'Terceira via'truco apostado onlineMarina ainda é uma incógnita, dizem analistas:truco apostado online

Marina Silva (AP)

Crédito, AP

Legenda da foto, Analistas apontam para o desconhecimentotruco apostado onlinegrande parte dos projetos e ideais defendidos por Marina

"Realmente não está claro se Marina representa isso. Acho que por enquanto a terceira via dela representa uma opção diferente com um conteúdo indefinido."

A ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será oficializada nesta quarta-feira como candidata do PSB à Presidência, substituindo o ex-governadortruco apostado onlinePernambuco Eduardo Campos, mortotruco apostado onlineum acidente aéreo há uma semana.

Ruptura

Desde 2010, quando foi candidata ao Palácio do Planalto pelo Partido Verde - finalizando no terceiro lugar com cercatruco apostado online20 milhõestruco apostado onlinevotos, uma surpresa -, Marina já se colocava como alternativa à política convencional. Criticava o "fisiologismo" da "velha política" e defendia uma "ruptura".

Quando tentou sair candidata investindo no lançamento do seu próprio partido, a Rede Sustentabilidade, a ex-senadora disse não ser "nemtruco apostado onlineesquerda, nemtruco apostado onlinedireita".

Com o fracasso no lançamento da legenda, surpreendeu o cenário político se aliando a Campos como candidata a vice, numa plataforma com pontos favoráveis a investidores. Aliadostruco apostado onlineambos relataram choquestruco apostado onlineideais entre os grupos.

"Ela como pessoa, sem dúvida, é uma terceira via. Agora, uma sustentação conceitual, programática,truco apostado onlineplanostruco apostado onlinegoverno, é uma coisa que ainda estamos esperando para ver", disse Marcos Troyjo, diretor do BricLab, da Universidadetruco apostado onlineColumbia,truco apostado onlineNova York.

Para Anthony Pereira, "fora da área do meio ambiente, não vejo um conteúdo muito concreto que possa chamartruco apostado onlineterceira via".

Ambientalistatruco apostado onlineposições firmes, a candidata é vista como defensora do desenvolvimento econômico com proteção ambiental. O desafio será vender esta postura como possível, diz Pereira.

"O Brasil pode ter políticas públicas sustentáveis mas também orientadas ao crescimento forte. Este pode ser um argumento muito interessante."

'Marinês'

Marina é vista por muitos analistas como herdeira dos votostruco apostado onlineeleitores descontentes com o atual cenário político. Mas muitos creem que os ideais que ela representa ainda são desconhecidos, gerando incertezas.

Uma pista do que pensa a futura candidata é dada por aqueles que a cercam, diz Troyjo, que aponta nomes "muito competentes" assessorando Marina, como os economistas André Lara Resende e Eduardo Gianetti da Fonseca.

"Mas tem gente também que tem, do pontotruco apostado onlinevista ambientalista, uma visão tão preservacionista dos recursos naturais que eu acho que é um obstáculo ao tipotruco apostado onlinevelocidade e proporçãotruco apostado onlinecrescimento econômico que o Brasil precisa", disse.

Pôstertruco apostado onlineMarina Silva e Eduardo Campos (Reuters)

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Marina assumirá candidatura do PSB após a mortetruco apostado onlineEduardo Campostruco apostado onlineacidente aéreo

Os discursostruco apostado onlineMarina passaram a chamar atenção na reta final da campanhatruco apostado online2010, com o crescimento dela nas pesquisas. Muitos se depararam com palavras difíceis, com poucos conceitos ou projetos concretos.

"Não é bem claro, por exemplo, as políticas públicas que ela quer adotar. As pessoas associam ela com o meio ambiente, mas ela também é associada a políticas mais conservadorastruco apostado onlinetemas sociais, por exemplo, contra casamento gay, aborto", disse Pereira.

Agora, alçada ao centro da disputa, com exposição maior na mídia e forçada a participartruco apostado onlinedebates com os outros candidatos – que não deverão poupá-latruco apostado onlineataques e críticas – a atenção será ainda maior.

"Vai haver,truco apostado onlinefato, maior atenção ao que ela diz. É óbvio que para ela subir mais, e se manter látruco apostado onlinecima nas pesquisas, não é uma coisa banal, porque as contradições vão começar a aparecer", disse João Augustotruco apostado onlineCastro Neves, diretor para América Latina da consultoriatruco apostado onlinerisco político Eurasia,truco apostado onlineWashington.

"Tanto Dilma como Aécio já estão sofrendo este tipotruco apostado onlinefiscalização há muito tempo já. A Marina agora vai sofrer isso", disse.