Chefejogo de carro para jogarUPPs rejeita crise e alerta sobre expansão no próximo governo:jogo de carro para jogar

Coronel Frederico Caldas (Acom/CPP)

Crédito, Ascom CPP

Legenda da foto, O próprio coronel foi atingido por um disparo durante um tiroteio na Rocinha

Outra questão é a pacificação do Complexo da Maré, ocupado pelas Forças Armadasjogo de carro para jogarmarço deste ano, que deve ser mais difícil do que a do Alemão, podendo colocar ainda maisjogo de carro para jogarxeque a políticajogo de carro para jogarpacificação.

Em entrevista à BBC Brasil na sede do Coordenadoria da Polícia Pacificadora, diante do Complexo do Alemão, o coronel Frederico Caldas, chefe das 38 UPPs do Rio, fez um alerta ao novo governo, dizendo que a expansão das UPPs deve ser cuidadosa, a fimjogo de carro para jogarevitar problemas "tão grandes a pontojogo de carro para jogarcolocar todo o programajogo de carro para jogarrisco" e questionado a respeito do domínio do Estado sobre pontos mais tensos das favelas, admitiu que a polícia tem controle "absoluto"jogo de carro para jogaralgumas regiões e "relativo"jogo de carro para jogaroutras.

Confira os principais trechos da entrevista:

jogo de carro para jogar BBC Brasil - Após relatosjogo de carro para jogarconfrontos e reforçojogo de carro para jogarPMs e do Bope no Alemão, mortesjogo de carro para jogarmoradores ejogo de carro para jogaragentes e denúnciasjogo de carro para jogarabusos policiais, a políticajogo de carro para jogarpacificação no Riojogo de carro para jogarJaneiro vive um momentojogo de carro para jogarcrise?

jogo de carro para jogar jogo de carro para jogar Coronel Frederico Caldas - A gente vive um momentojogo de carro para jogargrandes desafios, mas não dá para caracterizar como crise. Já tivemos períodos muito difíceis mesmo,jogo de carro para jogaruma quantidade até maiorjogo de carro para jogarUPPs. Dito isso, sem dúvida nenhuma o Complexo do Alemão hoje é o nosso maior desafio.

É preciso lembrar que este lugar era o quartel-general da principal facção do tráfico do Rio (o Comando Vermelho), ou seja, um lugar que se julgava inacessível. Outros fatores são a extensão territorial e os becos, vielas e áreasjogo de carro para jogarvales. Tudo isso justifica o fatojogo de carro para jogarainda termos, hoje, trocasjogo de carro para jogartiros e confrontos, quejogo de carro para jogarfato são incômodos e geram para os moradores uma situaçãojogo de carro para jogarinstabilidade ejogo de carro para jogarmedo, que a gente compreende. Agora também é inevitável comparar. Até a ocupaçãojogo de carro para jogar2010 era um lugarjogo de carro para jogarque a polícia não entrava, ou seja, a gente imagina o que era viver no Alemão com os traficantes, e hoje é infinitamente melhor.

jogo de carro para jogar BBC Brasil - Analistas criticam a expansão do programajogo de carro para jogarpacificação como "exagerada" e dizem que a ocupação do Alemão foi um "tiro que saiu pela culatra". Alegam que não há efetivo suficiente e que os policiais, emjogo de carro para jogarmaioria muito jovens, são treinados para o policiamento comunitário mas se deparam com situaçõesjogo de carro para jogarconfronto para as quais não têm experiência. O senhor concorda?

jogo de carro para jogar Caldas - É sabido que a ocupação do Alemão não estava prevista. Ela ocorreujogo de carro para jogarconsequênciajogo de carro para jogarataques por partejogo de carro para jogarmarginais antesjogo de carro para jogarnovembrojogo de carro para jogar2010, numa sériejogo de carro para jogarataques pela cidade cujo epicentro do poder paralelo estava lá. A gente viveu um momento até finaljogo de carro para jogar2013,jogo de carro para jogarque apesarjogo de carro para jogartodo esse desafio mantínhamos um graujogo de carro para jogarestabilidade. Do final do ano passado para cá as coisas se agravaram por razões que a gente até desconhece, mas era previsível que houvesse uma tentativajogo de carro para jogarretomadajogo de carro para jogaralguns pontosjogo de carro para jogarfunção do lucro da venda da droga, já que o Brasil é o segundo maior mercado consumidorjogo de carro para jogarcocaína do mundo.

