Escola usa aulasqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolrespeito e honestidade para combater violência:qual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebol

Aulaqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolinteligência emocional na escolaqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolPirituba

Crédito, BBC Brasil

Legenda da foto, Regrasqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolatividade incluem admitir erro e não dedurar colegas, com prêmio para 'honestidade' dos alunos
  • Author, Renata Mendonça
  • Role, Da BBC Brasilqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolSão Paulo

qual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebol "Professora, o Victor disse que vai matar o Pedro e a Ana quando ele crescer", denuncia Marina* à professora da sala da segunda sériequal o melhor aplicativo para fazer aposta de futeboluma escola localizada no meioqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futeboluma comunidadequal o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolPirituba, zona oestequal o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolSão Paulo. A "ameaçaqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolmorte" pode até assustarqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolbate-pronto, mas é uma provocação comumqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolser ouvida por ali. "Eu tava zoando", defende-se o garotoqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebol8 anos.

Até três anos atrás, os gritosqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebol"Vou te matar" eram,qual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolgeral, seguidos por brigas violentas,qual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolque alunos saíam dando chutes, socos e pontapés uns nos outros. Às vezes, sobrava também para os professores – alguns deles relatam terem levado "unhada" dos estudantes, outros foram agredidos com chutesqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolmomentosqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolirritação das crianças.

Mas desde que um grupoqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolpsicólogas começou a trabalhar as emoções dos alunos, inserindo na grade curricular a matériaqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebol"inteligência emocional" – que incluem aulasqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolrespeito e até honestidade -, a realidade da rotina na escola mudou bastante, conforme relatam os próprios professores.

O tema da violência contra professores foi destacado por internautasqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolconsultas nas redes sociais promovidas pelo #salasocial, o projeto da BBC Brasil que usa as redes para obter conteúdo original e promover uma maior interação com o público.

Leitores disseram que a educação deveria merecer mais atenção por parte dos candidatos a cargos públicos e educadores compartilharam denúnciasqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolagressões que sofreram tantoqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolnossas páginasqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebol<link type="page"><caption> Facebook</caption><url href="https://www.facebook.com/bbcbrasil/photos/a.305083412815.158425.303522857815/10152293247112816/?type=1" platform="highweb"/></link>, como <link type="page"><caption> Google+</caption><url href="https://plus.google.com/b/102439754730579948294/102439754730579948294/posts/DZzjXHFJvUL" platform="highweb"/></link> e <link type="page"><caption> Twitter</caption><url href="https://twitter.com/bbcbrasil/status/503195029847150592" platform="highweb"/></link>.

<link type="page"><caption> A iniciativa da escolaqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolSão Paulo também rendeu um debate na nossa páginaqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolFacebook. Participe você também!</caption><url href="https://www.facebook.com/bbcbrasil/photos/a.305083412815.158425.303522857815/10152294872627816/?type=1" platform="highweb"/></link>

Reflexoqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolconflitos

Localizadaqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futeboluma comunidade com altos índicesqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolviolência, a escola da zona oeste sofria o reflexo dos conflitos do ladoqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolfora que iam parar dentro das salasqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolaula, com alunos agressivos e "sem limites", conforme definiram os próprios professores à BBC Brasil.

"É uma realidade fora do que você possa imaginar vivendo na classe média. O comportamento das crianças me assustou bastante, a agitação que eles tinham, a faltaqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolconcentração", relatou uma das professoras, que já teve turmas do ginásio e do primário na escolaqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolPirituba.

"A gente via muito desrespeito, faltaqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futeboltolerância, o aluno não consegue enxergar os erros dele, mas aí aponta no outro tudo o que temqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolruim e isso gera muitas brigas, agressões verbais, físicas, tudo isso aqui era muito constante", constatou.

Alguns internautas, como Samanta Ribas aplaudem a iniciativa da escolaqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolSão Paulo

Crédito, FACEBOOK

Legenda da foto, Alguns internautas, como Samanta Ribas aplaudem a iniciativa da escolaqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolSão Paulo
Mas Alexandre T. Styber vê a ideia com restrições

Crédito, FACEBOOK

Legenda da foto, Mas Alexandre T. Styber vê a ideia com restrições

Para combater essa "agressividade" dos alunos, as psicólogas que fazem parte do grupo Inteligência Emocional na Escola implementaram um projeto no colégio dando outro caminho – que não a violência – para os alunos extravasarem suas emoções.

"Esses alunos têm problemas assustadores, alguns sofrem abuso sexual do pai, outros apanham, eles vivem a violência dentro e foraqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolcasa e eles precisam falar isso, é um jeitoqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolextravasar. Mas isso normalmente acaba sendo pela violência. Se você dá outro caminho para eles extravasarem isso, eles entendem e param com a violência", explicou Andreia Carelli, uma das psicólogas que fazem parte do projeto implementado na escola municipalqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolPirituba.

O trabalho dela e das outras duas psicólogas que atualmente estão no projeto se dáqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futeboltrês tiposqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolações: o ensino da inteligência emocional dentro da salaqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolaula, por meioqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futeboluma apostila que trata temas como respeito, honestidade, cidadania, diferenças, etc, conforme a faixa etária; o usoqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futeboldinâmicas (brincadeiras) que têm como objetivo trabalhar as emoções dos alunos e o autocontrole; e o atendimento individual para os casos mais graves,qual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolalunos muito agressivos ou que passam por problemas pessoais mais complicados (abuso sexual, violência doméstica, drogas, etc).

