • Author, Ewerthon Tobace
  • Role, De Tóquio para a BBC Brasil

pixbet dicas e truques Domingo, 5 horas da manhã. Antespixbet dicas e truquessairpixbet dicas e truquescasa, dou uma rápida olhada na previsão do tempo. A chegada do tufãopixbet dicas e truquesnúmero 18 ao Japão promete chuvas fortes durante o dia e rajadaspixbet dicas e truquesventos.

Ganho a rua e uma chuva fraca, porém insistente, embala minha caminhadapixbet dicas e truques15 minutos a pé até a estação.

Enquanto espero o trem que me levará para o centropixbet dicas e truquesTóquio, vejo um grupopixbet dicas e truquesestudantes uniformizados animadíssimo e, mais uma vez, fico espantadopixbet dicas e truquesver como a educação é levada à sério no Japão.

Hoje é diapixbet dicas e truqueseleição presidencial no Brasil e eu, mais uma vez, atuarei como mesário na seção que fica no Consulado-Geral do Brasilpixbet dicas e truquesTóquio

Chego ao consulado sob chuva forte e me surpreendo com uma fila gigante, que dobra a esquina. Dezenaspixbet dicas e truquesguarda-chuvas e capaspixbet dicas e truqueschuva colorem a rua cinzenta.

Os japoneses olham espantados, sem saber do que se trata a fila. Alguns tiram até fotos. Afinal, é raro ver uma grande quantidadepixbet dicas e truquesestrangeiros reunidos.

<link type="page"><caption> Leia mais: Sem conhecer candidatos e propostas, brasileiros 'japoneses' são obrigados a votar</caption><url href="http://www.bbc.co.ukhttp://vesser.net/noticias/2014/10/141003_eleitores_japao_et_cq.shtml" platform="highweb"/></link>

Meu trabalho hoje foi como primeiro-mesário. Há exatos 20 anos, exerci a funçãopixbet dicas e truquessegundo-mesário nas eleiçõespixbet dicas e truquesque Fernando Henrique Cardoso superou Luiz Inácio Lula da Silva ainda no primeiro turno, com 54,27% dos votos,pixbet dicas e truques1994.

Semelhanças e diferenças

Desde então, muita coisa mudou no processo eleitoral. A principal foi a troca pelo sistema eletrônicopixbet dicas e truquesvoto, que facilitou a vida dos eleitores e também dos cidadãos convocados para trabalhar nas eleições.

Entre as semelhanças, comparando as eleiçõespixbet dicas e truques1994 e 2014, para mim, além do mesmo sanduíchepixbet dicas e truquespão com presunto e queijo, foi o entusiasmo dos voluntários, dispostos a contribuir com o Brasil, mesmo que à distância.

No Japão, era esperado um totalpixbet dicas e truques30,6 mil eleitores nas 93 seções eleitorais espalhadas por dez cidades japonesas, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na seção onde trabalhei, havia 400 eleitores cadastrados e apenas 198 compareceram às urnas. Uma grande parte erapixbet dicas e truquesbrasileiros que moram há muitos anos no Japão ou jovens que nasceram ou imigraram cedo para cá. A votação se encerrou às 5h da manhã, no horáriopixbet dicas e truquesBrasília.

<link type="page"><caption> Leia mais: Brasil vai às urnaspixbet dicas e truqueseleição mais disputadapixbet dicas e truques25 anos</caption><url href="http://www.bbc.co.ukhttp://vesser.net/noticias/2014/10/141004_eleicoes2014_domingo_abre_jf_hb.shtml" platform="highweb"/></link>

Falar o idioma japonês foi essencial para orientar esses conterrâneos na horapixbet dicas e truquesassinar a ata e explicar como funciona a urna eletrônica.

Simone e a mãe, Ivone, citaram a importância do voto, mesmo dizendo que não pretendem voltar tão cedo ao Brasil

Crédito, BBC Brasil

Legenda da foto, Simone e a mãe, Ivone, citaram a importância do voto, mesmo dizendo que não pretendem voltar tão cedo ao Brasil
Márcio Roberto Reis da Silva (Douglas Wakimoto/BBC)

Crédito, Douglas Wakimoto

Legenda da foto, O brasileiro Márcio Roberto Reis da Silva foi o primeiro a chegar ao localpixbet dicas e truquesvotaçãopixbet dicas e truquesTóquio, popr

Simone Emy Murai Takasaki,pixbet dicas e truques26 anos, votou pela segunda vez na vida para presidente. Apesarpixbet dicas e truquesfalar somente o japonês, foi incentivada pela mãe, Ivone Takasaki, a cumprir a obrigação eleitoral.

"Tenho o passaporte brasileiro e acho que devemos fazer nossa parte como cidadãos, mesmo que não tenhamos mais intençãopixbet dicas e truquesmorar lá", explicou a jovem, que recebeu orientações dos pais quantos aos candidatos.

Ivone levou ainda outras duas filhas para votar e, mesmo com chuva, estava empolgada com as eleições. "Temospixbet dicas e truquester sempre esse sonhopixbet dicas e truquesconstruirmos um país cada vez melhor e esta é nossa chancepixbet dicas e truquescontribuir, escolhendo o melhor líder."

Márcio Roberto Reis da Silva concorda com Ivone. Ele foi o primeiro a chegar ao localpixbet dicas e truquesvotaçãopixbet dicas e truquesTóquio, por volta das 5 horas da manhã.

"Vim cedo para pegar um trânsito tranquilo e acabei sendo o primeiro da fila", disse.

Silva lembra que uma grande parte dos brasileiros que vive no exterior tem a vontadepixbet dicas e truquesvoltar para o Brasil um dia. "Então esta é uma oportunidadepixbet dicas e truqueslutarmos por aquilo que acreditamos, que é nosso país natal", comentou o brasileiro. "Além disso, temos parentes e amigos que continuam morando lá", lembrou.

O que esperar do futuro presidente? "Quero que ele olhe para os brasileiros que vivem no exterior com mais carinho, pois nos preocupamos e contribuímos bastante com o Brasil", pediu.