Candidatos jovens usam Facebook e WhatsAppcomo fazer o jogo da loteria pela internetbuscacomo fazer o jogo da loteria pela interneteleitores:como fazer o jogo da loteria pela internet
Ele conversa com eleitores via Facebook e WhatsApp. "Pela internet dá para atingir o jovem da zona rural, que já tem acesso às redes sociais. Assim dialogamos com os índios e com os eleitores aos quais não podemos chegar."
Com os índios, diz, a conversa é sobretudo pelo Facebook, que pode ser acessadocomo fazer o jogo da loteria pela internetcomputadores (já que muitos vivemcomo fazer o jogo da loteria pela internetáreascomo fazer o jogo da loteria pela internetque o sinalcomo fazer o jogo da loteria pela internetcelular precário). O WhatsApp permite ao candidato dialogar com grupos militantes ou com "tribos" mais específicas - por exemplo, os que curtem esportes.
Essa comunicação é feita geralmente com fotos ilustradas com textos muito curtos e, obviamente, com uma hashtag ligada ao seu universo (#maiseducação e #universidadeestadualjá, por exemplo). "Eles costumam ter preguiçacomo fazer o jogo da loteria pela internetler", diz.
Mas o mais difícil, diz ele, é vencer a resistência dos eleitores. "O jovem não diferencia mais a política da politicagem", lamenta. "Eles não querem promessas, querem ser ouvidos."
Essa desconfiança também se reflete na opiniãocomo fazer o jogo da loteria pela internetleitores da BBC Brasil que foram convidados a opinar no Facebook sobre o usocomo fazer o jogo da loteria pela internetferramentas onlinecomo fazer o jogo da loteria pela internetcampanhas. A leitora Luciana Maria, por exemplo, diz que bloquearia qualquer abordagemcomo fazer o jogo da loteria pela internetpolíticos. Já o leitor Mauro Saccenti, por outro lado, reclama que muitas vezes o diálogo direto com candidatos nas redes sociais não é permitido.
<link type="page"><caption> O que você acha do uso das redes sociais na campanha? Opine!</caption><url href="https://www.facebook.com/bbcbrasil/photos/a.305083412815.158425.303522857815/10152328077007816/?type=1" platform="highweb"/></link>
As principais bandeirascomo fazer o jogo da loteria pela internetCaio Pinheiro - projetos relacionados à educação, à qualificação profissional e ao acesso dos estudantes ao mercadocomo fazer o jogo da loteria pela internettrabalho - são semelhante àscomo fazer o jogo da loteria pela internetPaulo Mathias, também 23 anos, candidato pelo PSDB à Assembleia Legislativacomo fazer o jogo da loteria pela internetSão Paulo, e àscomo fazer o jogo da loteria pela internetEdil Passoscomo fazer o jogo da loteria pela internetAraújo, 24 anos, candidato ao mesmo cargo pelo PSBcomo fazer o jogo da loteria pela internetGoiás.
"Nos protestos (de 2013), vimos que tudo passa pela educação, pelo acesso dos jovens ao ensino superior e a mais oportunidades", diz Mathias, que também tenta combater o "sentido pejorativo" que a política ganhou para partecomo fazer o jogo da loteria pela internetsua geração.
"Mas não adianta termos ido para as ruas (protestar) se as pessoas se omitiremcomo fazer o jogo da loteria pela internetvotar. Uma abstenção alta fará com que os protestos não tenham validocomo fazer o jogo da loteria pela internetnada."
Mathias, que antescomo fazer o jogo da loteria pela internetser candidato presidiu a Juventude do PSDB e compôs a equipe do Programa Escola da Família, do governo estadual, diz que é muito difícil trazer o jovem para a política. Mas ele tenta usando comunicação via Facebook, Instagram, Twitter e o (já velho) SMS para postar fotoscomo fazer o jogo da loteria pela internetcampanha, hashtags e mensagens. Mesmo assim, ele não descarta abordagens mais tradicionais, como a distribuiçãocomo fazer o jogo da loteria pela internetadesivos para carros. A foto teve 71 curtidas e um compartilhamento.
Engajamento
Edil Passoscomo fazer o jogo da loteria pela internetAraújo, candidatocomo fazer o jogo da loteria pela internetGoiânia, acha que das ruas saíram "jovens mais engajados, (mas)como fazer o jogo da loteria pela internetforma mais resistente aos partidos".
Advogado, ele diz que resolveu sair candidato pelo PSB porque "há uma carênciacomo fazer o jogo da loteria pela internetlíderes na política brasileira" e por acreditar que "podemos fazer a diferença como jovens e colocar os partidos nas mãos das boas pessoas".
Araújo também usa as redes sociais para alcançar eleitores no interior do Estadocomo fazer o jogo da loteria pela internetGoiás, postando charges, pequenos vídeos e até frasescomo fazer o jogo da loteria pela internetNelson Mandela e da poeta Cora Coralina. O WhatsApp serve para falar com gruposcomo fazer o jogo da loteria pela internetsimpatizantes e ativistascomo fazer o jogo da loteria pela internetsua campanha.
De volta aos protestoscomo fazer o jogo da loteria pela internet2013, deles saíram alguns candidatos pautados pela juventude, mesmo que eles próprios já tenham passado dos 20 e poucos anos.
"Pena que muitos perderam o prazocomo fazer o jogo da loteria pela internetfazer seu títulocomo fazer o jogo da loteria pela interneteleitor. Passou a Copa do Mundo e as pessoas viram que a eleição estavacomo fazer o jogo da loteria pela internetcima da hora."
"(Minha candidatura) vem da percepçãocomo fazer o jogo da loteria pela internetque, mesmo com todas as mobilizações populares, o Legislativo deucomo fazer o jogo da loteria pela internetombros às demandas", argumenta Bruno Vieira Maia, 33, que concorre com o nome Todd Tomorrow a deputado estadual paulista pelo PSOL, depoiscomo fazer o jogo da loteria pela internetter sido ativista nas manifestações do ano passado.
"Avaliamos (com outros ativistas) que era possível a um movimento socialcomo fazer o jogo da loteria pela internetjuventude se colocar para disputar uma vaga. É difícil mudar a política, mas lá dentro (no Legislativo) dá pelo menos para articular os movimentos, mudar algocomo fazer o jogo da loteria pela internetdentro para fora."
Um obstáculo, diz, é que muitos dos jovens manifestantes sabem "dizer o que não querem. O que querem é mais difícil (entender)".