Brics se reúnem com líderes sul-americanos para ampliar influência do bloco:betpix365 quem é o dono
- Author, João Fellet
- Role, Da BBC Brasilbetpix365 quem é o donoBrasília
betpix365 quem é o dono Chefesbetpix365 quem é o donoEstado dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) se reúnem nesta quarta-feirabetpix365 quem é o donoBrasília com líderes da América do Sul para tentar ampliar a influência do bloco entre países emergentes. O governo brasileiro espera que todos os chefesbetpix365 quem é o donoEstado sul-americanos estejam presentes.
No encontro, que ocorrerábetpix365 quem é o donomeio à sexta cúpula dos Brics, iniciada na terça-feirabetpix365 quem é o donoFortaleza, os Brics apresentarão aos sul-americanos seu recém-criado Novo Bancobetpix365 quem é o donoDesenvolvimento (NBD).
Inspirada no Banco Mundial, a instituição financiará investimentosbetpix365 quem é o donoinfraestruturabetpix365 quem é o donopaíses pobres e emergentes que integrem ou não os Brics.
Em entrevista recente a jornalistas, o subsecretário do Ministério das Relações Exteriores José Alfredo Graça Lima disse que o Novo Bancobetpix365 quem é o donoDesenvolvimento poderá se abrir a outros bancos multilaterais oubetpix365 quem é o donodesenvolvimento regionais.
Como, segundo Lima, os critérios para essas participações ainda não foram definidos, é possível que os líderes sul-americanos também tratem desse tema com os membros dos Brics.
O diplomata diz que o convite dos Brics aos chefesbetpix365 quem é o donoEstado sul-americanos integra a estratégia do blocobetpix365 quem é o donoexpandir suas ações, com prioridade aos paísesbetpix365 quem é o donodesenvolvimento.
Na última cúpula do bloco,betpix365 quem é o dono2013, na África do Sul, os Brics se reuniram com líderesbetpix365 quem é o donopaíses africanos.
Em entrevista recente à TV estatal NBR, o embaixador Flávio Damico disse que a presençabetpix365 quem é o donolíderesbetpix365 quem é o donooutros países "é muito positiva tanto para os Brics, por enriquecer seus debates com outras perspectivas, e também permitir a outros paísesbetpix365 quem é o donodesenvolvimento que conheçam melhor os Brics e suas potencialidades".
Adesão argentina
Nesta quarta, é possível que a Argentina reforce junto aos Brics seu interessebetpix365 quem é o donointegrar o bloco. Na semana passada, a agência oficialbetpix365 quem é o dononotícias da Argentina, Telám, divulgou que a China apoiaria a entrada da Argentina no grupo.
Entre os demais membros do bloco, porém, não há consenso quanto à questão.
Damico lembrou que a composição dos Brics já mudou uma vez, com o ingresso da África do Sul,betpix365 quem é o dono2010.
Ele mostrou-se contrário, porém, a novas adesões.
"Acreditamos que estamos com a composição ideal neste momento, mas isso não significa que os Brics estejam fechados ao diálogo com outros paísesbetpix365 quem é o donodesenvolvimento e economias emergentes."
Na última semana, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, também expôs cautela quanto às aspirações da Argentina.
"A questãobetpix365 quem é o donoaumentar o númerobetpix365 quem é o donoseus membros por enquanto não estábetpix365 quem é o donoquestão", ele afirmou à agência Prensa Latina, durante visita a Cuba.
Segundo observadores, a crise econômica vivida pela Argentina seria um dos principais entraves àbetpix365 quem é o donoadesão.
Crescimento inclusivo
O tema oficial desta cúpula dos Brics é "Crescimento inclusivo: soluções sustentáveis". O encontro desta quarta deve se iniciar às 11h, no Palácio Itamaraty,betpix365 quem é o donoBrasília.
A reunião se encerrará após o almoço, por volta das 15h.
Antes do encontro, a presidente Dilma Rousseff deverá se encontrar às 8h30 com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, no Palácio da Alvorada.
Na quinta-feira, será a vezbetpix365 quem é o donoDilma se reunirbetpix365 quem é o donoprivado com o presidente da China, Xi Jinping, que fará uma visitabetpix365 quem é o donoEstado ao país.