Médico que lidera luta contra o ebolasaque na cbetSerra Leoa contrai o vírus:saque na cbet

Sheik Umar Khan (Arquivo/Reuters)

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Sheik Umar Khan já teria tratado maissaque na cbetcem vítimas do ebolasaque na cbetSerra Leoa

saque na cbet O médico que liderava a luta contra o ebolasaque na cbetSerra Leoa foi infectado pelo vírus da doença e está internadosaque na cbetum hospital na cidadesaque na cbetKailahun, epicentro do surto, no leste do país.

Segundo uma declaração da presidência do país, o virologistasaque na cbet39 anos Sheik Umar Khan foi transferido para uma enfermaria especial da organização não governamental Médicos Sem Fronteiras.

Khan já teria tratado maissaque na cbetcem vítimas da doença no país.

A presidênciasaque na cbetSerra Leoa informou que a ministra da Saúde, Miatta Kargbo, chorou quando ficou sabendo da notícia.

De acordo com a agênciasaque na cbetnotícias Reuters, a ministra chamou Khansaque na cbetherói nacional e afirmou que fará "qualquer coisa e tudosaque na cbetmeu poder para garantir que ele sobreviva".

Greve

Os casossaque na cbetebolasaque na cbetSerra Leoa estão concentrados nos distritossaque na cbetKailahun esaque na cbetKenema, também no leste.

Segundo Umaru Fofana, correspondente da BBC na capital, Freetown, dezenassaque na cbetenfermeiras do hospital público da cidadesaque na cbetKenema, que trata todos os casos da doença do distrito, entraramsaque na cbetgreve na segunda-feira depois da mortesaque na cbettrês colegas,saque na cbetcasos suspeitossaque na cbetebola.

Mas a greve foi suspensa depois que o governo analisou as reivindicações das enfermeiras, que exigiam a transferência da enfermaria para tratamento dos doentes com ebola para outro hospital e que os Médicos Sem Fronteiras assumam as operações nesta enfermaria.

No último sábado a Organização Mundialsaque na cbetSaúde (OMS) afirmou que entre 632 casossaque na cbetebola que até então haviam resultadosaque na cbetmortes na África, 206 foramsaque na cbetSerra Leoa.

No total, o país havia registrado 442 casos da doença.

Na vizinha Guiné, foram 410 casos e 310 mortes. A Libéria registrou 196 casos e 116 mortes.

Pior surto

Este já está sendo considerado o pior surtosaque na cbetebola já registrado.

O vírus mata cercasaque na cbet90% das pessoas infectadas, e o contágio acontece por contato direto com fluidos corporais, como sangue e secreções,saque na cbetuma pessoa infectada. Não há vacina ou cura para a doença.

Mas se os pacientes receberem o tratamento logo no início da doença, têm mais chancessaque na cbetsobrevivência.

Os sintomas iniciais incluem fraqueza, dor muscular, dorsaque na cbetcabeça esaque na cbetgarganta, vermelhidão nos olhos. Posteriormente ocorrem vômitos, diarreia, coceiras e,saque na cbetalguns casos, sangramentos.

O períodosaque na cbetincubação do vírus do ebola varia entre dois e 21 dias, segundo a OMS.