Falando dos policiais, é claro que o processojogo de carro para jogarpacificação contempla a formação dentrojogo de carro para jogaruma lógicajogo de carro para jogarpoliciamentojogo de carro para jogarproximidade, comunitário. Masjogo de carro para jogaralguns locais há uma necessidadejogo de carro para jogarum perfil diferente. E a partir daí nós criamos o Grupamentojogo de carro para jogarIntervenção Tática, o GIT. São 86 policiais que receberam um treinamentojogo de carro para jogar15 dias dado pelo Bope no Complexo do Alemão.

Acho que a gente precisa fazer o que estamos fazendo. Analisar o cenário e adaptar a nossa realidade a este cenário. Nós tivemos um momento, por exemplo,jogo de carro para jogarque os fuzis começaram a ser recolhidos das UPPs,jogo de carro para jogar2011. As comunidades da Zona Sul e da Tijuca não usavam mais fuzis. Foi um momentojogo de carro para jogarestabilidade absoluta. Hoje isso já não é possível.

jogo de carro para jogar BBC Brasil - A UPP ainda está "vencendo" mesmojogo de carro para jogarlocais como o Complexo do Alemão? O Estado ainda detém o controle?

jogo de carro para jogar Caldas - A resposta nunca foi só da UPP. Se eu precisarjogo de carro para jogarum apoio maior, este apoio está disponível. Seja com o Bope, o Choque, e talvez no momento mais agudo,jogo de carro para jogarmarço, com a montagem da base do Bope aqui na Pedra do Sapo e a utilizaçãojogo de carro para jogaraeronaves. Os confrontos provêmjogo de carro para jogarpontosjogo de carro para jogarque havia venda da droga. Na Rua 2, por exemplo, onde houve realmente um embate maior, é onde há tentativajogo de carro para jogarcontinuar vendendo a droga, e nós estamos fazendo uma operaçãojogo de carro para jogarasfixia. Temos um controle total da área, mas com instabilidades.

O que não podemos deixarjogo de carro para jogardizer é que temos o compromissojogo de carro para jogarque não pode haver recuo. Nas UPPs a gente tem, sim, um cenáriojogo de carro para jogarcontrole. Algumas com controle absoluto, outras com um controle, digamos, relativo,jogo de carro para jogarregiões onde há uma lógicajogo de carro para jogarenfrentamento.

jogo de carro para jogar BBC Brasil - Se há treinamento para policiamento comunitário,jogo de carro para jogarproximidade, por que há tantas reclamaçõesjogo de carro para jogarabusos, fora as denúnciasjogo de carro para jogarflagrantes forjados, tortura, até estupro? Há um ranço entre os policiaisjogo de carro para jogarUPPjogo de carro para jogarque todos nas comunidades são marginais?

jogo de carro para jogar Caldas - Nós detectamos no fim do ano passado que a abordagem e a revistajogo de carro para jogarpessoas são os momentos mais tensos na relação do policial com os moradores. Nomeamos uma comissão para elaborar uma cartilha, um manualjogo de carro para jogarabordagem. Há abusos, há excessos, a gente reconhece isso e não faremos apenas uma entrega do manual. Nós vamos fazer um treinamento. Parece óbvio, mas a gente precisa fazer isso. Precisa dizer que não pode ameaçar forjar flagrante, botar droga no bolso. Não pode levar para o posto policial, como no problema do Amarildo. Tem que levar para a delegacia.

A outra ação foi a criação das ouvidorias das UPPs,jogo de carro para jogarmaio. E agora por fim vamos inaugurar,jogo de carro para jogarsetembro, o Conselho Comunitáriojogo de carro para jogarSegurança nas UPPs, com um projeto na Cidadejogo de carro para jogarDeus e outro na Mangueira. Moradores, comerciantes e associaçõesjogo de carro para jogarmoradores vão participar e sentar uma vez por mês com o comandante da UPP para discutir segurança pública. Instalamos na primeira semanajogo de carro para jogarsetembro, e até o final do ano queremos ter um conselhojogo de carro para jogarcada unidade.

