Bolivianos apelam ao diabo contra montanha 'comedorablaze jogo da blazegente':blaze jogo da blaze
A mãeblaze jogo da blazeMarco e se mudou para Cerro Rico com os quatro filhos, depois que o pai foi embora. Eles vivem na entradablaze jogo da blazeum dos túneis, sem água corrente e usando uma mina abandonada como banheiro.
"Quero ser uma pessoa melhor, não trabalhar na mina... Gostariablaze jogo da blazeme formar, ser advogado", diz Marco, cuja família dependeblaze jogo da blazeseu salário.
Na era colonial espanhola, a montanha produziu toneladas e mais toneladasblaze jogo da blazeprata. Durante o mesmo período, estima-se que 8 milhõesblaze jogo da blazepessoas tenham morrido no local, o que deu a Cerro Rico o apelidoblaze jogo da blazeMontanha que Devora Homens.
Hoje cercablaze jogo da blaze15 mil mineiros trabalham na montanha, e uma associação local informa que 14 mulheres da região ficam viúvas a cada mês. A expectativablaze jogo da blazevida éblaze jogo da blaze40 anosblaze jogo da blazemédia.
Acidentes
Como todos os que trabalham na montanha, Marco teme os acidentes e também a silicose, uma doença causada pela inalaçãoblaze jogo da blazepoeira. Marco conta que o cunhado morreu antes dos 30 anos devido à doença.
"Você come a poeira, vai para seus pulmões e te ataca", disse Olga, mãe solteira que guarda os equipamentos para os mineiros.
Os filhosblaze jogo da blazeOlga, Luis, 14 anos, e Carlos, 15, trabalham levando os carrinhosblaze jogo da blazemão, como Marco. Às vezes eles começam a trabalhar às 2h da madrugada para completar o turnoblaze jogo da blazeoito horas antesblaze jogo da blazeir para a escola.
Eles também enfrentam outro perigo da montanha - o gás tóxico liberado nas rochas.
"Os pés ficam fracos e você tem dorblaze jogo da blazecabeça. O gás é o que fica depois que a dinamite explode", explicou Carlos.
Uma mulher contou que o marido respirou o gás, ficou tonto e caiublaze jogo da blazeum poço da mina, onde morreu.
O grande númeroblaze jogo da blazemortes acaba gerando superstições.
Os homens e meninos mastigam folhasblaze jogo da blazecoca, afirmando que isso ajuda a filtrar a poeira. Eles também fazem oferendasblaze jogo da blazefolhasblaze jogo da blazecoca junto com bebida alcoólica e cigarros para El Tio, o deus-demônio das minas.
Cada uma das 38 empresas que gerenciam as minas na montanham tem uma estátua do El Tioblaze jogo da blazeseus túneis.
"Ele tem chifres porque é o deus das profundezas", disse Grover, chefeblaze jogo da blazeMarco. "Geralmente nos reunimos aqui às sexta-feiras para fazer as oferendas, agradecendo por ele ter nos dado muitos minerais, e também para pedir proteção dele contra acidentes."
"Fora da mina, somos católicos, quando entramos, adoramos o diabo", disse.
Mais crianças
Marco e Luis não são os mais jovens trabalhando nas minas.
"Há dez crianças que vejo (trabalhando). Quando elas vêm aqui, têm bolhas nas mãos, então acho que estão dentro das minas. Criançasblaze jogo da blazeoito, nove, dez anos..", disse Nicolas Marin Martinez, diretor da única escola da montanha, mantida por uma organizaçãoblaze jogo da blazecaridade suíça.
Uma mudança recente na lei da Bolívia permite que criançasblaze jogo da blazedez anos trabalhem legalmente, mas não nas minas, consideradas perigosas demais.
No entanto, um relatório do ombudsman do governo da Bolívia estima que 145 crianças trabalham nas minas. Outra estimativa sugere que o númeroblaze jogo da blazecrianças trabalhando na montanha possa chegar a 400.
Apesarblaze jogo da blazetudo isso, o FMI afirma que a Bolívia reduziu seus níveisblaze jogo da blazepobreza e quase triplicou a renda per capita desde que o presidente Evo Morales assumiu o cargo,blaze jogo da blaze2005.
No dia 12blaze jogo da blazeoutubro, Morales tentará ser eleito para o terceiro mandato, prometendo devolver aos pobres as riquezas da terra.
Para os que vivemblaze jogo da blazeCerro Rico, os benefícios do governoblaze jogo da blazeMorales parecem ainda não ter chegado.