Aulas

Aulaqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebol'inteligência emocional'qual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolescola públicaqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolPirituba / Crédito: BBC Brasil

Crédito, BBC Brasil

Legenda da foto, Alunos aprendem 'honestidade' e 'respeito' dentroqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolsalaqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolaula

Pelos abraços e o calor demonstrado pelos alunos já no caminho para a sala, a reportagem constatou que o projeto parece ter boa receptividade. "Qual vai ser a atividadequal o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolhoje, tia?", "O que a gente vai fazer hoje, prô?" – a agitação era inegável, mas os alunos da 4ª série pareciam empolgados para a 'lição emocional' do dia que a professora-psicóloga iria passar.

Andreia começa a aula questionando os alunos: "O que tem que estar sempre presente quando a gente estáqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolgrupo?". Eles citam educação, amizade, respeito. "Respeito. E quando a gente perde o respeito é fácilqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolrecuperar?" – um grandioso "não" ecoa pela sala. E a professora segue a explicação da brincadeira. "Hoje vocês vão ser cuidadores do respeito. Nós vamos deixar o respeito aqui na lousa e nós temos que cuidar para ele não ir embora."

A tarefa do dia era ouvir quatro histórias que a professora contaria e identificar, por meioqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebol"carinhas" desenhadasqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolum papel (feliz, triste, assustado e com raiva) qual emoção cada uma delas despertava. Tudo isso sem perder os cuidados pelo "respeito" guardado na lousa.

Não demorou muito para os alunos se agitarem e começarem a falar ao mesmo tempo. A professora relembra: "Olha o respeito indo embora!", e a aluna da primeira carteira endossa o pedido apontando para o colega: "É, Kauã, respeita, cala a.." e ela mesma percebequal o melhor aplicativo para fazer aposta de futebol'quase' faltaqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolrespeito, colocando a mão na boca antesqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolcompletar a frase.

No meio da brincadeira equal o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolalgumas provocações direcionadas, outro incidente chamou a atenção da turma. Victor*, um garoto sentado no fundo da sala, levantaqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolrepente e pega a cadeira na mão. Com um olhar transbordandoqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolraiva, ele andaqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futeboldireção ao colegaqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futeboltomqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolameaça. "Ele tá doido, ele quer matar ele" (sic), avisa um dos meninos à professora, que vai até Victor, abraça o garoto e,qual o melhor aplicativo para fazer aposta de futeboltom sereno, faz as perguntas que eles já se acostumaram a ouvir nos últimos anos.

"Por que você queria jogar a cadeira nele? Você acha que ele ia ficar feliz se você fizesse isso? Você ia ficar feliz? Resolveriaqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolraiva? Lembra que quando a gente perde o respeito, a gente não ganha o respeito dos outros" – aos poucos, o Victor vai se acalmando e volta a sentar no seu lugar.

Ao fim da aula, quando a professora pergunta se a classe "cuidou bem do respeito", o próprio Victor admite: "Vixe, o respeito quase foi embora".

Andreia Carelli faz parte do projeto há um ano e meio e explica que o grande mérito dele é mudar a visãoqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolmundo dos alunos. "Quando eles chegam aqui, a única referência delesqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolmundo é a violência, mas a gente conseguiu dar pra eles outra referência, como conversar. Se você não gostaqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolapanhar, por que você vai bater? E com o tempo eles vão mudando essas atitudes."

Professores

As aulasqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolinteligência emocional são ministradas semanalmentequal o melhor aplicativo para fazer aposta de futebol1ª à 5ª sériequal o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolquatro escolas do país, duasqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolSão Paulo (uma municipal e a outra estadual) e duasqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolManaus (as duas estaduais). O sucesso do projeto é percebido facilmente pelos professores.

Material para aulasqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolinteligência emocional

Crédito, BBC Brasil

Legenda da foto, Método da 'inteligência emocional' é aplicadoqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futeboldiversas escolas públicas nos Estados Unidos

"Ao longo desses dois anos é nítida a mudança, a convivência entre os alunos mudou demais. E a gente sabe que mudou o comportamento aqui dentro da escola, porque essa não é a realidade deles lá fora", contou uma das professoras.

Os professores, inclusive, também passaram por um treinamento com as psicólogas para poderem aprimorar a relação que tinham com os alunos na escola. "No início, eles (professores) tinham bastante resistência, achavam que estávamos ali para criticar o trabalho que eles estavam fazendo e tal. Depois eles foram aceitando e sentindo o resultado das aulas", explica Taíssa Lukjanenko, outra psicóloga que está no projeto desde o início.

Em geral vistos como vítimas, os professores muitas vezes também são 'agentes da violência' pelo modo como tratam os alunos, conforme pontuou Taíssa. "Aquela violência nunca é só do aluno. Ela vem do meio que ele vive, da forma como o professor o aborda, mas nunca é só dele."

Ela diz que o autoritarismoqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolalguns professores assim como a adoçãoqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolmedidas extremas como a expulsãoqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolsalaqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolcasos pequenosqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolindisciplina – um assovio durante a aula, por exemplo – podem contribuir para um ambiente violento na escola, alémqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolprejudicar a relação professor-aluno. "Essa relação é muito importante, o respeito vem daí".

De acordo com os números do grupo Inteligência Emocional na Escola, 86% dos professores que dão aula nas escolas que participam do projeto consideram que a disciplina dos alunos melhorou e 89% acreditam que a relação com os alunos também deu um salto após a aplicação das aulas.

Além do projeto com as psicólogas, a escolaqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolPirituba também apostaqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolprogramas extra-curriculares – banda escolar, mostra cultural, etc. – e na integração com a comunidade – a escola é aberta no fimqual o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolsemana para atividades da comunidadequal o melhor aplicativo para fazer aposta de futebolPirituba – para combater a violência.

*Os nomes usados são fictícios