jogo de carro para jogar BBC Brasil - Outro desafio aguarda o Riojogo de carro para jogarJaneiro com a pacificação do Complexo da Maré, ocupado pelas Forças Armadasjogo de carro para jogarmarço deste ano. Se o Alemão e a Rocinha eram QGsjogo de carro para jogarfacções rivais do tráfico, um na Zona Norte e outro na Zona Sul, na Maré há três facções diferentes e milícias. Já se prevê muita resistência?

jogo de carro para jogar Caldas - Em primeiro lugar é importante destacar que a ocupação da Maré aconteceu devido a um momento específico, quando a cidade sofria uma ondajogo de carro para jogarataques e fez-se necessária essa intervenção. Até aquele momento não havia certezajogo de carro para jogarque a Maré seria pacificada antes da Copa, provavelmente ficaria até para o segundo semestre. Somadas as 16 comunidades, a extensão da Maré é superior à do Alemão e da Penha, e a população também, já que sãojogo de carro para jogartornojogo de carro para jogar130 mil moradores, então é um cenário mais complexo. É uma comunidade extremamente politizada, com cercajogo de carro para jogar50 ONGs.

Mas também há algumas facilidades. É uma favela plana, com exceção do Timbau, que é um morro. E isso facilita, por isso vamos ter um efetivo menor do que no Alemão, onde temos 2,2 mil policiais. Lá serão 1,6 mil policiais e há uma definiçãojogo de carro para jogarque tenhamos pelo menos quatro basesjogo de carro para jogarUPPs. Ainda não há uma data exata, mas tudo caminha para que a entrada seja depois das eleições.

jogo de carro para jogar BBC Brasil - A pacificação da Maré pode ser ainda mais difícil do que a do Alemão?

jogo de carro para jogar Caldas - Pode, sobretudo pela localização, nos arredores da Linha Vermelha, Linha Amarela, do aeroporto do Galeão e da Baíajogo de carro para jogarGuanabara. A baía incorpora um outro elemento que a gente não tem no Alemão. A questão das facções rivais no mesmo local, das milícias. É um cenário mais desafiador, e por isso estamos fazendo uma integração com a comunidade com uma antecedência muito maior, para que possamos anular esses fatores.

jogo de carro para jogar Tenho tido reuniões com ONGs e moradores, e o Exército sinaliza os pontosjogo de carro para jogarque a gente deve ter um cuidado muito maior. É inevitável que haja resistência, mas o Exército tem compartilhado com a gente um índice diáriojogo de carro para jogartrocasjogo de carro para jogartiros, tropas atacadas,jogo de carro para jogarque momento foi, qual a incidênciajogo de carro para jogarhorário.

jogo de carro para jogar BBC Brasil - Qual deve ser o futuro das UPPs após as eleições?

jogo de carro para jogar Caldas - Em primeiro lugar, a expectativa como cidadão e como profissional éjogo de carro para jogarque o programajogo de carro para jogarpacificação se transforme num programajogo de carro para jogarEstado e nãojogo de carro para jogargoverno, ou seja, que quem quer que assuma, dê continuidade. Agora, há que se ter dois cuidados. Primeiro, entender que a UPP não vai resolver todos os problemasjogo de carro para jogarsegurança. Segundo, que o programa tem uma limitaçãojogo de carro para jogarexpansão, porque isso requer investimento, efetivo policial.

Espero que haja um aperfeiçoamento. Identificamos aqui a necessidadejogo de carro para jogaruma proximidade maior com a comunidade e um melhor preparo do policial, sobretudo na questão da abordagem, que é um grande focojogo de carro para jogartensão. Agora é preciso também que ocorram os investimentos sociais, que sejam levados também os serviços essenciais, senão fica injusto demais que o policial permaneça sozinho ali sendo o responsável por tudo.

O futuro da UPP é fazer esses ajustes no processo e avançar com a cautela necessária, para que a gente não perca o controle. Já são 9,5 mil policiaisjogo de carro para jogar38 unidades. A expansão da pacificação significa a retomadajogo de carro para jogarmais áreas, o que é positivo. Mas não podemos expandir demais, para evitar que os problemas comecem a ser tão grandes a pontojogo de carro para jogarcolocar toda a políticajogo de carro para jogarrisco.